GeoGebra na aprendizagem de conceitos de matemática avançada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/223860 |
Resumo: | O presente artigo consiste numa pesquisa sobre a construção do conceito de integral dupla como volume de um sólido, segundo a teoria da abstração reflexionante e o uso do software GeoGebra. A investigação em torno do assunto se deu a partir de atividades realizadas com estudantes do Ensino Superior, numa disciplina de Cálculo II. Para embasar as discussões, além da teoria da abstração reflexionante de Piaget, utilizamos a teoria desenvolvida por David Tall sobre a matemática elementar e a matemática avançada, como suporte para entender as possíveis dificuldades enfrentadas pelos estudantes no Ensino Superior. Ao analisar os resultados obtidos na pesquisa, concluímos que o uso do software Geogebra, favorece a construção de conceitos matemáticos, em especial da integral dupla como volume de um sólido. |
id |
UFRGS-2_f83c2ce4b1873c561347abdf421d86cd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223860 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Backendorf, Viviane RaquelBasso, Marcus Vinicius de Azevedo2021-07-14T04:31:39Z20181679-1916http://hdl.handle.net/10183/223860001094421O presente artigo consiste numa pesquisa sobre a construção do conceito de integral dupla como volume de um sólido, segundo a teoria da abstração reflexionante e o uso do software GeoGebra. A investigação em torno do assunto se deu a partir de atividades realizadas com estudantes do Ensino Superior, numa disciplina de Cálculo II. Para embasar as discussões, além da teoria da abstração reflexionante de Piaget, utilizamos a teoria desenvolvida por David Tall sobre a matemática elementar e a matemática avançada, como suporte para entender as possíveis dificuldades enfrentadas pelos estudantes no Ensino Superior. Ao analisar os resultados obtidos na pesquisa, concluímos que o uso do software Geogebra, favorece a construção de conceitos matemáticos, em especial da integral dupla como volume de um sólido.The present article consists of a research on the construction of the concept of double integral as volume of a solid, according to the theory of reflective abstraction and the use of GeoGebra software. The investigation around the subject occurred from activities carried out with students of Higher Education, in a discipline of Calculus II. To support the discussions, in addition to Piaget's theory of reflective abstraction, we use the theory developed by David Tall on elementary mathematics and advanced mathematics as a support to understand the possible difficulties faced by students in higher education. In analyzing the results obtained in the research, we conclude that the use of Geogebra software, favors the construction of mathematical concepts, especially the double integral as the volume of a solid.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 16, n. 1 (jul. 2018),10 p.Tecnologia digitalAbstração reflexionanteIntegrais duplasDigital technologiesReflective abstractionDouble integralGeoGebra na aprendizagem de conceitos de matemática avançadaGeoGebra in the learning of concepts from advanced math info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001094421.pdf.txt001094421.pdf.txtExtracted Texttext/plain37830http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223860/2/001094421.pdf.txt198d69ffa1c01d00b47b87a9215dad20MD52ORIGINAL001094421.pdfTexto completoapplication/pdf1696021http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223860/1/001094421.pdf2e1e33e6d87888bb50301e8d02ef8b56MD5110183/2238602021-08-18 04:38:06.419826oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223860Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:38:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
GeoGebra na aprendizagem de conceitos de matemática avançada |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
GeoGebra in the learning of concepts from advanced math |
title |
GeoGebra na aprendizagem de conceitos de matemática avançada |
spellingShingle |
GeoGebra na aprendizagem de conceitos de matemática avançada Backendorf, Viviane Raquel Tecnologia digital Abstração reflexionante Integrais duplas Digital technologies Reflective abstraction Double integral |
title_short |
GeoGebra na aprendizagem de conceitos de matemática avançada |
title_full |
GeoGebra na aprendizagem de conceitos de matemática avançada |
title_fullStr |
GeoGebra na aprendizagem de conceitos de matemática avançada |
title_full_unstemmed |
GeoGebra na aprendizagem de conceitos de matemática avançada |
title_sort |
GeoGebra na aprendizagem de conceitos de matemática avançada |
author |
Backendorf, Viviane Raquel |
author_facet |
Backendorf, Viviane Raquel Basso, Marcus Vinicius de Azevedo |
author_role |
author |
author2 |
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Backendorf, Viviane Raquel Basso, Marcus Vinicius de Azevedo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia digital Abstração reflexionante Integrais duplas |
topic |
Tecnologia digital Abstração reflexionante Integrais duplas Digital technologies Reflective abstraction Double integral |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Digital technologies Reflective abstraction Double integral |
description |
O presente artigo consiste numa pesquisa sobre a construção do conceito de integral dupla como volume de um sólido, segundo a teoria da abstração reflexionante e o uso do software GeoGebra. A investigação em torno do assunto se deu a partir de atividades realizadas com estudantes do Ensino Superior, numa disciplina de Cálculo II. Para embasar as discussões, além da teoria da abstração reflexionante de Piaget, utilizamos a teoria desenvolvida por David Tall sobre a matemática elementar e a matemática avançada, como suporte para entender as possíveis dificuldades enfrentadas pelos estudantes no Ensino Superior. Ao analisar os resultados obtidos na pesquisa, concluímos que o uso do software Geogebra, favorece a construção de conceitos matemáticos, em especial da integral dupla como volume de um sólido. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-07-14T04:31:39Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/223860 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1679-1916 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001094421 |
identifier_str_mv |
1679-1916 001094421 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/223860 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 16, n. 1 (jul. 2018),10 p. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223860/2/001094421.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223860/1/001094421.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
198d69ffa1c01d00b47b87a9215dad20 2e1e33e6d87888bb50301e8d02ef8b56 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447751085785088 |