Um olhar crítico sobre a educação ambiental : a Geografia como instrumento para construir novas perspectivas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/239298 |
Resumo: | Este trabalho se propõe a discutir os paradigmas da Educação Ambiental (EA) posicionados no ensino básico brasileiro e a fomentar o debate acerca de novas formas de pensar a EA a partir de um olha r geográfico da paisagem. Para isso, a metodologia de pesquisa foi dividida em três etapas: a revisão da literatura e a análise teórica; a análise documental, que consiste no estudo interpretativo da concepção de Edu cação Ambiental levantada pelo texto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o componente curricular de Geografia nos A nos F inais do Ensino Fundamental; e, por fim, a análise da prática docente através de uma experiência de observação participa nte em uma escola de Ensino Fundamental (EF) no município de Gravataí - RS. Através da investigação teórica e documental, percebeu - se a necessidade de repensar os paradigmas da EA posicionados atualmente, visto que o ensino ambiental parte, muitas vezes, d e uma perspectiva naturalista e conservacionista que acaba por conservar ideais hegemônicos de desenvolvimento. Pensando nisso, propõe - se a reflexão sobre novas formas de se fazer a Educação Ambiental a partir da contribuição da G eografia E scolar para a construção de uma visão não só natural, mas também social e cultural da temática ambiental. |
id |
UFRGS-2_199ba3135efc4e1c5991d48d5d05a21c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/239298 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Wink, Gabriele OzórioPires, Claudia Luisa Zeferino2022-05-26T04:38:14Z2022http://hdl.handle.net/10183/239298001141714Este trabalho se propõe a discutir os paradigmas da Educação Ambiental (EA) posicionados no ensino básico brasileiro e a fomentar o debate acerca de novas formas de pensar a EA a partir de um olha r geográfico da paisagem. Para isso, a metodologia de pesquisa foi dividida em três etapas: a revisão da literatura e a análise teórica; a análise documental, que consiste no estudo interpretativo da concepção de Edu cação Ambiental levantada pelo texto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o componente curricular de Geografia nos A nos F inais do Ensino Fundamental; e, por fim, a análise da prática docente através de uma experiência de observação participa nte em uma escola de Ensino Fundamental (EF) no município de Gravataí - RS. Através da investigação teórica e documental, percebeu - se a necessidade de repensar os paradigmas da EA posicionados atualmente, visto que o ensino ambiental parte, muitas vezes, d e uma perspectiva naturalista e conservacionista que acaba por conservar ideais hegemônicos de desenvolvimento. Pensando nisso, propõe - se a reflexão sobre novas formas de se fazer a Educação Ambiental a partir da contribuição da G eografia E scolar para a construção de uma visão não só natural, mas também social e cultural da temática ambiental.This study aims t o discuss the paradigms of the E nvironmental E ducation established in the Brazilian basic education and nurture the debate about the new ways of understanding E nvironmental E ducation regarding a geographic point of view of the landscape . To do so, the research methodology was divided in three steps: the review of literature and theoretical analyses, the documental analyses, which consists in a imperative study of the conception of E nvironmental E ducation guided by the Base Nacional Comum Curricular for the element of Geography in the fina l years of elementary school , and , at least, the analyses of the educational practices through an observational partaken experience partaken in an elementary school in the city of Gravataí - RS. Through the theoretical and documental analyses, it is noticed the need to rethink the paradigms of E nvironmental E ducation nowadays placed, seen that the E nvironmental E ducation comes, many times, of a naturalist and conventionist perspective, which ends to perpetuate hegemonic ideas of development. Thinking of so, is purposed a reflection about new ways of doing E nvironmental E ducation since the contribution of school geography, to the building of a point of view not only natural, but also social and cultural environmental themes.application/pdfporGeografia escolarEducação ambientalObservação participanteEnvironmental educationScholar geographyLandscapeObservation partakenUm olhar crítico sobre a educação ambiental : a Geografia como instrumento para construir novas perspectivasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPorto Alegre, BR-RS2022Geografia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001141714.pdf.txt001141714.pdf.txtExtracted Texttext/plain105678http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/239298/2/001141714.pdf.txt4fa0326d870b9519a77463d11794e3eeMD52ORIGINAL001141714.pdfTexto completoapplication/pdf995606http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/239298/1/001141714.pdfc8e87e4a5eb677ab37a5f2939e099c34MD5110183/2392982022-05-27 04:36:34.315379oai:www.lume.ufrgs.br:10183/239298Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-05-27T07:36:34Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Um olhar crítico sobre a educação ambiental : a Geografia como instrumento para construir novas perspectivas |
title |
Um olhar crítico sobre a educação ambiental : a Geografia como instrumento para construir novas perspectivas |
spellingShingle |
Um olhar crítico sobre a educação ambiental : a Geografia como instrumento para construir novas perspectivas Wink, Gabriele Ozório Geografia escolar Educação ambiental Observação participante Environmental education Scholar geography Landscape Observation partaken |
title_short |
Um olhar crítico sobre a educação ambiental : a Geografia como instrumento para construir novas perspectivas |
title_full |
Um olhar crítico sobre a educação ambiental : a Geografia como instrumento para construir novas perspectivas |
title_fullStr |
Um olhar crítico sobre a educação ambiental : a Geografia como instrumento para construir novas perspectivas |
title_full_unstemmed |
Um olhar crítico sobre a educação ambiental : a Geografia como instrumento para construir novas perspectivas |
title_sort |
Um olhar crítico sobre a educação ambiental : a Geografia como instrumento para construir novas perspectivas |
author |
Wink, Gabriele Ozório |
author_facet |
Wink, Gabriele Ozório |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Wink, Gabriele Ozório |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pires, Claudia Luisa Zeferino |
contributor_str_mv |
Pires, Claudia Luisa Zeferino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia escolar Educação ambiental Observação participante |
topic |
Geografia escolar Educação ambiental Observação participante Environmental education Scholar geography Landscape Observation partaken |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Environmental education Scholar geography Landscape Observation partaken |
description |
Este trabalho se propõe a discutir os paradigmas da Educação Ambiental (EA) posicionados no ensino básico brasileiro e a fomentar o debate acerca de novas formas de pensar a EA a partir de um olha r geográfico da paisagem. Para isso, a metodologia de pesquisa foi dividida em três etapas: a revisão da literatura e a análise teórica; a análise documental, que consiste no estudo interpretativo da concepção de Edu cação Ambiental levantada pelo texto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o componente curricular de Geografia nos A nos F inais do Ensino Fundamental; e, por fim, a análise da prática docente através de uma experiência de observação participa nte em uma escola de Ensino Fundamental (EF) no município de Gravataí - RS. Através da investigação teórica e documental, percebeu - se a necessidade de repensar os paradigmas da EA posicionados atualmente, visto que o ensino ambiental parte, muitas vezes, d e uma perspectiva naturalista e conservacionista que acaba por conservar ideais hegemônicos de desenvolvimento. Pensando nisso, propõe - se a reflexão sobre novas formas de se fazer a Educação Ambiental a partir da contribuição da G eografia E scolar para a construção de uma visão não só natural, mas também social e cultural da temática ambiental. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-05-26T04:38:14Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/239298 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001141714 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/239298 |
identifier_str_mv |
001141714 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/239298/2/001141714.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/239298/1/001141714.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4fa0326d870b9519a77463d11794e3ee c8e87e4a5eb677ab37a5f2939e099c34 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447310730002432 |