Jogos cooperativos e sua contribuição na educação para a paz

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Natálie dos Reis
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Becker, Maria Luiza Rheingantz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/218596
Resumo: Este ensaio teve como objetivo discutir de que maneira os Jogos Cooperativos (JC) podem contribuir na construção de uma educação voltada para a paz, considerando a perspectiva de Jean Piaget. Discutiu-se a utilização dos JC na disciplina Educação Física, trazendo a conceituação de jogo de maneira mais ampla e de JC de forma mais específica, elencando estudos que demonstram vantagens da utilização desses jogos. Apresentou-se a educação para a paz sob a perspectiva de Piaget, bem como as características e objetivos dos JC que se assemelham aos da educação para a paz. Concluiu-se que os JC parecem ser uma ferramenta na construção de valores essenciais para a convivência pacífica em sociedade.
id UFRGS-2_1ad1849a7360a73beafe10b6e2420f49
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/218596
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rodrigues, Natálie dos ReisBecker, Maria Luiza Rheingantz2021-03-11T04:23:22Z20202525-5916http://hdl.handle.net/10183/218596001122769Este ensaio teve como objetivo discutir de que maneira os Jogos Cooperativos (JC) podem contribuir na construção de uma educação voltada para a paz, considerando a perspectiva de Jean Piaget. Discutiu-se a utilização dos JC na disciplina Educação Física, trazendo a conceituação de jogo de maneira mais ampla e de JC de forma mais específica, elencando estudos que demonstram vantagens da utilização desses jogos. Apresentou-se a educação para a paz sob a perspectiva de Piaget, bem como as características e objetivos dos JC que se assemelham aos da educação para a paz. Concluiu-se que os JC parecem ser uma ferramenta na construção de valores essenciais para a convivência pacífica em sociedade.This essay aimed to discuss how the Cooperative Games (JC) can contribute to the construction of an education focused on peace, considering the perspective of Jean Piaget. The use of JC in the Physical Education discipline was discussed, bringing the concept of the game in a broader way and JC in a more specific way, listing studies that demonstrate advantages of using these games. Education for peace was presented from the perspective of Piaget, as well as the characteristics and objectives of the JCs that resemble those of education for peace. It was concluded that the JCs seem to be a tool in the construction of essential values for the peaceful coexistence in society.application/pdfporTemas em Educação Física. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 5, n. 1 (jan./jun. 2020), p. 96-111Educação físicaEducação para a pazEducationPhysical EducationCooperative GamesCooperative LearningEducation for PeaceJogos cooperativos e sua contribuição na educação para a pazCooperative games and its contribution to education for peace info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001122769.pdf.txt001122769.pdf.txtExtracted Texttext/plain39658http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218596/2/001122769.pdf.txt133256a5c6219f2ff6fcfddc816c522cMD52ORIGINAL001122769.pdfTexto completoapplication/pdf337512http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218596/1/001122769.pdf8486ce4a678abbfefe70f4e15506fe3bMD5110183/2185962021-05-07 04:44:39.430476oai:www.lume.ufrgs.br:10183/218596Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-07T07:44:39Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Jogos cooperativos e sua contribuição na educação para a paz
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Cooperative games and its contribution to education for peace
title Jogos cooperativos e sua contribuição na educação para a paz
spellingShingle Jogos cooperativos e sua contribuição na educação para a paz
Rodrigues, Natálie dos Reis
Educação física
Educação para a paz
Education
Physical Education
Cooperative Games
Cooperative Learning
Education for Peace
title_short Jogos cooperativos e sua contribuição na educação para a paz
title_full Jogos cooperativos e sua contribuição na educação para a paz
title_fullStr Jogos cooperativos e sua contribuição na educação para a paz
title_full_unstemmed Jogos cooperativos e sua contribuição na educação para a paz
title_sort Jogos cooperativos e sua contribuição na educação para a paz
author Rodrigues, Natálie dos Reis
author_facet Rodrigues, Natálie dos Reis
Becker, Maria Luiza Rheingantz
author_role author
author2 Becker, Maria Luiza Rheingantz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Natálie dos Reis
Becker, Maria Luiza Rheingantz
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Educação para a paz
topic Educação física
Educação para a paz
Education
Physical Education
Cooperative Games
Cooperative Learning
Education for Peace
dc.subject.eng.fl_str_mv Education
Physical Education
Cooperative Games
Cooperative Learning
Education for Peace
description Este ensaio teve como objetivo discutir de que maneira os Jogos Cooperativos (JC) podem contribuir na construção de uma educação voltada para a paz, considerando a perspectiva de Jean Piaget. Discutiu-se a utilização dos JC na disciplina Educação Física, trazendo a conceituação de jogo de maneira mais ampla e de JC de forma mais específica, elencando estudos que demonstram vantagens da utilização desses jogos. Apresentou-se a educação para a paz sob a perspectiva de Piaget, bem como as características e objetivos dos JC que se assemelham aos da educação para a paz. Concluiu-se que os JC parecem ser uma ferramenta na construção de valores essenciais para a convivência pacífica em sociedade.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-03-11T04:23:22Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/218596
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2525-5916
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001122769
identifier_str_mv 2525-5916
001122769
url http://hdl.handle.net/10183/218596
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Temas em Educação Física. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 5, n. 1 (jan./jun. 2020), p. 96-111
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218596/2/001122769.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218596/1/001122769.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 133256a5c6219f2ff6fcfddc816c522c
8486ce4a678abbfefe70f4e15506fe3b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225010036080640