A importância do marketing pessoal e político na carreira política
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/36683 |
Resumo: | A finalidade deste trabalho acadêmico é mostrar a importância do marketing pessoal e do marketing político na carreira e campanha eleitoral para os candidatos a cargos políticos no município de Lagoa Vermelha – RS, e verificar como o eleitorado deste município percebe isso. Inicialmente, foi realizada uma revisão teórica na área de marketing. Após foi aplicada uma pesquisa exploratória, utilizando-se entrevistas em profundidade, a cinco candidatos eleitos e a cinco candidatos que não se elegeram para os cargos de vereador, prefeito e deputado estadual com domicílio eleitoral em Lagoa Vermelha – RS. Logo em seguida, foi feita uma pesquisa quantitativa, através de questionários aplicados a cem eleitores da mesma cidade. De posse das informações coletadas nas duas etapas foi efetivada a análise de conteúdo na primeira etapa, onde ficou evidenciada a falta de profissionalismo na carreira política, pois embora os entrevistados demostrem certo conhecimento de marketing pessoal e do marketing político, não os transforma em ações, impossibilitando assim que esta importantíssima ferramenta venha ajudar em suas campanhas eleitorais e carreira política. Já na segunda etapa os dados foram tabulados e apresentados em forma de tabelas e gráficos, onde se destacou a percepção dos eleitores quanto à importância do candidato saber se comunicar, das campanhas eleitorais no rádio e televisão e dos debates políticos, outro fator que chama a atenção é que a medida que os anos passam os eleitores tendem a esquecer em quem votaram, demonstrando assim que o marketing pessoal e político esta falho. Posteriormente foram apresentadas sugestões que podem interessar a futuros candidatos a cargos eletivos. |
id |
UFRGS-2_1b5598902ba5d7718b3ff919ac181f48 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/36683 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Vilarino, Agenor JuniorPadula, Antonio Domingos2012-01-19T01:20:42Z2011http://hdl.handle.net/10183/36683000818631A finalidade deste trabalho acadêmico é mostrar a importância do marketing pessoal e do marketing político na carreira e campanha eleitoral para os candidatos a cargos políticos no município de Lagoa Vermelha – RS, e verificar como o eleitorado deste município percebe isso. Inicialmente, foi realizada uma revisão teórica na área de marketing. Após foi aplicada uma pesquisa exploratória, utilizando-se entrevistas em profundidade, a cinco candidatos eleitos e a cinco candidatos que não se elegeram para os cargos de vereador, prefeito e deputado estadual com domicílio eleitoral em Lagoa Vermelha – RS. Logo em seguida, foi feita uma pesquisa quantitativa, através de questionários aplicados a cem eleitores da mesma cidade. De posse das informações coletadas nas duas etapas foi efetivada a análise de conteúdo na primeira etapa, onde ficou evidenciada a falta de profissionalismo na carreira política, pois embora os entrevistados demostrem certo conhecimento de marketing pessoal e do marketing político, não os transforma em ações, impossibilitando assim que esta importantíssima ferramenta venha ajudar em suas campanhas eleitorais e carreira política. Já na segunda etapa os dados foram tabulados e apresentados em forma de tabelas e gráficos, onde se destacou a percepção dos eleitores quanto à importância do candidato saber se comunicar, das campanhas eleitorais no rádio e televisão e dos debates políticos, outro fator que chama a atenção é que a medida que os anos passam os eleitores tendem a esquecer em quem votaram, demonstrando assim que o marketing pessoal e político esta falho. Posteriormente foram apresentadas sugestões que podem interessar a futuros candidatos a cargos eletivos.application/pdfporMarketing pessoalCarreira políticaPolíticosA importância do marketing pessoal e político na carreira políticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2011/1Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000818631.pdf000818631.pdfTexto completoapplication/pdf1641493http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36683/1/000818631.pdfcc167df4115b757a3cdabfac757bbbe0MD51TEXT000818631.pdf.txt000818631.pdf.txtExtracted Texttext/plain81197http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36683/2/000818631.pdf.txt0f8556e8357a880263ca9ca7c4ac034fMD52THUMBNAIL000818631.pdf.jpg000818631.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1074http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36683/3/000818631.pdf.jpg4c114df95ce0f9afeb477d191584df05MD5310183/366832018-10-11 08:45:50.032oai:www.lume.ufrgs.br:10183/36683Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-11T11:45:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A importância do marketing pessoal e político na carreira política |
title |
A importância do marketing pessoal e político na carreira política |
spellingShingle |
A importância do marketing pessoal e político na carreira política Vilarino, Agenor Junior Marketing pessoal Carreira política Políticos |
title_short |
A importância do marketing pessoal e político na carreira política |
title_full |
A importância do marketing pessoal e político na carreira política |
title_fullStr |
A importância do marketing pessoal e político na carreira política |
title_full_unstemmed |
A importância do marketing pessoal e político na carreira política |
title_sort |
A importância do marketing pessoal e político na carreira política |
author |
Vilarino, Agenor Junior |
author_facet |
Vilarino, Agenor Junior |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vilarino, Agenor Junior |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Padula, Antonio Domingos |
contributor_str_mv |
Padula, Antonio Domingos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing pessoal Carreira política Políticos |
topic |
Marketing pessoal Carreira política Políticos |
description |
A finalidade deste trabalho acadêmico é mostrar a importância do marketing pessoal e do marketing político na carreira e campanha eleitoral para os candidatos a cargos políticos no município de Lagoa Vermelha – RS, e verificar como o eleitorado deste município percebe isso. Inicialmente, foi realizada uma revisão teórica na área de marketing. Após foi aplicada uma pesquisa exploratória, utilizando-se entrevistas em profundidade, a cinco candidatos eleitos e a cinco candidatos que não se elegeram para os cargos de vereador, prefeito e deputado estadual com domicílio eleitoral em Lagoa Vermelha – RS. Logo em seguida, foi feita uma pesquisa quantitativa, através de questionários aplicados a cem eleitores da mesma cidade. De posse das informações coletadas nas duas etapas foi efetivada a análise de conteúdo na primeira etapa, onde ficou evidenciada a falta de profissionalismo na carreira política, pois embora os entrevistados demostrem certo conhecimento de marketing pessoal e do marketing político, não os transforma em ações, impossibilitando assim que esta importantíssima ferramenta venha ajudar em suas campanhas eleitorais e carreira política. Já na segunda etapa os dados foram tabulados e apresentados em forma de tabelas e gráficos, onde se destacou a percepção dos eleitores quanto à importância do candidato saber se comunicar, das campanhas eleitorais no rádio e televisão e dos debates políticos, outro fator que chama a atenção é que a medida que os anos passam os eleitores tendem a esquecer em quem votaram, demonstrando assim que o marketing pessoal e político esta falho. Posteriormente foram apresentadas sugestões que podem interessar a futuros candidatos a cargos eletivos. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-01-19T01:20:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/36683 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000818631 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/36683 |
identifier_str_mv |
000818631 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36683/1/000818631.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36683/2/000818631.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36683/3/000818631.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cc167df4115b757a3cdabfac757bbbe0 0f8556e8357a880263ca9ca7c4ac034f 4c114df95ce0f9afeb477d191584df05 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817724519778877440 |