Referenciação no texto : o que há no livro didático
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/117553 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo analisar livros didáticos de língua portuguesa, voltados ao Ensino Fundamental, a fim de verificar como é abordada a questão da coesão nominal no texto. Para tanto, analisamos no corpus, especificamente, as atividades que envolvem o conteúdo pronominal. O trabalho foi desenvolvido da seguinte forma: primeiramente, apresentamos algumas considerações relevantes sobre texto e textualidade, bem como sobre os mecanismos de coesão e referenciação por anáforas. Num segundo momento, apresentamos os dados obtidos na análise e discutimos as atividades desenvolvidas pelos materiais didáticos. Para finalizar, apresentamos propostas de atividades para abordagem do tema a partir de uma perspectiva textual, visando desenvolver a reflexão no aluno sobre a importância dos procedimentos de referenciação na construção da coesão textual. |
id |
UFRGS-2_1c9d4f085ef052714e6da3a6b6463ecd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/117553 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Susana Miranda daSturm, Ingrid Nancy2015-06-09T01:59:32Z2015http://hdl.handle.net/10183/117553000967320Este trabalho tem por objetivo analisar livros didáticos de língua portuguesa, voltados ao Ensino Fundamental, a fim de verificar como é abordada a questão da coesão nominal no texto. Para tanto, analisamos no corpus, especificamente, as atividades que envolvem o conteúdo pronominal. O trabalho foi desenvolvido da seguinte forma: primeiramente, apresentamos algumas considerações relevantes sobre texto e textualidade, bem como sobre os mecanismos de coesão e referenciação por anáforas. Num segundo momento, apresentamos os dados obtidos na análise e discutimos as atividades desenvolvidas pelos materiais didáticos. Para finalizar, apresentamos propostas de atividades para abordagem do tema a partir de uma perspectiva textual, visando desenvolver a reflexão no aluno sobre a importância dos procedimentos de referenciação na construção da coesão textual.application/pdfporGramáticaEnsino fundamentalLíngua portuguesaLivro didáticoReferenciaçãoEnsino de língua portuguesaReferenciação no texto : o que há no livro didáticoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Gramática e Ensino de Língua Portuguesainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000967320.pdf000967320.pdfTexto completoapplication/pdf1009214http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117553/1/000967320.pdf90902878ff138a41bb0683438ad35beeMD51TEXT000967320.pdf.txt000967320.pdf.txtExtracted Texttext/plain41287http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117553/2/000967320.pdf.txt7f7a300fed6c417b5c10b5fc4d89f331MD52THUMBNAIL000967320.pdf.jpg000967320.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1366http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117553/3/000967320.pdf.jpga72bd2ee79c943f758c0520a298f8648MD5310183/1175532022-08-06 04:54:20.884613oai:www.lume.ufrgs.br:10183/117553Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:54:20Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Referenciação no texto : o que há no livro didático |
title |
Referenciação no texto : o que há no livro didático |
spellingShingle |
Referenciação no texto : o que há no livro didático Silva, Susana Miranda da Gramática Ensino fundamental Língua portuguesa Livro didático Referenciação Ensino de língua portuguesa |
title_short |
Referenciação no texto : o que há no livro didático |
title_full |
Referenciação no texto : o que há no livro didático |
title_fullStr |
Referenciação no texto : o que há no livro didático |
title_full_unstemmed |
Referenciação no texto : o que há no livro didático |
title_sort |
Referenciação no texto : o que há no livro didático |
author |
Silva, Susana Miranda da |
author_facet |
Silva, Susana Miranda da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Susana Miranda da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sturm, Ingrid Nancy |
contributor_str_mv |
Sturm, Ingrid Nancy |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gramática Ensino fundamental Língua portuguesa Livro didático Referenciação Ensino de língua portuguesa |
topic |
Gramática Ensino fundamental Língua portuguesa Livro didático Referenciação Ensino de língua portuguesa |
description |
Este trabalho tem por objetivo analisar livros didáticos de língua portuguesa, voltados ao Ensino Fundamental, a fim de verificar como é abordada a questão da coesão nominal no texto. Para tanto, analisamos no corpus, especificamente, as atividades que envolvem o conteúdo pronominal. O trabalho foi desenvolvido da seguinte forma: primeiramente, apresentamos algumas considerações relevantes sobre texto e textualidade, bem como sobre os mecanismos de coesão e referenciação por anáforas. Num segundo momento, apresentamos os dados obtidos na análise e discutimos as atividades desenvolvidas pelos materiais didáticos. Para finalizar, apresentamos propostas de atividades para abordagem do tema a partir de uma perspectiva textual, visando desenvolver a reflexão no aluno sobre a importância dos procedimentos de referenciação na construção da coesão textual. |
publishDate |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-06-09T01:59:32Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/117553 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000967320 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/117553 |
identifier_str_mv |
000967320 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117553/1/000967320.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117553/2/000967320.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117553/3/000967320.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
90902878ff138a41bb0683438ad35bee 7f7a300fed6c417b5c10b5fc4d89f331 a72bd2ee79c943f758c0520a298f8648 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224487242301440 |