Gibi digital : uma atividade de matemática desenvolvida cooperativamente no espaço do Facebook

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bona, Aline Silva de
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Basso, Marcus Vinicius de Azevedo, Fagundes, Léa da Cruz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/226179
Resumo: O artigo é o relato de uma atividade de matemática proposta no espaço de aprendizagem digital escolhido pelos estudantes, do IFRS - Campus Osório, como o Facebook, em 2012. A atividade tem a finalidade de mobilizar os estudantes a demonstrar o que aprenderam sobre os conceitos de geometria espacial. A metodologia de trabalho docente com os estudantes é dialogada de Freire, e o método de análise dos gibis é à luz da Teoria de Piaget, onde esta atividade é parte de uma pesquisa-ação de doutoramento. O objetivo do artigo é apontar atividades interessantes aos estudantes, sendo estas extraclasse e alicerçadas na tecnologias digitais, online e/ou não, onde ocorrem a aprendizagem cooperativa dos conceitos de matemática tão usualmente citados em avaliações externas. Dentre os resultados desta atividade cita-se a escrita dos conceitos de geometria espacial de acordo com suas palavras e o destaque dados pelos estudantes aos gibis como recursos para estudar.
id UFRGS-2_2ef0ae61a96eafa7687d31a6a38c99ec
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/226179
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Bona, Aline Silva deBasso, Marcus Vinicius de AzevedoFagundes, Léa da Cruz2021-08-26T04:09:32Z20121679-1916http://hdl.handle.net/10183/226179000902369O artigo é o relato de uma atividade de matemática proposta no espaço de aprendizagem digital escolhido pelos estudantes, do IFRS - Campus Osório, como o Facebook, em 2012. A atividade tem a finalidade de mobilizar os estudantes a demonstrar o que aprenderam sobre os conceitos de geometria espacial. A metodologia de trabalho docente com os estudantes é dialogada de Freire, e o método de análise dos gibis é à luz da Teoria de Piaget, onde esta atividade é parte de uma pesquisa-ação de doutoramento. O objetivo do artigo é apontar atividades interessantes aos estudantes, sendo estas extraclasse e alicerçadas na tecnologias digitais, online e/ou não, onde ocorrem a aprendizagem cooperativa dos conceitos de matemática tão usualmente citados em avaliações externas. Dentre os resultados desta atividade cita-se a escrita dos conceitos de geometria espacial de acordo com suas palavras e o destaque dados pelos estudantes aos gibis como recursos para estudar.The article is the result of a math activity proposed in the digital learning space chosen by the students of IFRS - Campus Osorio, like Facebook, in 2012. The activity aims to mobilize students to demonstrate what they have learned about the concepts of spatial geometry. The teaching methodology is dialogued with students of Freire, and the method of analysis of comics is the Theory of Piaget, where this activity is part of an action research PhD. The objective of this article is to point out interesting activities for students, which are grounded in extracurricular and digital technologies, online and / or does not, occur where cooperative learning of math concepts commonly cited as external. Among the results of this activity refers to the writing of the concepts of spatial geometry according to his words and emphasis given by students to comic books as resources for study.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 10, n. 3 (dez. 2012), [11 p.]Tecnologia digitalAprendizagem cooperativaDigital technologiesMath activitySpace digital learningCooperative learningGibi digital : uma atividade de matemática desenvolvida cooperativamente no espaço do FacebookDigital comics : a cooperatively devoloped mathematical activity in the space Facebookinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000902369.pdf.txt000902369.pdf.txtExtracted Texttext/plain30496http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226179/2/000902369.pdf.txt0ac5d5d06eca2ff97061935c90cfccbeMD52ORIGINAL000902369.pdfTexto completoapplication/pdf1430315http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226179/1/000902369.pdf2a224cee8085c7af89b28fdd8bc6cff8MD5110183/2261792021-09-19 04:33:44.717852oai:www.lume.ufrgs.br:10183/226179Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-09-19T07:33:44Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Gibi digital : uma atividade de matemática desenvolvida cooperativamente no espaço do Facebook
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Digital comics : a cooperatively devoloped mathematical activity in the space Facebook
title Gibi digital : uma atividade de matemática desenvolvida cooperativamente no espaço do Facebook
spellingShingle Gibi digital : uma atividade de matemática desenvolvida cooperativamente no espaço do Facebook
Bona, Aline Silva de
Tecnologia digital
Aprendizagem cooperativa
Digital technologies
Math activity
Space digital learning
Cooperative learning
title_short Gibi digital : uma atividade de matemática desenvolvida cooperativamente no espaço do Facebook
title_full Gibi digital : uma atividade de matemática desenvolvida cooperativamente no espaço do Facebook
title_fullStr Gibi digital : uma atividade de matemática desenvolvida cooperativamente no espaço do Facebook
title_full_unstemmed Gibi digital : uma atividade de matemática desenvolvida cooperativamente no espaço do Facebook
title_sort Gibi digital : uma atividade de matemática desenvolvida cooperativamente no espaço do Facebook
author Bona, Aline Silva de
author_facet Bona, Aline Silva de
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
Fagundes, Léa da Cruz
author_role author
author2 Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
Fagundes, Léa da Cruz
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bona, Aline Silva de
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
Fagundes, Léa da Cruz
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia digital
Aprendizagem cooperativa
topic Tecnologia digital
Aprendizagem cooperativa
Digital technologies
Math activity
Space digital learning
Cooperative learning
dc.subject.eng.fl_str_mv Digital technologies
Math activity
Space digital learning
Cooperative learning
description O artigo é o relato de uma atividade de matemática proposta no espaço de aprendizagem digital escolhido pelos estudantes, do IFRS - Campus Osório, como o Facebook, em 2012. A atividade tem a finalidade de mobilizar os estudantes a demonstrar o que aprenderam sobre os conceitos de geometria espacial. A metodologia de trabalho docente com os estudantes é dialogada de Freire, e o método de análise dos gibis é à luz da Teoria de Piaget, onde esta atividade é parte de uma pesquisa-ação de doutoramento. O objetivo do artigo é apontar atividades interessantes aos estudantes, sendo estas extraclasse e alicerçadas na tecnologias digitais, online e/ou não, onde ocorrem a aprendizagem cooperativa dos conceitos de matemática tão usualmente citados em avaliações externas. Dentre os resultados desta atividade cita-se a escrita dos conceitos de geometria espacial de acordo com suas palavras e o destaque dados pelos estudantes aos gibis como recursos para estudar.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-26T04:09:32Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/226179
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-1916
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000902369
identifier_str_mv 1679-1916
000902369
url http://hdl.handle.net/10183/226179
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 10, n. 3 (dez. 2012), [11 p.]
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226179/2/000902369.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226179/1/000902369.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0ac5d5d06eca2ff97061935c90cfccbe
2a224cee8085c7af89b28fdd8bc6cff8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225033812541440