Facebook : um possível espaço digital de aprendizagem cooperativa da matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/226210 |
Resumo: | O artigo apresenta um recorte de uma pesquisa-ação de doutoramento em Informática na Educação Matemática, que define espaço de aprendizagem digital da matemática, como exemplo a rede social Facebook, e aponta a aprendizagem cooperativa como uma forma de aprender a aprender matemática atrativa aos estudantes mediada pelas tecnologias digitais online. Tendo como referencial a Teoria do Jean Piaget para explicar a aprendizagem cooperativa e a forma de abstração reflexionante registrado no espaço digital. Um dos resultados desta pesquisa é a construção dos conceitos de matemática de forma cooperativa no Facebook por 24 estudantes do 2° ano do ensino médio integrado do IFRS - Campus Osório em 2012-1. |
id |
UFRGS-2_196a1795499b2ca25e6033eac3624179 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/226210 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Bona, Aline Silva deBasso, Marcus Vinicius de AzevedoFagundes, Léa da Cruz2021-08-26T04:10:15Z20121679-1916http://hdl.handle.net/10183/226210000902451O artigo apresenta um recorte de uma pesquisa-ação de doutoramento em Informática na Educação Matemática, que define espaço de aprendizagem digital da matemática, como exemplo a rede social Facebook, e aponta a aprendizagem cooperativa como uma forma de aprender a aprender matemática atrativa aos estudantes mediada pelas tecnologias digitais online. Tendo como referencial a Teoria do Jean Piaget para explicar a aprendizagem cooperativa e a forma de abstração reflexionante registrado no espaço digital. Um dos resultados desta pesquisa é a construção dos conceitos de matemática de forma cooperativa no Facebook por 24 estudantes do 2° ano do ensino médio integrado do IFRS - Campus Osório em 2012-1.The article presents an outline of an action research doctorate in Computer Science in Mathematics Education, which defines the space of digital learning of mathematics, such as the social network Facebook, and points to the cooperative learning as a way of learning to learn math attractive to students mediated by digital technologies online. Taking as reference the Theory of Jean Piaget to explain the cooperative learning and reflective abstraction form recorded in the digital space. One result of this research is the construction of math concepts cooperatively on Facebook for 24 students in 2nd year high school integrated IFRS - Campus Osório in 2012-1.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 10, n. 3 (dez. 2012), [9 p.]Tecnologia digitalAprendizagem cooperativaProblemas de matemáticaReflective abstractionMath problemsSocial networkFacebook : um possível espaço digital de aprendizagem cooperativa da matemáticaFacebook : a possible space of digital cooperative learning of mathematicsinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000902451.pdf.txt000902451.pdf.txtExtracted Texttext/plain30934http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226210/2/000902451.pdf.txt2dbcfeae9d17049fcfe3f594cca62a14MD52ORIGINAL000902451.pdfTexto completoapplication/pdf97213http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226210/1/000902451.pdfd21870d719c4455e8c9043dd5c386a6bMD5110183/2262102021-09-19 04:37:18.651332oai:www.lume.ufrgs.br:10183/226210Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-09-19T07:37:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Facebook : um possível espaço digital de aprendizagem cooperativa da matemática |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Facebook : a possible space of digital cooperative learning of mathematics |
title |
Facebook : um possível espaço digital de aprendizagem cooperativa da matemática |
spellingShingle |
Facebook : um possível espaço digital de aprendizagem cooperativa da matemática Bona, Aline Silva de Tecnologia digital Aprendizagem cooperativa Problemas de matemática Reflective abstraction Math problems Social network |
title_short |
Facebook : um possível espaço digital de aprendizagem cooperativa da matemática |
title_full |
Facebook : um possível espaço digital de aprendizagem cooperativa da matemática |
title_fullStr |
Facebook : um possível espaço digital de aprendizagem cooperativa da matemática |
title_full_unstemmed |
Facebook : um possível espaço digital de aprendizagem cooperativa da matemática |
title_sort |
Facebook : um possível espaço digital de aprendizagem cooperativa da matemática |
author |
Bona, Aline Silva de |
author_facet |
Bona, Aline Silva de Basso, Marcus Vinicius de Azevedo Fagundes, Léa da Cruz |
author_role |
author |
author2 |
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo Fagundes, Léa da Cruz |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bona, Aline Silva de Basso, Marcus Vinicius de Azevedo Fagundes, Léa da Cruz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia digital Aprendizagem cooperativa Problemas de matemática |
topic |
Tecnologia digital Aprendizagem cooperativa Problemas de matemática Reflective abstraction Math problems Social network |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Reflective abstraction Math problems Social network |
description |
O artigo apresenta um recorte de uma pesquisa-ação de doutoramento em Informática na Educação Matemática, que define espaço de aprendizagem digital da matemática, como exemplo a rede social Facebook, e aponta a aprendizagem cooperativa como uma forma de aprender a aprender matemática atrativa aos estudantes mediada pelas tecnologias digitais online. Tendo como referencial a Teoria do Jean Piaget para explicar a aprendizagem cooperativa e a forma de abstração reflexionante registrado no espaço digital. Um dos resultados desta pesquisa é a construção dos conceitos de matemática de forma cooperativa no Facebook por 24 estudantes do 2° ano do ensino médio integrado do IFRS - Campus Osório em 2012-1. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-08-26T04:10:15Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/226210 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1679-1916 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000902451 |
identifier_str_mv |
1679-1916 000902451 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/226210 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 10, n. 3 (dez. 2012), [9 p.] |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226210/2/000902451.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226210/1/000902451.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2dbcfeae9d17049fcfe3f594cca62a14 d21870d719c4455e8c9043dd5c386a6b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225033862873088 |