A docência no ensino superior : inovando e reconstruindo práticas pedagógicas na educação a distância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/114980 |
Resumo: | Este artigo tem como foco a análise da (re)construção da docência de um grupo de professores que atuou no Curso de Pedagogia Licenciatura na modalidade a Distância (PEAD/UFRGS). O estudo foi desenvolvido a partir do constructo teórico piagetiano da tomada de consciência, considerando-se cinco categorias constitutivas da docência do contexto do PEAD: (i) proposta pedagógica desenvolvida para a interdisciplina; (ii) utilização da tecnologia para o desenvolvimento da proposta; (iii) interação da equipe de professores; (iv) interação com os tutores; e (v) interação com as professoras-alunas. A coleta de dados foi realizada a partir dos registros dos professores nos ambientes do Curso e de entrevistas em que se utilizou o método clínico. Os dados foram organizados com o apoio do software de pesquisa Nvivo e analisados segundo níveis de Tomada de Consciência. Concluímos que as experiências dos docentes no curso provocaram a construção de conhecimento e a (re)construção da docência, pois o Curso oportunizou aos docentes experiências de trabalho em rede e o uso das tecnologias digitais que foram incorporadas às suas práticas pedagógicas, realizadas a distância ou mesmo presenciais. |
id |
UFRGS-2_1cf89f8d58afa5a6be525f81ec637831 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/114980 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Ziede, Mariangela Kraemer LenzAragón, Rosane2015-04-07T01:58:34Z20141645-1384http://hdl.handle.net/10183/114980000953429Este artigo tem como foco a análise da (re)construção da docência de um grupo de professores que atuou no Curso de Pedagogia Licenciatura na modalidade a Distância (PEAD/UFRGS). O estudo foi desenvolvido a partir do constructo teórico piagetiano da tomada de consciência, considerando-se cinco categorias constitutivas da docência do contexto do PEAD: (i) proposta pedagógica desenvolvida para a interdisciplina; (ii) utilização da tecnologia para o desenvolvimento da proposta; (iii) interação da equipe de professores; (iv) interação com os tutores; e (v) interação com as professoras-alunas. A coleta de dados foi realizada a partir dos registros dos professores nos ambientes do Curso e de entrevistas em que se utilizou o método clínico. Os dados foram organizados com o apoio do software de pesquisa Nvivo e analisados segundo níveis de Tomada de Consciência. Concluímos que as experiências dos docentes no curso provocaram a construção de conhecimento e a (re)construção da docência, pois o Curso oportunizou aos docentes experiências de trabalho em rede e o uso das tecnologias digitais que foram incorporadas às suas práticas pedagógicas, realizadas a distância ou mesmo presenciais.This article focuses on the analysis of the (re)construction of teaching a group of teachers who worked in the Distance Education Course (PEAD/UFRGS). The study was developed from Piaget's theoretical construct of awareness, considering five constitutive categories of teaching in the context of PEAD: (i) pedagogical proposal developed for interdiscipline; (ii) use of technology for the development of the proposal; (iii) the interaction of the team teachers, (iv)interaction with tutors; and (v) interaction with students-teachers. Data collection was carried out from the records of teachers in the course of interviews and environments in which we used the clinical method. Data were organized with the support of research software Nvivo and analyzed according to levels of Consciousness. We conclude that the experiences of teachers in the course led to the construction of knowledge and the (re) construction of teaching as the course provided an opportunity for teachers experiences of networking and use of digital technologies that have been incorporated into their teaching, accomplished the distance or even attending.application/pdfporCurrículo sem fronteiras : revista para uma educação crítica e emancipatória. Vol. 14, n. 3 (set./dez. 2014), p. 254-279Ensino a distânciaConsciousnessTeacher educationDistance educationA docência no ensino superior : inovando e reconstruindo práticas pedagógicas na educação a distânciainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000953429.pdf000953429.pdfTexto completoapplication/pdf328126http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/114980/1/000953429.pdfb901b6500d0955c3c9d4daed3e048724MD51TEXT000953429.pdf.txt000953429.pdf.txtExtracted Texttext/plain81977http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/114980/2/000953429.pdf.txt56e52eccaf5727f192e5ef9f2071bf46MD52THUMBNAIL000953429.pdf.jpg000953429.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1585http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/114980/3/000953429.pdf.jpgd659477f40ec5c2a525e8086495e837dMD5310183/1149802021-12-06 05:36:27.208273oai:www.lume.ufrgs.br:10183/114980Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:36:27Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A docência no ensino superior : inovando e reconstruindo práticas pedagógicas na educação a distância |
title |
A docência no ensino superior : inovando e reconstruindo práticas pedagógicas na educação a distância |
spellingShingle |
A docência no ensino superior : inovando e reconstruindo práticas pedagógicas na educação a distância Ziede, Mariangela Kraemer Lenz Ensino a distância Consciousness Teacher education Distance education |
title_short |
A docência no ensino superior : inovando e reconstruindo práticas pedagógicas na educação a distância |
title_full |
A docência no ensino superior : inovando e reconstruindo práticas pedagógicas na educação a distância |
title_fullStr |
A docência no ensino superior : inovando e reconstruindo práticas pedagógicas na educação a distância |
title_full_unstemmed |
A docência no ensino superior : inovando e reconstruindo práticas pedagógicas na educação a distância |
title_sort |
A docência no ensino superior : inovando e reconstruindo práticas pedagógicas na educação a distância |
author |
Ziede, Mariangela Kraemer Lenz |
author_facet |
Ziede, Mariangela Kraemer Lenz Aragón, Rosane |
author_role |
author |
author2 |
Aragón, Rosane |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ziede, Mariangela Kraemer Lenz Aragón, Rosane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino a distância |
topic |
Ensino a distância Consciousness Teacher education Distance education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Consciousness Teacher education Distance education |
description |
Este artigo tem como foco a análise da (re)construção da docência de um grupo de professores que atuou no Curso de Pedagogia Licenciatura na modalidade a Distância (PEAD/UFRGS). O estudo foi desenvolvido a partir do constructo teórico piagetiano da tomada de consciência, considerando-se cinco categorias constitutivas da docência do contexto do PEAD: (i) proposta pedagógica desenvolvida para a interdisciplina; (ii) utilização da tecnologia para o desenvolvimento da proposta; (iii) interação da equipe de professores; (iv) interação com os tutores; e (v) interação com as professoras-alunas. A coleta de dados foi realizada a partir dos registros dos professores nos ambientes do Curso e de entrevistas em que se utilizou o método clínico. Os dados foram organizados com o apoio do software de pesquisa Nvivo e analisados segundo níveis de Tomada de Consciência. Concluímos que as experiências dos docentes no curso provocaram a construção de conhecimento e a (re)construção da docência, pois o Curso oportunizou aos docentes experiências de trabalho em rede e o uso das tecnologias digitais que foram incorporadas às suas práticas pedagógicas, realizadas a distância ou mesmo presenciais. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-07T01:58:34Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/114980 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1645-1384 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000953429 |
identifier_str_mv |
1645-1384 000953429 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/114980 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Currículo sem fronteiras : revista para uma educação crítica e emancipatória. Vol. 14, n. 3 (set./dez. 2014), p. 254-279 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/114980/1/000953429.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/114980/2/000953429.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/114980/3/000953429.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b901b6500d0955c3c9d4daed3e048724 56e52eccaf5727f192e5ef9f2071bf46 d659477f40ec5c2a525e8086495e837d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447579294433280 |