Projetos de aprendizagem : fazendo para compreender

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ziede, Mariangela Kraemer Lenz
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Aragón, Rosane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/126299
Resumo: Apresentamos um estudo que teve como objetivo analisar o processo de construção da concepção da arquitetura pedagógica “Projetos de Aprendizagem”. Para tal, aplicamos e discutimos a referida arquitetura no contexto de uma disciplina oferecida a alunos de licenciaturas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A análise dos dados foi realizada na perspectiva da tomada de consciência piagetiana. Operou-se com os níveis de tomada de consciência em três categorias: (i) apropriação tecnológica dos ambientes digitais; (ii) cooperação entre os componentes do grupo e (iii) compreensão da metodologia de projetos de aprendizagem. Os resultados evidenciaram reconstruções dessas concepções pelos estudantes, ainda que em diferentes níveis. Além disso, foi possível constatar uma crescente apropriação da tecnologia utilizada, bem como de suas possíveis aplicações em diferentes espaços educacionais.
id UFRGS-2_1c2f6d7c707d9aacda002a276df1d103
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/126299
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ziede, Mariangela Kraemer LenzAragón, Rosane2015-09-10T02:37:01Z20152175-4217http://hdl.handle.net/10183/126299000970491Apresentamos um estudo que teve como objetivo analisar o processo de construção da concepção da arquitetura pedagógica “Projetos de Aprendizagem”. Para tal, aplicamos e discutimos a referida arquitetura no contexto de uma disciplina oferecida a alunos de licenciaturas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A análise dos dados foi realizada na perspectiva da tomada de consciência piagetiana. Operou-se com os níveis de tomada de consciência em três categorias: (i) apropriação tecnológica dos ambientes digitais; (ii) cooperação entre os componentes do grupo e (iii) compreensão da metodologia de projetos de aprendizagem. Os resultados evidenciaram reconstruções dessas concepções pelos estudantes, ainda que em diferentes níveis. Além disso, foi possível constatar uma crescente apropriação da tecnologia utilizada, bem como de suas possíveis aplicações em diferentes espaços educacionais.This study aims to analyze the process of construction of the pedagogical architecture conception “Learning Projects". Therefore, we apply and discuss this architecture in the context of a course offered to undergraduate students from Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS, Brazil). Data analysis was performed from the perspective of Piaget awareness. We worked with the levels of awareness into three categories: (i) technological appropriation of digital environments; (ii) cooperation between the group members and (iii) understanding of the methodology of learning projects. The results showed reconstructions of these concepts by students, albeit at different levels. Furthermore, there has been an increasing appropriation of the technology used, as well as their potential applications in different educational spaces.application/pdfporCAMINE: Caminhos da educação. Franca, SP. Vol. 7, n.1 (2015), p. 175-189.Ambiente virtualDigital environmentsLearning projectsConsciousnessProjetos de aprendizagem : fazendo para compreenderLearning projects : making to understandinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000970491.pdf000970491.pdfTexto completoapplication/pdf114834http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/126299/1/000970491.pdfd3560b4901876b2cd47bb8fb65c55b22MD51TEXT000970491.pdf.txt000970491.pdf.txtExtracted Texttext/plain35084http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/126299/2/000970491.pdf.txt727954558884197dc09d9a872cd0a9d1MD52THUMBNAIL000970491.pdf.jpg000970491.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1780http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/126299/3/000970491.pdf.jpga3860f2d790bec55779f738d2e3d24d8MD5310183/1262992021-03-09 04:26:34.712914oai:www.lume.ufrgs.br:10183/126299Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-03-09T07:26:34Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Projetos de aprendizagem : fazendo para compreender
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Learning projects : making to understand
title Projetos de aprendizagem : fazendo para compreender
spellingShingle Projetos de aprendizagem : fazendo para compreender
Ziede, Mariangela Kraemer Lenz
Ambiente virtual
Digital environments
Learning projects
Consciousness
title_short Projetos de aprendizagem : fazendo para compreender
title_full Projetos de aprendizagem : fazendo para compreender
title_fullStr Projetos de aprendizagem : fazendo para compreender
title_full_unstemmed Projetos de aprendizagem : fazendo para compreender
title_sort Projetos de aprendizagem : fazendo para compreender
author Ziede, Mariangela Kraemer Lenz
author_facet Ziede, Mariangela Kraemer Lenz
Aragón, Rosane
author_role author
author2 Aragón, Rosane
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ziede, Mariangela Kraemer Lenz
Aragón, Rosane
dc.subject.por.fl_str_mv Ambiente virtual
topic Ambiente virtual
Digital environments
Learning projects
Consciousness
dc.subject.eng.fl_str_mv Digital environments
Learning projects
Consciousness
description Apresentamos um estudo que teve como objetivo analisar o processo de construção da concepção da arquitetura pedagógica “Projetos de Aprendizagem”. Para tal, aplicamos e discutimos a referida arquitetura no contexto de uma disciplina oferecida a alunos de licenciaturas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A análise dos dados foi realizada na perspectiva da tomada de consciência piagetiana. Operou-se com os níveis de tomada de consciência em três categorias: (i) apropriação tecnológica dos ambientes digitais; (ii) cooperação entre os componentes do grupo e (iii) compreensão da metodologia de projetos de aprendizagem. Os resultados evidenciaram reconstruções dessas concepções pelos estudantes, ainda que em diferentes níveis. Além disso, foi possível constatar uma crescente apropriação da tecnologia utilizada, bem como de suas possíveis aplicações em diferentes espaços educacionais.
publishDate 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-09-10T02:37:01Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/126299
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2175-4217
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000970491
identifier_str_mv 2175-4217
000970491
url http://hdl.handle.net/10183/126299
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv CAMINE: Caminhos da educação. Franca, SP. Vol. 7, n.1 (2015), p. 175-189.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/126299/1/000970491.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/126299/2/000970491.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/126299/3/000970491.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d3560b4901876b2cd47bb8fb65c55b22
727954558884197dc09d9a872cd0a9d1
a3860f2d790bec55779f738d2e3d24d8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224884058062848