Monitoramento das demandas do mercado em relação ao egresso do curso de publicidade e propaganda: os primeiros passos de uma proposta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, André Iribure
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Borba, Eduardo Zilles
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/238609
Resumo: Tendo em vista a adequação curricular dos cursos de graduação em Publicidade e Propaganda (PP), a partir de diretrizes orientadas pelo Conselho Nacional de Educação, o artigo apresenta uma proposta de instrumento para monitorar demandas de mercado em relação ao perfil, habilidades e competências do egresso de PP. Num exercício empírico e teórico, expõe-se o trabalho exploratório realizado para compreender os espaços que acolhem as práticas da publicidade como matriz para coleta de informações e mapeamento.
id UFRGS-2_1b91d8b267408e41f1b16b1d5db93a41
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/238609
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rodrigues, André IribureBorba, Eduardo Zilles2022-05-13T04:54:11Z20222318-406Xhttp://hdl.handle.net/10183/238609001140299Tendo em vista a adequação curricular dos cursos de graduação em Publicidade e Propaganda (PP), a partir de diretrizes orientadas pelo Conselho Nacional de Educação, o artigo apresenta uma proposta de instrumento para monitorar demandas de mercado em relação ao perfil, habilidades e competências do egresso de PP. Num exercício empírico e teórico, expõe-se o trabalho exploratório realizado para compreender os espaços que acolhem as práticas da publicidade como matriz para coleta de informações e mapeamento.In view of the curricular adequacy of undergraduate courses in Advertising and Publicity (PP), based on guidelines set by the Conselho Nacional de Educação, the article presents a proposal for an instrument to monitor market demands in relation to the profile, skills and competencies of the PP graduate. In an empirical and theoretical exercise, it exposes the exploratory work done to understand the spaces that host advertising practices as a matrix for information gathering and mapping.Ante la adecuación curricular de los cursos de pregrado en Publicidad y Propaganda (PP), a partir de las directrices establecidas por el Conselho Nacional de Educação, el artículo presenta una propuesta de instrumento de seguimiento de las demandas del mercado en relación con el perfil, las habilidades y las competencias del egresado de PP. En un ejercicio empírico y teórico, se expone el trabajo exploratorio realizado para comprender los espacios que acogen las prácticas publicitarias como matriz de recogida y mapeo de información.application/pdfporRizoma : Revista do Departamento de Comunicação Social da Universidade de Santa Cruz do Sul [recurso eletrônico]. Santa Cruz do Sul, RS : UNISC. Vol. 10, n. 1 (abr. 2022.), [23] p.PublicidadePropagandaEnsino superiorMercado de trabalhoAdvertising and propagandaAdvertising teachingAdvertising marketCurriculum guidelinesPublicidad y propagandaEnseñanza de la publicidadMercado publicitarioPautas curricularesMonitoramento das demandas do mercado em relação ao egresso do curso de publicidade e propaganda: os primeiros passos de uma propostaSeguimiento de las demandas del mercado para los graduados de la carrera de publicidad y propaganda: los primeros pasos hacia una propuestaMonitoring market demands in relation to the advertising and propaganda course graduates: the first steps of a proposalinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001140299.pdf.txt001140299.pdf.txtExtracted Texttext/plain44809http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238609/2/001140299.pdf.txt8b27e1e09dafb59a827a2b6b34f6c453MD52ORIGINAL001140299.pdfTexto completoapplication/pdf730474http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238609/1/001140299.pdf4cf37f46a846638e272ab46bf6dbafdeMD5110183/2386092022-05-14 05:05:02.387714oai:www.lume.ufrgs.br:10183/238609Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-05-14T08:05:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Monitoramento das demandas do mercado em relação ao egresso do curso de publicidade e propaganda: os primeiros passos de uma proposta
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Seguimiento de las demandas del mercado para los graduados de la carrera de publicidad y propaganda: los primeros pasos hacia una propuesta
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Monitoring market demands in relation to the advertising and propaganda course graduates: the first steps of a proposal
title Monitoramento das demandas do mercado em relação ao egresso do curso de publicidade e propaganda: os primeiros passos de uma proposta
spellingShingle Monitoramento das demandas do mercado em relação ao egresso do curso de publicidade e propaganda: os primeiros passos de uma proposta
Rodrigues, André Iribure
Publicidade
Propaganda
Ensino superior
Mercado de trabalho
Advertising and propaganda
Advertising teaching
Advertising market
Curriculum guidelines
Publicidad y propaganda
Enseñanza de la publicidad
Mercado publicitario
Pautas curriculares
title_short Monitoramento das demandas do mercado em relação ao egresso do curso de publicidade e propaganda: os primeiros passos de uma proposta
title_full Monitoramento das demandas do mercado em relação ao egresso do curso de publicidade e propaganda: os primeiros passos de uma proposta
title_fullStr Monitoramento das demandas do mercado em relação ao egresso do curso de publicidade e propaganda: os primeiros passos de uma proposta
title_full_unstemmed Monitoramento das demandas do mercado em relação ao egresso do curso de publicidade e propaganda: os primeiros passos de uma proposta
title_sort Monitoramento das demandas do mercado em relação ao egresso do curso de publicidade e propaganda: os primeiros passos de uma proposta
author Rodrigues, André Iribure
author_facet Rodrigues, André Iribure
Borba, Eduardo Zilles
author_role author
author2 Borba, Eduardo Zilles
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, André Iribure
Borba, Eduardo Zilles
dc.subject.por.fl_str_mv Publicidade
Propaganda
Ensino superior
Mercado de trabalho
topic Publicidade
Propaganda
Ensino superior
Mercado de trabalho
Advertising and propaganda
Advertising teaching
Advertising market
Curriculum guidelines
Publicidad y propaganda
Enseñanza de la publicidad
Mercado publicitario
Pautas curriculares
dc.subject.eng.fl_str_mv Advertising and propaganda
Advertising teaching
Advertising market
Curriculum guidelines
dc.subject.spa.fl_str_mv Publicidad y propaganda
Enseñanza de la publicidad
Mercado publicitario
Pautas curriculares
description Tendo em vista a adequação curricular dos cursos de graduação em Publicidade e Propaganda (PP), a partir de diretrizes orientadas pelo Conselho Nacional de Educação, o artigo apresenta uma proposta de instrumento para monitorar demandas de mercado em relação ao perfil, habilidades e competências do egresso de PP. Num exercício empírico e teórico, expõe-se o trabalho exploratório realizado para compreender os espaços que acolhem as práticas da publicidade como matriz para coleta de informações e mapeamento.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-05-13T04:54:11Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/238609
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2318-406X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001140299
identifier_str_mv 2318-406X
001140299
url http://hdl.handle.net/10183/238609
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Rizoma : Revista do Departamento de Comunicação Social da Universidade de Santa Cruz do Sul [recurso eletrônico]. Santa Cruz do Sul, RS : UNISC. Vol. 10, n. 1 (abr. 2022.), [23] p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238609/2/001140299.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238609/1/001140299.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8b27e1e09dafb59a827a2b6b34f6c453
4cf37f46a846638e272ab46bf6dbafde
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447791856517120