Comunicação de risco: uma análise das estratégias de comunicação da Vale S.A.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jacobsen, Meiriane Gonçalves
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/135427
Resumo: O estudo investigou a comunicação oficial da Vale S.A, na perspectiva da comunicação de risco. Aborda noções de risco, suas perspectivas técnicas e características históricas, natureza, tipologias, percepção e gestão, além de conceitos da comunicação de riscos, atrelada à gestão da comunicação em relações públicas. O objetivo geral foi analisar o conteúdo presente na comunicação oficial da Vale S.A com seus públicos estratégicos, na perspectiva da comunicação de risco. Como objetivos específicos, a pesquisa buscou compreender as perspectivas teóricas que envolvem o risco, sua interface com a comunicação e gestão de crise, e o papel de Relações Públicas na gestão da informação em ambientes de risco; e identificar se e como ocorre o processo de gestão da comunicação de risco na comunicação oficial da Vale S.A. com seus públicos, nos seus canais oficiais na web, especificamente em relação ao caso do pó preto. Para o alcance dos objetivos, realizou-se pesquisa bibliográfica e estudo de caso, bem como pesquisa documental e análise de conteúdo. Foram analisadas publicações da Vale S.A. em sua página oficial no Facebook, conteúdos divulgados através de links nas publicações do Facebook e notícias divulgadas na seção Sobre a Vale S.A., no site institucional da empresa. Também foram analisados outros conteúdos da comunicação da organização, como o website da empresa, o Relatório de Sustentabilidade 2014, o livro Nossa História e outros conteúdos, entre os quais o Relatório Circunstanciado da CPI do pó preto. Dentre outros resultados, observou-se que a empresa, em sua comunicação oficial analisada, não admite que o pó preto cause riscos à população local. No entanto, demonstra preocupação em tentar reduzir o seu impacto ambiental. Constatou-se também que a maior parte das mensagens continha informações relevantes para o público, sendo que a Vale S.A. se utilizou bastante da estratégia de comunicação que tratava o tema de forma indireta, sem mencionar o risco. O recurso mais utilizado pela Vale S.A. foi a explicação de gestão ambiental, cujo foco da comunicação era mostrar as ações que a organização fez e está fazendo para diminuir a emissão de poeira.
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Como objetivos específicos, a pesquisa buscou compreender as perspectivas teóricas que envolvem o risco, sua interface com a comunicação e gestão de crise, e o papel de Relações Públicas na gestão da informação em ambientes de risco; e identificar se e como ocorre o processo de gestão da comunicação de risco na comunicação oficial da Vale S.A. com seus públicos, nos seus canais oficiais na web, especificamente em relação ao caso do pó preto. Para o alcance dos objetivos, realizou-se pesquisa bibliográfica e estudo de caso, bem como pesquisa documental e análise de conteúdo. Foram analisadas publicações da Vale S.A. em sua página oficial no Facebook, conteúdos divulgados através de links nas publicações do Facebook e notícias divulgadas na seção Sobre a Vale S.A., no site institucional da empresa. Também foram analisados outros conteúdos da comunicação da organização, como o website da empresa, o Relatório de Sustentabilidade 2014, o livro Nossa História e outros conteúdos, entre os quais o Relatório Circunstanciado da CPI do pó preto. Dentre outros resultados, observou-se que a empresa, em sua comunicação oficial analisada, não admite que o pó preto cause riscos à população local. No entanto, demonstra preocupação em tentar reduzir o seu impacto ambiental. Constatou-se também que a maior parte das mensagens continha informações relevantes para o público, sendo que a Vale S.A. se utilizou bastante da estratégia de comunicação que tratava o tema de forma indireta, sem mencionar o risco. O recurso mais utilizado pela Vale S.A. foi a explicação de gestão ambiental, cujo foco da comunicação era mostrar as ações que a organização fez e está fazendo para diminuir a emissão de poeira.The study investigated the official communication of Vale S.A in connection with the risk communication. Addresses notions of risk, their technical perspectives and historical features, nature, types, perception and management, as well as concepts of risk communication, linked to the management of communication in public relations. The general objective was to analyze the content present on the official notification of Vale S.A with its stakeholders, with a view to risk communication. As specific objectives, the research sought understanding the theoretical perspectives that involve risk, its interface with communication and crisis management, and the role of PR in information management in hazardous environments; and identify if and how is the process of risk communication management on the official communication of Vale S.A with its stakeholders in their official channels on the web, specifically in relation to the case of black dust. To achieve the goals, there was literature and case studies, documentary research and content analysis. Vale S.A publications were analyzed on their official Facebook page, content disseminated through links on Facebook publications and news in the website section About Vale. Were also analyzed other organizational communication content such as the company's website, the Sustainability Report 2014, the book Our History and other content, including the CPI Robust Report of black dust Among other results, it was observed that the company in its official communication analyzed, does not admit that the black dust causes risk to local people. However, it demonstrates concern in trying to reduce their environmental impact. It was also found that most of the messages contained information relevant to the public, and Vale S.A was used enough of the communication strategy which was the subject indirectly, not to mention the risk. The resource most used by Vale S.A was the explanation of environmental management, focused communication was to show the actions that the organization has done and is doing to reduce the emission of dust.application/pdfporEstratégia de comunicaçãoGerenciamento de riscosCommunicationRiskRisk communicationBlack dustVale S.A.Comunicação de risco: uma análise das estratégias de comunicação da Vale S.A.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2015Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000987998.pdf000987998.pdfTexto completoapplication/pdf1466540http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/135427/1/000987998.pdf3959249ad507c66b17d6f9a4620aeb35MD51TEXT000987998.pdf.txt000987998.pdf.txtExtracted Texttext/plain204760http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/135427/2/000987998.pdf.txt2992df62edab0a34054be5804740e9d5MD52THUMBNAIL000987998.pdf.jpg000987998.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg966http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/135427/3/000987998.pdf.jpga91a262bfa01f785f00a3005c6b3fb15MD5310183/1354272018-10-11 08:37:51.723oai:www.lume.ufrgs.br:10183/135427Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-11T11:37:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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