Arranjos : laborações da História na formação docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bechler, Rosiane Ribeiro
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Pacievitch, Caroline, Bonete, Wilian Junior, Szlachta Junior, Arnaldo Martin
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/261771
Resumo: Este artigo pretende contribuir para a problematização dos limites e possibilidades dos podcastscomo materiais didáticos e de divulgação científica, elaborados e/ou apropriados no contexto de formação de professoras e professores de História. Apresentamos o podcast “Arranjos: laborações da História na formação docente”, produzido pelos autores em 2021, cotejando nossa experiência a reflexões e conceitos que atravessam nossa trajetória e que nos conectam como autores e atores do campo de pesquisas do ensino de História. Entendemos o podcastcomo uma mídia digital, situada entre a comunicação e a divulgação científica, cujas premissas são a descentra-lizaçãoda palavra e a prática do fazer coletivo. A partir de uma análise crítica das experiências, debatemos sobre a urgência de constituir uma comunidade pedagógica comprometida com partilhas, debates, divulgação e proposições de ideias em torno dos desafios deensinar, aprender e fazer História no espaço escolar.
id UFRGS-2_1a72c79f973a10c34a07d572d07b4249
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/261771
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Bechler, Rosiane RibeiroPacievitch, CarolineBonete, Wilian JuniorSzlachta Junior, Arnaldo Martin2023-07-05T03:47:18Z20222175-7429http://hdl.handle.net/10183/261771001168850Este artigo pretende contribuir para a problematização dos limites e possibilidades dos podcastscomo materiais didáticos e de divulgação científica, elaborados e/ou apropriados no contexto de formação de professoras e professores de História. Apresentamos o podcast “Arranjos: laborações da História na formação docente”, produzido pelos autores em 2021, cotejando nossa experiência a reflexões e conceitos que atravessam nossa trajetória e que nos conectam como autores e atores do campo de pesquisas do ensino de História. Entendemos o podcastcomo uma mídia digital, situada entre a comunicação e a divulgação científica, cujas premissas são a descentra-lizaçãoda palavra e a prática do fazer coletivo. A partir de uma análise crítica das experiências, debatemos sobre a urgência de constituir uma comunidade pedagógica comprometida com partilhas, debates, divulgação e proposições de ideias em torno dos desafios deensinar, aprender e fazer História no espaço escolar.This article aims to contribute to the problematizing of the limits and possibilities of podcasts as didact materials and a Public Understanding of Science approach, elaborated and/or appropriated for the education of history teachers. We present the podcast “Arranjos: laborações da História na formação docente”, produced by the authors of this article in 2021, comparing our experience to reflections and concepts that cross our trajectory and that connect us as authors and actors in the research field of history teaching. We understand podcasts as digital media, situated between Scientific Communication and Public Understanding of Science, whose premises are the decentralization of the word and exercising collective practices. Based on a critical analysis of the experiences, we debate the urgency of constituting a pedagogical community committed to sharing, debating, disseminating, and proposing ideas around the challenges of teaching, learning, and making history in the school space.El artículo intenta contribuir para la problematización de los límites y posibilidades de los podcasts como materiales didácticos y de divulgación científica, elaborados y/o apropiados en el contexto de formación docente en Historia. Presentamos el podcast “Arranjos: laborações da História na formação docente”, producido por los autores en 2021, cotejando nuestra experiencia como autores y actores del campo de investigación de la enseñanza de la Historia. Entendemos podcast como un medio digital ubicado entre la comunicación y la divulgación científica, cuyos principios son la descentralización de la palabra y un quehacer colectivo. A partir del análisis crítico de la experiencia, argumentamos sobre la urgencia de constituir una comunidad pedagógica comprometida a compartir, debatir, divulgar y proponer ideas sobre los desafíos de enseñar, aprender y hacer Historia en las escuelas.application/pdfporRevista NUPEM. Campo Mourão, PR. Vol. 14, n. 33 (set./dez. 2022), p. 117-135Formação de professoresEnsino de históriaDivulgação científicaHistory teachingPodcastTeacher educationPublic understanding of ScienceEnseñanza de la historiaFormación docenteDivulgación científicaArranjos : laborações da História na formação docenteArranjos : labor of history in teacher educationArranjos : laboraciones de la Historia en la formación docenteinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001168850.pdf.txt001168850.pdf.txtExtracted Texttext/plain69207http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261771/2/001168850.pdf.txtdebe1830be7f5b74d0adf7ce8dee2b09MD52ORIGINAL001168850.pdfTexto completoapplication/pdf626607http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261771/1/001168850.pdf21d10227eac7672ec1b97299b18545a7MD5110183/2617712023-07-06 03:52:52.482824oai:www.lume.ufrgs.br:10183/261771Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-06T06:52:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Arranjos : laborações da História na formação docente
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Arranjos : labor of history in teacher education
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Arranjos : laboraciones de la Historia en la formación docente
title Arranjos : laborações da História na formação docente
spellingShingle Arranjos : laborações da História na formação docente
Bechler, Rosiane Ribeiro
Formação de professores
Ensino de história
Divulgação científica
History teaching
Podcast
Teacher education
Public understanding of Science
Enseñanza de la historia
Formación docente
Divulgación científica
title_short Arranjos : laborações da História na formação docente
title_full Arranjos : laborações da História na formação docente
title_fullStr Arranjos : laborações da História na formação docente
title_full_unstemmed Arranjos : laborações da História na formação docente
title_sort Arranjos : laborações da História na formação docente
author Bechler, Rosiane Ribeiro
author_facet Bechler, Rosiane Ribeiro
Pacievitch, Caroline
Bonete, Wilian Junior
Szlachta Junior, Arnaldo Martin
author_role author
author2 Pacievitch, Caroline
Bonete, Wilian Junior
Szlachta Junior, Arnaldo Martin
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bechler, Rosiane Ribeiro
Pacievitch, Caroline
Bonete, Wilian Junior
Szlachta Junior, Arnaldo Martin
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Ensino de história
Divulgação científica
topic Formação de professores
Ensino de história
Divulgação científica
History teaching
Podcast
Teacher education
Public understanding of Science
Enseñanza de la historia
Formación docente
Divulgación científica
dc.subject.eng.fl_str_mv History teaching
Podcast
Teacher education
Public understanding of Science
dc.subject.spa.fl_str_mv Enseñanza de la historia
Formación docente
Divulgación científica
description Este artigo pretende contribuir para a problematização dos limites e possibilidades dos podcastscomo materiais didáticos e de divulgação científica, elaborados e/ou apropriados no contexto de formação de professoras e professores de História. Apresentamos o podcast “Arranjos: laborações da História na formação docente”, produzido pelos autores em 2021, cotejando nossa experiência a reflexões e conceitos que atravessam nossa trajetória e que nos conectam como autores e atores do campo de pesquisas do ensino de História. Entendemos o podcastcomo uma mídia digital, situada entre a comunicação e a divulgação científica, cujas premissas são a descentra-lizaçãoda palavra e a prática do fazer coletivo. A partir de uma análise crítica das experiências, debatemos sobre a urgência de constituir uma comunidade pedagógica comprometida com partilhas, debates, divulgação e proposições de ideias em torno dos desafios deensinar, aprender e fazer História no espaço escolar.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-05T03:47:18Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/261771
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2175-7429
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001168850
identifier_str_mv 2175-7429
001168850
url http://hdl.handle.net/10183/261771
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista NUPEM. Campo Mourão, PR. Vol. 14, n. 33 (set./dez. 2022), p. 117-135
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261771/2/001168850.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261771/1/001168850.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv debe1830be7f5b74d0adf7ce8dee2b09
21d10227eac7672ec1b97299b18545a7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447830880321536