A pedagogia de projetos : o novo olhar na aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/49077 |
Resumo: | Este estudo apresenta os resultados de uma análise da proposta metodológica da Pedagogia de Projetos que norteou o trabalho com os alunos da quarta série da rede pública municipal do Ensino Fundamental, em uma escola de Ivoti/RS, tendo como ponto de partida a seguinte questão: a Pedagogia de Projetos faz com que haja maior motivação no ensino-aprendizagem nas séries iniciais do Ensino Fundamental? Para responder a este pressuposto cujo objetivo foi analisar uma proposta de trabalho com pedagogia de projetos, visando encontrar soluções para a falta de motivação, fator determinante para a aquisição da aprendizagem, proporcionando ao aluno posicionar-se de maneira crítica, criativa, reflexiva e construtiva frente à família, escola e comunidade nas soluções dos problemas. Para que eu pudesse atingir o objetivo proposto, foram desenvolvidos com os alunos os Projetos de Aprendizagem, propondo um paradigma construtivista, interacionista, sociocultural e transcendente, em que o professor neste contexto, é o mediador, o estimulador, articulando as experiências intra e extraclasse, em que o aluno reflita sobre suas relações com o mundo e o conhecimento. |
id |
UFRGS-2_1ac47dff3275aa8c92a2881600ea36f2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/49077 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Jacoboski, Rosilaine IsabelPetersen, Ana Maria de Barros2012-05-22T01:35:14Z2010http://hdl.handle.net/10183/49077000827007Este estudo apresenta os resultados de uma análise da proposta metodológica da Pedagogia de Projetos que norteou o trabalho com os alunos da quarta série da rede pública municipal do Ensino Fundamental, em uma escola de Ivoti/RS, tendo como ponto de partida a seguinte questão: a Pedagogia de Projetos faz com que haja maior motivação no ensino-aprendizagem nas séries iniciais do Ensino Fundamental? Para responder a este pressuposto cujo objetivo foi analisar uma proposta de trabalho com pedagogia de projetos, visando encontrar soluções para a falta de motivação, fator determinante para a aquisição da aprendizagem, proporcionando ao aluno posicionar-se de maneira crítica, criativa, reflexiva e construtiva frente à família, escola e comunidade nas soluções dos problemas. Para que eu pudesse atingir o objetivo proposto, foram desenvolvidos com os alunos os Projetos de Aprendizagem, propondo um paradigma construtivista, interacionista, sociocultural e transcendente, em que o professor neste contexto, é o mediador, o estimulador, articulando as experiências intra e extraclasse, em que o aluno reflita sobre suas relações com o mundo e o conhecimento.application/pdfporPrática pedagógicaPedagogia de projetosMotivaçãoA pedagogia de projetos : o novo olhar na aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000827007.pdf000827007.pdfTexto completoapplication/pdf620583http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49077/1/000827007.pdf1fd6c09cccd6225a9252441e4d520c50MD51TEXT000827007.pdf.txt000827007.pdf.txtExtracted Texttext/plain107562http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49077/2/000827007.pdf.txta165c6703d6067c413dc1ebe76bb033cMD52THUMBNAIL000827007.pdf.jpg000827007.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1018http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49077/3/000827007.pdf.jpg01ce36fbc8c9218f14464a9c52c14889MD5310183/490772018-10-05 08:18:10.267oai:www.lume.ufrgs.br:10183/49077Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T11:18:10Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A pedagogia de projetos : o novo olhar na aprendizagem |
title |
A pedagogia de projetos : o novo olhar na aprendizagem |
spellingShingle |
A pedagogia de projetos : o novo olhar na aprendizagem Jacoboski, Rosilaine Isabel Prática pedagógica Pedagogia de projetos Motivação |
title_short |
A pedagogia de projetos : o novo olhar na aprendizagem |
title_full |
A pedagogia de projetos : o novo olhar na aprendizagem |
title_fullStr |
A pedagogia de projetos : o novo olhar na aprendizagem |
title_full_unstemmed |
A pedagogia de projetos : o novo olhar na aprendizagem |
title_sort |
A pedagogia de projetos : o novo olhar na aprendizagem |
author |
Jacoboski, Rosilaine Isabel |
author_facet |
Jacoboski, Rosilaine Isabel |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jacoboski, Rosilaine Isabel |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Petersen, Ana Maria de Barros |
contributor_str_mv |
Petersen, Ana Maria de Barros |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática pedagógica Pedagogia de projetos Motivação |
topic |
Prática pedagógica Pedagogia de projetos Motivação |
description |
Este estudo apresenta os resultados de uma análise da proposta metodológica da Pedagogia de Projetos que norteou o trabalho com os alunos da quarta série da rede pública municipal do Ensino Fundamental, em uma escola de Ivoti/RS, tendo como ponto de partida a seguinte questão: a Pedagogia de Projetos faz com que haja maior motivação no ensino-aprendizagem nas séries iniciais do Ensino Fundamental? Para responder a este pressuposto cujo objetivo foi analisar uma proposta de trabalho com pedagogia de projetos, visando encontrar soluções para a falta de motivação, fator determinante para a aquisição da aprendizagem, proporcionando ao aluno posicionar-se de maneira crítica, criativa, reflexiva e construtiva frente à família, escola e comunidade nas soluções dos problemas. Para que eu pudesse atingir o objetivo proposto, foram desenvolvidos com os alunos os Projetos de Aprendizagem, propondo um paradigma construtivista, interacionista, sociocultural e transcendente, em que o professor neste contexto, é o mediador, o estimulador, articulando as experiências intra e extraclasse, em que o aluno reflita sobre suas relações com o mundo e o conhecimento. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-05-22T01:35:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/49077 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000827007 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/49077 |
identifier_str_mv |
000827007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49077/1/000827007.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49077/2/000827007.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49077/3/000827007.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1fd6c09cccd6225a9252441e4d520c50 a165c6703d6067c413dc1ebe76bb033c 01ce36fbc8c9218f14464a9c52c14889 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447087581495296 |