A cor no processo criativo de ações de comunicação interna e de endomarketing
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/110372 |
Resumo: | Esta monografia propõe-se a estudar a cor no processo criativo de ações de comunicação interna e de endomarketing. A base teórica inicia abordando a imagem sob a luz de diversos pensadores, a sua relação com a semiótica, os elementos que a constituem e o papel do espectador durante a sua interpretação. Em seguida, é explorado um dos pontos importantes da pesquisa, o endomarketing e a comunicação, explicando as diferenças entre ambos e como podem ser utilizados dentro das empresas. Por fim, a cor é apresentada em alguns áreas do conhecimentos como a psicologia, as artes visuais e a física. A partir das informações obtidas, foram elaboradas perguntas direcionadas a responderem os problemas do trabalho. Para tal, foram realizadas entrevistas e aplicados questionários com profissionais de criação de uma agência especializada em endomarketing e em comunicação interna. Com posse desses conhecimentos, tomou-se algumas campanhas para analisar e fazer relações ratificando as ideias presentes na pesquisa. |
id |
UFRGS-2_1b53b44a3ef2cafae8721e78d23ea121 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/110372 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Ribeiro, Matheus VivianPithan, Flávia Ataide2015-02-25T01:58:04Z2014http://hdl.handle.net/10183/110372000952754Esta monografia propõe-se a estudar a cor no processo criativo de ações de comunicação interna e de endomarketing. A base teórica inicia abordando a imagem sob a luz de diversos pensadores, a sua relação com a semiótica, os elementos que a constituem e o papel do espectador durante a sua interpretação. Em seguida, é explorado um dos pontos importantes da pesquisa, o endomarketing e a comunicação, explicando as diferenças entre ambos e como podem ser utilizados dentro das empresas. Por fim, a cor é apresentada em alguns áreas do conhecimentos como a psicologia, as artes visuais e a física. A partir das informações obtidas, foram elaboradas perguntas direcionadas a responderem os problemas do trabalho. Para tal, foram realizadas entrevistas e aplicados questionários com profissionais de criação de uma agência especializada em endomarketing e em comunicação interna. Com posse desses conhecimentos, tomou-se algumas campanhas para analisar e fazer relações ratificando as ideias presentes na pesquisa.This monograph proposes to study the color in the creative process of internal communication activities and endomarketing. The theoretical basis starts addressing the image by the light of various thinkers, its relation to semiotics, the elements that constitute it and the role of the spectator during his interpretation. Then, it is explored one of the important points of the research, endomarketing and internal communication, where their differences are explained and how it can be used within companies. Finally, the color is shown in some areas of knowledge as psychology, visual arts and physics. From the information obtained, questions were elaborated to answer the questions related to work problems. To this end, questionnaires and interviews were made with creative professionals from an agency that specializes in endomarketing and internal. In possession of this knowledge, took up some campaigns to analyze and make relationships ratifying the ideas in the research.application/pdfporCorEndomarketingColorEndomarketingInternal communicationThe creative processInterviewsContent analysisA cor no processo criativo de ações de comunicação interna e de endomarketinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2014Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000952754.pdf000952754.pdfTexto completoapplication/pdf2352064http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110372/1/000952754.pdf741e9d785e79e339d1d025595d20019dMD51TEXT000952754.pdf.txt000952754.pdf.txtExtracted Texttext/plain212932http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110372/2/000952754.pdf.txt15dbfe3a67606a64440a4797f7a33db9MD52THUMBNAIL000952754.pdf.jpg000952754.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1096http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110372/3/000952754.pdf.jpgf383235ec1cb3c03871cbd243728dc60MD5310183/1103722023-04-01 03:30:21.061192oai:www.lume.ufrgs.br:10183/110372Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-04-01T06:30:21Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A cor no processo criativo de ações de comunicação interna e de endomarketing |
title |
A cor no processo criativo de ações de comunicação interna e de endomarketing |
spellingShingle |
A cor no processo criativo de ações de comunicação interna e de endomarketing Ribeiro, Matheus Vivian Cor Endomarketing Color Endomarketing Internal communication The creative process Interviews Content analysis |
title_short |
A cor no processo criativo de ações de comunicação interna e de endomarketing |
title_full |
A cor no processo criativo de ações de comunicação interna e de endomarketing |
title_fullStr |
A cor no processo criativo de ações de comunicação interna e de endomarketing |
title_full_unstemmed |
A cor no processo criativo de ações de comunicação interna e de endomarketing |
title_sort |
A cor no processo criativo de ações de comunicação interna e de endomarketing |
author |
Ribeiro, Matheus Vivian |
author_facet |
Ribeiro, Matheus Vivian |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Matheus Vivian |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pithan, Flávia Ataide |
contributor_str_mv |
Pithan, Flávia Ataide |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cor Endomarketing |
topic |
Cor Endomarketing Color Endomarketing Internal communication The creative process Interviews Content analysis |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Color Endomarketing Internal communication The creative process Interviews Content analysis |
description |
Esta monografia propõe-se a estudar a cor no processo criativo de ações de comunicação interna e de endomarketing. A base teórica inicia abordando a imagem sob a luz de diversos pensadores, a sua relação com a semiótica, os elementos que a constituem e o papel do espectador durante a sua interpretação. Em seguida, é explorado um dos pontos importantes da pesquisa, o endomarketing e a comunicação, explicando as diferenças entre ambos e como podem ser utilizados dentro das empresas. Por fim, a cor é apresentada em alguns áreas do conhecimentos como a psicologia, as artes visuais e a física. A partir das informações obtidas, foram elaboradas perguntas direcionadas a responderem os problemas do trabalho. Para tal, foram realizadas entrevistas e aplicados questionários com profissionais de criação de uma agência especializada em endomarketing e em comunicação interna. Com posse desses conhecimentos, tomou-se algumas campanhas para analisar e fazer relações ratificando as ideias presentes na pesquisa. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-02-25T01:58:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/110372 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000952754 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/110372 |
identifier_str_mv |
000952754 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110372/1/000952754.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110372/2/000952754.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110372/3/000952754.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
741e9d785e79e339d1d025595d20019d 15dbfe3a67606a64440a4797f7a33db9 f383235ec1cb3c03871cbd243728dc60 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224479532122112 |