O uso do appbook na educação infantil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/203239 |
Resumo: | O presente estudo se propõe a investigar os benefícios do uso de recursos de mídias digitais para a leitura na Educação Infantil, assim como trazer alternativas de material didático envolvendo a leitura, visando promover a curiosidade, a interação entre os alunos e o contato com as práticas de leitura. A questão norteadora desta investigação se baseia na seguinte possibilidade: o uso de aplicativos na Educação Infantil pode possibilitar benefícios no processo de leitura e escrita? A metodologia organiza-se a partir de uma abordagem qualitativa com base em um estudo de caso, e os dados analisados derivaram dos desenhos produzidos pelos alunos da educação infantil durante as atividades de leitura com o uso de appbooks. Como base teórica, foram usados autores como Pelegrini (2001), Sampaio (1997) e Cosson (2011) para os conceitos de letramento; e Leffa (2006), Silva, Fagundes e Menezes (2018) para conceitos de interatividade; e também a caracterização da ferramenta chamada APPBOOK. A análise dos dados evidenciou que o universo dos sons, dos comandos digitais dos apps, as cenas e os personagens das histórias interativas, as narrativas, fizeram o olhar dos alunos despertar para um aprendizado diferente, onde aprender se faz brincando. Entende-se que, desde essa etapa da educação, é possível estabelecer uma metodologia que possibilite que a leitura faça parte da rotina dos alunos, e defende-se a necessidade da formação continuada dos professores para o trabalho com as mídias digitais em sala de aula. |
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Adam, Virgínia Jaiane da SilvaGarcia, Rosangela Silveira2019-12-19T04:01:13Z2018http://hdl.handle.net/10183/203239001108955O presente estudo se propõe a investigar os benefícios do uso de recursos de mídias digitais para a leitura na Educação Infantil, assim como trazer alternativas de material didático envolvendo a leitura, visando promover a curiosidade, a interação entre os alunos e o contato com as práticas de leitura. A questão norteadora desta investigação se baseia na seguinte possibilidade: o uso de aplicativos na Educação Infantil pode possibilitar benefícios no processo de leitura e escrita? A metodologia organiza-se a partir de uma abordagem qualitativa com base em um estudo de caso, e os dados analisados derivaram dos desenhos produzidos pelos alunos da educação infantil durante as atividades de leitura com o uso de appbooks. Como base teórica, foram usados autores como Pelegrini (2001), Sampaio (1997) e Cosson (2011) para os conceitos de letramento; e Leffa (2006), Silva, Fagundes e Menezes (2018) para conceitos de interatividade; e também a caracterização da ferramenta chamada APPBOOK. A análise dos dados evidenciou que o universo dos sons, dos comandos digitais dos apps, as cenas e os personagens das histórias interativas, as narrativas, fizeram o olhar dos alunos despertar para um aprendizado diferente, onde aprender se faz brincando. Entende-se que, desde essa etapa da educação, é possível estabelecer uma metodologia que possibilite que a leitura faça parte da rotina dos alunos, e defende-se a necessidade da formação continuada dos professores para o trabalho com as mídias digitais em sala de aula.The present study aims to investigate the benefits of using digital media resources for reading in Early Childhood Education, as well as to bring alternatives to didactic material involving reading, in order to promote curiosity, interaction among students and contact with reading practices. The guiding question of this research is based on the following possibility: the use of applications in Early Childhood Education can provide benefits in the reading and writing process? The methodology is organized from a qualitative approach based on a case study, and the data analyzed derive from the drawings produced by the children's students during reading activities with the use of appbooks. As a theoretical basis, authors such as Pelegrini (2001), Sampaio (1997) and Cosson (2011) were used for the concepts of literacy; and Leffa (2006), Silva, Fagundes and Menezes (2018) for concepts of interactivity; and also the characterization of the tool called APPBOOK. Analysis of the data showed that the universe of sounds, the digital commands of the apps, the scenes and the characters of the interactive stories, the narratives, made the pupils' gaze awaken to a different learning, where you learn joking. It is understood that, since this stage of education, it is possible to establish a methodology that allows reading to be part of the routine of the students, and it is defended the need for the continued training of teachers to work with digital media in the classroom.application/pdfporLetramentoTecnologia digitalLeituraMídia digitalLiteracyReadingDigital mediaO uso do appbook na educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2018especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001108955.pdf.txt001108955.pdf.txtExtracted Texttext/plain61438http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203239/2/001108955.pdf.txt8ce3fcf8bc7e66ace0848688bc93c07aMD52ORIGINAL001108955.pdfTexto completoapplication/pdf1168413http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203239/1/001108955.pdf6587ae4320200ad7eebf5fa4cf5d2f83MD5110183/2032392019-12-20 05:03:55.382097oai:www.lume.ufrgs.br:10183/203239Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2019-12-20T07:03:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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