Karaí Arandú na Bienal do Mercosul : educação guarani como possibilidade para uma estética decolonial
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/230932 |
Resumo: | O artigo discute educação, estética e possibilidades para uma estética decolonial, a partir de uma vivência que denominamos mediação (inter)cultural em uma escola guarani e em uma exposição de arte na 10ª Bienal do Mercosul. A noção de escola (inserida no território indígena) como espaço de fronteira contribuiu para a compreensão de um pensamento fronteiriço, que escapa ao cânone moderno ocidental. A mediação (inter)cultural mostrou-se útil como método para o je guata – caminhada –, uma caminhada investigativa, realizada com um coletivo escolar pertencente ao povo guarani. |
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Bergamaschi, Maria AparecidaMelo, Dannilo Cesar Silva2021-10-20T04:22:25Z20182237-2660http://hdl.handle.net/10183/230932001132091O artigo discute educação, estética e possibilidades para uma estética decolonial, a partir de uma vivência que denominamos mediação (inter)cultural em uma escola guarani e em uma exposição de arte na 10ª Bienal do Mercosul. A noção de escola (inserida no território indígena) como espaço de fronteira contribuiu para a compreensão de um pensamento fronteiriço, que escapa ao cânone moderno ocidental. A mediação (inter)cultural mostrou-se útil como método para o je guata – caminhada –, uma caminhada investigativa, realizada com um coletivo escolar pertencente ao povo guarani.This article discusses education, aesthetics and possibilities for a decolonial aesthetics, based on an experience we call (inter)cultural mediation in a Guarani school and an art exhibition at the 10th Mercosul Biennial. The concept of school (located in the indigenous territory) as a border space contributed to the understanding of a border thinking, which escapes the modern western canon. The (inter)cultural mediation proved to be useful as a method for je guata – a walking –, an investigative walking, performed with a school group of Guarani people.application/pdfporRevista brasileira de estudos da presença. Porto Alegre, RS. Vol. 8, n. 4 (out./dez 2018), p. 719-749EstéticaEducação indígenaDecolonialidadeArteEscolaGuaraniMediação culturalGuarani EducationDecolonial AestheticsKaraí Arandú na Bienal do Mercosul : educação guarani como possibilidade para uma estética decolonialKaraí Arandú in the Mercosul Biennial : guarani education as a possibility for a decolonial aestheticsinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001132091.pdf.txt001132091.pdf.txtExtracted Texttext/plain76827http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230932/2/001132091.pdf.txtc947476e820a7e804304361155271bf5MD52ORIGINAL001132091.pdfTexto completoapplication/pdf587384http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230932/1/001132091.pdf55bf04f7714a415569f8a422f991eb94MD5110183/2309322021-11-20 05:49:39.236787oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230932Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T07:49:39Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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