Família, sociedade e consumo : a contribuição da mulher no direito do consumidor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Raddatz, Carline Marta Kegler
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/129567
Resumo: Considerando a evolução da família através dos tempos, o papel da mulher dentro da entidade familiar, e a sua contribuição ao Direito do Consumidor, pretende-se averiguar, por meio de pesquisa bibliográfica a transformação comportamental da família nos tempos antigos e atuais. Com isso, aprofundar o conhecimento sobre a sua ligação nas relações de consumo, ressaltando o crescimento sucessivo do ser feminino diante da organização social, desde a Revolução Industrial aos dias atuais, empregando-se o método histórico-evolutivo, com base em uma ampla revisão bibliográfica e dados de pesquisas. De tais estudos pôde-se alcançar a seguinte conclusão: com a evolução dos tempos, as lutas feministas, e várias conquistas, como o direito ao voto, a inserção da mulher no trabalho (que não sendo somente o doméstico), e a igualdade trazida pela nossa Carta Magna; a mulher conquistou o seu espaço e veio a exercer um papel fundamental no Direito do Consumidor. As estatísticas apontam que elas são as maiores consumidoras, já que muitas vezes são o esteio do núcleo familiar, tomando as decisões de compra em nome de sua família. Desta forma, colaboram com a busca da consolidação dos princípios da relação de consumo, clara e objetiva dos dispositivos legais, representando assim, um reforço decisivo para a construção de uma sociedade mais justa, ética e equilibrada na luta pela proteção dos direitos coletivos e difusos de todos.
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