A cor no processo criativo de ações de comunicação interna e de endomarketing

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Matheus Vivian
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/110372
Resumo: Esta monografia propõe-se a estudar a cor no processo criativo de ações de comunicação interna e de endomarketing. A base teórica inicia abordando a imagem sob a luz de diversos pensadores, a sua relação com a semiótica, os elementos que a constituem e o papel do espectador durante a sua interpretação. Em seguida, é explorado um dos pontos importantes da pesquisa, o endomarketing e a comunicação, explicando as diferenças entre ambos e como podem ser utilizados dentro das empresas. Por fim, a cor é apresentada em alguns áreas do conhecimentos como a psicologia, as artes visuais e a física. A partir das informações obtidas, foram elaboradas perguntas direcionadas a responderem os problemas do trabalho. Para tal, foram realizadas entrevistas e aplicados questionários com profissionais de criação de uma agência especializada em endomarketing e em comunicação interna. Com posse desses conhecimentos, tomou-se algumas campanhas para analisar e fazer relações ratificando as ideias presentes na pesquisa.
id UFRGS-2_1b53b44a3ef2cafae8721e78d23ea121
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/110372
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ribeiro, Matheus VivianPithan, Flávia Ataide2015-02-25T01:58:04Z2014http://hdl.handle.net/10183/110372000952754Esta monografia propõe-se a estudar a cor no processo criativo de ações de comunicação interna e de endomarketing. A base teórica inicia abordando a imagem sob a luz de diversos pensadores, a sua relação com a semiótica, os elementos que a constituem e o papel do espectador durante a sua interpretação. Em seguida, é explorado um dos pontos importantes da pesquisa, o endomarketing e a comunicação, explicando as diferenças entre ambos e como podem ser utilizados dentro das empresas. Por fim, a cor é apresentada em alguns áreas do conhecimentos como a psicologia, as artes visuais e a física. A partir das informações obtidas, foram elaboradas perguntas direcionadas a responderem os problemas do trabalho. Para tal, foram realizadas entrevistas e aplicados questionários com profissionais de criação de uma agência especializada em endomarketing e em comunicação interna. Com posse desses conhecimentos, tomou-se algumas campanhas para analisar e fazer relações ratificando as ideias presentes na pesquisa.This monograph proposes to study the color in the creative process of internal communication activities and endomarketing. The theoretical basis starts addressing the image by the light of various thinkers, its relation to semiotics, the elements that constitute it and the role of the spectator during his interpretation. Then, it is explored one of the important points of the research, endomarketing and internal communication, where their differences are explained and how it can be used within companies. Finally, the color is shown in some areas of knowledge as psychology, visual arts and physics. From the information obtained, questions were elaborated to answer the questions related to work problems. To this end, questionnaires and interviews were made with creative professionals from an agency that specializes in endomarketing and internal. In possession of this knowledge, took up some campaigns to analyze and make relationships ratifying the ideas in the research.application/pdfporCorEndomarketingColorEndomarketingInternal communicationThe creative processInterviewsContent analysisA cor no processo criativo de ações de comunicação interna e de endomarketinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2014Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000952754.pdf000952754.pdfTexto completoapplication/pdf2352064http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110372/1/000952754.pdf741e9d785e79e339d1d025595d20019dMD51TEXT000952754.pdf.txt000952754.pdf.txtExtracted Texttext/plain212932http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110372/2/000952754.pdf.txt15dbfe3a67606a64440a4797f7a33db9MD52THUMBNAIL000952754.pdf.jpg000952754.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1096http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110372/3/000952754.pdf.jpgf383235ec1cb3c03871cbd243728dc60MD5310183/1103722023-04-01 03:30:21.061192oai:www.lume.ufrgs.br:10183/110372Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-04-01T06:30:21Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A cor no processo criativo de ações de comunicação interna e de endomarketing
title A cor no processo criativo de ações de comunicação interna e de endomarketing
spellingShingle A cor no processo criativo de ações de comunicação interna e de endomarketing
Ribeiro, Matheus Vivian
Cor
Endomarketing
Color
Endomarketing
Internal communication
The creative process
Interviews
Content analysis
title_short A cor no processo criativo de ações de comunicação interna e de endomarketing
title_full A cor no processo criativo de ações de comunicação interna e de endomarketing
title_fullStr A cor no processo criativo de ações de comunicação interna e de endomarketing
title_full_unstemmed A cor no processo criativo de ações de comunicação interna e de endomarketing
title_sort A cor no processo criativo de ações de comunicação interna e de endomarketing
author Ribeiro, Matheus Vivian
author_facet Ribeiro, Matheus Vivian
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Matheus Vivian
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pithan, Flávia Ataide
contributor_str_mv Pithan, Flávia Ataide
dc.subject.por.fl_str_mv Cor
Endomarketing
topic Cor
Endomarketing
Color
Endomarketing
Internal communication
The creative process
Interviews
Content analysis
dc.subject.eng.fl_str_mv Color
Endomarketing
Internal communication
The creative process
Interviews
Content analysis
description Esta monografia propõe-se a estudar a cor no processo criativo de ações de comunicação interna e de endomarketing. A base teórica inicia abordando a imagem sob a luz de diversos pensadores, a sua relação com a semiótica, os elementos que a constituem e o papel do espectador durante a sua interpretação. Em seguida, é explorado um dos pontos importantes da pesquisa, o endomarketing e a comunicação, explicando as diferenças entre ambos e como podem ser utilizados dentro das empresas. Por fim, a cor é apresentada em alguns áreas do conhecimentos como a psicologia, as artes visuais e a física. A partir das informações obtidas, foram elaboradas perguntas direcionadas a responderem os problemas do trabalho. Para tal, foram realizadas entrevistas e aplicados questionários com profissionais de criação de uma agência especializada em endomarketing e em comunicação interna. Com posse desses conhecimentos, tomou-se algumas campanhas para analisar e fazer relações ratificando as ideias presentes na pesquisa.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-02-25T01:58:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/110372
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000952754
url http://hdl.handle.net/10183/110372
identifier_str_mv 000952754
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110372/1/000952754.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110372/2/000952754.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110372/3/000952754.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 741e9d785e79e339d1d025595d20019d
15dbfe3a67606a64440a4797f7a33db9
f383235ec1cb3c03871cbd243728dc60
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224479532122112