A docência no ensino superior : inovando e reconstruindo práticas pedagógicas na educação a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ziede, Mariangela Kraemer Lenz
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Aragón, Rosane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/114980
Resumo: Este artigo tem como foco a análise da (re)construção da docência de um grupo de professores que atuou no Curso de Pedagogia Licenciatura na modalidade a Distância (PEAD/UFRGS). O estudo foi desenvolvido a partir do constructo teórico piagetiano da tomada de consciência, considerando-se cinco categorias constitutivas da docência do contexto do PEAD: (i) proposta pedagógica desenvolvida para a interdisciplina; (ii) utilização da tecnologia para o desenvolvimento da proposta; (iii) interação da equipe de professores; (iv) interação com os tutores; e (v) interação com as professoras-alunas. A coleta de dados foi realizada a partir dos registros dos professores nos ambientes do Curso e de entrevistas em que se utilizou o método clínico. Os dados foram organizados com o apoio do software de pesquisa Nvivo e analisados segundo níveis de Tomada de Consciência. Concluímos que as experiências dos docentes no curso provocaram a construção de conhecimento e a (re)construção da docência, pois o Curso oportunizou aos docentes experiências de trabalho em rede e o uso das tecnologias digitais que foram incorporadas às suas práticas pedagógicas, realizadas a distância ou mesmo presenciais.
id UFRGS-2_1cf89f8d58afa5a6be525f81ec637831
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/114980
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ziede, Mariangela Kraemer LenzAragón, Rosane2015-04-07T01:58:34Z20141645-1384http://hdl.handle.net/10183/114980000953429Este artigo tem como foco a análise da (re)construção da docência de um grupo de professores que atuou no Curso de Pedagogia Licenciatura na modalidade a Distância (PEAD/UFRGS). O estudo foi desenvolvido a partir do constructo teórico piagetiano da tomada de consciência, considerando-se cinco categorias constitutivas da docência do contexto do PEAD: (i) proposta pedagógica desenvolvida para a interdisciplina; (ii) utilização da tecnologia para o desenvolvimento da proposta; (iii) interação da equipe de professores; (iv) interação com os tutores; e (v) interação com as professoras-alunas. A coleta de dados foi realizada a partir dos registros dos professores nos ambientes do Curso e de entrevistas em que se utilizou o método clínico. Os dados foram organizados com o apoio do software de pesquisa Nvivo e analisados segundo níveis de Tomada de Consciência. Concluímos que as experiências dos docentes no curso provocaram a construção de conhecimento e a (re)construção da docência, pois o Curso oportunizou aos docentes experiências de trabalho em rede e o uso das tecnologias digitais que foram incorporadas às suas práticas pedagógicas, realizadas a distância ou mesmo presenciais.This article focuses on the analysis of the (re)construction of teaching a group of teachers who worked in the Distance Education Course (PEAD/UFRGS). The study was developed from Piaget's theoretical construct of awareness, considering five constitutive categories of teaching in the context of PEAD: (i) pedagogical proposal developed for interdiscipline; (ii) use of technology for the development of the proposal; (iii) the interaction of the team teachers, (iv)interaction with tutors; and (v) interaction with students-teachers. Data collection was carried out from the records of teachers in the course of interviews and environments in which we used the clinical method. Data were organized with the support of research software Nvivo and analyzed according to levels of Consciousness. We conclude that the experiences of teachers in the course led to the construction of knowledge and the (re) construction of teaching as the course provided an opportunity for teachers experiences of networking and use of digital technologies that have been incorporated into their teaching, accomplished the distance or even attending.application/pdfporCurrículo sem fronteiras : revista para uma educação crítica e emancipatória. Vol. 14, n. 3 (set./dez. 2014), p. 254-279Ensino a distânciaConsciousnessTeacher educationDistance educationA docência no ensino superior : inovando e reconstruindo práticas pedagógicas na educação a distânciainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000953429.pdf000953429.pdfTexto completoapplication/pdf328126http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/114980/1/000953429.pdfb901b6500d0955c3c9d4daed3e048724MD51TEXT000953429.pdf.txt000953429.pdf.txtExtracted Texttext/plain81977http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/114980/2/000953429.pdf.txt56e52eccaf5727f192e5ef9f2071bf46MD52THUMBNAIL000953429.pdf.jpg000953429.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1585http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/114980/3/000953429.pdf.jpgd659477f40ec5c2a525e8086495e837dMD5310183/1149802021-12-06 05:36:27.208273oai:www.lume.ufrgs.br:10183/114980Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:36:27Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A docência no ensino superior : inovando e reconstruindo práticas pedagógicas na educação a distância
title A docência no ensino superior : inovando e reconstruindo práticas pedagógicas na educação a distância
spellingShingle A docência no ensino superior : inovando e reconstruindo práticas pedagógicas na educação a distância
Ziede, Mariangela Kraemer Lenz
Ensino a distância
Consciousness
Teacher education
Distance education
title_short A docência no ensino superior : inovando e reconstruindo práticas pedagógicas na educação a distância
title_full A docência no ensino superior : inovando e reconstruindo práticas pedagógicas na educação a distância
title_fullStr A docência no ensino superior : inovando e reconstruindo práticas pedagógicas na educação a distância
title_full_unstemmed A docência no ensino superior : inovando e reconstruindo práticas pedagógicas na educação a distância
title_sort A docência no ensino superior : inovando e reconstruindo práticas pedagógicas na educação a distância
author Ziede, Mariangela Kraemer Lenz
author_facet Ziede, Mariangela Kraemer Lenz
Aragón, Rosane
author_role author
author2 Aragón, Rosane
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ziede, Mariangela Kraemer Lenz
Aragón, Rosane
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino a distância
topic Ensino a distância
Consciousness
Teacher education
Distance education
dc.subject.eng.fl_str_mv Consciousness
Teacher education
Distance education
description Este artigo tem como foco a análise da (re)construção da docência de um grupo de professores que atuou no Curso de Pedagogia Licenciatura na modalidade a Distância (PEAD/UFRGS). O estudo foi desenvolvido a partir do constructo teórico piagetiano da tomada de consciência, considerando-se cinco categorias constitutivas da docência do contexto do PEAD: (i) proposta pedagógica desenvolvida para a interdisciplina; (ii) utilização da tecnologia para o desenvolvimento da proposta; (iii) interação da equipe de professores; (iv) interação com os tutores; e (v) interação com as professoras-alunas. A coleta de dados foi realizada a partir dos registros dos professores nos ambientes do Curso e de entrevistas em que se utilizou o método clínico. Os dados foram organizados com o apoio do software de pesquisa Nvivo e analisados segundo níveis de Tomada de Consciência. Concluímos que as experiências dos docentes no curso provocaram a construção de conhecimento e a (re)construção da docência, pois o Curso oportunizou aos docentes experiências de trabalho em rede e o uso das tecnologias digitais que foram incorporadas às suas práticas pedagógicas, realizadas a distância ou mesmo presenciais.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-07T01:58:34Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/114980
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1645-1384
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000953429
identifier_str_mv 1645-1384
000953429
url http://hdl.handle.net/10183/114980
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Currículo sem fronteiras : revista para uma educação crítica e emancipatória. Vol. 14, n. 3 (set./dez. 2014), p. 254-279
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/114980/1/000953429.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/114980/2/000953429.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/114980/3/000953429.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b901b6500d0955c3c9d4daed3e048724
56e52eccaf5727f192e5ef9f2071bf46
d659477f40ec5c2a525e8086495e837d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224868069376000