Um diagnóstico da formação inicial de professores de Ciências Naturais na perspectiva do ensino de Astronomia
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/265215 |
Resumo: | Este artigo, que deriva de uma investigação de doutorado, busca caracterizarde forma sistemáticacomo o Ensino de Astronomia se situa no âmbito da educação científica no Brasil. Nesse sentido, apresenta resultados de uma pesquisa sobre como se dá o acesso aos temas referentes à Astronomia nos currículos da formação inicial dos professores de Ciências Naturais,levando em consideração a amostragem do universo de profissionais formados no Brasil durante oano de 2020, identificando também os locais e as Instituições de Ensino Superior onde este contingente foi formado. Na sequência, investigamosquantos egressos puderam ter acesso a disciplinas de Astronomia, com base em dados captados nos sites das licenciaturas. O texto é permeado por discussões e reflexões a respeito da formação docente, alicerçadas na literatura e na análise quantitativa de microdados publicadospelo INEP. A maior parcela de profissionais foi formada nas Universidades Federais da regiãoNordeste, o que distingue as licenciaturas em Ciências Naturais das tradicionais licenciaturas da área de Ciências da Natureza. Obtivemos que uma parcelarazoável de professores pôde cursar disciplinas voltadas à Astronomia, mas as licenciaturas em CiênciasNaturais formaram um baixocontingente desses profissionais, o que, infelizmente, pouco contribui para melhorar o cenário do Ensino de Astronomia no Brasil. |
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Slovinscki, LucianoAlves-Brito, AlanMassoni, Neusa Teresinha2023-09-26T03:35:43Z20231518-8795http://hdl.handle.net/10183/265215001177087Este artigo, que deriva de uma investigação de doutorado, busca caracterizarde forma sistemáticacomo o Ensino de Astronomia se situa no âmbito da educação científica no Brasil. Nesse sentido, apresenta resultados de uma pesquisa sobre como se dá o acesso aos temas referentes à Astronomia nos currículos da formação inicial dos professores de Ciências Naturais,levando em consideração a amostragem do universo de profissionais formados no Brasil durante oano de 2020, identificando também os locais e as Instituições de Ensino Superior onde este contingente foi formado. Na sequência, investigamosquantos egressos puderam ter acesso a disciplinas de Astronomia, com base em dados captados nos sites das licenciaturas. O texto é permeado por discussões e reflexões a respeito da formação docente, alicerçadas na literatura e na análise quantitativa de microdados publicadospelo INEP. A maior parcela de profissionais foi formada nas Universidades Federais da regiãoNordeste, o que distingue as licenciaturas em Ciências Naturais das tradicionais licenciaturas da área de Ciências da Natureza. Obtivemos que uma parcelarazoável de professores pôde cursar disciplinas voltadas à Astronomia, mas as licenciaturas em CiênciasNaturais formaram um baixocontingente desses profissionais, o que, infelizmente, pouco contribui para melhorar o cenário do Ensino de Astronomia no Brasil.This article, which derives from a doctoral investigation, seeks to characterize how the Teaching of Astronomy is situated within the scope of science education in Brazil.In this sense, it presents the results of a survey on how access to themes related to Astronomy is given in the curricula of the initial formation of Natural Sciences teachers, considering the sampling of the universe of professionals trained in Brazil during the year 2020, also identifying the places and Higher Education Institutions where this contingent was formed. Next, we investigated how many graduates could have access to Astronomy disciplines, based on data captured on the websites of the degrees.The text is permeated by discussions and reflections regarding teacher training, based on the literature and quantitative analysis of microdata from INEP. The largest share of professionals was trained in the Federal Universities of the Northeast region, which distinguishes the degrees in Natural Sciences from the traditional degrees in the area of Natural Sciences.We found that a reasonable number of professors can study disciplines focused on Astronomy, but the degrees in Natural Sciences formed a smallnumberof these professionals, which, unfortunately, does little to improve the scenario of Astronomy Teaching in Brazil.application/pdfporInvestigações em ensino de ciências. Porto Alegre. Vol. 28, n. 2 (ago. 2023), p. 352-373Ensino de astronomiaFormação de professoresCurrículoTeaching AstronomyInitial training of Natural Sciences teachersCurriculumUm diagnóstico da formação inicial de professores de Ciências Naturais na perspectiva do ensino de AstronomiaA diagnosis of the initial training of Natural Sciences teachers from the perspective of teaching Astronomy some research findingsinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001177087.pdf.txt001177087.pdf.txtExtracted Texttext/plain85341http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265215/2/001177087.pdf.txtcddaaf35004d34a0e9dc13ae6006b521MD52ORIGINAL001177087.pdfTexto completoapplication/pdf546229http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265215/1/001177087.pdfebcc2fafdf26387ff6624a8c2488664cMD5110183/2652152023-09-27 03:35:56.897665oai:www.lume.ufrgs.br:10183/265215Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-09-27T06:35:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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Este artigo, que deriva de uma investigação de doutorado, busca caracterizarde forma sistemáticacomo o Ensino de Astronomia se situa no âmbito da educação científica no Brasil. Nesse sentido, apresenta resultados de uma pesquisa sobre como se dá o acesso aos temas referentes à Astronomia nos currículos da formação inicial dos professores de Ciências Naturais,levando em consideração a amostragem do universo de profissionais formados no Brasil durante oano de 2020, identificando também os locais e as Instituições de Ensino Superior onde este contingente foi formado. Na sequência, investigamosquantos egressos puderam ter acesso a disciplinas de Astronomia, com base em dados captados nos sites das licenciaturas. O texto é permeado por discussões e reflexões a respeito da formação docente, alicerçadas na literatura e na análise quantitativa de microdados publicadospelo INEP. A maior parcela de profissionais foi formada nas Universidades Federais da regiãoNordeste, o que distingue as licenciaturas em Ciências Naturais das tradicionais licenciaturas da área de Ciências da Natureza. Obtivemos que uma parcelarazoável de professores pôde cursar disciplinas voltadas à Astronomia, mas as licenciaturas em CiênciasNaturais formaram um baixocontingente desses profissionais, o que, infelizmente, pouco contribui para melhorar o cenário do Ensino de Astronomia no Brasil. |
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