Memórias do ensino de matemática na escola primária : Escola Rural Santa Inês

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peixoto, Fernando Augusto Braun
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/102250
Resumo: O presente trabalho consiste em uma investigação sobre o ensino de Matemática em uma Escola Primária Rural, do município de São Luiz Gonzaga, Rio Grande do Sul – Escola Rural de Santa Inês – a partir de narrativas de antigos professores, cruzadas com os programas de ensino vigentes na época em que atuaram (década de 1960 e início da década de 1970). Em um primeiro momento, abordamos, sob um ponto de vista histórico, o Ensino Primário, as Escolas Rurais, os Clubes Agrícolas e as Escolas Normais Rurais. Depois, contextualizamos o campo de pesquisa, trazendo dados da cidade, do distrito de Santa Inês e da Escola. Após apontamentos sobre a metodologia de pesquisa, passamos a nos concentrar nas memórias que esses professores trouxeram nas suas entrevistas. Fazendo uma breve biografia de cada personagem dessa história, começamos a nos questionar dos porquês que os levaram a tal escolha: lecionar. Buscamos confrontar os programas mínimos adotados pelas Escolas Primárias do Estado, e o Plano de Educação Rural, baixado pelo Decreto Estadual nº 4850 de 1954, com os depoimentos colhidos durante a pesquisa, a fim de saber o que devia ser ensinado e o que era ensinado nessa escola, sem deixar de observar as discrepâncias encontradas durante esse entrelaçamento. Por fim, trazemos os resultados encontrados com a pesquisa e, como apêndices, as entrevistas e os termos de consentimento autorizando o uso das fontes orais.
id UFRGS-2_1891ee7b4f780692751015d9b4eaaa07
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102250
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Peixoto, Fernando Augusto BraunBurigo, Elisabete Zardo2014-09-02T02:19:59Z2014http://hdl.handle.net/10183/102250000934239O presente trabalho consiste em uma investigação sobre o ensino de Matemática em uma Escola Primária Rural, do município de São Luiz Gonzaga, Rio Grande do Sul – Escola Rural de Santa Inês – a partir de narrativas de antigos professores, cruzadas com os programas de ensino vigentes na época em que atuaram (década de 1960 e início da década de 1970). Em um primeiro momento, abordamos, sob um ponto de vista histórico, o Ensino Primário, as Escolas Rurais, os Clubes Agrícolas e as Escolas Normais Rurais. Depois, contextualizamos o campo de pesquisa, trazendo dados da cidade, do distrito de Santa Inês e da Escola. Após apontamentos sobre a metodologia de pesquisa, passamos a nos concentrar nas memórias que esses professores trouxeram nas suas entrevistas. Fazendo uma breve biografia de cada personagem dessa história, começamos a nos questionar dos porquês que os levaram a tal escolha: lecionar. Buscamos confrontar os programas mínimos adotados pelas Escolas Primárias do Estado, e o Plano de Educação Rural, baixado pelo Decreto Estadual nº 4850 de 1954, com os depoimentos colhidos durante a pesquisa, a fim de saber o que devia ser ensinado e o que era ensinado nessa escola, sem deixar de observar as discrepâncias encontradas durante esse entrelaçamento. Por fim, trazemos os resultados encontrados com a pesquisa e, como apêndices, as entrevistas e os termos de consentimento autorizando o uso das fontes orais.The present work is an investigation of the mathematics teaching in a Rural Primary School in São Luiz Gonzaga, Rio Grande do Sul – Escola Rural de Santa Inês – based on narratives of former teachers crossed with the teaching programs prevailing at that time when they acted in (1960s and early 1970s). At first, we discuss, from a historical point of view, the Primary School, the Rural Schools, Agricultural Clubs and Rural Teachers’ Education Schools. Then we contextualize the research field, bringing data about the city, the district of Santa Ines and the School. After notes on research methodology, we began to focus on the memories that these teachers brought in their interviews. Presenting a brief biography of each character in this story, we begin to question the whys of what led them to the choice of teaching. Following, we seek to confront the minimum programs adopted by the State Primary Schools, and the Plan of Rural Education, set by State Decree 4850, 1954, with the teachers’ interviews in order to know what should be taught and what was taught in these school, while observing the discrepancies found during this entanglement. Finally, we present the results of the research and as attachments the interviews and consent forms authorizing the use of all oral sources.application/pdfporEducação MatemáticaHistória do ensino da matemática no BrasilEscola ruralPrimary educationRural primary schoolHistory of mathematics educations in Rio Grande do SulOral historyLegislation of the State of Rio Grande do SulMemórias do ensino de matemática na escola primária : Escola Rural Santa Inêsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2014Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000934239.pdf000934239.pdfTexto completoapplication/pdf2376015http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102250/1/000934239.pdf19eb01368f9aa326e59ace1dc4a14f3bMD51TEXT000934239.pdf.txt000934239.pdf.txtExtracted Texttext/plain195729http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102250/2/000934239.pdf.txt960d9f06c4a47a933330d2361c95d8deMD52THUMBNAIL000934239.pdf.jpg000934239.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg989http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102250/3/000934239.pdf.jpg1e4be45d8524ac6924304883823b86deMD5310183/1022502018-10-23 08:56:43.408oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102250Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T11:56:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Memórias do ensino de matemática na escola primária : Escola Rural Santa Inês
title Memórias do ensino de matemática na escola primária : Escola Rural Santa Inês
spellingShingle Memórias do ensino de matemática na escola primária : Escola Rural Santa Inês
Peixoto, Fernando Augusto Braun
Educação Matemática
História do ensino da matemática no Brasil
Escola rural
Primary education
Rural primary school
History of mathematics educations in Rio Grande do Sul
Oral history
Legislation of the State of Rio Grande do Sul
title_short Memórias do ensino de matemática na escola primária : Escola Rural Santa Inês
title_full Memórias do ensino de matemática na escola primária : Escola Rural Santa Inês
title_fullStr Memórias do ensino de matemática na escola primária : Escola Rural Santa Inês
title_full_unstemmed Memórias do ensino de matemática na escola primária : Escola Rural Santa Inês
title_sort Memórias do ensino de matemática na escola primária : Escola Rural Santa Inês
author Peixoto, Fernando Augusto Braun
author_facet Peixoto, Fernando Augusto Braun
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Peixoto, Fernando Augusto Braun
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Burigo, Elisabete Zardo
contributor_str_mv Burigo, Elisabete Zardo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática
História do ensino da matemática no Brasil
Escola rural
topic Educação Matemática
História do ensino da matemática no Brasil
Escola rural
Primary education
Rural primary school
History of mathematics educations in Rio Grande do Sul
Oral history
Legislation of the State of Rio Grande do Sul
dc.subject.eng.fl_str_mv Primary education
Rural primary school
History of mathematics educations in Rio Grande do Sul
Oral history
Legislation of the State of Rio Grande do Sul
description O presente trabalho consiste em uma investigação sobre o ensino de Matemática em uma Escola Primária Rural, do município de São Luiz Gonzaga, Rio Grande do Sul – Escola Rural de Santa Inês – a partir de narrativas de antigos professores, cruzadas com os programas de ensino vigentes na época em que atuaram (década de 1960 e início da década de 1970). Em um primeiro momento, abordamos, sob um ponto de vista histórico, o Ensino Primário, as Escolas Rurais, os Clubes Agrícolas e as Escolas Normais Rurais. Depois, contextualizamos o campo de pesquisa, trazendo dados da cidade, do distrito de Santa Inês e da Escola. Após apontamentos sobre a metodologia de pesquisa, passamos a nos concentrar nas memórias que esses professores trouxeram nas suas entrevistas. Fazendo uma breve biografia de cada personagem dessa história, começamos a nos questionar dos porquês que os levaram a tal escolha: lecionar. Buscamos confrontar os programas mínimos adotados pelas Escolas Primárias do Estado, e o Plano de Educação Rural, baixado pelo Decreto Estadual nº 4850 de 1954, com os depoimentos colhidos durante a pesquisa, a fim de saber o que devia ser ensinado e o que era ensinado nessa escola, sem deixar de observar as discrepâncias encontradas durante esse entrelaçamento. Por fim, trazemos os resultados encontrados com a pesquisa e, como apêndices, as entrevistas e os termos de consentimento autorizando o uso das fontes orais.
publishDate 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-09-02T02:19:59Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/102250
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000934239
url http://hdl.handle.net/10183/102250
identifier_str_mv 000934239
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102250/1/000934239.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102250/2/000934239.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102250/3/000934239.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 19eb01368f9aa326e59ace1dc4a14f3b
960d9f06c4a47a933330d2361c95d8de
1e4be45d8524ac6924304883823b86de
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224470519611392