GeoGebra na aprendizagem de conceitos de matemática avançada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Backendorf, Viviane Raquel
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/223860
Resumo: O presente artigo consiste numa pesquisa sobre a construção do conceito de integral dupla como volume de um sólido, segundo a teoria da abstração reflexionante e o uso do software GeoGebra. A investigação em torno do assunto se deu a partir de atividades realizadas com estudantes do Ensino Superior, numa disciplina de Cálculo II. Para embasar as discussões, além da teoria da abstração reflexionante de Piaget, utilizamos a teoria desenvolvida por David Tall sobre a matemática elementar e a matemática avançada, como suporte para entender as possíveis dificuldades enfrentadas pelos estudantes no Ensino Superior. Ao analisar os resultados obtidos na pesquisa, concluímos que o uso do software Geogebra, favorece a construção de conceitos matemáticos, em especial da integral dupla como volume de um sólido.
id UFRGS-2_f83c2ce4b1873c561347abdf421d86cd
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223860
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Backendorf, Viviane RaquelBasso, Marcus Vinicius de Azevedo2021-07-14T04:31:39Z20181679-1916http://hdl.handle.net/10183/223860001094421O presente artigo consiste numa pesquisa sobre a construção do conceito de integral dupla como volume de um sólido, segundo a teoria da abstração reflexionante e o uso do software GeoGebra. A investigação em torno do assunto se deu a partir de atividades realizadas com estudantes do Ensino Superior, numa disciplina de Cálculo II. Para embasar as discussões, além da teoria da abstração reflexionante de Piaget, utilizamos a teoria desenvolvida por David Tall sobre a matemática elementar e a matemática avançada, como suporte para entender as possíveis dificuldades enfrentadas pelos estudantes no Ensino Superior. Ao analisar os resultados obtidos na pesquisa, concluímos que o uso do software Geogebra, favorece a construção de conceitos matemáticos, em especial da integral dupla como volume de um sólido.The present article consists of a research on the construction of the concept of double integral as volume of a solid, according to the theory of reflective abstraction and the use of GeoGebra software. The investigation around the subject occurred from activities carried out with students of Higher Education, in a discipline of Calculus II. To support the discussions, in addition to Piaget's theory of reflective abstraction, we use the theory developed by David Tall on elementary mathematics and advanced mathematics as a support to understand the possible difficulties faced by students in higher education. In analyzing the results obtained in the research, we conclude that the use of Geogebra software, favors the construction of mathematical concepts, especially the double integral as the volume of a solid.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 16, n. 1 (jul. 2018),10 p.Tecnologia digitalAbstração reflexionanteIntegrais duplasDigital technologiesReflective abstractionDouble integralGeoGebra na aprendizagem de conceitos de matemática avançadaGeoGebra in the learning of concepts from advanced math info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001094421.pdf.txt001094421.pdf.txtExtracted Texttext/plain37830http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223860/2/001094421.pdf.txt198d69ffa1c01d00b47b87a9215dad20MD52ORIGINAL001094421.pdfTexto completoapplication/pdf1696021http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223860/1/001094421.pdf2e1e33e6d87888bb50301e8d02ef8b56MD5110183/2238602021-08-18 04:38:06.419826oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223860Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:38:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv GeoGebra na aprendizagem de conceitos de matemática avançada
dc.title.alternative.en.fl_str_mv GeoGebra in the learning of concepts from advanced math
title GeoGebra na aprendizagem de conceitos de matemática avançada
spellingShingle GeoGebra na aprendizagem de conceitos de matemática avançada
Backendorf, Viviane Raquel
Tecnologia digital
Abstração reflexionante
Integrais duplas
Digital technologies
Reflective abstraction
Double integral
title_short GeoGebra na aprendizagem de conceitos de matemática avançada
title_full GeoGebra na aprendizagem de conceitos de matemática avançada
title_fullStr GeoGebra na aprendizagem de conceitos de matemática avançada
title_full_unstemmed GeoGebra na aprendizagem de conceitos de matemática avançada
title_sort GeoGebra na aprendizagem de conceitos de matemática avançada
author Backendorf, Viviane Raquel
author_facet Backendorf, Viviane Raquel
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
author_role author
author2 Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Backendorf, Viviane Raquel
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia digital
Abstração reflexionante
Integrais duplas
topic Tecnologia digital
Abstração reflexionante
Integrais duplas
Digital technologies
Reflective abstraction
Double integral
dc.subject.eng.fl_str_mv Digital technologies
Reflective abstraction
Double integral
description O presente artigo consiste numa pesquisa sobre a construção do conceito de integral dupla como volume de um sólido, segundo a teoria da abstração reflexionante e o uso do software GeoGebra. A investigação em torno do assunto se deu a partir de atividades realizadas com estudantes do Ensino Superior, numa disciplina de Cálculo II. Para embasar as discussões, além da teoria da abstração reflexionante de Piaget, utilizamos a teoria desenvolvida por David Tall sobre a matemática elementar e a matemática avançada, como suporte para entender as possíveis dificuldades enfrentadas pelos estudantes no Ensino Superior. Ao analisar os resultados obtidos na pesquisa, concluímos que o uso do software Geogebra, favorece a construção de conceitos matemáticos, em especial da integral dupla como volume de um sólido.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-07-14T04:31:39Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/223860
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-1916
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001094421
identifier_str_mv 1679-1916
001094421
url http://hdl.handle.net/10183/223860
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 16, n. 1 (jul. 2018),10 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223860/2/001094421.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223860/1/001094421.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 198d69ffa1c01d00b47b87a9215dad20
2e1e33e6d87888bb50301e8d02ef8b56
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447751085785088