Arranjos : laborações da História na formação docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/261771 |
Resumo: | Este artigo pretende contribuir para a problematização dos limites e possibilidades dos podcastscomo materiais didáticos e de divulgação científica, elaborados e/ou apropriados no contexto de formação de professoras e professores de História. Apresentamos o podcast “Arranjos: laborações da História na formação docente”, produzido pelos autores em 2021, cotejando nossa experiência a reflexões e conceitos que atravessam nossa trajetória e que nos conectam como autores e atores do campo de pesquisas do ensino de História. Entendemos o podcastcomo uma mídia digital, situada entre a comunicação e a divulgação científica, cujas premissas são a descentra-lizaçãoda palavra e a prática do fazer coletivo. A partir de uma análise crítica das experiências, debatemos sobre a urgência de constituir uma comunidade pedagógica comprometida com partilhas, debates, divulgação e proposições de ideias em torno dos desafios deensinar, aprender e fazer História no espaço escolar. |
id |
UFRGS-2_1a72c79f973a10c34a07d572d07b4249 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/261771 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Bechler, Rosiane RibeiroPacievitch, CarolineBonete, Wilian JuniorSzlachta Junior, Arnaldo Martin2023-07-05T03:47:18Z20222175-7429http://hdl.handle.net/10183/261771001168850Este artigo pretende contribuir para a problematização dos limites e possibilidades dos podcastscomo materiais didáticos e de divulgação científica, elaborados e/ou apropriados no contexto de formação de professoras e professores de História. Apresentamos o podcast “Arranjos: laborações da História na formação docente”, produzido pelos autores em 2021, cotejando nossa experiência a reflexões e conceitos que atravessam nossa trajetória e que nos conectam como autores e atores do campo de pesquisas do ensino de História. Entendemos o podcastcomo uma mídia digital, situada entre a comunicação e a divulgação científica, cujas premissas são a descentra-lizaçãoda palavra e a prática do fazer coletivo. A partir de uma análise crítica das experiências, debatemos sobre a urgência de constituir uma comunidade pedagógica comprometida com partilhas, debates, divulgação e proposições de ideias em torno dos desafios deensinar, aprender e fazer História no espaço escolar.This article aims to contribute to the problematizing of the limits and possibilities of podcasts as didact materials and a Public Understanding of Science approach, elaborated and/or appropriated for the education of history teachers. We present the podcast “Arranjos: laborações da História na formação docente”, produced by the authors of this article in 2021, comparing our experience to reflections and concepts that cross our trajectory and that connect us as authors and actors in the research field of history teaching. We understand podcasts as digital media, situated between Scientific Communication and Public Understanding of Science, whose premises are the decentralization of the word and exercising collective practices. Based on a critical analysis of the experiences, we debate the urgency of constituting a pedagogical community committed to sharing, debating, disseminating, and proposing ideas around the challenges of teaching, learning, and making history in the school space.El artículo intenta contribuir para la problematización de los límites y posibilidades de los podcasts como materiales didácticos y de divulgación científica, elaborados y/o apropiados en el contexto de formación docente en Historia. Presentamos el podcast “Arranjos: laborações da História na formação docente”, producido por los autores en 2021, cotejando nuestra experiencia como autores y actores del campo de investigación de la enseñanza de la Historia. Entendemos podcast como un medio digital ubicado entre la comunicación y la divulgación científica, cuyos principios son la descentralización de la palabra y un quehacer colectivo. A partir del análisis crítico de la experiencia, argumentamos sobre la urgencia de constituir una comunidad pedagógica comprometida a compartir, debatir, divulgar y proponer ideas sobre los desafíos de enseñar, aprender y hacer Historia en las escuelas.application/pdfporRevista NUPEM. Campo Mourão, PR. Vol. 14, n. 33 (set./dez. 2022), p. 117-135Formação de professoresEnsino de históriaDivulgação científicaHistory teachingPodcastTeacher educationPublic understanding of ScienceEnseñanza de la historiaFormación docenteDivulgación científicaArranjos : laborações da História na formação docenteArranjos : labor of history in teacher educationArranjos : laboraciones de la Historia en la formación docenteinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001168850.pdf.txt001168850.pdf.txtExtracted Texttext/plain69207http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261771/2/001168850.pdf.txtdebe1830be7f5b74d0adf7ce8dee2b09MD52ORIGINAL001168850.pdfTexto completoapplication/pdf626607http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261771/1/001168850.pdf21d10227eac7672ec1b97299b18545a7MD5110183/2617712023-07-06 03:52:52.482824oai:www.lume.ufrgs.br:10183/261771Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-06T06:52:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Arranjos : laborações da História na formação docente |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Arranjos : labor of history in teacher education |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Arranjos : laboraciones de la Historia en la formación docente |
title |
Arranjos : laborações da História na formação docente |
spellingShingle |
Arranjos : laborações da História na formação docente Bechler, Rosiane Ribeiro Formação de professores Ensino de história Divulgação científica History teaching Podcast Teacher education Public understanding of Science Enseñanza de la historia Formación docente Divulgación científica |
title_short |
Arranjos : laborações da História na formação docente |
title_full |
Arranjos : laborações da História na formação docente |
title_fullStr |
Arranjos : laborações da História na formação docente |
title_full_unstemmed |
Arranjos : laborações da História na formação docente |
title_sort |
Arranjos : laborações da História na formação docente |
author |
Bechler, Rosiane Ribeiro |
author_facet |
Bechler, Rosiane Ribeiro Pacievitch, Caroline Bonete, Wilian Junior Szlachta Junior, Arnaldo Martin |
author_role |
author |
author2 |
Pacievitch, Caroline Bonete, Wilian Junior Szlachta Junior, Arnaldo Martin |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bechler, Rosiane Ribeiro Pacievitch, Caroline Bonete, Wilian Junior Szlachta Junior, Arnaldo Martin |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Ensino de história Divulgação científica |
topic |
Formação de professores Ensino de história Divulgação científica History teaching Podcast Teacher education Public understanding of Science Enseñanza de la historia Formación docente Divulgación científica |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
History teaching Podcast Teacher education Public understanding of Science |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Enseñanza de la historia Formación docente Divulgación científica |
description |
Este artigo pretende contribuir para a problematização dos limites e possibilidades dos podcastscomo materiais didáticos e de divulgação científica, elaborados e/ou apropriados no contexto de formação de professoras e professores de História. Apresentamos o podcast “Arranjos: laborações da História na formação docente”, produzido pelos autores em 2021, cotejando nossa experiência a reflexões e conceitos que atravessam nossa trajetória e que nos conectam como autores e atores do campo de pesquisas do ensino de História. Entendemos o podcastcomo uma mídia digital, situada entre a comunicação e a divulgação científica, cujas premissas são a descentra-lizaçãoda palavra e a prática do fazer coletivo. A partir de uma análise crítica das experiências, debatemos sobre a urgência de constituir uma comunidade pedagógica comprometida com partilhas, debates, divulgação e proposições de ideias em torno dos desafios deensinar, aprender e fazer História no espaço escolar. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-05T03:47:18Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/261771 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2175-7429 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001168850 |
identifier_str_mv |
2175-7429 001168850 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/261771 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista NUPEM. Campo Mourão, PR. Vol. 14, n. 33 (set./dez. 2022), p. 117-135 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261771/2/001168850.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261771/1/001168850.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
debe1830be7f5b74d0adf7ce8dee2b09 21d10227eac7672ec1b97299b18545a7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447830880321536 |