Avaliação de disciplina na modalidade a distância por estudantes de graduação em enfermagem
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/132771 |
Resumo: | O objetivo do estudo foi analisar o desenvolvimento da disciplina ‘Enfermagem e Pesquisa’ na modalidade a distância em Curso de Graduação em Enfermagem, caracterizando as similaridades e as diferenças em relação ao ensino presencial. Teve abordagem quantitativa do tipo exploratória-descritiva realizada com 60 estudantes da disciplina na modalidade presencial e 53 a distância de universidade pública no estado do Rio Grande do Sul. A coleta de dados ocorreu em 2012 e 2013 por questionário e dados do ambiente virtual, analisados pela estatística descritiva (nível de significância de 5%). Os estudantes das turmas a distância apresentaram maior proporção de profissionalização, comparados com as turmas presenciais (p=0,007). A comunicação por correio eletrônico foi predominante com o envio de 266 mensagens solicitando esclarecimentos sobre exercícios. Conclui-se que existem similaridade snas avaliações das turmas nas duas modalidades de ensino, sendo que a modalidade a distância é uma alternativa aos estudantes trabalhadores. |
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Cogo, Ana Luisa PetersenCzerwinski, Gabriela Petró ValliBonmann, Débora Marie da SilvaDurlo, Jamile AraujoPereira, Karema da Conceição2016-02-19T02:05:08Z20151414-8536http://hdl.handle.net/10183/132771000981745O objetivo do estudo foi analisar o desenvolvimento da disciplina ‘Enfermagem e Pesquisa’ na modalidade a distância em Curso de Graduação em Enfermagem, caracterizando as similaridades e as diferenças em relação ao ensino presencial. Teve abordagem quantitativa do tipo exploratória-descritiva realizada com 60 estudantes da disciplina na modalidade presencial e 53 a distância de universidade pública no estado do Rio Grande do Sul. A coleta de dados ocorreu em 2012 e 2013 por questionário e dados do ambiente virtual, analisados pela estatística descritiva (nível de significância de 5%). Os estudantes das turmas a distância apresentaram maior proporção de profissionalização, comparados com as turmas presenciais (p=0,007). A comunicação por correio eletrônico foi predominante com o envio de 266 mensagens solicitando esclarecimentos sobre exercícios. Conclui-se que existem similaridade snas avaliações das turmas nas duas modalidades de ensino, sendo que a modalidade a distância é uma alternativa aos estudantes trabalhadores.The study aimed to analyze the development of the ‘Nursing and Research’ course in the distance mode of the Undergraduate Course in Nursing, characterizing the similarities and the differences in relation to the on-site teaching. It had a quantitative approach of the exploratory descriptive type, and was undertaken with 60 students of the on-site course and 53 of the distance learning course at a public university in the state of Río Grande do Sul. Data collection took place in 2012 and 2013, through a questionnaire and data from the virtual environment, analyzed using descriptive statistics (level of significance of 5%). The students from the distance learning groups presented a higher proportion of professionalization in comparison with the on-site groups (p=0.007). Communication using email was predominant, with 266 messages sent requesting clarification regarding exercises. It is concluded that there is similarity in the groups’ evaluations of the two modes of teaching, with the distance mode being an alternative for students who work.La finalidad del estudio fue analizar el desarrollo de la asignatura ‘Enfermería y Investigación’ en la modalidad a distancia en Curso de Graduación en Enfermería, caracterizando las semejanzas y las diferencias acerca de la enseñanza presencial. El abordaje fue cuantitativo del tipo exploratorio descriptivo realizado con 60 estudiantes de la asignatura en la modalidad presencial y 53 a distancia de universidad pública en el estado de Rio Grande do Sul. Los datos fueron recogidos en 2012 y 2013 por cuestionario y datos del ambiente virtual, analizados por la estadística descriptiva (nível de significancia de 5%). Los estudiantes de las clases a distancia presentaron mayor proporción de profesionalización, comparados con las clases presenciales (p=0,007). La comunicación por correo electrónico fue predominante con el envío de 266 mensajes solicitando aclaramientos sobre actividades. Se concluye que hay semejanza en las evaluaciones de las clases en las dos modalidades de enseñanza, siendo la modalidad a distancia una alternativa a los estudiantes trabajadores.application/pdfporCogitare enfermagem. Curitiba. Vol. 20, n. 2 (abr./jun. 2015), p. 401-407Educação em enfermagemEducação a distânciaEstudantes de enfermagemTecnologia educacionalEducation NursingInternetEducational TechnologyEducation DistanceEducación en enfermeríaEducación a distanciaEstudiantes de enfermeríaInternetTecnología educacionalAvaliação de disciplina na modalidade a distância por estudantes de graduação em enfermagemCourse assessment in the distance mode by undergraduate students of nursing Evaluación de asignatura en la modalidad a distancia por estudiantes de graduación en enfermaría info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000981745.pdf000981745.pdfTexto completoapplication/pdf126933http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132771/1/000981745.pdfbdeb71f088124b7a645ca7fdf2ce42bdMD51TEXT000981745.pdf.txt000981745.pdf.txtExtracted Texttext/plain25849http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132771/2/000981745.pdf.txt2c326c60a7c94f8e1a716b0d294fe721MD52THUMBNAIL000981745.pdf.jpg000981745.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2107http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132771/3/000981745.pdf.jpg0663cfbbd5d082241624a1e565457f0aMD5310183/1327712022-09-18 04:48:25.073344oai:www.lume.ufrgs.br:10183/132771Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-09-18T07:48:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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