Gibi digital : uma atividade de matemática desenvolvida cooperativamente no espaço do Facebook
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/226179 |
Resumo: | O artigo é o relato de uma atividade de matemática proposta no espaço de aprendizagem digital escolhido pelos estudantes, do IFRS - Campus Osório, como o Facebook, em 2012. A atividade tem a finalidade de mobilizar os estudantes a demonstrar o que aprenderam sobre os conceitos de geometria espacial. A metodologia de trabalho docente com os estudantes é dialogada de Freire, e o método de análise dos gibis é à luz da Teoria de Piaget, onde esta atividade é parte de uma pesquisa-ação de doutoramento. O objetivo do artigo é apontar atividades interessantes aos estudantes, sendo estas extraclasse e alicerçadas na tecnologias digitais, online e/ou não, onde ocorrem a aprendizagem cooperativa dos conceitos de matemática tão usualmente citados em avaliações externas. Dentre os resultados desta atividade cita-se a escrita dos conceitos de geometria espacial de acordo com suas palavras e o destaque dados pelos estudantes aos gibis como recursos para estudar. |
id |
UFRGS-2_2ef0ae61a96eafa7687d31a6a38c99ec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/226179 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Bona, Aline Silva deBasso, Marcus Vinicius de AzevedoFagundes, Léa da Cruz2021-08-26T04:09:32Z20121679-1916http://hdl.handle.net/10183/226179000902369O artigo é o relato de uma atividade de matemática proposta no espaço de aprendizagem digital escolhido pelos estudantes, do IFRS - Campus Osório, como o Facebook, em 2012. A atividade tem a finalidade de mobilizar os estudantes a demonstrar o que aprenderam sobre os conceitos de geometria espacial. A metodologia de trabalho docente com os estudantes é dialogada de Freire, e o método de análise dos gibis é à luz da Teoria de Piaget, onde esta atividade é parte de uma pesquisa-ação de doutoramento. O objetivo do artigo é apontar atividades interessantes aos estudantes, sendo estas extraclasse e alicerçadas na tecnologias digitais, online e/ou não, onde ocorrem a aprendizagem cooperativa dos conceitos de matemática tão usualmente citados em avaliações externas. Dentre os resultados desta atividade cita-se a escrita dos conceitos de geometria espacial de acordo com suas palavras e o destaque dados pelos estudantes aos gibis como recursos para estudar.The article is the result of a math activity proposed in the digital learning space chosen by the students of IFRS - Campus Osorio, like Facebook, in 2012. The activity aims to mobilize students to demonstrate what they have learned about the concepts of spatial geometry. The teaching methodology is dialogued with students of Freire, and the method of analysis of comics is the Theory of Piaget, where this activity is part of an action research PhD. The objective of this article is to point out interesting activities for students, which are grounded in extracurricular and digital technologies, online and / or does not, occur where cooperative learning of math concepts commonly cited as external. Among the results of this activity refers to the writing of the concepts of spatial geometry according to his words and emphasis given by students to comic books as resources for study.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 10, n. 3 (dez. 2012), [11 p.]Tecnologia digitalAprendizagem cooperativaDigital technologiesMath activitySpace digital learningCooperative learningGibi digital : uma atividade de matemática desenvolvida cooperativamente no espaço do FacebookDigital comics : a cooperatively devoloped mathematical activity in the space Facebookinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000902369.pdf.txt000902369.pdf.txtExtracted Texttext/plain30496http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226179/2/000902369.pdf.txt0ac5d5d06eca2ff97061935c90cfccbeMD52ORIGINAL000902369.pdfTexto completoapplication/pdf1430315http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226179/1/000902369.pdf2a224cee8085c7af89b28fdd8bc6cff8MD5110183/2261792021-09-19 04:33:44.717852oai:www.lume.ufrgs.br:10183/226179Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-09-19T07:33:44Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Gibi digital : uma atividade de matemática desenvolvida cooperativamente no espaço do Facebook |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Digital comics : a cooperatively devoloped mathematical activity in the space Facebook |
title |
Gibi digital : uma atividade de matemática desenvolvida cooperativamente no espaço do Facebook |
spellingShingle |
Gibi digital : uma atividade de matemática desenvolvida cooperativamente no espaço do Facebook Bona, Aline Silva de Tecnologia digital Aprendizagem cooperativa Digital technologies Math activity Space digital learning Cooperative learning |
title_short |
Gibi digital : uma atividade de matemática desenvolvida cooperativamente no espaço do Facebook |
title_full |
Gibi digital : uma atividade de matemática desenvolvida cooperativamente no espaço do Facebook |
title_fullStr |
Gibi digital : uma atividade de matemática desenvolvida cooperativamente no espaço do Facebook |
title_full_unstemmed |
Gibi digital : uma atividade de matemática desenvolvida cooperativamente no espaço do Facebook |
title_sort |
Gibi digital : uma atividade de matemática desenvolvida cooperativamente no espaço do Facebook |
author |
Bona, Aline Silva de |
author_facet |
Bona, Aline Silva de Basso, Marcus Vinicius de Azevedo Fagundes, Léa da Cruz |
author_role |
author |
author2 |
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo Fagundes, Léa da Cruz |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bona, Aline Silva de Basso, Marcus Vinicius de Azevedo Fagundes, Léa da Cruz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia digital Aprendizagem cooperativa |
topic |
Tecnologia digital Aprendizagem cooperativa Digital technologies Math activity Space digital learning Cooperative learning |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Digital technologies Math activity Space digital learning Cooperative learning |
description |
O artigo é o relato de uma atividade de matemática proposta no espaço de aprendizagem digital escolhido pelos estudantes, do IFRS - Campus Osório, como o Facebook, em 2012. A atividade tem a finalidade de mobilizar os estudantes a demonstrar o que aprenderam sobre os conceitos de geometria espacial. A metodologia de trabalho docente com os estudantes é dialogada de Freire, e o método de análise dos gibis é à luz da Teoria de Piaget, onde esta atividade é parte de uma pesquisa-ação de doutoramento. O objetivo do artigo é apontar atividades interessantes aos estudantes, sendo estas extraclasse e alicerçadas na tecnologias digitais, online e/ou não, onde ocorrem a aprendizagem cooperativa dos conceitos de matemática tão usualmente citados em avaliações externas. Dentre os resultados desta atividade cita-se a escrita dos conceitos de geometria espacial de acordo com suas palavras e o destaque dados pelos estudantes aos gibis como recursos para estudar. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-08-26T04:09:32Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/226179 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1679-1916 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000902369 |
identifier_str_mv |
1679-1916 000902369 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/226179 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 10, n. 3 (dez. 2012), [11 p.] |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226179/2/000902369.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226179/1/000902369.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0ac5d5d06eca2ff97061935c90cfccbe 2a224cee8085c7af89b28fdd8bc6cff8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225033812541440 |