Docência compartilhada na educação infantil : para além da sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Monique Pensky da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/139324
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) buscou investigar e compreender como se dá o processo de construção da Docência Compartilhada entre professoras que atuam na Educação infantil, para além do tempo e espaço da sala de aula, numa instituição pública de Porto Alegre/RS. A pesquisa caracterizou-se por uma abordagem qualitativa, centrada em observações e entrevistas semiestruturadas realizadas com quatro professoras da referida instituição de duas turmas da Educação Infantil. A fundamentação teórica utilizada no presente estudo teve como base os autores que discutem a Docência Compartilhada e as políticas e práticas inclusivas como - BEYER (2005 e 2006), FERNANDES e TITON (2008), TRAVERSINI, XAVIER, RODRIGUES, DALLA ZEN e SOUZA (2012) e HICKMANN E DALLA ZEN (2013). Como o foco da pesquisa incluiu a docência na Educação Infantil, busquei ampliar e transpor o conceito de Docência Compartilhada para o campo de interesse. No decorrer da pesquisa foram evidenciados três eixos de análises relacionados aos saberes das professoras embasadas nas autoras MONTALVÃO e MIZUKAMI (2002) sendo eles – Saberes curriculares, Saberes da experiência e Saberes da formação profissional. Pude constatar durante este estudo que a Docência Compartilhada não contempla a hierarquização em termos de quem detém os saberes; ou seja, as professoras estão em permanente processo de construção e reconstrução de seus saberes e certezas, compartilhando com seus pares, trocando, refletindo e construindo novos saberes. Desta forma, possibilitam a viabilização de experiências didático-pedagógicas mais ricas, desafiadoras, instigantes e de qualidade para os/as alunos/as e também para si na constituição de sua docência.
id UFRGS-2_cd268bb22e2787c43f52d6ce0e2de534
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/139324
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Monique Pensky daHickmann, Roseli Inês2016-04-21T02:07:08Z2015http://hdl.handle.net/10183/139324000990014O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) buscou investigar e compreender como se dá o processo de construção da Docência Compartilhada entre professoras que atuam na Educação infantil, para além do tempo e espaço da sala de aula, numa instituição pública de Porto Alegre/RS. A pesquisa caracterizou-se por uma abordagem qualitativa, centrada em observações e entrevistas semiestruturadas realizadas com quatro professoras da referida instituição de duas turmas da Educação Infantil. A fundamentação teórica utilizada no presente estudo teve como base os autores que discutem a Docência Compartilhada e as políticas e práticas inclusivas como - BEYER (2005 e 2006), FERNANDES e TITON (2008), TRAVERSINI, XAVIER, RODRIGUES, DALLA ZEN e SOUZA (2012) e HICKMANN E DALLA ZEN (2013). Como o foco da pesquisa incluiu a docência na Educação Infantil, busquei ampliar e transpor o conceito de Docência Compartilhada para o campo de interesse. No decorrer da pesquisa foram evidenciados três eixos de análises relacionados aos saberes das professoras embasadas nas autoras MONTALVÃO e MIZUKAMI (2002) sendo eles – Saberes curriculares, Saberes da experiência e Saberes da formação profissional. Pude constatar durante este estudo que a Docência Compartilhada não contempla a hierarquização em termos de quem detém os saberes; ou seja, as professoras estão em permanente processo de construção e reconstrução de seus saberes e certezas, compartilhando com seus pares, trocando, refletindo e construindo novos saberes. Desta forma, possibilitam a viabilização de experiências didático-pedagógicas mais ricas, desafiadoras, instigantes e de qualidade para os/as alunos/as e também para si na constituição de sua docência.application/pdfporEducação infantilFormação docenteDocência compartilhada na educação infantil : para além da sala de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000990014.pdf000990014.pdfTexto completoapplication/pdf392089http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139324/1/000990014.pdf57d538d208b13962b407ef65712cd249MD51TEXT000990014.pdf.txt000990014.pdf.txtExtracted Texttext/plain75701http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139324/2/000990014.pdf.txtb70a79ae9ddcd4f8b76a8d7fec4deaeaMD52THUMBNAIL000990014.pdf.jpg000990014.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1050http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139324/3/000990014.pdf.jpg18ef1b6f5662598220d7f0ef5ffc1356MD5310183/1393242018-10-25 09:11:00.349oai:www.lume.ufrgs.br:10183/139324Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:11Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Docência compartilhada na educação infantil : para além da sala de aula
title Docência compartilhada na educação infantil : para além da sala de aula
spellingShingle Docência compartilhada na educação infantil : para além da sala de aula
Silva, Monique Pensky da
Educação infantil
Formação docente
title_short Docência compartilhada na educação infantil : para além da sala de aula
title_full Docência compartilhada na educação infantil : para além da sala de aula
title_fullStr Docência compartilhada na educação infantil : para além da sala de aula
title_full_unstemmed Docência compartilhada na educação infantil : para além da sala de aula
title_sort Docência compartilhada na educação infantil : para além da sala de aula
author Silva, Monique Pensky da
author_facet Silva, Monique Pensky da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Monique Pensky da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Hickmann, Roseli Inês
contributor_str_mv Hickmann, Roseli Inês
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Formação docente
topic Educação infantil
Formação docente
description O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) buscou investigar e compreender como se dá o processo de construção da Docência Compartilhada entre professoras que atuam na Educação infantil, para além do tempo e espaço da sala de aula, numa instituição pública de Porto Alegre/RS. A pesquisa caracterizou-se por uma abordagem qualitativa, centrada em observações e entrevistas semiestruturadas realizadas com quatro professoras da referida instituição de duas turmas da Educação Infantil. A fundamentação teórica utilizada no presente estudo teve como base os autores que discutem a Docência Compartilhada e as políticas e práticas inclusivas como - BEYER (2005 e 2006), FERNANDES e TITON (2008), TRAVERSINI, XAVIER, RODRIGUES, DALLA ZEN e SOUZA (2012) e HICKMANN E DALLA ZEN (2013). Como o foco da pesquisa incluiu a docência na Educação Infantil, busquei ampliar e transpor o conceito de Docência Compartilhada para o campo de interesse. No decorrer da pesquisa foram evidenciados três eixos de análises relacionados aos saberes das professoras embasadas nas autoras MONTALVÃO e MIZUKAMI (2002) sendo eles – Saberes curriculares, Saberes da experiência e Saberes da formação profissional. Pude constatar durante este estudo que a Docência Compartilhada não contempla a hierarquização em termos de quem detém os saberes; ou seja, as professoras estão em permanente processo de construção e reconstrução de seus saberes e certezas, compartilhando com seus pares, trocando, refletindo e construindo novos saberes. Desta forma, possibilitam a viabilização de experiências didático-pedagógicas mais ricas, desafiadoras, instigantes e de qualidade para os/as alunos/as e também para si na constituição de sua docência.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-21T02:07:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/139324
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000990014
url http://hdl.handle.net/10183/139324
identifier_str_mv 000990014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139324/1/000990014.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139324/2/000990014.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139324/3/000990014.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 57d538d208b13962b407ef65712cd249
b70a79ae9ddcd4f8b76a8d7fec4deaea
18ef1b6f5662598220d7f0ef5ffc1356
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224505967771648