Contribuição do jogo de Xadrez na aprendizagem de matemática nas séries iniciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paim, Liege Maciel Ramos
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/39562
Resumo: O presente trabalho de conclusão apresenta um relato sobre os benefícios que o jogo de xadrez proporciona ao educando. As contribuições que o xadrez oferece para o processo de aprendizagem, o desenvolvimento do raciocínio lógico, a concentração, as atitudes para a formação do cidadão. Através do jogo de xadrez a criança, adulto ou adolescente tem a chance de exercitar inúmeras habilidades, tais como: a construção de hipóteses, estratégias, organização do pensamento, concentração, controle da ansiedade, exercício da paciência. Cada jogada se transforma num imenso desafio, onde o jogador prevê antes o melhor lance a ser executado. O desafio lógico-matemático se assemelha a estas jogadas, visto que os cálculos seguem a mesma lógica, não esquecendo que no jogo de xadrez isto acontece de forma prazerosa. Os teóricos que fundamentaram este trabalho foram Vigostsky, Lara, Maia dentre outros autores. Minha metodologia de pesquisa empregou tanto aspectos qualitativos quanto quantitativos. Foram utilizados de questionários com trinta alunos de uma quarta série na Escola Municipal de Ensino Fundamental Portugal em Cachoeirinha. Estes questionários me possibilitaram conhecer as expectativas das crianças em relação ao jogo de xadrez, suas preferências e dificuldades. A partir da introdução do jogo de xadrez nas aulas de matemática, observei o crescimento dos alunos principalmente no que diz respeito a mudanças de comportamento entre eles, maior concentração, respeito com o outro, aceitação de regras não só do jogo, como também regras gerais da sala de aula e da escola. O trabalho beneficiou meninos e meninas, melhorando seu relacionamento, promovendo maior interação entre os alunos que passaram a colaborar mais com quem está aprendendo, e isto foi referenciado por outros professores que trabalham na turma com as demais disciplinas, Este trabalho apresenta, num primeiro momento uma descrição das vantagens que o lúdico (xadrez) pode oferecer aos educandos. Tal abordagem busca despertar nos alunos uma aprendizagem diferenciada, indo ao encontro de seus anseios, baseado no cotidiano escolar, vivenciado pelos sujeitos que participam desse contexto. A partir da pesquisa realizada, foi possível concluir que o jogo de xadrez na escola pode ser um recurso barato e de grande potencial, na medida em que auxilia na formação do cidadão, na criatividade e na capacidade cognitiva, melhorando o desempenho geral dos alunos.
id UFRGS-2_1bdd5de9451fb59d9002bc25a861dada
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/39562
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Paim, Liege Maciel RamosReategui, Eliseo Berni2012-04-25T01:24:01Z2010http://hdl.handle.net/10183/39562000823657O presente trabalho de conclusão apresenta um relato sobre os benefícios que o jogo de xadrez proporciona ao educando. As contribuições que o xadrez oferece para o processo de aprendizagem, o desenvolvimento do raciocínio lógico, a concentração, as atitudes para a formação do cidadão. Através do jogo de xadrez a criança, adulto ou adolescente tem a chance de exercitar inúmeras habilidades, tais como: a construção de hipóteses, estratégias, organização do pensamento, concentração, controle da ansiedade, exercício da paciência. Cada jogada se transforma num imenso desafio, onde o jogador prevê antes o melhor lance a ser executado. O desafio lógico-matemático se assemelha a estas jogadas, visto que os cálculos seguem a mesma lógica, não esquecendo que no jogo de xadrez isto acontece de forma prazerosa. Os teóricos que fundamentaram este trabalho foram Vigostsky, Lara, Maia dentre outros autores. Minha metodologia de pesquisa empregou tanto aspectos qualitativos quanto quantitativos. Foram utilizados de questionários com trinta alunos de uma quarta série na Escola Municipal de Ensino Fundamental Portugal em Cachoeirinha. Estes questionários me possibilitaram conhecer as expectativas das crianças em relação ao jogo de xadrez, suas preferências e dificuldades. A partir da introdução do jogo de xadrez nas aulas de matemática, observei o crescimento dos alunos principalmente no que diz respeito a mudanças de comportamento entre eles, maior concentração, respeito com o outro, aceitação de regras não só do jogo, como também regras gerais da sala de aula e da escola. O trabalho beneficiou meninos e meninas, melhorando seu relacionamento, promovendo maior interação entre os alunos que passaram a colaborar mais com quem está aprendendo, e isto foi referenciado por outros professores que trabalham na turma com as demais disciplinas, Este trabalho apresenta, num primeiro momento uma descrição das vantagens que o lúdico (xadrez) pode oferecer aos educandos. Tal abordagem busca despertar nos alunos uma aprendizagem diferenciada, indo ao encontro de seus anseios, baseado no cotidiano escolar, vivenciado pelos sujeitos que participam desse contexto. A partir da pesquisa realizada, foi possível concluir que o jogo de xadrez na escola pode ser um recurso barato e de grande potencial, na medida em que auxilia na formação do cidadão, na criatividade e na capacidade cognitiva, melhorando o desempenho geral dos alunos.application/pdfporJogos pedagógicosEnsinoMatemáticaSéries iniciaisXadrezContribuição do jogo de Xadrez na aprendizagem de matemática nas séries iniciaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000823657.pdf.txt000823657.pdf.txtExtracted Texttext/plain42381http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39562/2/000823657.pdf.txt84fa9194bbe0f539f33f9301cc927b10MD52ORIGINAL000823657.pdf000823657.pdfTexto completoapplication/pdf608070http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39562/1/000823657.pdfa0ea162bafb67d8b4136d32ca148a85bMD51THUMBNAIL000823657.pdf.jpg000823657.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1223http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39562/3/000823657.pdf.jpg41827cc9b6592bea52c2869d14112097MD5310183/395622018-10-10 08:17:39.357oai:www.lume.ufrgs.br:10183/39562Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T11:17:39Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Contribuição do jogo de Xadrez na aprendizagem de matemática nas séries iniciais
title Contribuição do jogo de Xadrez na aprendizagem de matemática nas séries iniciais
spellingShingle Contribuição do jogo de Xadrez na aprendizagem de matemática nas séries iniciais
Paim, Liege Maciel Ramos
Jogos pedagógicos
Ensino
Matemática
Séries iniciais
Xadrez
title_short Contribuição do jogo de Xadrez na aprendizagem de matemática nas séries iniciais
title_full Contribuição do jogo de Xadrez na aprendizagem de matemática nas séries iniciais
title_fullStr Contribuição do jogo de Xadrez na aprendizagem de matemática nas séries iniciais
title_full_unstemmed Contribuição do jogo de Xadrez na aprendizagem de matemática nas séries iniciais
title_sort Contribuição do jogo de Xadrez na aprendizagem de matemática nas séries iniciais
author Paim, Liege Maciel Ramos
author_facet Paim, Liege Maciel Ramos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paim, Liege Maciel Ramos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Reategui, Eliseo Berni
contributor_str_mv Reategui, Eliseo Berni
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos pedagógicos
Ensino
Matemática
Séries iniciais
Xadrez
topic Jogos pedagógicos
Ensino
Matemática
Séries iniciais
Xadrez
description O presente trabalho de conclusão apresenta um relato sobre os benefícios que o jogo de xadrez proporciona ao educando. As contribuições que o xadrez oferece para o processo de aprendizagem, o desenvolvimento do raciocínio lógico, a concentração, as atitudes para a formação do cidadão. Através do jogo de xadrez a criança, adulto ou adolescente tem a chance de exercitar inúmeras habilidades, tais como: a construção de hipóteses, estratégias, organização do pensamento, concentração, controle da ansiedade, exercício da paciência. Cada jogada se transforma num imenso desafio, onde o jogador prevê antes o melhor lance a ser executado. O desafio lógico-matemático se assemelha a estas jogadas, visto que os cálculos seguem a mesma lógica, não esquecendo que no jogo de xadrez isto acontece de forma prazerosa. Os teóricos que fundamentaram este trabalho foram Vigostsky, Lara, Maia dentre outros autores. Minha metodologia de pesquisa empregou tanto aspectos qualitativos quanto quantitativos. Foram utilizados de questionários com trinta alunos de uma quarta série na Escola Municipal de Ensino Fundamental Portugal em Cachoeirinha. Estes questionários me possibilitaram conhecer as expectativas das crianças em relação ao jogo de xadrez, suas preferências e dificuldades. A partir da introdução do jogo de xadrez nas aulas de matemática, observei o crescimento dos alunos principalmente no que diz respeito a mudanças de comportamento entre eles, maior concentração, respeito com o outro, aceitação de regras não só do jogo, como também regras gerais da sala de aula e da escola. O trabalho beneficiou meninos e meninas, melhorando seu relacionamento, promovendo maior interação entre os alunos que passaram a colaborar mais com quem está aprendendo, e isto foi referenciado por outros professores que trabalham na turma com as demais disciplinas, Este trabalho apresenta, num primeiro momento uma descrição das vantagens que o lúdico (xadrez) pode oferecer aos educandos. Tal abordagem busca despertar nos alunos uma aprendizagem diferenciada, indo ao encontro de seus anseios, baseado no cotidiano escolar, vivenciado pelos sujeitos que participam desse contexto. A partir da pesquisa realizada, foi possível concluir que o jogo de xadrez na escola pode ser um recurso barato e de grande potencial, na medida em que auxilia na formação do cidadão, na criatividade e na capacidade cognitiva, melhorando o desempenho geral dos alunos.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-04-25T01:24:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/39562
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000823657
url http://hdl.handle.net/10183/39562
identifier_str_mv 000823657
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39562/2/000823657.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39562/1/000823657.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39562/3/000823657.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 84fa9194bbe0f539f33f9301cc927b10
a0ea162bafb67d8b4136d32ca148a85b
41827cc9b6592bea52c2869d14112097
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224427698913280