Instrução explícita na sala de aula de L2 : uma discussão sobre atenção e processamento de L2 à luz da Teoria dos Sistemas Dinâmicos Complexos (TDSC)
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/221208 |
Resumo: | Neste trabalho, discutimos, à luz da Teoria dos Sistemas Dinâmicos Complexos, o modelo de atenção e processamento de L2 proposto por Leow (2015). Considerando-se a complexidade do processo de desenvolvimento linguístico, os cinco estágios de processamento propostos em Leow (2015) possibilitam reflexões referentes à metodologia de análise de dados e à pedagogia de L2. No que diz respeito à metodologia experimental, ressalta-se a necessidade de análises de dados individuais e longitudinais. Quanto à pedagogia de L2, enfatiza-se a necessidade de uma explicitação dos aspectos formais conjugada a uma exposição efetiva dos aprendizes ao insumo da L2. |
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Gauer, Luana Tiburi DaniAlves, Ubiratã Kickhöfel2021-05-18T04:37:10Z20200101-8698http://hdl.handle.net/10183/221208001125343Neste trabalho, discutimos, à luz da Teoria dos Sistemas Dinâmicos Complexos, o modelo de atenção e processamento de L2 proposto por Leow (2015). Considerando-se a complexidade do processo de desenvolvimento linguístico, os cinco estágios de processamento propostos em Leow (2015) possibilitam reflexões referentes à metodologia de análise de dados e à pedagogia de L2. No que diz respeito à metodologia experimental, ressalta-se a necessidade de análises de dados individuais e longitudinais. Quanto à pedagogia de L2, enfatiza-se a necessidade de uma explicitação dos aspectos formais conjugada a uma exposição efetiva dos aprendizes ao insumo da L2.In this paper, we discuss, in the light of Complex Dynamic Systems Theory, the L2 attention and processing model proposed by Leow (2015). As we consider the complexity of language development, the five processing stages proposed by Leow (2015) lead to a discussion on different methods of data analysis and L2 pedagogy. With regard to the experimental methodology, the need for individual and longitudinal analyses of data is highlighted. As for L2 pedagogy, the need to provide learners with explicit instruction in conjunction with an effective exposure to the L2 input is emphasized.application/pdfporUniletras : revista do Departamento de Letras da UEPG. Ponta Grossa, PR. Vol. 42 (2020), e-16399, p. 1-22Teoria dos sistemas dinâmicos complexosLíngua adicionalInstrução explícitaProcesso linguísticoLinguagem e línguasL2 processingComplex Dynamic Systems TheoryExplicit instructionInstrução explícita na sala de aula de L2 : uma discussão sobre atenção e processamento de L2 à luz da Teoria dos Sistemas Dinâmicos Complexos (TDSC)Explicit instruction in the L2 classroom : discussing L2 attention and processing in the light of Complex Dynamic Systems Theory (CDST)info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001125343.pdf.txt001125343.pdf.txtExtracted Texttext/plain72119http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221208/2/001125343.pdf.txt44b62e6effdb6cf36975398f6759ebdcMD52ORIGINAL001125343.pdfTexto completoapplication/pdf522981http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221208/1/001125343.pdf3e14ca606400365437efba6e402598abMD5110183/2212082023-08-18 03:40:35.670901oai:www.lume.ufrgs.br:10183/221208Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-18T06:40:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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Neste trabalho, discutimos, à luz da Teoria dos Sistemas Dinâmicos Complexos, o modelo de atenção e processamento de L2 proposto por Leow (2015). Considerando-se a complexidade do processo de desenvolvimento linguístico, os cinco estágios de processamento propostos em Leow (2015) possibilitam reflexões referentes à metodologia de análise de dados e à pedagogia de L2. No que diz respeito à metodologia experimental, ressalta-se a necessidade de análises de dados individuais e longitudinais. Quanto à pedagogia de L2, enfatiza-se a necessidade de uma explicitação dos aspectos formais conjugada a uma exposição efetiva dos aprendizes ao insumo da L2. |
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