Instrução explícita na sala de aula de L2 : uma discussão sobre atenção e processamento de L2 à luz da Teoria dos Sistemas Dinâmicos Complexos (TDSC)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gauer, Luana Tiburi Dani
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Alves, Ubiratã Kickhöfel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/221208
Resumo: Neste trabalho, discutimos, à luz da Teoria dos Sistemas Dinâmicos Complexos, o modelo de atenção e processamento de L2 proposto por Leow (2015). Considerando-se a complexidade do processo de desenvolvimento linguístico, os cinco estágios de processamento propostos em Leow (2015) possibilitam reflexões referentes à metodologia de análise de dados e à pedagogia de L2. No que diz respeito à metodologia experimental, ressalta-se a necessidade de análises de dados individuais e longitudinais. Quanto à pedagogia de L2, enfatiza-se a necessidade de uma explicitação dos aspectos formais conjugada a uma exposição efetiva dos aprendizes ao insumo da L2.
id UFRGS-2_1b4dae5814111ecd2c2b004b93cb4789
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/221208
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Gauer, Luana Tiburi DaniAlves, Ubiratã Kickhöfel2021-05-18T04:37:10Z20200101-8698http://hdl.handle.net/10183/221208001125343Neste trabalho, discutimos, à luz da Teoria dos Sistemas Dinâmicos Complexos, o modelo de atenção e processamento de L2 proposto por Leow (2015). Considerando-se a complexidade do processo de desenvolvimento linguístico, os cinco estágios de processamento propostos em Leow (2015) possibilitam reflexões referentes à metodologia de análise de dados e à pedagogia de L2. No que diz respeito à metodologia experimental, ressalta-se a necessidade de análises de dados individuais e longitudinais. Quanto à pedagogia de L2, enfatiza-se a necessidade de uma explicitação dos aspectos formais conjugada a uma exposição efetiva dos aprendizes ao insumo da L2.In this paper, we discuss, in the light of Complex Dynamic Systems Theory, the L2 attention and processing model proposed by Leow (2015). As we consider the complexity of language development, the five processing stages proposed by Leow (2015) lead to a discussion on different methods of data analysis and L2 pedagogy. With regard to the experimental methodology, the need for individual and longitudinal analyses of data is highlighted. As for L2 pedagogy, the need to provide learners with explicit instruction in conjunction with an effective exposure to the L2 input is emphasized.application/pdfporUniletras : revista do Departamento de Letras da UEPG. Ponta Grossa, PR. Vol. 42 (2020), e-16399, p. 1-22Teoria dos sistemas dinâmicos complexosLíngua adicionalInstrução explícitaProcesso linguísticoLinguagem e línguasL2 processingComplex Dynamic Systems TheoryExplicit instructionInstrução explícita na sala de aula de L2 : uma discussão sobre atenção e processamento de L2 à luz da Teoria dos Sistemas Dinâmicos Complexos (TDSC)Explicit instruction in the L2 classroom : discussing L2 attention and processing in the light of Complex Dynamic Systems Theory (CDST)info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001125343.pdf.txt001125343.pdf.txtExtracted Texttext/plain72119http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221208/2/001125343.pdf.txt44b62e6effdb6cf36975398f6759ebdcMD52ORIGINAL001125343.pdfTexto completoapplication/pdf522981http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221208/1/001125343.pdf3e14ca606400365437efba6e402598abMD5110183/2212082023-08-18 03:40:35.670901oai:www.lume.ufrgs.br:10183/221208Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-18T06:40:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Instrução explícita na sala de aula de L2 : uma discussão sobre atenção e processamento de L2 à luz da Teoria dos Sistemas Dinâmicos Complexos (TDSC)
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Explicit instruction in the L2 classroom : discussing L2 attention and processing in the light of Complex Dynamic Systems Theory (CDST)
title Instrução explícita na sala de aula de L2 : uma discussão sobre atenção e processamento de L2 à luz da Teoria dos Sistemas Dinâmicos Complexos (TDSC)
spellingShingle Instrução explícita na sala de aula de L2 : uma discussão sobre atenção e processamento de L2 à luz da Teoria dos Sistemas Dinâmicos Complexos (TDSC)
Gauer, Luana Tiburi Dani
Teoria dos sistemas dinâmicos complexos
Língua adicional
Instrução explícita
Processo linguístico
Linguagem e línguas
L2 processing
Complex Dynamic Systems Theory
Explicit instruction
title_short Instrução explícita na sala de aula de L2 : uma discussão sobre atenção e processamento de L2 à luz da Teoria dos Sistemas Dinâmicos Complexos (TDSC)
title_full Instrução explícita na sala de aula de L2 : uma discussão sobre atenção e processamento de L2 à luz da Teoria dos Sistemas Dinâmicos Complexos (TDSC)
title_fullStr Instrução explícita na sala de aula de L2 : uma discussão sobre atenção e processamento de L2 à luz da Teoria dos Sistemas Dinâmicos Complexos (TDSC)
title_full_unstemmed Instrução explícita na sala de aula de L2 : uma discussão sobre atenção e processamento de L2 à luz da Teoria dos Sistemas Dinâmicos Complexos (TDSC)
title_sort Instrução explícita na sala de aula de L2 : uma discussão sobre atenção e processamento de L2 à luz da Teoria dos Sistemas Dinâmicos Complexos (TDSC)
author Gauer, Luana Tiburi Dani
author_facet Gauer, Luana Tiburi Dani
Alves, Ubiratã Kickhöfel
author_role author
author2 Alves, Ubiratã Kickhöfel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gauer, Luana Tiburi Dani
Alves, Ubiratã Kickhöfel
dc.subject.por.fl_str_mv Teoria dos sistemas dinâmicos complexos
Língua adicional
Instrução explícita
Processo linguístico
Linguagem e línguas
topic Teoria dos sistemas dinâmicos complexos
Língua adicional
Instrução explícita
Processo linguístico
Linguagem e línguas
L2 processing
Complex Dynamic Systems Theory
Explicit instruction
dc.subject.eng.fl_str_mv L2 processing
Complex Dynamic Systems Theory
Explicit instruction
description Neste trabalho, discutimos, à luz da Teoria dos Sistemas Dinâmicos Complexos, o modelo de atenção e processamento de L2 proposto por Leow (2015). Considerando-se a complexidade do processo de desenvolvimento linguístico, os cinco estágios de processamento propostos em Leow (2015) possibilitam reflexões referentes à metodologia de análise de dados e à pedagogia de L2. No que diz respeito à metodologia experimental, ressalta-se a necessidade de análises de dados individuais e longitudinais. Quanto à pedagogia de L2, enfatiza-se a necessidade de uma explicitação dos aspectos formais conjugada a uma exposição efetiva dos aprendizes ao insumo da L2.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-05-18T04:37:10Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/221208
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0101-8698
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001125343
identifier_str_mv 0101-8698
001125343
url http://hdl.handle.net/10183/221208
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Uniletras : revista do Departamento de Letras da UEPG. Ponta Grossa, PR. Vol. 42 (2020), e-16399, p. 1-22
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221208/2/001125343.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221208/1/001125343.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 44b62e6effdb6cf36975398f6759ebdc
3e14ca606400365437efba6e402598ab
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447742583930880