Projetos de aprendizagem : fazendo para compreender
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/126299 |
Resumo: | Apresentamos um estudo que teve como objetivo analisar o processo de construção da concepção da arquitetura pedagógica “Projetos de Aprendizagem”. Para tal, aplicamos e discutimos a referida arquitetura no contexto de uma disciplina oferecida a alunos de licenciaturas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A análise dos dados foi realizada na perspectiva da tomada de consciência piagetiana. Operou-se com os níveis de tomada de consciência em três categorias: (i) apropriação tecnológica dos ambientes digitais; (ii) cooperação entre os componentes do grupo e (iii) compreensão da metodologia de projetos de aprendizagem. Os resultados evidenciaram reconstruções dessas concepções pelos estudantes, ainda que em diferentes níveis. Além disso, foi possível constatar uma crescente apropriação da tecnologia utilizada, bem como de suas possíveis aplicações em diferentes espaços educacionais. |
id |
UFRGS-2_1c2f6d7c707d9aacda002a276df1d103 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/126299 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Ziede, Mariangela Kraemer LenzAragón, Rosane2015-09-10T02:37:01Z20152175-4217http://hdl.handle.net/10183/126299000970491Apresentamos um estudo que teve como objetivo analisar o processo de construção da concepção da arquitetura pedagógica “Projetos de Aprendizagem”. Para tal, aplicamos e discutimos a referida arquitetura no contexto de uma disciplina oferecida a alunos de licenciaturas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A análise dos dados foi realizada na perspectiva da tomada de consciência piagetiana. Operou-se com os níveis de tomada de consciência em três categorias: (i) apropriação tecnológica dos ambientes digitais; (ii) cooperação entre os componentes do grupo e (iii) compreensão da metodologia de projetos de aprendizagem. Os resultados evidenciaram reconstruções dessas concepções pelos estudantes, ainda que em diferentes níveis. Além disso, foi possível constatar uma crescente apropriação da tecnologia utilizada, bem como de suas possíveis aplicações em diferentes espaços educacionais.This study aims to analyze the process of construction of the pedagogical architecture conception “Learning Projects". Therefore, we apply and discuss this architecture in the context of a course offered to undergraduate students from Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS, Brazil). Data analysis was performed from the perspective of Piaget awareness. We worked with the levels of awareness into three categories: (i) technological appropriation of digital environments; (ii) cooperation between the group members and (iii) understanding of the methodology of learning projects. The results showed reconstructions of these concepts by students, albeit at different levels. Furthermore, there has been an increasing appropriation of the technology used, as well as their potential applications in different educational spaces.application/pdfporCAMINE: Caminhos da educação. Franca, SP. Vol. 7, n.1 (2015), p. 175-189.Ambiente virtualDigital environmentsLearning projectsConsciousnessProjetos de aprendizagem : fazendo para compreenderLearning projects : making to understandinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000970491.pdf000970491.pdfTexto completoapplication/pdf114834http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/126299/1/000970491.pdfd3560b4901876b2cd47bb8fb65c55b22MD51TEXT000970491.pdf.txt000970491.pdf.txtExtracted Texttext/plain35084http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/126299/2/000970491.pdf.txt727954558884197dc09d9a872cd0a9d1MD52THUMBNAIL000970491.pdf.jpg000970491.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1780http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/126299/3/000970491.pdf.jpga3860f2d790bec55779f738d2e3d24d8MD5310183/1262992021-03-09 04:26:34.712914oai:www.lume.ufrgs.br:10183/126299Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-03-09T07:26:34Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Projetos de aprendizagem : fazendo para compreender |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Learning projects : making to understand |
title |
Projetos de aprendizagem : fazendo para compreender |
spellingShingle |
Projetos de aprendizagem : fazendo para compreender Ziede, Mariangela Kraemer Lenz Ambiente virtual Digital environments Learning projects Consciousness |
title_short |
Projetos de aprendizagem : fazendo para compreender |
title_full |
Projetos de aprendizagem : fazendo para compreender |
title_fullStr |
Projetos de aprendizagem : fazendo para compreender |
title_full_unstemmed |
Projetos de aprendizagem : fazendo para compreender |
title_sort |
Projetos de aprendizagem : fazendo para compreender |
author |
Ziede, Mariangela Kraemer Lenz |
author_facet |
Ziede, Mariangela Kraemer Lenz Aragón, Rosane |
author_role |
author |
author2 |
Aragón, Rosane |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ziede, Mariangela Kraemer Lenz Aragón, Rosane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ambiente virtual |
topic |
Ambiente virtual Digital environments Learning projects Consciousness |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Digital environments Learning projects Consciousness |
description |
Apresentamos um estudo que teve como objetivo analisar o processo de construção da concepção da arquitetura pedagógica “Projetos de Aprendizagem”. Para tal, aplicamos e discutimos a referida arquitetura no contexto de uma disciplina oferecida a alunos de licenciaturas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A análise dos dados foi realizada na perspectiva da tomada de consciência piagetiana. Operou-se com os níveis de tomada de consciência em três categorias: (i) apropriação tecnológica dos ambientes digitais; (ii) cooperação entre os componentes do grupo e (iii) compreensão da metodologia de projetos de aprendizagem. Os resultados evidenciaram reconstruções dessas concepções pelos estudantes, ainda que em diferentes níveis. Além disso, foi possível constatar uma crescente apropriação da tecnologia utilizada, bem como de suas possíveis aplicações em diferentes espaços educacionais. |
publishDate |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-09-10T02:37:01Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/126299 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2175-4217 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000970491 |
identifier_str_mv |
2175-4217 000970491 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/126299 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
CAMINE: Caminhos da educação. Franca, SP. Vol. 7, n.1 (2015), p. 175-189. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/126299/1/000970491.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/126299/2/000970491.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/126299/3/000970491.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d3560b4901876b2cd47bb8fb65c55b22 727954558884197dc09d9a872cd0a9d1 a3860f2d790bec55779f738d2e3d24d8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224884058062848 |