Planejamento compartilhado na educação infantil : uma parceria fundamental à minha formação docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fagundes, Josiane Farias
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/165942
Resumo: O presente estudo busca abordar um conceito pouco explorado até então, acerca do tema planejamento na educação infantil, a perspectiva de planejamento compartilhado. O interesse pelo tema surgiu em decorrência da minha experiência de estágio obrigatório do curso de pedagogia, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, realizado em uma escola pública de Porto Alegre, na qual duas professoras-estagiárias - sendo que uma delas sou eu e a outra uma de minhas colegas do grupo de estágio e da disciplina Seminário de prática docente - 0 a 7 anos - realizaram a prática na mesma escola, na mesma sala de aula, com a mesma turma, porém, em turnos diferentes (manhã e tarde). A questão norteadora do estudo ficou elaborada da seguinte maneira: Em que contexto e de que maneira se organizaram duas professoras-estagiárias do curso de Pedagogia, junto a uma mesma turma de crianças de 3 a 4 anos, em turnos diferentes (manhã e tarde), para elaborarem de maneira compartilhada o planejamento, visando à educação integral das crianças? Para responder esta pergunta, foram utilizados como instrumentos metodológicos a análise de documentos elaborados durante o estágio e que compuseram o relatório de estágio, a saber, os planejamentos semanais, as reflexões elaboradas sobre assuntos emergentes neste período, as trocas de e-mails entre as duas professoras-estagiárias e o orientador de estagio e as memórias sobre os diálogos ocorridos nos encontros com o grupo de estágio. A fundamentação teórica consultada orientou-se a partir de três eixos fundamentais à trabalho: planejamento na educação infantil (JUNQUEIRA FILHO 2014 e MALAGUZZI 1999), pintura (RICHTER 2005) e docência compartilhada (TRAVERSINI 2010). Dentre as principais conclusões deste estudo esta a de que o planejamento, elaborado de maneira compartilhada entre as professoras dos dois turnos, é um instrumento fundamental quando se tem como objetivo tanto as aprendizagens e o desenvolvimento integral das crianças, quanto às aprendizagens e a formação integral das professoras-estagiárias em formação.
id UFRGS-2_18a4aea243153cacd0576f01161cb630
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/165942
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Fagundes, Josiane FariasJunqueira Filho, Gabriel de Andrade2017-08-30T02:34:40Z2017http://hdl.handle.net/10183/165942001046257O presente estudo busca abordar um conceito pouco explorado até então, acerca do tema planejamento na educação infantil, a perspectiva de planejamento compartilhado. O interesse pelo tema surgiu em decorrência da minha experiência de estágio obrigatório do curso de pedagogia, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, realizado em uma escola pública de Porto Alegre, na qual duas professoras-estagiárias - sendo que uma delas sou eu e a outra uma de minhas colegas do grupo de estágio e da disciplina Seminário de prática docente - 0 a 7 anos - realizaram a prática na mesma escola, na mesma sala de aula, com a mesma turma, porém, em turnos diferentes (manhã e tarde). A questão norteadora do estudo ficou elaborada da seguinte maneira: Em que contexto e de que maneira se organizaram duas professoras-estagiárias do curso de Pedagogia, junto a uma mesma turma de crianças de 3 a 4 anos, em turnos diferentes (manhã e tarde), para elaborarem de maneira compartilhada o planejamento, visando à educação integral das crianças? Para responder esta pergunta, foram utilizados como instrumentos metodológicos a análise de documentos elaborados durante o estágio e que compuseram o relatório de estágio, a saber, os planejamentos semanais, as reflexões elaboradas sobre assuntos emergentes neste período, as trocas de e-mails entre as duas professoras-estagiárias e o orientador de estagio e as memórias sobre os diálogos ocorridos nos encontros com o grupo de estágio. A fundamentação teórica consultada orientou-se a partir de três eixos fundamentais à trabalho: planejamento na educação infantil (JUNQUEIRA FILHO 2014 e MALAGUZZI 1999), pintura (RICHTER 2005) e docência compartilhada (TRAVERSINI 2010). Dentre as principais conclusões deste estudo esta a de que o planejamento, elaborado de maneira compartilhada entre as professoras dos dois turnos, é um instrumento fundamental quando se tem como objetivo tanto as aprendizagens e o desenvolvimento integral das crianças, quanto às aprendizagens e a formação integral das professoras-estagiárias em formação.application/pdfporEducação infantilFormação docentePlanejamento compartilhado na educação infantil : uma parceria fundamental à minha formação docenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2017Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001046257.pdf001046257.pdfTexto completoapplication/pdf926639http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165942/1/001046257.pdf599926bafb1cda1ef9b47e1f3a433901MD51TEXT001046257.pdf.txt001046257.pdf.txtExtracted Texttext/plain97650http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165942/2/001046257.pdf.txte531fa0da0cdf4002cb8410c64ac1918MD52THUMBNAIL001046257.pdf.jpg001046257.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg984http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165942/3/001046257.pdf.jpgf0a2e01c43151d003b6eeeb5083d0f07MD5310183/1659422021-05-07 04:50:47.954543oai:www.lume.ufrgs.br:10183/165942Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-07T07:50:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Planejamento compartilhado na educação infantil : uma parceria fundamental à minha formação docente
title Planejamento compartilhado na educação infantil : uma parceria fundamental à minha formação docente
spellingShingle Planejamento compartilhado na educação infantil : uma parceria fundamental à minha formação docente
Fagundes, Josiane Farias
Educação infantil
Formação docente
title_short Planejamento compartilhado na educação infantil : uma parceria fundamental à minha formação docente
title_full Planejamento compartilhado na educação infantil : uma parceria fundamental à minha formação docente
title_fullStr Planejamento compartilhado na educação infantil : uma parceria fundamental à minha formação docente
title_full_unstemmed Planejamento compartilhado na educação infantil : uma parceria fundamental à minha formação docente
title_sort Planejamento compartilhado na educação infantil : uma parceria fundamental à minha formação docente
author Fagundes, Josiane Farias
author_facet Fagundes, Josiane Farias
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fagundes, Josiane Farias
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Junqueira Filho, Gabriel de Andrade
contributor_str_mv Junqueira Filho, Gabriel de Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Formação docente
topic Educação infantil
Formação docente
description O presente estudo busca abordar um conceito pouco explorado até então, acerca do tema planejamento na educação infantil, a perspectiva de planejamento compartilhado. O interesse pelo tema surgiu em decorrência da minha experiência de estágio obrigatório do curso de pedagogia, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, realizado em uma escola pública de Porto Alegre, na qual duas professoras-estagiárias - sendo que uma delas sou eu e a outra uma de minhas colegas do grupo de estágio e da disciplina Seminário de prática docente - 0 a 7 anos - realizaram a prática na mesma escola, na mesma sala de aula, com a mesma turma, porém, em turnos diferentes (manhã e tarde). A questão norteadora do estudo ficou elaborada da seguinte maneira: Em que contexto e de que maneira se organizaram duas professoras-estagiárias do curso de Pedagogia, junto a uma mesma turma de crianças de 3 a 4 anos, em turnos diferentes (manhã e tarde), para elaborarem de maneira compartilhada o planejamento, visando à educação integral das crianças? Para responder esta pergunta, foram utilizados como instrumentos metodológicos a análise de documentos elaborados durante o estágio e que compuseram o relatório de estágio, a saber, os planejamentos semanais, as reflexões elaboradas sobre assuntos emergentes neste período, as trocas de e-mails entre as duas professoras-estagiárias e o orientador de estagio e as memórias sobre os diálogos ocorridos nos encontros com o grupo de estágio. A fundamentação teórica consultada orientou-se a partir de três eixos fundamentais à trabalho: planejamento na educação infantil (JUNQUEIRA FILHO 2014 e MALAGUZZI 1999), pintura (RICHTER 2005) e docência compartilhada (TRAVERSINI 2010). Dentre as principais conclusões deste estudo esta a de que o planejamento, elaborado de maneira compartilhada entre as professoras dos dois turnos, é um instrumento fundamental quando se tem como objetivo tanto as aprendizagens e o desenvolvimento integral das crianças, quanto às aprendizagens e a formação integral das professoras-estagiárias em formação.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-08-30T02:34:40Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/165942
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001046257
url http://hdl.handle.net/10183/165942
identifier_str_mv 001046257
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165942/1/001046257.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165942/2/001046257.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165942/3/001046257.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 599926bafb1cda1ef9b47e1f3a433901
e531fa0da0cdf4002cb8410c64ac1918
f0a2e01c43151d003b6eeeb5083d0f07
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224535948656640