Um olhar crítico sobre a educação ambiental : a Geografia como instrumento para construir novas perspectivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wink, Gabriele Ozório
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/239298
Resumo: Este trabalho se propõe a discutir os paradigmas da Educação Ambiental (EA) posicionados no ensino básico brasileiro e a fomentar o debate acerca de novas formas de pensar a EA a partir de um olha r geográfico da paisagem. Para isso, a metodologia de pesquisa foi dividida em três etapas: a revisão da literatura e a análise teórica; a análise documental, que consiste no estudo interpretativo da concepção de Edu cação Ambiental levantada pelo texto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o componente curricular de Geografia nos A nos F inais do Ensino Fundamental; e, por fim, a análise da prática docente através de uma experiência de observação participa nte em uma escola de Ensino Fundamental (EF) no município de Gravataí - RS. Através da investigação teórica e documental, percebeu - se a necessidade de repensar os paradigmas da EA posicionados atualmente, visto que o ensino ambiental parte, muitas vezes, d e uma perspectiva naturalista e conservacionista que acaba por conservar ideais hegemônicos de desenvolvimento. Pensando nisso, propõe - se a reflexão sobre novas formas de se fazer a Educação Ambiental a partir da contribuição da G eografia E scolar para a construção de uma visão não só natural, mas também social e cultural da temática ambiental.
id UFRGS-2_199ba3135efc4e1c5991d48d5d05a21c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/239298
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Wink, Gabriele OzórioPires, Claudia Luisa Zeferino2022-05-26T04:38:14Z2022http://hdl.handle.net/10183/239298001141714Este trabalho se propõe a discutir os paradigmas da Educação Ambiental (EA) posicionados no ensino básico brasileiro e a fomentar o debate acerca de novas formas de pensar a EA a partir de um olha r geográfico da paisagem. Para isso, a metodologia de pesquisa foi dividida em três etapas: a revisão da literatura e a análise teórica; a análise documental, que consiste no estudo interpretativo da concepção de Edu cação Ambiental levantada pelo texto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o componente curricular de Geografia nos A nos F inais do Ensino Fundamental; e, por fim, a análise da prática docente através de uma experiência de observação participa nte em uma escola de Ensino Fundamental (EF) no município de Gravataí - RS. Através da investigação teórica e documental, percebeu - se a necessidade de repensar os paradigmas da EA posicionados atualmente, visto que o ensino ambiental parte, muitas vezes, d e uma perspectiva naturalista e conservacionista que acaba por conservar ideais hegemônicos de desenvolvimento. Pensando nisso, propõe - se a reflexão sobre novas formas de se fazer a Educação Ambiental a partir da contribuição da G eografia E scolar para a construção de uma visão não só natural, mas também social e cultural da temática ambiental.This study aims t o discuss the paradigms of the E nvironmental E ducation established in the Brazilian basic education and nurture the debate about the new ways of understanding E nvironmental E ducation regarding a geographic point of view of the landscape . To do so, the research methodology was divided in three steps: the review of literature and theoretical analyses, the documental analyses, which consists in a imperative study of the conception of E nvironmental E ducation guided by the Base Nacional Comum Curricular for the element of Geography in the fina l years of elementary school , and , at least, the analyses of the educational practices through an observational partaken experience partaken in an elementary school in the city of Gravataí - RS. Through the theoretical and documental analyses, it is noticed the need to rethink the paradigms of E nvironmental E ducation nowadays placed, seen that the E nvironmental E ducation comes, many times, of a naturalist and conventionist perspective, which ends to perpetuate hegemonic ideas of development. Thinking of so, is purposed a reflection about new ways of doing E nvironmental E ducation since the contribution of school geography, to the building of a point of view not only natural, but also social and cultural environmental themes.application/pdfporGeografia escolarEducação ambientalObservação participanteEnvironmental educationScholar geographyLandscapeObservation partakenUm olhar crítico sobre a educação ambiental : a Geografia como instrumento para construir novas perspectivasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPorto Alegre, BR-RS2022Geografia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001141714.pdf.txt001141714.pdf.txtExtracted Texttext/plain105678http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/239298/2/001141714.pdf.txt4fa0326d870b9519a77463d11794e3eeMD52ORIGINAL001141714.pdfTexto completoapplication/pdf995606http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/239298/1/001141714.pdfc8e87e4a5eb677ab37a5f2939e099c34MD5110183/2392982022-05-27 04:36:34.315379oai:www.lume.ufrgs.br:10183/239298Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-05-27T07:36:34Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Um olhar crítico sobre a educação ambiental : a Geografia como instrumento para construir novas perspectivas
title Um olhar crítico sobre a educação ambiental : a Geografia como instrumento para construir novas perspectivas
spellingShingle Um olhar crítico sobre a educação ambiental : a Geografia como instrumento para construir novas perspectivas
Wink, Gabriele Ozório
Geografia escolar
Educação ambiental
Observação participante
Environmental education
Scholar geography
Landscape
Observation partaken
title_short Um olhar crítico sobre a educação ambiental : a Geografia como instrumento para construir novas perspectivas
title_full Um olhar crítico sobre a educação ambiental : a Geografia como instrumento para construir novas perspectivas
title_fullStr Um olhar crítico sobre a educação ambiental : a Geografia como instrumento para construir novas perspectivas
title_full_unstemmed Um olhar crítico sobre a educação ambiental : a Geografia como instrumento para construir novas perspectivas
title_sort Um olhar crítico sobre a educação ambiental : a Geografia como instrumento para construir novas perspectivas
author Wink, Gabriele Ozório
author_facet Wink, Gabriele Ozório
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Wink, Gabriele Ozório
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pires, Claudia Luisa Zeferino
contributor_str_mv Pires, Claudia Luisa Zeferino
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia escolar
Educação ambiental
Observação participante
topic Geografia escolar
Educação ambiental
Observação participante
Environmental education
Scholar geography
Landscape
Observation partaken
dc.subject.eng.fl_str_mv Environmental education
Scholar geography
Landscape
Observation partaken
description Este trabalho se propõe a discutir os paradigmas da Educação Ambiental (EA) posicionados no ensino básico brasileiro e a fomentar o debate acerca de novas formas de pensar a EA a partir de um olha r geográfico da paisagem. Para isso, a metodologia de pesquisa foi dividida em três etapas: a revisão da literatura e a análise teórica; a análise documental, que consiste no estudo interpretativo da concepção de Edu cação Ambiental levantada pelo texto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o componente curricular de Geografia nos A nos F inais do Ensino Fundamental; e, por fim, a análise da prática docente através de uma experiência de observação participa nte em uma escola de Ensino Fundamental (EF) no município de Gravataí - RS. Através da investigação teórica e documental, percebeu - se a necessidade de repensar os paradigmas da EA posicionados atualmente, visto que o ensino ambiental parte, muitas vezes, d e uma perspectiva naturalista e conservacionista que acaba por conservar ideais hegemônicos de desenvolvimento. Pensando nisso, propõe - se a reflexão sobre novas formas de se fazer a Educação Ambiental a partir da contribuição da G eografia E scolar para a construção de uma visão não só natural, mas também social e cultural da temática ambiental.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-05-26T04:38:14Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/239298
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001141714
url http://hdl.handle.net/10183/239298
identifier_str_mv 001141714
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/239298/2/001141714.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/239298/1/001141714.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4fa0326d870b9519a77463d11794e3ee
c8e87e4a5eb677ab37a5f2939e099c34
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447310730002432