Análise Swot e cultura organizacional : um estudo no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) da Prefeitura Municipal de São Gabriel - RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Pâmela Eneida Costa dos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/131545
Resumo: Este trabalho mostra a possibilidade de unir as áreas de Recursos Humanos e Planejamento Estratégico em prol da pesquisa, aprimorando as questões de gestão e estratégia na Administração Pública, visando entender a Cultura Organizacional vista pelos servidores municipais do Serviço de Atendimento ao Cidadão da Prefeitura Municipal de São Gabriel – RS, e encaixá-lo na análise dos pontos fortes, fracos, e das oportunidades e ameaças desse setor. Seu principal objetivo é relacionar, por meio de uma Análise SWOT, os fatores que influenciaram na formação da cultura organizacional, através da percepção dos funcionários do Serviço de Atendimento ao Cidadão da Prefeitura Municipal de São Gabriel – RS. A metodologia consiste na produção de uma pesquisa qualitativa descritiva, colhendo respostas por meio de um roteiro de entrevista com 11 (onze) questões, baseado no Instrumento Brasileiro de Avaliação de Cultura Organizacional (IBACO), aplicado em 06 (seis) servidores do Serviço de Atendimento ao Cidadão – SAC. Um dos pontos fortes da Cultura Organizacional da Prefeitura Municipal de São Gabriel – RS é a cooperação existente dentro de cada setor da Prefeitura; ponto fraco, a falta de treinamentos dispensados aos servidores municipais; oportunidade, a busca pelo melhor atendimento ao contribuinte, e, como ameaça, condições melhores de crescimento profissional em outros órgãos públicos.
id UFRGS-2_1b4725f3bae2eab6f0866e4d50eb4659
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/131545
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Santos, Pâmela Eneida Costa dosDalpian, Paulo Roberto Chaves2016-01-07T02:41:07Z2015http://hdl.handle.net/10183/131545000976252Este trabalho mostra a possibilidade de unir as áreas de Recursos Humanos e Planejamento Estratégico em prol da pesquisa, aprimorando as questões de gestão e estratégia na Administração Pública, visando entender a Cultura Organizacional vista pelos servidores municipais do Serviço de Atendimento ao Cidadão da Prefeitura Municipal de São Gabriel – RS, e encaixá-lo na análise dos pontos fortes, fracos, e das oportunidades e ameaças desse setor. Seu principal objetivo é relacionar, por meio de uma Análise SWOT, os fatores que influenciaram na formação da cultura organizacional, através da percepção dos funcionários do Serviço de Atendimento ao Cidadão da Prefeitura Municipal de São Gabriel – RS. A metodologia consiste na produção de uma pesquisa qualitativa descritiva, colhendo respostas por meio de um roteiro de entrevista com 11 (onze) questões, baseado no Instrumento Brasileiro de Avaliação de Cultura Organizacional (IBACO), aplicado em 06 (seis) servidores do Serviço de Atendimento ao Cidadão – SAC. Um dos pontos fortes da Cultura Organizacional da Prefeitura Municipal de São Gabriel – RS é a cooperação existente dentro de cada setor da Prefeitura; ponto fraco, a falta de treinamentos dispensados aos servidores municipais; oportunidade, a busca pelo melhor atendimento ao contribuinte, e, como ameaça, condições melhores de crescimento profissional em outros órgãos públicos.application/pdfporGestão públicaCultura organizacionalAnálise Swot e cultura organizacional : um estudo no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) da Prefeitura Municipal de São Gabriel - RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoCurso de Especialização em Gestão Pública UABinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000976252.pdf000976252.pdfTexto completoapplication/pdf404352http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131545/1/000976252.pdfb7fe8481c4d90e2244c2e69c3b16be4cMD51TEXT000976252.pdf.txt000976252.pdf.txtExtracted Texttext/plain104971http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131545/2/000976252.pdf.txt279424e0dcb2c7168d6ceb72ccfda3d0MD52THUMBNAIL000976252.pdf.jpg000976252.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1183http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131545/3/000976252.pdf.jpg0f1fdc214d37ddecabb909fc373d539dMD5310183/1315452018-10-25 10:02:27.636oai:www.lume.ufrgs.br:10183/131545Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T13:02:27Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise Swot e cultura organizacional : um estudo no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) da Prefeitura Municipal de São Gabriel - RS
title Análise Swot e cultura organizacional : um estudo no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) da Prefeitura Municipal de São Gabriel - RS
spellingShingle Análise Swot e cultura organizacional : um estudo no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) da Prefeitura Municipal de São Gabriel - RS
Santos, Pâmela Eneida Costa dos
Gestão pública
Cultura organizacional
title_short Análise Swot e cultura organizacional : um estudo no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) da Prefeitura Municipal de São Gabriel - RS
title_full Análise Swot e cultura organizacional : um estudo no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) da Prefeitura Municipal de São Gabriel - RS
title_fullStr Análise Swot e cultura organizacional : um estudo no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) da Prefeitura Municipal de São Gabriel - RS
title_full_unstemmed Análise Swot e cultura organizacional : um estudo no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) da Prefeitura Municipal de São Gabriel - RS
title_sort Análise Swot e cultura organizacional : um estudo no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) da Prefeitura Municipal de São Gabriel - RS
author Santos, Pâmela Eneida Costa dos
author_facet Santos, Pâmela Eneida Costa dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Pâmela Eneida Costa dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dalpian, Paulo Roberto Chaves
contributor_str_mv Dalpian, Paulo Roberto Chaves
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão pública
Cultura organizacional
topic Gestão pública
Cultura organizacional
description Este trabalho mostra a possibilidade de unir as áreas de Recursos Humanos e Planejamento Estratégico em prol da pesquisa, aprimorando as questões de gestão e estratégia na Administração Pública, visando entender a Cultura Organizacional vista pelos servidores municipais do Serviço de Atendimento ao Cidadão da Prefeitura Municipal de São Gabriel – RS, e encaixá-lo na análise dos pontos fortes, fracos, e das oportunidades e ameaças desse setor. Seu principal objetivo é relacionar, por meio de uma Análise SWOT, os fatores que influenciaram na formação da cultura organizacional, através da percepção dos funcionários do Serviço de Atendimento ao Cidadão da Prefeitura Municipal de São Gabriel – RS. A metodologia consiste na produção de uma pesquisa qualitativa descritiva, colhendo respostas por meio de um roteiro de entrevista com 11 (onze) questões, baseado no Instrumento Brasileiro de Avaliação de Cultura Organizacional (IBACO), aplicado em 06 (seis) servidores do Serviço de Atendimento ao Cidadão – SAC. Um dos pontos fortes da Cultura Organizacional da Prefeitura Municipal de São Gabriel – RS é a cooperação existente dentro de cada setor da Prefeitura; ponto fraco, a falta de treinamentos dispensados aos servidores municipais; oportunidade, a busca pelo melhor atendimento ao contribuinte, e, como ameaça, condições melhores de crescimento profissional em outros órgãos públicos.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-01-07T02:41:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/131545
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000976252
url http://hdl.handle.net/10183/131545
identifier_str_mv 000976252
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131545/1/000976252.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131545/2/000976252.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131545/3/000976252.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b7fe8481c4d90e2244c2e69c3b16be4c
279424e0dcb2c7168d6ceb72ccfda3d0
0f1fdc214d37ddecabb909fc373d539d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447159171973120