Memórias do ensino de matemática na escola primária : Escola Rural Santa Inês
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/102250 |
Resumo: | O presente trabalho consiste em uma investigação sobre o ensino de Matemática em uma Escola Primária Rural, do município de São Luiz Gonzaga, Rio Grande do Sul – Escola Rural de Santa Inês – a partir de narrativas de antigos professores, cruzadas com os programas de ensino vigentes na época em que atuaram (década de 1960 e início da década de 1970). Em um primeiro momento, abordamos, sob um ponto de vista histórico, o Ensino Primário, as Escolas Rurais, os Clubes Agrícolas e as Escolas Normais Rurais. Depois, contextualizamos o campo de pesquisa, trazendo dados da cidade, do distrito de Santa Inês e da Escola. Após apontamentos sobre a metodologia de pesquisa, passamos a nos concentrar nas memórias que esses professores trouxeram nas suas entrevistas. Fazendo uma breve biografia de cada personagem dessa história, começamos a nos questionar dos porquês que os levaram a tal escolha: lecionar. Buscamos confrontar os programas mínimos adotados pelas Escolas Primárias do Estado, e o Plano de Educação Rural, baixado pelo Decreto Estadual nº 4850 de 1954, com os depoimentos colhidos durante a pesquisa, a fim de saber o que devia ser ensinado e o que era ensinado nessa escola, sem deixar de observar as discrepâncias encontradas durante esse entrelaçamento. Por fim, trazemos os resultados encontrados com a pesquisa e, como apêndices, as entrevistas e os termos de consentimento autorizando o uso das fontes orais. |
id |
UFRGS-2_1891ee7b4f780692751015d9b4eaaa07 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102250 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Peixoto, Fernando Augusto BraunBurigo, Elisabete Zardo2014-09-02T02:19:59Z2014http://hdl.handle.net/10183/102250000934239O presente trabalho consiste em uma investigação sobre o ensino de Matemática em uma Escola Primária Rural, do município de São Luiz Gonzaga, Rio Grande do Sul – Escola Rural de Santa Inês – a partir de narrativas de antigos professores, cruzadas com os programas de ensino vigentes na época em que atuaram (década de 1960 e início da década de 1970). Em um primeiro momento, abordamos, sob um ponto de vista histórico, o Ensino Primário, as Escolas Rurais, os Clubes Agrícolas e as Escolas Normais Rurais. Depois, contextualizamos o campo de pesquisa, trazendo dados da cidade, do distrito de Santa Inês e da Escola. Após apontamentos sobre a metodologia de pesquisa, passamos a nos concentrar nas memórias que esses professores trouxeram nas suas entrevistas. Fazendo uma breve biografia de cada personagem dessa história, começamos a nos questionar dos porquês que os levaram a tal escolha: lecionar. Buscamos confrontar os programas mínimos adotados pelas Escolas Primárias do Estado, e o Plano de Educação Rural, baixado pelo Decreto Estadual nº 4850 de 1954, com os depoimentos colhidos durante a pesquisa, a fim de saber o que devia ser ensinado e o que era ensinado nessa escola, sem deixar de observar as discrepâncias encontradas durante esse entrelaçamento. Por fim, trazemos os resultados encontrados com a pesquisa e, como apêndices, as entrevistas e os termos de consentimento autorizando o uso das fontes orais.The present work is an investigation of the mathematics teaching in a Rural Primary School in São Luiz Gonzaga, Rio Grande do Sul – Escola Rural de Santa Inês – based on narratives of former teachers crossed with the teaching programs prevailing at that time when they acted in (1960s and early 1970s). At first, we discuss, from a historical point of view, the Primary School, the Rural Schools, Agricultural Clubs and Rural Teachers’ Education Schools. Then we contextualize the research field, bringing data about the city, the district of Santa Ines and the School. After notes on research methodology, we began to focus on the memories that these teachers brought in their interviews. Presenting a brief biography of each character in this story, we begin to question the whys of what led them to the choice of teaching. Following, we seek to confront the minimum programs adopted by the State Primary Schools, and the Plan of Rural Education, set by State Decree 4850, 1954, with the teachers’ interviews in order to know what should be taught and what was taught in these school, while observing the discrepancies found during this entanglement. Finally, we present the results of the research and as attachments the interviews and consent forms authorizing the use of all oral sources.application/pdfporEducação MatemáticaHistória do ensino da matemática no BrasilEscola ruralPrimary educationRural primary schoolHistory of mathematics educations in Rio Grande do SulOral historyLegislation of the State of Rio Grande do SulMemórias do ensino de matemática na escola primária : Escola Rural Santa Inêsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2014Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000934239.pdf000934239.pdfTexto completoapplication/pdf2376015http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102250/1/000934239.pdf19eb01368f9aa326e59ace1dc4a14f3bMD51TEXT000934239.pdf.txt000934239.pdf.txtExtracted Texttext/plain195729http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102250/2/000934239.pdf.txt960d9f06c4a47a933330d2361c95d8deMD52THUMBNAIL000934239.pdf.jpg000934239.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg989http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102250/3/000934239.pdf.jpg1e4be45d8524ac6924304883823b86deMD5310183/1022502018-10-23 08:56:43.408oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102250Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T11:56:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Memórias do ensino de matemática na escola primária : Escola Rural Santa Inês |
title |
Memórias do ensino de matemática na escola primária : Escola Rural Santa Inês |
spellingShingle |
Memórias do ensino de matemática na escola primária : Escola Rural Santa Inês Peixoto, Fernando Augusto Braun Educação Matemática História do ensino da matemática no Brasil Escola rural Primary education Rural primary school History of mathematics educations in Rio Grande do Sul Oral history Legislation of the State of Rio Grande do Sul |
title_short |
Memórias do ensino de matemática na escola primária : Escola Rural Santa Inês |
title_full |
Memórias do ensino de matemática na escola primária : Escola Rural Santa Inês |
title_fullStr |
Memórias do ensino de matemática na escola primária : Escola Rural Santa Inês |
title_full_unstemmed |
Memórias do ensino de matemática na escola primária : Escola Rural Santa Inês |
title_sort |
Memórias do ensino de matemática na escola primária : Escola Rural Santa Inês |
author |
Peixoto, Fernando Augusto Braun |
author_facet |
Peixoto, Fernando Augusto Braun |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Peixoto, Fernando Augusto Braun |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Burigo, Elisabete Zardo |
contributor_str_mv |
Burigo, Elisabete Zardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática História do ensino da matemática no Brasil Escola rural |
topic |
Educação Matemática História do ensino da matemática no Brasil Escola rural Primary education Rural primary school History of mathematics educations in Rio Grande do Sul Oral history Legislation of the State of Rio Grande do Sul |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Primary education Rural primary school History of mathematics educations in Rio Grande do Sul Oral history Legislation of the State of Rio Grande do Sul |
description |
O presente trabalho consiste em uma investigação sobre o ensino de Matemática em uma Escola Primária Rural, do município de São Luiz Gonzaga, Rio Grande do Sul – Escola Rural de Santa Inês – a partir de narrativas de antigos professores, cruzadas com os programas de ensino vigentes na época em que atuaram (década de 1960 e início da década de 1970). Em um primeiro momento, abordamos, sob um ponto de vista histórico, o Ensino Primário, as Escolas Rurais, os Clubes Agrícolas e as Escolas Normais Rurais. Depois, contextualizamos o campo de pesquisa, trazendo dados da cidade, do distrito de Santa Inês e da Escola. Após apontamentos sobre a metodologia de pesquisa, passamos a nos concentrar nas memórias que esses professores trouxeram nas suas entrevistas. Fazendo uma breve biografia de cada personagem dessa história, começamos a nos questionar dos porquês que os levaram a tal escolha: lecionar. Buscamos confrontar os programas mínimos adotados pelas Escolas Primárias do Estado, e o Plano de Educação Rural, baixado pelo Decreto Estadual nº 4850 de 1954, com os depoimentos colhidos durante a pesquisa, a fim de saber o que devia ser ensinado e o que era ensinado nessa escola, sem deixar de observar as discrepâncias encontradas durante esse entrelaçamento. Por fim, trazemos os resultados encontrados com a pesquisa e, como apêndices, as entrevistas e os termos de consentimento autorizando o uso das fontes orais. |
publishDate |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-09-02T02:19:59Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/102250 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000934239 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/102250 |
identifier_str_mv |
000934239 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102250/1/000934239.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102250/2/000934239.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102250/3/000934239.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
19eb01368f9aa326e59ace1dc4a14f3b 960d9f06c4a47a933330d2361c95d8de 1e4be45d8524ac6924304883823b86de |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224470519611392 |