A importância do marketing pessoal e político na carreira política

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vilarino, Agenor Junior
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/36683
Resumo: A finalidade deste trabalho acadêmico é mostrar a importância do marketing pessoal e do marketing político na carreira e campanha eleitoral para os candidatos a cargos políticos no município de Lagoa Vermelha – RS, e verificar como o eleitorado deste município percebe isso. Inicialmente, foi realizada uma revisão teórica na área de marketing. Após foi aplicada uma pesquisa exploratória, utilizando-se entrevistas em profundidade, a cinco candidatos eleitos e a cinco candidatos que não se elegeram para os cargos de vereador, prefeito e deputado estadual com domicílio eleitoral em Lagoa Vermelha – RS. Logo em seguida, foi feita uma pesquisa quantitativa, através de questionários aplicados a cem eleitores da mesma cidade. De posse das informações coletadas nas duas etapas foi efetivada a análise de conteúdo na primeira etapa, onde ficou evidenciada a falta de profissionalismo na carreira política, pois embora os entrevistados demostrem certo conhecimento de marketing pessoal e do marketing político, não os transforma em ações, impossibilitando assim que esta importantíssima ferramenta venha ajudar em suas campanhas eleitorais e carreira política. Já na segunda etapa os dados foram tabulados e apresentados em forma de tabelas e gráficos, onde se destacou a percepção dos eleitores quanto à importância do candidato saber se comunicar, das campanhas eleitorais no rádio e televisão e dos debates políticos, outro fator que chama a atenção é que a medida que os anos passam os eleitores tendem a esquecer em quem votaram, demonstrando assim que o marketing pessoal e político esta falho. Posteriormente foram apresentadas sugestões que podem interessar a futuros candidatos a cargos eletivos.
id UFRGS-2_1b5598902ba5d7718b3ff919ac181f48
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/36683
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Vilarino, Agenor JuniorPadula, Antonio Domingos2012-01-19T01:20:42Z2011http://hdl.handle.net/10183/36683000818631A finalidade deste trabalho acadêmico é mostrar a importância do marketing pessoal e do marketing político na carreira e campanha eleitoral para os candidatos a cargos políticos no município de Lagoa Vermelha – RS, e verificar como o eleitorado deste município percebe isso. Inicialmente, foi realizada uma revisão teórica na área de marketing. Após foi aplicada uma pesquisa exploratória, utilizando-se entrevistas em profundidade, a cinco candidatos eleitos e a cinco candidatos que não se elegeram para os cargos de vereador, prefeito e deputado estadual com domicílio eleitoral em Lagoa Vermelha – RS. Logo em seguida, foi feita uma pesquisa quantitativa, através de questionários aplicados a cem eleitores da mesma cidade. De posse das informações coletadas nas duas etapas foi efetivada a análise de conteúdo na primeira etapa, onde ficou evidenciada a falta de profissionalismo na carreira política, pois embora os entrevistados demostrem certo conhecimento de marketing pessoal e do marketing político, não os transforma em ações, impossibilitando assim que esta importantíssima ferramenta venha ajudar em suas campanhas eleitorais e carreira política. Já na segunda etapa os dados foram tabulados e apresentados em forma de tabelas e gráficos, onde se destacou a percepção dos eleitores quanto à importância do candidato saber se comunicar, das campanhas eleitorais no rádio e televisão e dos debates políticos, outro fator que chama a atenção é que a medida que os anos passam os eleitores tendem a esquecer em quem votaram, demonstrando assim que o marketing pessoal e político esta falho. Posteriormente foram apresentadas sugestões que podem interessar a futuros candidatos a cargos eletivos.application/pdfporMarketing pessoalCarreira políticaPolíticosA importância do marketing pessoal e político na carreira políticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2011/1Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000818631.pdf000818631.pdfTexto completoapplication/pdf1641493http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36683/1/000818631.pdfcc167df4115b757a3cdabfac757bbbe0MD51TEXT000818631.pdf.txt000818631.pdf.txtExtracted Texttext/plain81197http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36683/2/000818631.pdf.txt0f8556e8357a880263ca9ca7c4ac034fMD52THUMBNAIL000818631.pdf.jpg000818631.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1074http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36683/3/000818631.pdf.jpg4c114df95ce0f9afeb477d191584df05MD5310183/366832018-10-11 08:45:50.032oai:www.lume.ufrgs.br:10183/36683Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-11T11:45:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A importância do marketing pessoal e político na carreira política
title A importância do marketing pessoal e político na carreira política
spellingShingle A importância do marketing pessoal e político na carreira política
Vilarino, Agenor Junior
Marketing pessoal
Carreira política
Políticos
title_short A importância do marketing pessoal e político na carreira política
title_full A importância do marketing pessoal e político na carreira política
title_fullStr A importância do marketing pessoal e político na carreira política
title_full_unstemmed A importância do marketing pessoal e político na carreira política
title_sort A importância do marketing pessoal e político na carreira política
author Vilarino, Agenor Junior
author_facet Vilarino, Agenor Junior
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vilarino, Agenor Junior
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Padula, Antonio Domingos
contributor_str_mv Padula, Antonio Domingos
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing pessoal
Carreira política
Políticos
topic Marketing pessoal
Carreira política
Políticos
description A finalidade deste trabalho acadêmico é mostrar a importância do marketing pessoal e do marketing político na carreira e campanha eleitoral para os candidatos a cargos políticos no município de Lagoa Vermelha – RS, e verificar como o eleitorado deste município percebe isso. Inicialmente, foi realizada uma revisão teórica na área de marketing. Após foi aplicada uma pesquisa exploratória, utilizando-se entrevistas em profundidade, a cinco candidatos eleitos e a cinco candidatos que não se elegeram para os cargos de vereador, prefeito e deputado estadual com domicílio eleitoral em Lagoa Vermelha – RS. Logo em seguida, foi feita uma pesquisa quantitativa, através de questionários aplicados a cem eleitores da mesma cidade. De posse das informações coletadas nas duas etapas foi efetivada a análise de conteúdo na primeira etapa, onde ficou evidenciada a falta de profissionalismo na carreira política, pois embora os entrevistados demostrem certo conhecimento de marketing pessoal e do marketing político, não os transforma em ações, impossibilitando assim que esta importantíssima ferramenta venha ajudar em suas campanhas eleitorais e carreira política. Já na segunda etapa os dados foram tabulados e apresentados em forma de tabelas e gráficos, onde se destacou a percepção dos eleitores quanto à importância do candidato saber se comunicar, das campanhas eleitorais no rádio e televisão e dos debates políticos, outro fator que chama a atenção é que a medida que os anos passam os eleitores tendem a esquecer em quem votaram, demonstrando assim que o marketing pessoal e político esta falho. Posteriormente foram apresentadas sugestões que podem interessar a futuros candidatos a cargos eletivos.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-01-19T01:20:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/36683
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000818631
url http://hdl.handle.net/10183/36683
identifier_str_mv 000818631
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36683/1/000818631.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36683/2/000818631.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36683/3/000818631.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv cc167df4115b757a3cdabfac757bbbe0
0f8556e8357a880263ca9ca7c4ac034f
4c114df95ce0f9afeb477d191584df05
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224421003755520