Data-driven marketing no mercado de moda brasileiro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/255977 |
Resumo: | O presente trabalho busca analisar como as empresas brasileiras do mercado de moda estão utilizando os dados para guiar suas estratégias de marketing. A transformação digital vivida na era atual e os constantes avanços das tecnologias ocasionaram a reformulação de diversas áreas das organizações, como marketing e dados. Sendo o mercado de moda fundamental para a economia mundial e brasileira e, identificando o momento de grande desenvolvimento digital que vive esse mercado, foram selecionadas três empresas brasileiras do setor para o presente estudo de casos múltiplos. Foi possível constatar com a pesquisa que as empresas brasileiras do mercado de moda estão utilizando dados estruturados para orientar suas ações e estratégias, sendo possível identificar algumas dessas ações e seus resultados, que vão desde análises de desempenho dos produtos até vendas geradas a mais a partir das ações no mês. Entende-se que um maior acesso a dados não estruturados é necessário para as empresas obterem mais informações e gerar mais resultados e valor para os seus clientes. |
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Alves, Vitória LanerBrauner, Daniela Francisco2023-03-18T03:32:16Z2022http://hdl.handle.net/10183/255977001161008O presente trabalho busca analisar como as empresas brasileiras do mercado de moda estão utilizando os dados para guiar suas estratégias de marketing. A transformação digital vivida na era atual e os constantes avanços das tecnologias ocasionaram a reformulação de diversas áreas das organizações, como marketing e dados. Sendo o mercado de moda fundamental para a economia mundial e brasileira e, identificando o momento de grande desenvolvimento digital que vive esse mercado, foram selecionadas três empresas brasileiras do setor para o presente estudo de casos múltiplos. Foi possível constatar com a pesquisa que as empresas brasileiras do mercado de moda estão utilizando dados estruturados para orientar suas ações e estratégias, sendo possível identificar algumas dessas ações e seus resultados, que vão desde análises de desempenho dos produtos até vendas geradas a mais a partir das ações no mês. Entende-se que um maior acesso a dados não estruturados é necessário para as empresas obterem mais informações e gerar mais resultados e valor para os seus clientes.The present work seeks to analyze how Brazilian companies in the fashion market are using data to guide their marketing strategies. The digital transformation experienced in the current era and the constant advances in technologies have led to the reformulation of several areas of organizations, such as marketing and data. Since the fashion market is fundamental to the world and Brazilian economy and, identifying the moment of great digital development that this market is experiencing, three Brazilian companies in the sector were selected for the present multiple case study. It was possible to verify with the research that Brazilian companies in the fashion market are using structured data to guide their actions and strategies, making it possible to identify some of these actions and their results, ranging from product performance analysis to sales generated from shares in the month. It is understood that greater access to unstructured data is necessary for companies to obtain more information and generate more results and value for their customers.application/pdfporMarketingVestuárioModaEstratégia de marketingTecnologia da informaçãoFashion marketDataMarketing strategiesData-driven marketingData-driven marketing no mercado de moda brasileiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2021/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001161008.pdf.txt001161008.pdf.txtExtracted Texttext/plain118963http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255977/2/001161008.pdf.txt3897334f8c3dc1e41e8d142e1b3eefceMD52ORIGINAL001161008.pdfTexto completoapplication/pdf485544http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255977/1/001161008.pdfcda646acbe1bab6a0737c2336107fe1eMD5110183/2559772023-03-19 03:34:58.904608oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255977Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-03-19T06:34:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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