Data-driven marketing no mercado de moda brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Vitória Laner
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/255977
Resumo: O presente trabalho busca analisar como as empresas brasileiras do mercado de moda estão utilizando os dados para guiar suas estratégias de marketing. A transformação digital vivida na era atual e os constantes avanços das tecnologias ocasionaram a reformulação de diversas áreas das organizações, como marketing e dados. Sendo o mercado de moda fundamental para a economia mundial e brasileira e, identificando o momento de grande desenvolvimento digital que vive esse mercado, foram selecionadas três empresas brasileiras do setor para o presente estudo de casos múltiplos. Foi possível constatar com a pesquisa que as empresas brasileiras do mercado de moda estão utilizando dados estruturados para orientar suas ações e estratégias, sendo possível identificar algumas dessas ações e seus resultados, que vão desde análises de desempenho dos produtos até vendas geradas a mais a partir das ações no mês. Entende-se que um maior acesso a dados não estruturados é necessário para as empresas obterem mais informações e gerar mais resultados e valor para os seus clientes.
id UFRGS-2_1a313b6fde305f172195176a58d0c2ca
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255977
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Alves, Vitória LanerBrauner, Daniela Francisco2023-03-18T03:32:16Z2022http://hdl.handle.net/10183/255977001161008O presente trabalho busca analisar como as empresas brasileiras do mercado de moda estão utilizando os dados para guiar suas estratégias de marketing. A transformação digital vivida na era atual e os constantes avanços das tecnologias ocasionaram a reformulação de diversas áreas das organizações, como marketing e dados. Sendo o mercado de moda fundamental para a economia mundial e brasileira e, identificando o momento de grande desenvolvimento digital que vive esse mercado, foram selecionadas três empresas brasileiras do setor para o presente estudo de casos múltiplos. Foi possível constatar com a pesquisa que as empresas brasileiras do mercado de moda estão utilizando dados estruturados para orientar suas ações e estratégias, sendo possível identificar algumas dessas ações e seus resultados, que vão desde análises de desempenho dos produtos até vendas geradas a mais a partir das ações no mês. Entende-se que um maior acesso a dados não estruturados é necessário para as empresas obterem mais informações e gerar mais resultados e valor para os seus clientes.The present work seeks to analyze how Brazilian companies in the fashion market are using data to guide their marketing strategies. The digital transformation experienced in the current era and the constant advances in technologies have led to the reformulation of several areas of organizations, such as marketing and data. Since the fashion market is fundamental to the world and Brazilian economy and, identifying the moment of great digital development that this market is experiencing, three Brazilian companies in the sector were selected for the present multiple case study. It was possible to verify with the research that Brazilian companies in the fashion market are using structured data to guide their actions and strategies, making it possible to identify some of these actions and their results, ranging from product performance analysis to sales generated from shares in the month. It is understood that greater access to unstructured data is necessary for companies to obtain more information and generate more results and value for their customers.application/pdfporMarketingVestuárioModaEstratégia de marketingTecnologia da informaçãoFashion marketDataMarketing strategiesData-driven marketingData-driven marketing no mercado de moda brasileiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2021/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001161008.pdf.txt001161008.pdf.txtExtracted Texttext/plain118963http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255977/2/001161008.pdf.txt3897334f8c3dc1e41e8d142e1b3eefceMD52ORIGINAL001161008.pdfTexto completoapplication/pdf485544http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255977/1/001161008.pdfcda646acbe1bab6a0737c2336107fe1eMD5110183/2559772023-03-19 03:34:58.904608oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255977Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-03-19T06:34:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Data-driven marketing no mercado de moda brasileiro
title Data-driven marketing no mercado de moda brasileiro
spellingShingle Data-driven marketing no mercado de moda brasileiro
Alves, Vitória Laner
Marketing
Vestuário
Moda
Estratégia de marketing
Tecnologia da informação
Fashion market
Data
Marketing strategies
Data-driven marketing
title_short Data-driven marketing no mercado de moda brasileiro
title_full Data-driven marketing no mercado de moda brasileiro
title_fullStr Data-driven marketing no mercado de moda brasileiro
title_full_unstemmed Data-driven marketing no mercado de moda brasileiro
title_sort Data-driven marketing no mercado de moda brasileiro
author Alves, Vitória Laner
author_facet Alves, Vitória Laner
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Vitória Laner
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Brauner, Daniela Francisco
contributor_str_mv Brauner, Daniela Francisco
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
Vestuário
Moda
Estratégia de marketing
Tecnologia da informação
topic Marketing
Vestuário
Moda
Estratégia de marketing
Tecnologia da informação
Fashion market
Data
Marketing strategies
Data-driven marketing
dc.subject.eng.fl_str_mv Fashion market
Data
Marketing strategies
Data-driven marketing
description O presente trabalho busca analisar como as empresas brasileiras do mercado de moda estão utilizando os dados para guiar suas estratégias de marketing. A transformação digital vivida na era atual e os constantes avanços das tecnologias ocasionaram a reformulação de diversas áreas das organizações, como marketing e dados. Sendo o mercado de moda fundamental para a economia mundial e brasileira e, identificando o momento de grande desenvolvimento digital que vive esse mercado, foram selecionadas três empresas brasileiras do setor para o presente estudo de casos múltiplos. Foi possível constatar com a pesquisa que as empresas brasileiras do mercado de moda estão utilizando dados estruturados para orientar suas ações e estratégias, sendo possível identificar algumas dessas ações e seus resultados, que vão desde análises de desempenho dos produtos até vendas geradas a mais a partir das ações no mês. Entende-se que um maior acesso a dados não estruturados é necessário para as empresas obterem mais informações e gerar mais resultados e valor para os seus clientes.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-03-18T03:32:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/255977
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001161008
url http://hdl.handle.net/10183/255977
identifier_str_mv 001161008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255977/2/001161008.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255977/1/001161008.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3897334f8c3dc1e41e8d142e1b3eefce
cda646acbe1bab6a0737c2336107fe1e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447334495977472