Monitoramento das demandas do mercado em relação ao egresso do curso de publicidade e propaganda: os primeiros passos de uma proposta
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/238609 |
Resumo: | Tendo em vista a adequação curricular dos cursos de graduação em Publicidade e Propaganda (PP), a partir de diretrizes orientadas pelo Conselho Nacional de Educação, o artigo apresenta uma proposta de instrumento para monitorar demandas de mercado em relação ao perfil, habilidades e competências do egresso de PP. Num exercício empírico e teórico, expõe-se o trabalho exploratório realizado para compreender os espaços que acolhem as práticas da publicidade como matriz para coleta de informações e mapeamento. |
id |
UFRGS-2_1b91d8b267408e41f1b16b1d5db93a41 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/238609 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Rodrigues, André IribureBorba, Eduardo Zilles2022-05-13T04:54:11Z20222318-406Xhttp://hdl.handle.net/10183/238609001140299Tendo em vista a adequação curricular dos cursos de graduação em Publicidade e Propaganda (PP), a partir de diretrizes orientadas pelo Conselho Nacional de Educação, o artigo apresenta uma proposta de instrumento para monitorar demandas de mercado em relação ao perfil, habilidades e competências do egresso de PP. Num exercício empírico e teórico, expõe-se o trabalho exploratório realizado para compreender os espaços que acolhem as práticas da publicidade como matriz para coleta de informações e mapeamento.In view of the curricular adequacy of undergraduate courses in Advertising and Publicity (PP), based on guidelines set by the Conselho Nacional de Educação, the article presents a proposal for an instrument to monitor market demands in relation to the profile, skills and competencies of the PP graduate. In an empirical and theoretical exercise, it exposes the exploratory work done to understand the spaces that host advertising practices as a matrix for information gathering and mapping.Ante la adecuación curricular de los cursos de pregrado en Publicidad y Propaganda (PP), a partir de las directrices establecidas por el Conselho Nacional de Educação, el artículo presenta una propuesta de instrumento de seguimiento de las demandas del mercado en relación con el perfil, las habilidades y las competencias del egresado de PP. En un ejercicio empírico y teórico, se expone el trabajo exploratorio realizado para comprender los espacios que acogen las prácticas publicitarias como matriz de recogida y mapeo de información.application/pdfporRizoma : Revista do Departamento de Comunicação Social da Universidade de Santa Cruz do Sul [recurso eletrônico]. Santa Cruz do Sul, RS : UNISC. Vol. 10, n. 1 (abr. 2022.), [23] p.PublicidadePropagandaEnsino superiorMercado de trabalhoAdvertising and propagandaAdvertising teachingAdvertising marketCurriculum guidelinesPublicidad y propagandaEnseñanza de la publicidadMercado publicitarioPautas curricularesMonitoramento das demandas do mercado em relação ao egresso do curso de publicidade e propaganda: os primeiros passos de uma propostaSeguimiento de las demandas del mercado para los graduados de la carrera de publicidad y propaganda: los primeros pasos hacia una propuestaMonitoring market demands in relation to the advertising and propaganda course graduates: the first steps of a proposalinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001140299.pdf.txt001140299.pdf.txtExtracted Texttext/plain44809http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238609/2/001140299.pdf.txt8b27e1e09dafb59a827a2b6b34f6c453MD52ORIGINAL001140299.pdfTexto completoapplication/pdf730474http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238609/1/001140299.pdf4cf37f46a846638e272ab46bf6dbafdeMD5110183/2386092022-05-14 05:05:02.387714oai:www.lume.ufrgs.br:10183/238609Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-05-14T08:05:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Monitoramento das demandas do mercado em relação ao egresso do curso de publicidade e propaganda: os primeiros passos de uma proposta |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Seguimiento de las demandas del mercado para los graduados de la carrera de publicidad y propaganda: los primeros pasos hacia una propuesta |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Monitoring market demands in relation to the advertising and propaganda course graduates: the first steps of a proposal |
title |
Monitoramento das demandas do mercado em relação ao egresso do curso de publicidade e propaganda: os primeiros passos de uma proposta |
spellingShingle |
Monitoramento das demandas do mercado em relação ao egresso do curso de publicidade e propaganda: os primeiros passos de uma proposta Rodrigues, André Iribure Publicidade Propaganda Ensino superior Mercado de trabalho Advertising and propaganda Advertising teaching Advertising market Curriculum guidelines Publicidad y propaganda Enseñanza de la publicidad Mercado publicitario Pautas curriculares |
title_short |
Monitoramento das demandas do mercado em relação ao egresso do curso de publicidade e propaganda: os primeiros passos de uma proposta |
title_full |
Monitoramento das demandas do mercado em relação ao egresso do curso de publicidade e propaganda: os primeiros passos de uma proposta |
title_fullStr |
Monitoramento das demandas do mercado em relação ao egresso do curso de publicidade e propaganda: os primeiros passos de uma proposta |
title_full_unstemmed |
Monitoramento das demandas do mercado em relação ao egresso do curso de publicidade e propaganda: os primeiros passos de uma proposta |
title_sort |
Monitoramento das demandas do mercado em relação ao egresso do curso de publicidade e propaganda: os primeiros passos de uma proposta |
author |
Rodrigues, André Iribure |
author_facet |
Rodrigues, André Iribure Borba, Eduardo Zilles |
author_role |
author |
author2 |
Borba, Eduardo Zilles |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, André Iribure Borba, Eduardo Zilles |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Publicidade Propaganda Ensino superior Mercado de trabalho |
topic |
Publicidade Propaganda Ensino superior Mercado de trabalho Advertising and propaganda Advertising teaching Advertising market Curriculum guidelines Publicidad y propaganda Enseñanza de la publicidad Mercado publicitario Pautas curriculares |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Advertising and propaganda Advertising teaching Advertising market Curriculum guidelines |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Publicidad y propaganda Enseñanza de la publicidad Mercado publicitario Pautas curriculares |
description |
Tendo em vista a adequação curricular dos cursos de graduação em Publicidade e Propaganda (PP), a partir de diretrizes orientadas pelo Conselho Nacional de Educação, o artigo apresenta uma proposta de instrumento para monitorar demandas de mercado em relação ao perfil, habilidades e competências do egresso de PP. Num exercício empírico e teórico, expõe-se o trabalho exploratório realizado para compreender os espaços que acolhem as práticas da publicidade como matriz para coleta de informações e mapeamento. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-05-13T04:54:11Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/238609 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2318-406X |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001140299 |
identifier_str_mv |
2318-406X 001140299 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/238609 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Rizoma : Revista do Departamento de Comunicação Social da Universidade de Santa Cruz do Sul [recurso eletrônico]. Santa Cruz do Sul, RS : UNISC. Vol. 10, n. 1 (abr. 2022.), [23] p. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238609/2/001140299.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238609/1/001140299.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8b27e1e09dafb59a827a2b6b34f6c453 4cf37f46a846638e272ab46bf6dbafde |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447791856517120 |