Avaliação de disciplina na modalidade a distância por estudantes de graduação em enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cogo, Ana Luisa Petersen
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Czerwinski, Gabriela Petró Valli, Bonmann, Débora Marie da Silva, Durlo, Jamile Araujo, Pereira, Karema da Conceição
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/132771
Resumo: O objetivo do estudo foi analisar o desenvolvimento da disciplina ‘Enfermagem e Pesquisa’ na modalidade a distância em Curso de Graduação em Enfermagem, caracterizando as similaridades e as diferenças em relação ao ensino presencial. Teve abordagem quantitativa do tipo exploratória-descritiva realizada com 60 estudantes da disciplina na modalidade presencial e 53 a distância de universidade pública no estado do Rio Grande do Sul. A coleta de dados ocorreu em 2012 e 2013 por questionário e dados do ambiente virtual, analisados pela estatística descritiva (nível de significância de 5%). Os estudantes das turmas a distância apresentaram maior proporção de profissionalização, comparados com as turmas presenciais (p=0,007). A comunicação por correio eletrônico foi predominante com o envio de 266 mensagens solicitando esclarecimentos sobre exercícios. Conclui-se que existem similaridade snas avaliações das turmas nas duas modalidades de ensino, sendo que a modalidade a distância é uma alternativa aos estudantes trabalhadores.
id UFRGS-2_1ba22a7d999f5148e430074c618f226b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/132771
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Cogo, Ana Luisa PetersenCzerwinski, Gabriela Petró ValliBonmann, Débora Marie da SilvaDurlo, Jamile AraujoPereira, Karema da Conceição2016-02-19T02:05:08Z20151414-8536http://hdl.handle.net/10183/132771000981745O objetivo do estudo foi analisar o desenvolvimento da disciplina ‘Enfermagem e Pesquisa’ na modalidade a distância em Curso de Graduação em Enfermagem, caracterizando as similaridades e as diferenças em relação ao ensino presencial. Teve abordagem quantitativa do tipo exploratória-descritiva realizada com 60 estudantes da disciplina na modalidade presencial e 53 a distância de universidade pública no estado do Rio Grande do Sul. A coleta de dados ocorreu em 2012 e 2013 por questionário e dados do ambiente virtual, analisados pela estatística descritiva (nível de significância de 5%). Os estudantes das turmas a distância apresentaram maior proporção de profissionalização, comparados com as turmas presenciais (p=0,007). A comunicação por correio eletrônico foi predominante com o envio de 266 mensagens solicitando esclarecimentos sobre exercícios. Conclui-se que existem similaridade snas avaliações das turmas nas duas modalidades de ensino, sendo que a modalidade a distância é uma alternativa aos estudantes trabalhadores.The study aimed to analyze the development of the ‘Nursing and Research’ course in the distance mode of the Undergraduate Course in Nursing, characterizing the similarities and the differences in relation to the on-site teaching. It had a quantitative approach of the exploratory descriptive type, and was undertaken with 60 students of the on-site course and 53 of the distance learning course at a public university in the state of Río Grande do Sul. Data collection took place in 2012 and 2013, through a questionnaire and data from the virtual environment, analyzed using descriptive statistics (level of significance of 5%). The students from the distance learning groups presented a higher proportion of professionalization in comparison with the on-site groups (p=0.007). Communication using email was predominant, with 266 messages sent requesting clarification regarding exercises. It is concluded that there is similarity in the groups’ evaluations of the two modes of teaching, with the distance mode being an alternative for students who work.La finalidad del estudio fue analizar el desarrollo de la asignatura ‘Enfermería y Investigación’ en la modalidad a distancia en Curso de Graduación en Enfermería, caracterizando las semejanzas y las diferencias acerca de la enseñanza presencial. El abordaje fue cuantitativo del tipo exploratorio descriptivo realizado con 60 estudiantes de la asignatura en la modalidad presencial y 53 a distancia de universidad pública en el estado de Rio Grande do Sul. Los datos fueron recogidos en 2012 y 2013 por cuestionario y datos del ambiente virtual, analizados por la estadística descriptiva (nível de significancia de 5%). Los estudiantes de las clases a distancia presentaron mayor proporción de profesionalización, comparados con las clases presenciales (p=0,007). La comunicación por correo electrónico fue predominante con el envío de 266 mensajes solicitando aclaramientos sobre actividades. Se concluye que hay semejanza en las evaluaciones de las clases en las dos modalidades de enseñanza, siendo la modalidad a distancia una alternativa a los estudiantes trabajadores.application/pdfporCogitare enfermagem. Curitiba. Vol. 20, n. 2 (abr./jun. 2015), p. 401-407Educação em enfermagemEducação a distânciaEstudantes de enfermagemTecnologia educacionalEducation NursingInternetEducational TechnologyEducation DistanceEducación en enfermeríaEducación a distanciaEstudiantes de enfermeríaInternetTecnología educacionalAvaliação de disciplina na modalidade a distância por estudantes de graduação em enfermagemCourse assessment in the distance mode by undergraduate students of nursing Evaluación de asignatura en la modalidad a distancia por estudiantes de graduación en enfermaría info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000981745.pdf000981745.pdfTexto completoapplication/pdf126933http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132771/1/000981745.pdfbdeb71f088124b7a645ca7fdf2ce42bdMD51TEXT000981745.pdf.txt000981745.pdf.txtExtracted Texttext/plain25849http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132771/2/000981745.pdf.txt2c326c60a7c94f8e1a716b0d294fe721MD52THUMBNAIL000981745.pdf.jpg000981745.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2107http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132771/3/000981745.pdf.jpg0663cfbbd5d082241624a1e565457f0aMD5310183/1327712022-09-18 04:48:25.073344oai:www.lume.ufrgs.br:10183/132771Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-09-18T07:48:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação de disciplina na modalidade a distância por estudantes de graduação em enfermagem
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Course assessment in the distance mode by undergraduate students of nursing
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Evaluación de asignatura en la modalidad a distancia por estudiantes de graduación en enfermaría
title Avaliação de disciplina na modalidade a distância por estudantes de graduação em enfermagem
spellingShingle Avaliação de disciplina na modalidade a distância por estudantes de graduação em enfermagem
Cogo, Ana Luisa Petersen
Educação em enfermagem
Educação a distância
Estudantes de enfermagem
Tecnologia educacional
Education Nursing
Internet
Educational Technology
Education Distance
Educación en enfermería
Educación a distancia
Estudiantes de enfermería
Internet
Tecnología educacional
title_short Avaliação de disciplina na modalidade a distância por estudantes de graduação em enfermagem
title_full Avaliação de disciplina na modalidade a distância por estudantes de graduação em enfermagem
title_fullStr Avaliação de disciplina na modalidade a distância por estudantes de graduação em enfermagem
title_full_unstemmed Avaliação de disciplina na modalidade a distância por estudantes de graduação em enfermagem
title_sort Avaliação de disciplina na modalidade a distância por estudantes de graduação em enfermagem
author Cogo, Ana Luisa Petersen
author_facet Cogo, Ana Luisa Petersen
Czerwinski, Gabriela Petró Valli
Bonmann, Débora Marie da Silva
Durlo, Jamile Araujo
Pereira, Karema da Conceição
author_role author
author2 Czerwinski, Gabriela Petró Valli
Bonmann, Débora Marie da Silva
Durlo, Jamile Araujo
Pereira, Karema da Conceição
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cogo, Ana Luisa Petersen
Czerwinski, Gabriela Petró Valli
Bonmann, Débora Marie da Silva
Durlo, Jamile Araujo
Pereira, Karema da Conceição
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em enfermagem
Educação a distância
Estudantes de enfermagem
Tecnologia educacional
topic Educação em enfermagem
Educação a distância
Estudantes de enfermagem
Tecnologia educacional
Education Nursing
Internet
Educational Technology
Education Distance
Educación en enfermería
Educación a distancia
Estudiantes de enfermería
Internet
Tecnología educacional
dc.subject.eng.fl_str_mv Education Nursing
Internet
Educational Technology
Education Distance
dc.subject.spa.fl_str_mv Educación en enfermería
Educación a distancia
Estudiantes de enfermería
Internet
Tecnología educacional
description O objetivo do estudo foi analisar o desenvolvimento da disciplina ‘Enfermagem e Pesquisa’ na modalidade a distância em Curso de Graduação em Enfermagem, caracterizando as similaridades e as diferenças em relação ao ensino presencial. Teve abordagem quantitativa do tipo exploratória-descritiva realizada com 60 estudantes da disciplina na modalidade presencial e 53 a distância de universidade pública no estado do Rio Grande do Sul. A coleta de dados ocorreu em 2012 e 2013 por questionário e dados do ambiente virtual, analisados pela estatística descritiva (nível de significância de 5%). Os estudantes das turmas a distância apresentaram maior proporção de profissionalização, comparados com as turmas presenciais (p=0,007). A comunicação por correio eletrônico foi predominante com o envio de 266 mensagens solicitando esclarecimentos sobre exercícios. Conclui-se que existem similaridade snas avaliações das turmas nas duas modalidades de ensino, sendo que a modalidade a distância é uma alternativa aos estudantes trabalhadores.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-02-19T02:05:08Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/132771
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1414-8536
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000981745
identifier_str_mv 1414-8536
000981745
url http://hdl.handle.net/10183/132771
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Cogitare enfermagem. Curitiba. Vol. 20, n. 2 (abr./jun. 2015), p. 401-407
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132771/1/000981745.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132771/2/000981745.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132771/3/000981745.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv bdeb71f088124b7a645ca7fdf2ce42bd
2c326c60a7c94f8e1a716b0d294fe721
0663cfbbd5d082241624a1e565457f0a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224894455742464