Facebook : um possível espaço digital de aprendizagem cooperativa da matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bona, Aline Silva de
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Basso, Marcus Vinicius de Azevedo, Fagundes, Léa da Cruz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/226210
Resumo: O artigo apresenta um recorte de uma pesquisa-ação de doutoramento em Informática na Educação Matemática, que define espaço de aprendizagem digital da matemática, como exemplo a rede social Facebook, e aponta a aprendizagem cooperativa como uma forma de aprender a aprender matemática atrativa aos estudantes mediada pelas tecnologias digitais online. Tendo como referencial a Teoria do Jean Piaget para explicar a aprendizagem cooperativa e a forma de abstração reflexionante registrado no espaço digital. Um dos resultados desta pesquisa é a construção dos conceitos de matemática de forma cooperativa no Facebook por 24 estudantes do 2° ano do ensino médio integrado do IFRS - Campus Osório em 2012-1.
id UFRGS-2_196a1795499b2ca25e6033eac3624179
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/226210
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Bona, Aline Silva deBasso, Marcus Vinicius de AzevedoFagundes, Léa da Cruz2021-08-26T04:10:15Z20121679-1916http://hdl.handle.net/10183/226210000902451O artigo apresenta um recorte de uma pesquisa-ação de doutoramento em Informática na Educação Matemática, que define espaço de aprendizagem digital da matemática, como exemplo a rede social Facebook, e aponta a aprendizagem cooperativa como uma forma de aprender a aprender matemática atrativa aos estudantes mediada pelas tecnologias digitais online. Tendo como referencial a Teoria do Jean Piaget para explicar a aprendizagem cooperativa e a forma de abstração reflexionante registrado no espaço digital. Um dos resultados desta pesquisa é a construção dos conceitos de matemática de forma cooperativa no Facebook por 24 estudantes do 2° ano do ensino médio integrado do IFRS - Campus Osório em 2012-1.The article presents an outline of an action research doctorate in Computer Science in Mathematics Education, which defines the space of digital learning of mathematics, such as the social network Facebook, and points to the cooperative learning as a way of learning to learn math attractive to students mediated by digital technologies online. Taking as reference the Theory of Jean Piaget to explain the cooperative learning and reflective abstraction form recorded in the digital space. One result of this research is the construction of math concepts cooperatively on Facebook for 24 students in 2nd year high school integrated IFRS - Campus Osório in 2012-1.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 10, n. 3 (dez. 2012), [9 p.]Tecnologia digitalAprendizagem cooperativaProblemas de matemáticaReflective abstractionMath problemsSocial networkFacebook : um possível espaço digital de aprendizagem cooperativa da matemáticaFacebook : a possible space of digital cooperative learning of mathematicsinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000902451.pdf.txt000902451.pdf.txtExtracted Texttext/plain30934http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226210/2/000902451.pdf.txt2dbcfeae9d17049fcfe3f594cca62a14MD52ORIGINAL000902451.pdfTexto completoapplication/pdf97213http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226210/1/000902451.pdfd21870d719c4455e8c9043dd5c386a6bMD5110183/2262102021-09-19 04:37:18.651332oai:www.lume.ufrgs.br:10183/226210Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-09-19T07:37:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Facebook : um possível espaço digital de aprendizagem cooperativa da matemática
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Facebook : a possible space of digital cooperative learning of mathematics
title Facebook : um possível espaço digital de aprendizagem cooperativa da matemática
spellingShingle Facebook : um possível espaço digital de aprendizagem cooperativa da matemática
Bona, Aline Silva de
Tecnologia digital
Aprendizagem cooperativa
Problemas de matemática
Reflective abstraction
Math problems
Social network
title_short Facebook : um possível espaço digital de aprendizagem cooperativa da matemática
title_full Facebook : um possível espaço digital de aprendizagem cooperativa da matemática
title_fullStr Facebook : um possível espaço digital de aprendizagem cooperativa da matemática
title_full_unstemmed Facebook : um possível espaço digital de aprendizagem cooperativa da matemática
title_sort Facebook : um possível espaço digital de aprendizagem cooperativa da matemática
author Bona, Aline Silva de
author_facet Bona, Aline Silva de
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
Fagundes, Léa da Cruz
author_role author
author2 Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
Fagundes, Léa da Cruz
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bona, Aline Silva de
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
Fagundes, Léa da Cruz
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia digital
Aprendizagem cooperativa
Problemas de matemática
topic Tecnologia digital
Aprendizagem cooperativa
Problemas de matemática
Reflective abstraction
Math problems
Social network
dc.subject.eng.fl_str_mv Reflective abstraction
Math problems
Social network
description O artigo apresenta um recorte de uma pesquisa-ação de doutoramento em Informática na Educação Matemática, que define espaço de aprendizagem digital da matemática, como exemplo a rede social Facebook, e aponta a aprendizagem cooperativa como uma forma de aprender a aprender matemática atrativa aos estudantes mediada pelas tecnologias digitais online. Tendo como referencial a Teoria do Jean Piaget para explicar a aprendizagem cooperativa e a forma de abstração reflexionante registrado no espaço digital. Um dos resultados desta pesquisa é a construção dos conceitos de matemática de forma cooperativa no Facebook por 24 estudantes do 2° ano do ensino médio integrado do IFRS - Campus Osório em 2012-1.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-26T04:10:15Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/226210
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-1916
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000902451
identifier_str_mv 1679-1916
000902451
url http://hdl.handle.net/10183/226210
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 10, n. 3 (dez. 2012), [9 p.]
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226210/2/000902451.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226210/1/000902451.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2dbcfeae9d17049fcfe3f594cca62a14
d21870d719c4455e8c9043dd5c386a6b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225033862873088