Educação matemática indígena na aldeia Tekoá Anhetenguá
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/102251 |
Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso nasce de uma pesquisa que teve o objetivo de analisar se a educação matemática da Escola Indígena Anhetenguá estabelece relações com os saberes matemáticos culturais guarani. Os aportes teóricos utilizados foram a Etnomatemática e a Educação (Matemática) Indígena, apoiando-se, principalmente, em estudos de Ubiratan D`Ambrosio, Gelsa Knijnik, Eduardo Sebastiani Ferreira e Maria Aparecida Bergamaschi. A metodologia envolveu a perspectiva etnográfica e utiliza-se de entrevistas, anotações do diário de campo, fotografias e documentos da escola. A análise mostrou que, embora a Escola seja específica e diferenciada em relação às escolas regulares, o ensino de Matemática não estabelece relação com saberes culturais próprios Mbyá-Guarani, em especial, os saberes matemáticos. |
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Fagundes, Fernanda da SilvaWanderer, Fernanda2014-09-02T02:19:59Z2014http://hdl.handle.net/10183/102251000934243Este trabalho de conclusão de curso nasce de uma pesquisa que teve o objetivo de analisar se a educação matemática da Escola Indígena Anhetenguá estabelece relações com os saberes matemáticos culturais guarani. Os aportes teóricos utilizados foram a Etnomatemática e a Educação (Matemática) Indígena, apoiando-se, principalmente, em estudos de Ubiratan D`Ambrosio, Gelsa Knijnik, Eduardo Sebastiani Ferreira e Maria Aparecida Bergamaschi. A metodologia envolveu a perspectiva etnográfica e utiliza-se de entrevistas, anotações do diário de campo, fotografias e documentos da escola. A análise mostrou que, embora a Escola seja específica e diferenciada em relação às escolas regulares, o ensino de Matemática não estabelece relação com saberes culturais próprios Mbyá-Guarani, em especial, os saberes matemáticos.This work of course completion, comes from a survey that aimed to analyze if math education Anhetenguá Indigenous School establishes relationships with mathematical knowledge Guarani culture. The theoretical framework used were Ethnomathematics and Mathematics Education Indigenous, based on studies from Ubiratan D'Ambrosio, Gelsa Knijnik, Eduardo Sebastiani Ferreira and Maria Aparecida Bergamaschi. The methodology involved the ethnographic perspective and use of interviews, notes from the field diary, photographs and documents of the school. The analysis showed that although the school is specific and differentiated, the mathematics teaching does not establish relationship with Mbyá-Guarani own cultural knowledge.application/pdfporEducação MatemáticaEtnomatemáticaEducação indígenaEthnomathematicsIndigenous educationMathematical knowledgeEducação matemática indígena na aldeia Tekoá Anhetenguáinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2014Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000934243.pdf000934243.pdfTexto completoapplication/pdf921114http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102251/1/000934243.pdfa17238890487af81a6f6946b21624d4fMD51TEXT000934243.pdf.txt000934243.pdf.txtExtracted Texttext/plain103584http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102251/2/000934243.pdf.txt80d5b81aa2d588e79ec062f5e518ccadMD52THUMBNAIL000934243.pdf.jpg000934243.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg961http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102251/3/000934243.pdf.jpgf10058d9e33e6408fc91126e94c75b6aMD5310183/1022512018-10-23 08:56:44.12oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102251Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T11:56:44Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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