O efeito da sinalização de qualidade no contexto de serviços

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Solalinde Zaldívar, Gabriela Patricia
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Santos, Cristiane Pizzutti dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/99413
Resumo: A teoria da sinalização afirma que os sinais são ações que a empresa pode realizar para transmitir informações sobre a qualidade dos seus produtos. Este trabalho busca ampliar o conhecimento existente sobre sinalização de qualidade ao estendê-lo ao setor de serviços, através da investigação de dois sinalizadores de qualidade: o preço e a responsividade. O controle comportamental percebido, entendido como a percepção do indivíduo sobre sua habilidade para realizar um comportamento, é proposto como moderador da relação entre as variáveis sinalizadoras e a qualidade percebida. Foram conduzidos dois estudos experimentais de desenho fatorial e intersujeitos para se testar as hipóteses formuladas com base na literatura. Os resultados de ambos os experimentos demonstram que a sinalização de qualidade através das variáveis preço e responsividade afetam a qualidade percebida. O segundo estudo suporta a hipótese envolvendo a moderação do controle comportamental percebido na relação entre a variável sinalizadora preço e a qualidade percebida, mas não entre responsividade e qualidade percebida. Esses resultados e as implicações encontradas são finalmente discutidos no capítulo de considerações finais.
id UFRGS-2_19c00e2faf5e7d0786380f68e5b1f764
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/99413
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Solalinde Zaldívar, Gabriela PatriciaSantos, Cristiane Pizzutti dos2014-08-09T02:11:58Z20141415-6555http://hdl.handle.net/10183/99413000921680A teoria da sinalização afirma que os sinais são ações que a empresa pode realizar para transmitir informações sobre a qualidade dos seus produtos. Este trabalho busca ampliar o conhecimento existente sobre sinalização de qualidade ao estendê-lo ao setor de serviços, através da investigação de dois sinalizadores de qualidade: o preço e a responsividade. O controle comportamental percebido, entendido como a percepção do indivíduo sobre sua habilidade para realizar um comportamento, é proposto como moderador da relação entre as variáveis sinalizadoras e a qualidade percebida. Foram conduzidos dois estudos experimentais de desenho fatorial e intersujeitos para se testar as hipóteses formuladas com base na literatura. Os resultados de ambos os experimentos demonstram que a sinalização de qualidade através das variáveis preço e responsividade afetam a qualidade percebida. O segundo estudo suporta a hipótese envolvendo a moderação do controle comportamental percebido na relação entre a variável sinalizadora preço e a qualidade percebida, mas não entre responsividade e qualidade percebida. Esses resultados e as implicações encontradas são finalmente discutidos no capítulo de considerações finais.Signaling theory states that signals are firms’ actions that communicate information about the quality of a product. The main purpose of this research is to investigate the effect of signal quality in a service context, through the investigation of the signaling effects of price and responsiveness in a service context. Perceived behavior control, regarded as an individual's perception of the ability to perform a behavior, was proposed as a moderator between signaling variables and perceived quality. Two experimental studies with factorial and inter-subject designs were conducted in order to test the hypotheses formulated from the literature review. Results from both experiments show that signaling quality through price and responsiveness can affect perceived quality. The second experiment supports the hypothesis of perceived behavior control moderation between price as a signaling variable and perceived quality, but not between responsiveness and perceived quality. These results and their implications are discussed in the final section of the paper.application/pdfporRevista de administracao contemporanea. Rio de Janeiro. Vol. 18, n. 3 (maio./jun. 2014), p. 261-284ServiçosComprasQualidade de serviçosComportamento do consumidorSignaling qualityPriceResponsivenessPerceived behavior controlO efeito da sinalização de qualidade no contexto de serviçosThe effect of signaling quality in a service context info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000921680.pdf.txt000921680.pdf.txtExtracted Texttext/plain88088http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/99413/2/000921680.pdf.txtdbcc40d4032bbae4fbaeb18ba3ce42f1MD52ORIGINAL000921680.pdf000921680.pdfTexto completoapplication/pdf264187http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/99413/1/000921680.pdfe441a300dca20f712eb79e32b5c44413MD51THUMBNAIL000921680.pdf.jpg000921680.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1136http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/99413/3/000921680.pdf.jpg32e41a1c9b0ac086e02d68bb6de5a813MD5310183/994132018-10-22 08:34:26.485oai:www.lume.ufrgs.br:10183/99413Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T11:34:26Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O efeito da sinalização de qualidade no contexto de serviços
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The effect of signaling quality in a service context
title O efeito da sinalização de qualidade no contexto de serviços
spellingShingle O efeito da sinalização de qualidade no contexto de serviços
Solalinde Zaldívar, Gabriela Patricia
Serviços
Compras
Qualidade de serviços
Comportamento do consumidor
Signaling quality
Price
Responsiveness
Perceived behavior control
title_short O efeito da sinalização de qualidade no contexto de serviços
title_full O efeito da sinalização de qualidade no contexto de serviços
title_fullStr O efeito da sinalização de qualidade no contexto de serviços
title_full_unstemmed O efeito da sinalização de qualidade no contexto de serviços
title_sort O efeito da sinalização de qualidade no contexto de serviços
author Solalinde Zaldívar, Gabriela Patricia
author_facet Solalinde Zaldívar, Gabriela Patricia
Santos, Cristiane Pizzutti dos
author_role author
author2 Santos, Cristiane Pizzutti dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Solalinde Zaldívar, Gabriela Patricia
Santos, Cristiane Pizzutti dos
dc.subject.por.fl_str_mv Serviços
Compras
Qualidade de serviços
Comportamento do consumidor
topic Serviços
Compras
Qualidade de serviços
Comportamento do consumidor
Signaling quality
Price
Responsiveness
Perceived behavior control
dc.subject.eng.fl_str_mv Signaling quality
Price
Responsiveness
Perceived behavior control
description A teoria da sinalização afirma que os sinais são ações que a empresa pode realizar para transmitir informações sobre a qualidade dos seus produtos. Este trabalho busca ampliar o conhecimento existente sobre sinalização de qualidade ao estendê-lo ao setor de serviços, através da investigação de dois sinalizadores de qualidade: o preço e a responsividade. O controle comportamental percebido, entendido como a percepção do indivíduo sobre sua habilidade para realizar um comportamento, é proposto como moderador da relação entre as variáveis sinalizadoras e a qualidade percebida. Foram conduzidos dois estudos experimentais de desenho fatorial e intersujeitos para se testar as hipóteses formuladas com base na literatura. Os resultados de ambos os experimentos demonstram que a sinalização de qualidade através das variáveis preço e responsividade afetam a qualidade percebida. O segundo estudo suporta a hipótese envolvendo a moderação do controle comportamental percebido na relação entre a variável sinalizadora preço e a qualidade percebida, mas não entre responsividade e qualidade percebida. Esses resultados e as implicações encontradas são finalmente discutidos no capítulo de considerações finais.
publishDate 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-08-09T02:11:58Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/99413
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1415-6555
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000921680
identifier_str_mv 1415-6555
000921680
url http://hdl.handle.net/10183/99413
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista de administracao contemporanea. Rio de Janeiro. Vol. 18, n. 3 (maio./jun. 2014), p. 261-284
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/99413/2/000921680.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/99413/1/000921680.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/99413/3/000921680.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv dbcc40d4032bbae4fbaeb18ba3ce42f1
e441a300dca20f712eb79e32b5c44413
32e41a1c9b0ac086e02d68bb6de5a813
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447553271922688