O efeito da sinalização de qualidade no contexto de serviços
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/99413 |
Resumo: | A teoria da sinalização afirma que os sinais são ações que a empresa pode realizar para transmitir informações sobre a qualidade dos seus produtos. Este trabalho busca ampliar o conhecimento existente sobre sinalização de qualidade ao estendê-lo ao setor de serviços, através da investigação de dois sinalizadores de qualidade: o preço e a responsividade. O controle comportamental percebido, entendido como a percepção do indivíduo sobre sua habilidade para realizar um comportamento, é proposto como moderador da relação entre as variáveis sinalizadoras e a qualidade percebida. Foram conduzidos dois estudos experimentais de desenho fatorial e intersujeitos para se testar as hipóteses formuladas com base na literatura. Os resultados de ambos os experimentos demonstram que a sinalização de qualidade através das variáveis preço e responsividade afetam a qualidade percebida. O segundo estudo suporta a hipótese envolvendo a moderação do controle comportamental percebido na relação entre a variável sinalizadora preço e a qualidade percebida, mas não entre responsividade e qualidade percebida. Esses resultados e as implicações encontradas são finalmente discutidos no capítulo de considerações finais. |
id |
UFRGS-2_19c00e2faf5e7d0786380f68e5b1f764 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/99413 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Solalinde Zaldívar, Gabriela PatriciaSantos, Cristiane Pizzutti dos2014-08-09T02:11:58Z20141415-6555http://hdl.handle.net/10183/99413000921680A teoria da sinalização afirma que os sinais são ações que a empresa pode realizar para transmitir informações sobre a qualidade dos seus produtos. Este trabalho busca ampliar o conhecimento existente sobre sinalização de qualidade ao estendê-lo ao setor de serviços, através da investigação de dois sinalizadores de qualidade: o preço e a responsividade. O controle comportamental percebido, entendido como a percepção do indivíduo sobre sua habilidade para realizar um comportamento, é proposto como moderador da relação entre as variáveis sinalizadoras e a qualidade percebida. Foram conduzidos dois estudos experimentais de desenho fatorial e intersujeitos para se testar as hipóteses formuladas com base na literatura. Os resultados de ambos os experimentos demonstram que a sinalização de qualidade através das variáveis preço e responsividade afetam a qualidade percebida. O segundo estudo suporta a hipótese envolvendo a moderação do controle comportamental percebido na relação entre a variável sinalizadora preço e a qualidade percebida, mas não entre responsividade e qualidade percebida. Esses resultados e as implicações encontradas são finalmente discutidos no capítulo de considerações finais.Signaling theory states that signals are firms’ actions that communicate information about the quality of a product. The main purpose of this research is to investigate the effect of signal quality in a service context, through the investigation of the signaling effects of price and responsiveness in a service context. Perceived behavior control, regarded as an individual's perception of the ability to perform a behavior, was proposed as a moderator between signaling variables and perceived quality. Two experimental studies with factorial and inter-subject designs were conducted in order to test the hypotheses formulated from the literature review. Results from both experiments show that signaling quality through price and responsiveness can affect perceived quality. The second experiment supports the hypothesis of perceived behavior control moderation between price as a signaling variable and perceived quality, but not between responsiveness and perceived quality. These results and their implications are discussed in the final section of the paper.application/pdfporRevista de administracao contemporanea. Rio de Janeiro. Vol. 18, n. 3 (maio./jun. 2014), p. 261-284ServiçosComprasQualidade de serviçosComportamento do consumidorSignaling qualityPriceResponsivenessPerceived behavior controlO efeito da sinalização de qualidade no contexto de serviçosThe effect of signaling quality in a service context info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000921680.pdf.txt000921680.pdf.txtExtracted Texttext/plain88088http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/99413/2/000921680.pdf.txtdbcc40d4032bbae4fbaeb18ba3ce42f1MD52ORIGINAL000921680.pdf000921680.pdfTexto completoapplication/pdf264187http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/99413/1/000921680.pdfe441a300dca20f712eb79e32b5c44413MD51THUMBNAIL000921680.pdf.jpg000921680.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1136http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/99413/3/000921680.pdf.jpg32e41a1c9b0ac086e02d68bb6de5a813MD5310183/994132018-10-22 08:34:26.485oai:www.lume.ufrgs.br:10183/99413Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T11:34:26Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O efeito da sinalização de qualidade no contexto de serviços |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The effect of signaling quality in a service context |
title |
O efeito da sinalização de qualidade no contexto de serviços |
spellingShingle |
O efeito da sinalização de qualidade no contexto de serviços Solalinde Zaldívar, Gabriela Patricia Serviços Compras Qualidade de serviços Comportamento do consumidor Signaling quality Price Responsiveness Perceived behavior control |
title_short |
O efeito da sinalização de qualidade no contexto de serviços |
title_full |
O efeito da sinalização de qualidade no contexto de serviços |
title_fullStr |
O efeito da sinalização de qualidade no contexto de serviços |
title_full_unstemmed |
O efeito da sinalização de qualidade no contexto de serviços |
title_sort |
O efeito da sinalização de qualidade no contexto de serviços |
author |
Solalinde Zaldívar, Gabriela Patricia |
author_facet |
Solalinde Zaldívar, Gabriela Patricia Santos, Cristiane Pizzutti dos |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Cristiane Pizzutti dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Solalinde Zaldívar, Gabriela Patricia Santos, Cristiane Pizzutti dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Serviços Compras Qualidade de serviços Comportamento do consumidor |
topic |
Serviços Compras Qualidade de serviços Comportamento do consumidor Signaling quality Price Responsiveness Perceived behavior control |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Signaling quality Price Responsiveness Perceived behavior control |
description |
A teoria da sinalização afirma que os sinais são ações que a empresa pode realizar para transmitir informações sobre a qualidade dos seus produtos. Este trabalho busca ampliar o conhecimento existente sobre sinalização de qualidade ao estendê-lo ao setor de serviços, através da investigação de dois sinalizadores de qualidade: o preço e a responsividade. O controle comportamental percebido, entendido como a percepção do indivíduo sobre sua habilidade para realizar um comportamento, é proposto como moderador da relação entre as variáveis sinalizadoras e a qualidade percebida. Foram conduzidos dois estudos experimentais de desenho fatorial e intersujeitos para se testar as hipóteses formuladas com base na literatura. Os resultados de ambos os experimentos demonstram que a sinalização de qualidade através das variáveis preço e responsividade afetam a qualidade percebida. O segundo estudo suporta a hipótese envolvendo a moderação do controle comportamental percebido na relação entre a variável sinalizadora preço e a qualidade percebida, mas não entre responsividade e qualidade percebida. Esses resultados e as implicações encontradas são finalmente discutidos no capítulo de considerações finais. |
publishDate |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-08-09T02:11:58Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/99413 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1415-6555 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000921680 |
identifier_str_mv |
1415-6555 000921680 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/99413 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista de administracao contemporanea. Rio de Janeiro. Vol. 18, n. 3 (maio./jun. 2014), p. 261-284 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/99413/2/000921680.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/99413/1/000921680.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/99413/3/000921680.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
dbcc40d4032bbae4fbaeb18ba3ce42f1 e441a300dca20f712eb79e32b5c44413 32e41a1c9b0ac086e02d68bb6de5a813 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447553271922688 |