Contribuição do jogo de Xadrez na aprendizagem de matemática nas séries iniciais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/39562 |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão apresenta um relato sobre os benefícios que o jogo de xadrez proporciona ao educando. As contribuições que o xadrez oferece para o processo de aprendizagem, o desenvolvimento do raciocínio lógico, a concentração, as atitudes para a formação do cidadão. Através do jogo de xadrez a criança, adulto ou adolescente tem a chance de exercitar inúmeras habilidades, tais como: a construção de hipóteses, estratégias, organização do pensamento, concentração, controle da ansiedade, exercício da paciência. Cada jogada se transforma num imenso desafio, onde o jogador prevê antes o melhor lance a ser executado. O desafio lógico-matemático se assemelha a estas jogadas, visto que os cálculos seguem a mesma lógica, não esquecendo que no jogo de xadrez isto acontece de forma prazerosa. Os teóricos que fundamentaram este trabalho foram Vigostsky, Lara, Maia dentre outros autores. Minha metodologia de pesquisa empregou tanto aspectos qualitativos quanto quantitativos. Foram utilizados de questionários com trinta alunos de uma quarta série na Escola Municipal de Ensino Fundamental Portugal em Cachoeirinha. Estes questionários me possibilitaram conhecer as expectativas das crianças em relação ao jogo de xadrez, suas preferências e dificuldades. A partir da introdução do jogo de xadrez nas aulas de matemática, observei o crescimento dos alunos principalmente no que diz respeito a mudanças de comportamento entre eles, maior concentração, respeito com o outro, aceitação de regras não só do jogo, como também regras gerais da sala de aula e da escola. O trabalho beneficiou meninos e meninas, melhorando seu relacionamento, promovendo maior interação entre os alunos que passaram a colaborar mais com quem está aprendendo, e isto foi referenciado por outros professores que trabalham na turma com as demais disciplinas, Este trabalho apresenta, num primeiro momento uma descrição das vantagens que o lúdico (xadrez) pode oferecer aos educandos. Tal abordagem busca despertar nos alunos uma aprendizagem diferenciada, indo ao encontro de seus anseios, baseado no cotidiano escolar, vivenciado pelos sujeitos que participam desse contexto. A partir da pesquisa realizada, foi possível concluir que o jogo de xadrez na escola pode ser um recurso barato e de grande potencial, na medida em que auxilia na formação do cidadão, na criatividade e na capacidade cognitiva, melhorando o desempenho geral dos alunos. |
id |
UFRGS-2_1bdd5de9451fb59d9002bc25a861dada |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/39562 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Paim, Liege Maciel RamosReategui, Eliseo Berni2012-04-25T01:24:01Z2010http://hdl.handle.net/10183/39562000823657O presente trabalho de conclusão apresenta um relato sobre os benefícios que o jogo de xadrez proporciona ao educando. As contribuições que o xadrez oferece para o processo de aprendizagem, o desenvolvimento do raciocínio lógico, a concentração, as atitudes para a formação do cidadão. Através do jogo de xadrez a criança, adulto ou adolescente tem a chance de exercitar inúmeras habilidades, tais como: a construção de hipóteses, estratégias, organização do pensamento, concentração, controle da ansiedade, exercício da paciência. Cada jogada se transforma num imenso desafio, onde o jogador prevê antes o melhor lance a ser executado. O desafio lógico-matemático se assemelha a estas jogadas, visto que os cálculos seguem a mesma lógica, não esquecendo que no jogo de xadrez isto acontece de forma prazerosa. Os teóricos que fundamentaram este trabalho foram Vigostsky, Lara, Maia dentre outros autores. Minha metodologia de pesquisa empregou tanto aspectos qualitativos quanto quantitativos. Foram utilizados de questionários com trinta alunos de uma quarta série na Escola Municipal de Ensino Fundamental Portugal em Cachoeirinha. Estes questionários me possibilitaram conhecer as expectativas das crianças em relação ao jogo de xadrez, suas preferências e dificuldades. A partir da introdução do jogo de xadrez nas aulas de matemática, observei o crescimento dos alunos principalmente no que diz respeito a mudanças de comportamento entre eles, maior concentração, respeito com o outro, aceitação de regras não só do jogo, como também regras gerais da sala de aula e da escola. O trabalho beneficiou meninos e meninas, melhorando seu relacionamento, promovendo maior interação entre os alunos que passaram a colaborar mais com quem está aprendendo, e isto foi referenciado por outros professores que trabalham na turma com as demais disciplinas, Este trabalho apresenta, num primeiro momento uma descrição das vantagens que o lúdico (xadrez) pode oferecer aos educandos. Tal abordagem busca despertar nos alunos uma aprendizagem diferenciada, indo ao encontro de seus anseios, baseado no cotidiano escolar, vivenciado pelos sujeitos que participam desse contexto. A partir da pesquisa realizada, foi possível concluir que o jogo de xadrez na escola pode ser um recurso barato e de grande potencial, na medida em que auxilia na formação do cidadão, na criatividade e na capacidade cognitiva, melhorando o desempenho geral dos alunos.application/pdfporJogos pedagógicosEnsinoMatemáticaSéries iniciaisXadrezContribuição do jogo de Xadrez na aprendizagem de matemática nas séries iniciaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000823657.pdf.txt000823657.pdf.txtExtracted Texttext/plain42381http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39562/2/000823657.pdf.txt84fa9194bbe0f539f33f9301cc927b10MD52ORIGINAL000823657.pdf000823657.pdfTexto completoapplication/pdf608070http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39562/1/000823657.pdfa0ea162bafb67d8b4136d32ca148a85bMD51THUMBNAIL000823657.pdf.jpg000823657.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1223http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39562/3/000823657.pdf.jpg41827cc9b6592bea52c2869d14112097MD5310183/395622018-10-10 08:17:39.357oai:www.lume.ufrgs.br:10183/39562Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T11:17:39Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Contribuição do jogo de Xadrez na aprendizagem de matemática nas séries iniciais |
title |
Contribuição do jogo de Xadrez na aprendizagem de matemática nas séries iniciais |
spellingShingle |
Contribuição do jogo de Xadrez na aprendizagem de matemática nas séries iniciais Paim, Liege Maciel Ramos Jogos pedagógicos Ensino Matemática Séries iniciais Xadrez |
title_short |
Contribuição do jogo de Xadrez na aprendizagem de matemática nas séries iniciais |
title_full |
Contribuição do jogo de Xadrez na aprendizagem de matemática nas séries iniciais |
title_fullStr |
Contribuição do jogo de Xadrez na aprendizagem de matemática nas séries iniciais |
title_full_unstemmed |
Contribuição do jogo de Xadrez na aprendizagem de matemática nas séries iniciais |
title_sort |
Contribuição do jogo de Xadrez na aprendizagem de matemática nas séries iniciais |
author |
Paim, Liege Maciel Ramos |
author_facet |
Paim, Liege Maciel Ramos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paim, Liege Maciel Ramos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Reategui, Eliseo Berni |
contributor_str_mv |
Reategui, Eliseo Berni |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos pedagógicos Ensino Matemática Séries iniciais Xadrez |
topic |
Jogos pedagógicos Ensino Matemática Séries iniciais Xadrez |
description |
O presente trabalho de conclusão apresenta um relato sobre os benefícios que o jogo de xadrez proporciona ao educando. As contribuições que o xadrez oferece para o processo de aprendizagem, o desenvolvimento do raciocínio lógico, a concentração, as atitudes para a formação do cidadão. Através do jogo de xadrez a criança, adulto ou adolescente tem a chance de exercitar inúmeras habilidades, tais como: a construção de hipóteses, estratégias, organização do pensamento, concentração, controle da ansiedade, exercício da paciência. Cada jogada se transforma num imenso desafio, onde o jogador prevê antes o melhor lance a ser executado. O desafio lógico-matemático se assemelha a estas jogadas, visto que os cálculos seguem a mesma lógica, não esquecendo que no jogo de xadrez isto acontece de forma prazerosa. Os teóricos que fundamentaram este trabalho foram Vigostsky, Lara, Maia dentre outros autores. Minha metodologia de pesquisa empregou tanto aspectos qualitativos quanto quantitativos. Foram utilizados de questionários com trinta alunos de uma quarta série na Escola Municipal de Ensino Fundamental Portugal em Cachoeirinha. Estes questionários me possibilitaram conhecer as expectativas das crianças em relação ao jogo de xadrez, suas preferências e dificuldades. A partir da introdução do jogo de xadrez nas aulas de matemática, observei o crescimento dos alunos principalmente no que diz respeito a mudanças de comportamento entre eles, maior concentração, respeito com o outro, aceitação de regras não só do jogo, como também regras gerais da sala de aula e da escola. O trabalho beneficiou meninos e meninas, melhorando seu relacionamento, promovendo maior interação entre os alunos que passaram a colaborar mais com quem está aprendendo, e isto foi referenciado por outros professores que trabalham na turma com as demais disciplinas, Este trabalho apresenta, num primeiro momento uma descrição das vantagens que o lúdico (xadrez) pode oferecer aos educandos. Tal abordagem busca despertar nos alunos uma aprendizagem diferenciada, indo ao encontro de seus anseios, baseado no cotidiano escolar, vivenciado pelos sujeitos que participam desse contexto. A partir da pesquisa realizada, foi possível concluir que o jogo de xadrez na escola pode ser um recurso barato e de grande potencial, na medida em que auxilia na formação do cidadão, na criatividade e na capacidade cognitiva, melhorando o desempenho geral dos alunos. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-04-25T01:24:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/39562 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000823657 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/39562 |
identifier_str_mv |
000823657 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39562/2/000823657.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39562/1/000823657.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39562/3/000823657.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
84fa9194bbe0f539f33f9301cc927b10 a0ea162bafb67d8b4136d32ca148a85b 41827cc9b6592bea52c2869d14112097 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224427698913280 |