O que dizem as perspectivas brasileiras contemporâneas da publicidade sobre o publicitário?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Signos do Consumo |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/212555 |
Resumo: | O objetivo da pesquisa é identificar a presença/ ausência e a natureza do papel do publicitário em dez das “perspectivas brasileiras contemporâneas sobre o fenômeno publicitário”. A metodologia é qualitativa e os procedimentos são orientados pela pesquisa bibliográfica. Os resultados apontam que a presença do publicitário é sutil nas abordagens brasileiras recentes sobre o fenômeno publicitário, dado que em poucas delas o profissional da produção é mencionado como um protagonista do processo, enquanto na maioria das perspectivas o publicitário é visto como um coprodutor junto do consumidor, no contexto de comunicação e cibercultura. |
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O que dizem as perspectivas brasileiras contemporâneas da publicidade sobre o publicitário? What do the contemporary Brazilian perspectives of advertising say about advertiser?¿Qué dicen las perspectivas brasileñas contemporáneas de la publicidad sobre el publicista?PublicidadpropagandaPublicistaProducciónAdvertisingAdvertiserProductionPublicidadePropagandaPublicitarioProduçãoO objetivo da pesquisa é identificar a presença/ ausência e a natureza do papel do publicitário em dez das “perspectivas brasileiras contemporâneas sobre o fenômeno publicitário”. A metodologia é qualitativa e os procedimentos são orientados pela pesquisa bibliográfica. Os resultados apontam que a presença do publicitário é sutil nas abordagens brasileiras recentes sobre o fenômeno publicitário, dado que em poucas delas o profissional da produção é mencionado como um protagonista do processo, enquanto na maioria das perspectivas o publicitário é visto como um coprodutor junto do consumidor, no contexto de comunicação e cibercultura.El objetivo de esta investigación es identificar la presencia o ausencia y la naturaleza del papel del publicista en diez de las “perspectivas brasileñas contemporáneas sobre el fenómeno publicitario”. La metodología es cualitativa y los procedimientos están guiados por la investigación bibliográfica. Los resultados indican que la presencia del publicista es sutil en los recientes abordajes brasileños del fenómeno publicitario, dado que en pocos de ellos se menciona al profesional de la producción como protagonista del proceso, mientras que en la mayoría de las perspectivas el publicista es visto como un coproductor con el público consumidor, en el contexto de la comunicación y la cibercultura.The objective of the research is to identify the presence, or absence, and the nature of the advertiser’s role in ten of the contemporary Brazilian perspectives on the advertising phenomenon. The methodology is qualitative and the procedures are guided by bibliographical research. The results indicate that the presence of the advertiser is subtle in recent Brazilian approaches to the advertising phenomenon, given that in few of them the production professional is mentioned as a protagonist of the process, whereas in most perspectives the advertiser is seen as a co-producer with the public consumer in the context of communication and cyberculture.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2023-07-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo não avaliado pelos parestextoapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/21255510.11606/issn.1984-5057.v15i1e212555Signos do Consumo; v. 15 n. 1 (2023): Novas semiosferas e outros sentidos possíveis; e2125551984-5057reponame:Signos do Consumoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/212555/196675https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/212555/200857Copyright (c) 2023 Elisa Reinhardt Piedras, Anderson Alves Schererhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPiedras, Elisa ReinhardtScherer, Anderson AlvesPiedras, Elisa ReinhardtScherer, Anderson AlvesPiedras, Elisa ReinhardtScherer, Anderson Alves2023-12-11T13:27:03Zoai:revistas.usp.br:article/212555Revistahttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumoPUBhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/oairevistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br1984-50571984-5057opendoar:2023-12-11T13:27:03Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP)false |
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