Docência compartilhada na educação infantil : para além da sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/139324 |
Resumo: | O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) buscou investigar e compreender como se dá o processo de construção da Docência Compartilhada entre professoras que atuam na Educação infantil, para além do tempo e espaço da sala de aula, numa instituição pública de Porto Alegre/RS. A pesquisa caracterizou-se por uma abordagem qualitativa, centrada em observações e entrevistas semiestruturadas realizadas com quatro professoras da referida instituição de duas turmas da Educação Infantil. A fundamentação teórica utilizada no presente estudo teve como base os autores que discutem a Docência Compartilhada e as políticas e práticas inclusivas como - BEYER (2005 e 2006), FERNANDES e TITON (2008), TRAVERSINI, XAVIER, RODRIGUES, DALLA ZEN e SOUZA (2012) e HICKMANN E DALLA ZEN (2013). Como o foco da pesquisa incluiu a docência na Educação Infantil, busquei ampliar e transpor o conceito de Docência Compartilhada para o campo de interesse. No decorrer da pesquisa foram evidenciados três eixos de análises relacionados aos saberes das professoras embasadas nas autoras MONTALVÃO e MIZUKAMI (2002) sendo eles – Saberes curriculares, Saberes da experiência e Saberes da formação profissional. Pude constatar durante este estudo que a Docência Compartilhada não contempla a hierarquização em termos de quem detém os saberes; ou seja, as professoras estão em permanente processo de construção e reconstrução de seus saberes e certezas, compartilhando com seus pares, trocando, refletindo e construindo novos saberes. Desta forma, possibilitam a viabilização de experiências didático-pedagógicas mais ricas, desafiadoras, instigantes e de qualidade para os/as alunos/as e também para si na constituição de sua docência. |
id |
UFRGS-2_cd268bb22e2787c43f52d6ce0e2de534 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/139324 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Monique Pensky daHickmann, Roseli Inês2016-04-21T02:07:08Z2015http://hdl.handle.net/10183/139324000990014O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) buscou investigar e compreender como se dá o processo de construção da Docência Compartilhada entre professoras que atuam na Educação infantil, para além do tempo e espaço da sala de aula, numa instituição pública de Porto Alegre/RS. A pesquisa caracterizou-se por uma abordagem qualitativa, centrada em observações e entrevistas semiestruturadas realizadas com quatro professoras da referida instituição de duas turmas da Educação Infantil. A fundamentação teórica utilizada no presente estudo teve como base os autores que discutem a Docência Compartilhada e as políticas e práticas inclusivas como - BEYER (2005 e 2006), FERNANDES e TITON (2008), TRAVERSINI, XAVIER, RODRIGUES, DALLA ZEN e SOUZA (2012) e HICKMANN E DALLA ZEN (2013). Como o foco da pesquisa incluiu a docência na Educação Infantil, busquei ampliar e transpor o conceito de Docência Compartilhada para o campo de interesse. No decorrer da pesquisa foram evidenciados três eixos de análises relacionados aos saberes das professoras embasadas nas autoras MONTALVÃO e MIZUKAMI (2002) sendo eles – Saberes curriculares, Saberes da experiência e Saberes da formação profissional. Pude constatar durante este estudo que a Docência Compartilhada não contempla a hierarquização em termos de quem detém os saberes; ou seja, as professoras estão em permanente processo de construção e reconstrução de seus saberes e certezas, compartilhando com seus pares, trocando, refletindo e construindo novos saberes. Desta forma, possibilitam a viabilização de experiências didático-pedagógicas mais ricas, desafiadoras, instigantes e de qualidade para os/as alunos/as e também para si na constituição de sua docência.application/pdfporEducação infantilFormação docenteDocência compartilhada na educação infantil : para além da sala de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000990014.pdf000990014.pdfTexto completoapplication/pdf392089http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139324/1/000990014.pdf57d538d208b13962b407ef65712cd249MD51TEXT000990014.pdf.txt000990014.pdf.txtExtracted Texttext/plain75701http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139324/2/000990014.pdf.txtb70a79ae9ddcd4f8b76a8d7fec4deaeaMD52THUMBNAIL000990014.pdf.jpg000990014.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1050http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139324/3/000990014.pdf.jpg18ef1b6f5662598220d7f0ef5ffc1356MD5310183/1393242018-10-25 09:11:00.349oai:www.lume.ufrgs.br:10183/139324Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:11Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Docência compartilhada na educação infantil : para além da sala de aula |
title |
Docência compartilhada na educação infantil : para além da sala de aula |
spellingShingle |
Docência compartilhada na educação infantil : para além da sala de aula Silva, Monique Pensky da Educação infantil Formação docente |
title_short |
Docência compartilhada na educação infantil : para além da sala de aula |
title_full |
Docência compartilhada na educação infantil : para além da sala de aula |
title_fullStr |
Docência compartilhada na educação infantil : para além da sala de aula |
title_full_unstemmed |
Docência compartilhada na educação infantil : para além da sala de aula |
title_sort |
Docência compartilhada na educação infantil : para além da sala de aula |
author |
Silva, Monique Pensky da |
author_facet |
Silva, Monique Pensky da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Monique Pensky da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Hickmann, Roseli Inês |
contributor_str_mv |
Hickmann, Roseli Inês |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil Formação docente |
topic |
Educação infantil Formação docente |
description |
O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) buscou investigar e compreender como se dá o processo de construção da Docência Compartilhada entre professoras que atuam na Educação infantil, para além do tempo e espaço da sala de aula, numa instituição pública de Porto Alegre/RS. A pesquisa caracterizou-se por uma abordagem qualitativa, centrada em observações e entrevistas semiestruturadas realizadas com quatro professoras da referida instituição de duas turmas da Educação Infantil. A fundamentação teórica utilizada no presente estudo teve como base os autores que discutem a Docência Compartilhada e as políticas e práticas inclusivas como - BEYER (2005 e 2006), FERNANDES e TITON (2008), TRAVERSINI, XAVIER, RODRIGUES, DALLA ZEN e SOUZA (2012) e HICKMANN E DALLA ZEN (2013). Como o foco da pesquisa incluiu a docência na Educação Infantil, busquei ampliar e transpor o conceito de Docência Compartilhada para o campo de interesse. No decorrer da pesquisa foram evidenciados três eixos de análises relacionados aos saberes das professoras embasadas nas autoras MONTALVÃO e MIZUKAMI (2002) sendo eles – Saberes curriculares, Saberes da experiência e Saberes da formação profissional. Pude constatar durante este estudo que a Docência Compartilhada não contempla a hierarquização em termos de quem detém os saberes; ou seja, as professoras estão em permanente processo de construção e reconstrução de seus saberes e certezas, compartilhando com seus pares, trocando, refletindo e construindo novos saberes. Desta forma, possibilitam a viabilização de experiências didático-pedagógicas mais ricas, desafiadoras, instigantes e de qualidade para os/as alunos/as e também para si na constituição de sua docência. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-21T02:07:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/139324 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000990014 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/139324 |
identifier_str_mv |
000990014 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139324/1/000990014.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139324/2/000990014.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139324/3/000990014.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
57d538d208b13962b407ef65712cd249 b70a79ae9ddcd4f8b76a8d7fec4deaea 18ef1b6f5662598220d7f0ef5ffc1356 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224505967771648 |