O uso do appbook na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Adam, Virgínia Jaiane da Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/203239
Resumo: O presente estudo se propõe a investigar os benefícios do uso de recursos de mídias digitais para a leitura na Educação Infantil, assim como trazer alternativas de material didático envolvendo a leitura, visando promover a curiosidade, a interação entre os alunos e o contato com as práticas de leitura. A questão norteadora desta investigação se baseia na seguinte possibilidade: o uso de aplicativos na Educação Infantil pode possibilitar benefícios no processo de leitura e escrita? A metodologia organiza-se a partir de uma abordagem qualitativa com base em um estudo de caso, e os dados analisados derivaram dos desenhos produzidos pelos alunos da educação infantil durante as atividades de leitura com o uso de appbooks. Como base teórica, foram usados autores como Pelegrini (2001), Sampaio (1997) e Cosson (2011) para os conceitos de letramento; e Leffa (2006), Silva, Fagundes e Menezes (2018) para conceitos de interatividade; e também a caracterização da ferramenta chamada APPBOOK. A análise dos dados evidenciou que o universo dos sons, dos comandos digitais dos apps, as cenas e os personagens das histórias interativas, as narrativas, fizeram o olhar dos alunos despertar para um aprendizado diferente, onde aprender se faz brincando. Entende-se que, desde essa etapa da educação, é possível estabelecer uma metodologia que possibilite que a leitura faça parte da rotina dos alunos, e defende-se a necessidade da formação continuada dos professores para o trabalho com as mídias digitais em sala de aula.
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