Práticas pedagógicas no ensino de matemática na educação escolar indígena e o diálogo com a etnomatemática
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12528 |
Resumo: | A pesquisa tem como objetivo analisar as dificuldades enfrentadas por docentes do IFRR/Campus Amajari e discentes das etnias Macuxi e Wapixana nos processos de ensino e de aprendizagem da Matemática do Curso Técnico em Agropecuária oferecido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR), Campus de Amajarí, Comunidade do Contão, Município de Pacaraima. O trabalho discute a forma como a Matemática está sendo apropriada pelos membros das comunidades indígenas e as dificuldades que têm sido gerados para que a aquisição de tais conhecimentos e como a Etnomatemática pode servir de ferramenta pedagógica para resolução de problemas de ensino e de aprendizagem. O trabalho discute ainda o processo de formação da sociedade brasileira, enfatizando a presença do índio e o processo de constituição das diversas sociedades indígenas, o que ocasionou a perda significativa de elementos culturais, inclusive a de uma grande quantidade de línguas. Teoricamente, o trabalho se apropria de diversos autores que tratam da questão de perda e revitalização dos saberes indígenas. Metodologicamente, adota o método de estudo de caso, na medida em que discute os fatores que dificultam o processo de revitalização dos saberes indígenas. A pesquisa conclui que as dificuldades são diversas, sendo a Etnomatemática um fator de suma importância para facilitar a aquisição de conhecimentos matemáticos. |
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O trabalho discute a forma como a Matemática está sendo apropriada pelos membros das comunidades indígenas e as dificuldades que têm sido gerados para que a aquisição de tais conhecimentos e como a Etnomatemática pode servir de ferramenta pedagógica para resolução de problemas de ensino e de aprendizagem. O trabalho discute ainda o processo de formação da sociedade brasileira, enfatizando a presença do índio e o processo de constituição das diversas sociedades indígenas, o que ocasionou a perda significativa de elementos culturais, inclusive a de uma grande quantidade de línguas. Teoricamente, o trabalho se apropria de diversos autores que tratam da questão de perda e revitalização dos saberes indígenas. Metodologicamente, adota o método de estudo de caso, na medida em que discute os fatores que dificultam o processo de revitalização dos saberes indígenas. A pesquisa conclui que as dificuldades são diversas, sendo a Etnomatemática um fator de suma importância para facilitar a aquisição de conhecimentos matemáticos.The research aims to analyze the difficulties faced by students of the Macuxi and Wapixana ethnicities and the teacher of (IFRR) Campus of Amajari responsible for the teaching and learning processes of Mathematics of the Agricultural Technical Course offered by the Federal of Education Institute Science and Technology of Roraima (IFRR), in Community of the Contão, Municipality of Pacaraima. The paper discusses how mathematics is being appropriated by members of indigenous communities and the difficulties that have been generated so that the acquisition of such knowledge and how ethnomathematics can serve as a pedagogical tool for solving teaching and learning problems. The paper also discusses the process of formation of Brazilian society, emphasizing the presence of the Indian and the process of constitution of the diverse indigenous societies, which caused the significant loss of cultural elements, including a large number of languages. Theoretically, the work appropriates several authors who deal with the question of loss and revitalization of indigenous knowledge. Methodologically, it adopts the method of case study, insofar as it discusses the factors that hinder the process of revitalization of indigenous knowledge. The research concludes that the difficulties are diverse, and Ethnomathematics is a very important factor to facilitate the acquisition of mathematical knowledge.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de Agronomiamatemática.etnomatemáticaeducação escolar indígenamathematicsethnomathematicsindigenous school educationEducaçãoPráticas pedagógicas no ensino de matemática na educação escolar indígena e o diálogo com a etnomatemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAPPLE. Michael W. Educação e Poder. Porto Alegre: Artes Médicas, 2005. ARMELLADA, Cesáreo, SALAZAR, Mariano Gutiérrez. Diccionario Pemón. , Ediciones Cor (1981, p. 182) AUSUBEL, David. Aquisição e Retenção de Conhecimentos: Uma Perspectiva Cognitiva. Lisboa: Plátano Edições Técnicas, 2003. BRASIL. Agricultura Familiar Produz mais de 90% do Feijão e Café em RR. 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