Análise Swot e cultura organizacional : um estudo no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) da Prefeitura Municipal de São Gabriel - RS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/131545 |
Resumo: | Este trabalho mostra a possibilidade de unir as áreas de Recursos Humanos e Planejamento Estratégico em prol da pesquisa, aprimorando as questões de gestão e estratégia na Administração Pública, visando entender a Cultura Organizacional vista pelos servidores municipais do Serviço de Atendimento ao Cidadão da Prefeitura Municipal de São Gabriel – RS, e encaixá-lo na análise dos pontos fortes, fracos, e das oportunidades e ameaças desse setor. Seu principal objetivo é relacionar, por meio de uma Análise SWOT, os fatores que influenciaram na formação da cultura organizacional, através da percepção dos funcionários do Serviço de Atendimento ao Cidadão da Prefeitura Municipal de São Gabriel – RS. A metodologia consiste na produção de uma pesquisa qualitativa descritiva, colhendo respostas por meio de um roteiro de entrevista com 11 (onze) questões, baseado no Instrumento Brasileiro de Avaliação de Cultura Organizacional (IBACO), aplicado em 06 (seis) servidores do Serviço de Atendimento ao Cidadão – SAC. Um dos pontos fortes da Cultura Organizacional da Prefeitura Municipal de São Gabriel – RS é a cooperação existente dentro de cada setor da Prefeitura; ponto fraco, a falta de treinamentos dispensados aos servidores municipais; oportunidade, a busca pelo melhor atendimento ao contribuinte, e, como ameaça, condições melhores de crescimento profissional em outros órgãos públicos. |
id |
UFRGS-2_1b4725f3bae2eab6f0866e4d50eb4659 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/131545 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Santos, Pâmela Eneida Costa dosDalpian, Paulo Roberto Chaves2016-01-07T02:41:07Z2015http://hdl.handle.net/10183/131545000976252Este trabalho mostra a possibilidade de unir as áreas de Recursos Humanos e Planejamento Estratégico em prol da pesquisa, aprimorando as questões de gestão e estratégia na Administração Pública, visando entender a Cultura Organizacional vista pelos servidores municipais do Serviço de Atendimento ao Cidadão da Prefeitura Municipal de São Gabriel – RS, e encaixá-lo na análise dos pontos fortes, fracos, e das oportunidades e ameaças desse setor. Seu principal objetivo é relacionar, por meio de uma Análise SWOT, os fatores que influenciaram na formação da cultura organizacional, através da percepção dos funcionários do Serviço de Atendimento ao Cidadão da Prefeitura Municipal de São Gabriel – RS. A metodologia consiste na produção de uma pesquisa qualitativa descritiva, colhendo respostas por meio de um roteiro de entrevista com 11 (onze) questões, baseado no Instrumento Brasileiro de Avaliação de Cultura Organizacional (IBACO), aplicado em 06 (seis) servidores do Serviço de Atendimento ao Cidadão – SAC. Um dos pontos fortes da Cultura Organizacional da Prefeitura Municipal de São Gabriel – RS é a cooperação existente dentro de cada setor da Prefeitura; ponto fraco, a falta de treinamentos dispensados aos servidores municipais; oportunidade, a busca pelo melhor atendimento ao contribuinte, e, como ameaça, condições melhores de crescimento profissional em outros órgãos públicos.application/pdfporGestão públicaCultura organizacionalAnálise Swot e cultura organizacional : um estudo no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) da Prefeitura Municipal de São Gabriel - RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoCurso de Especialização em Gestão Pública UABinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000976252.pdf000976252.pdfTexto completoapplication/pdf404352http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131545/1/000976252.pdfb7fe8481c4d90e2244c2e69c3b16be4cMD51TEXT000976252.pdf.txt000976252.pdf.txtExtracted Texttext/plain104971http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131545/2/000976252.pdf.txt279424e0dcb2c7168d6ceb72ccfda3d0MD52THUMBNAIL000976252.pdf.jpg000976252.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1183http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131545/3/000976252.pdf.jpg0f1fdc214d37ddecabb909fc373d539dMD5310183/1315452018-10-25 10:02:27.636oai:www.lume.ufrgs.br:10183/131545Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T13:02:27Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise Swot e cultura organizacional : um estudo no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) da Prefeitura Municipal de São Gabriel - RS |
title |
Análise Swot e cultura organizacional : um estudo no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) da Prefeitura Municipal de São Gabriel - RS |
spellingShingle |
Análise Swot e cultura organizacional : um estudo no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) da Prefeitura Municipal de São Gabriel - RS Santos, Pâmela Eneida Costa dos Gestão pública Cultura organizacional |
title_short |
Análise Swot e cultura organizacional : um estudo no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) da Prefeitura Municipal de São Gabriel - RS |
title_full |
Análise Swot e cultura organizacional : um estudo no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) da Prefeitura Municipal de São Gabriel - RS |
title_fullStr |
Análise Swot e cultura organizacional : um estudo no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) da Prefeitura Municipal de São Gabriel - RS |
title_full_unstemmed |
Análise Swot e cultura organizacional : um estudo no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) da Prefeitura Municipal de São Gabriel - RS |
title_sort |
Análise Swot e cultura organizacional : um estudo no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) da Prefeitura Municipal de São Gabriel - RS |
author |
Santos, Pâmela Eneida Costa dos |
author_facet |
Santos, Pâmela Eneida Costa dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Pâmela Eneida Costa dos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Dalpian, Paulo Roberto Chaves |
contributor_str_mv |
Dalpian, Paulo Roberto Chaves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão pública Cultura organizacional |
topic |
Gestão pública Cultura organizacional |
description |
Este trabalho mostra a possibilidade de unir as áreas de Recursos Humanos e Planejamento Estratégico em prol da pesquisa, aprimorando as questões de gestão e estratégia na Administração Pública, visando entender a Cultura Organizacional vista pelos servidores municipais do Serviço de Atendimento ao Cidadão da Prefeitura Municipal de São Gabriel – RS, e encaixá-lo na análise dos pontos fortes, fracos, e das oportunidades e ameaças desse setor. Seu principal objetivo é relacionar, por meio de uma Análise SWOT, os fatores que influenciaram na formação da cultura organizacional, através da percepção dos funcionários do Serviço de Atendimento ao Cidadão da Prefeitura Municipal de São Gabriel – RS. A metodologia consiste na produção de uma pesquisa qualitativa descritiva, colhendo respostas por meio de um roteiro de entrevista com 11 (onze) questões, baseado no Instrumento Brasileiro de Avaliação de Cultura Organizacional (IBACO), aplicado em 06 (seis) servidores do Serviço de Atendimento ao Cidadão – SAC. Um dos pontos fortes da Cultura Organizacional da Prefeitura Municipal de São Gabriel – RS é a cooperação existente dentro de cada setor da Prefeitura; ponto fraco, a falta de treinamentos dispensados aos servidores municipais; oportunidade, a busca pelo melhor atendimento ao contribuinte, e, como ameaça, condições melhores de crescimento profissional em outros órgãos públicos. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-01-07T02:41:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/131545 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000976252 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/131545 |
identifier_str_mv |
000976252 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131545/1/000976252.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131545/2/000976252.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131545/3/000976252.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b7fe8481c4d90e2244c2e69c3b16be4c 279424e0dcb2c7168d6ceb72ccfda3d0 0f1fdc214d37ddecabb909fc373d539d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447159171973120 |