A teoria das representações sociais em uma disciplina de pós-graduação na área de educação em ciências : um estudo exploratório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Carlos Ventura
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Hesse, Fernanda Bianca
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/243332
Resumo: Este trabalho apresenta uma investigação qualitativa acerca das práticas pedagógicas remotas desenvolvidas no âmbito da disciplina “Representações Sociais e Educação em Ciências: Pesquisas Contemporâneas”, durante o período que engloba os meses de março a maio de 2021, no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde/ Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi realizada a análise de conteúdo dedados textuais derivados defontes documentais, a qual possibilitou a emergência de setecategorias distintas: planejamento docente; organização das atividades; desenvolvimento das atividades; tarefas assíncronas; aulas com pesquisadores convidados; cartas discentes; mapas conceituais. As atividades remotas possibilitaram momentos de mobilização para o estudo do tema da disciplina, de construção de conhecimento, bem como de elaboração e expressão sintética dos aprendizados. Foirelatada a ocorrência:de produções textuais discentes,deaulas expositivas/dialogadas ede seminários envolvendo artigos recentes de pesquisa sobre a Teoria das Representações Sociais, que propiciaram movimentos dialógicos relacionados adiferentes aspectos do objeto de estudo. Os resultados e discussões construídas contribuem com o campo investigativoconhecido como Pedagogia Universitária, bem como tendem a ressaltar a relevância da teoria citada, na área de Educação em Ciências.
id UFRGS-2_1d0d1ed6a0ffbf2042ddf8a434d6b504
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/243332
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Fonseca, Carlos VenturaHesse, Fernanda Bianca2022-07-21T04:55:14Z20222447-6099http://hdl.handle.net/10183/243332001145563Este trabalho apresenta uma investigação qualitativa acerca das práticas pedagógicas remotas desenvolvidas no âmbito da disciplina “Representações Sociais e Educação em Ciências: Pesquisas Contemporâneas”, durante o período que engloba os meses de março a maio de 2021, no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde/ Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi realizada a análise de conteúdo dedados textuais derivados defontes documentais, a qual possibilitou a emergência de setecategorias distintas: planejamento docente; organização das atividades; desenvolvimento das atividades; tarefas assíncronas; aulas com pesquisadores convidados; cartas discentes; mapas conceituais. As atividades remotas possibilitaram momentos de mobilização para o estudo do tema da disciplina, de construção de conhecimento, bem como de elaboração e expressão sintética dos aprendizados. Foirelatada a ocorrência:de produções textuais discentes,deaulas expositivas/dialogadas ede seminários envolvendo artigos recentes de pesquisa sobre a Teoria das Representações Sociais, que propiciaram movimentos dialógicos relacionados adiferentes aspectos do objeto de estudo. Os resultados e discussões construídas contribuem com o campo investigativoconhecido como Pedagogia Universitária, bem como tendem a ressaltar a relevância da teoria citada, na área de Educação em Ciências.This work presents an qualitative researchabout the remote teaching practices developed in the scope of the course "Social Representations and Science Education: Contemporary Research", during the period that encompasses the months ofMarch to May 2021, in the Postgraduate Program in Science Education: Chemistry of Life and Health/ Federal University of Rio Grande do Sul. Content analysis of textual data derived from documentary sources was performed which allowed the emergence of seven distinct categories: teacher planning; organization of activities; development of activities; asynchronous tasks; classes with guest researchers; student letters; concept maps. The remote activities made possible moments of mobilization for the study of the subject of the discipline, of knowledgeconstruction, as well as the elaboration and synthetic expression of the lessons learned. It was reported the occurrence of: student textual productions, expository/dialogued classes and seminars involving recent research articles on the Theory of Social Representations which provided dialogic movements related to different aspects of the study object. The results and discussions built contribute to the investigative field known as University Pedagogy as well as tend to emphasize the relevance of the aforementioned theory in the Science Education field.application/pdfporREDEQUIM - Revista Debates em Ensino de Química. Pernambuco. Vol. 8, n. 2 (2022), p. 89-117Ensino superiorUniversity pedagogySocial representationsScience educationA teoria das representações sociais em uma disciplina de pós-graduação na área de educação em ciências : um estudo exploratórioThe theory of social representations in a postgraduate course in the science education area : an exploratory studyinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001145563.pdf.txt001145563.pdf.txtExtracted Texttext/plain99353http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243332/2/001145563.pdf.txt4c3426653d836d2ebf2e2162f2c25af3MD52ORIGINAL001145563.pdfTexto completoapplication/pdf1584889http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243332/1/001145563.pdf4cb571063a85924be475c2688cd79dd1MD5110183/2433322022-07-22 04:53:12.866055oai:www.lume.ufrgs.br:10183/243332Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-07-22T07:53:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A teoria das representações sociais em uma disciplina de pós-graduação na área de educação em ciências : um estudo exploratório
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The theory of social representations in a postgraduate course in the science education area : an exploratory study
title A teoria das representações sociais em uma disciplina de pós-graduação na área de educação em ciências : um estudo exploratório
spellingShingle A teoria das representações sociais em uma disciplina de pós-graduação na área de educação em ciências : um estudo exploratório
Fonseca, Carlos Ventura
Ensino superior
University pedagogy
Social representations
Science education
title_short A teoria das representações sociais em uma disciplina de pós-graduação na área de educação em ciências : um estudo exploratório
title_full A teoria das representações sociais em uma disciplina de pós-graduação na área de educação em ciências : um estudo exploratório
title_fullStr A teoria das representações sociais em uma disciplina de pós-graduação na área de educação em ciências : um estudo exploratório
title_full_unstemmed A teoria das representações sociais em uma disciplina de pós-graduação na área de educação em ciências : um estudo exploratório
title_sort A teoria das representações sociais em uma disciplina de pós-graduação na área de educação em ciências : um estudo exploratório
author Fonseca, Carlos Ventura
author_facet Fonseca, Carlos Ventura
Hesse, Fernanda Bianca
author_role author
author2 Hesse, Fernanda Bianca
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Carlos Ventura
Hesse, Fernanda Bianca
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior
topic Ensino superior
University pedagogy
Social representations
Science education
dc.subject.eng.fl_str_mv University pedagogy
Social representations
Science education
description Este trabalho apresenta uma investigação qualitativa acerca das práticas pedagógicas remotas desenvolvidas no âmbito da disciplina “Representações Sociais e Educação em Ciências: Pesquisas Contemporâneas”, durante o período que engloba os meses de março a maio de 2021, no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde/ Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi realizada a análise de conteúdo dedados textuais derivados defontes documentais, a qual possibilitou a emergência de setecategorias distintas: planejamento docente; organização das atividades; desenvolvimento das atividades; tarefas assíncronas; aulas com pesquisadores convidados; cartas discentes; mapas conceituais. As atividades remotas possibilitaram momentos de mobilização para o estudo do tema da disciplina, de construção de conhecimento, bem como de elaboração e expressão sintética dos aprendizados. Foirelatada a ocorrência:de produções textuais discentes,deaulas expositivas/dialogadas ede seminários envolvendo artigos recentes de pesquisa sobre a Teoria das Representações Sociais, que propiciaram movimentos dialógicos relacionados adiferentes aspectos do objeto de estudo. Os resultados e discussões construídas contribuem com o campo investigativoconhecido como Pedagogia Universitária, bem como tendem a ressaltar a relevância da teoria citada, na área de Educação em Ciências.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-21T04:55:14Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/243332
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2447-6099
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001145563
identifier_str_mv 2447-6099
001145563
url http://hdl.handle.net/10183/243332
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv REDEQUIM - Revista Debates em Ensino de Química. Pernambuco. Vol. 8, n. 2 (2022), p. 89-117
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243332/2/001145563.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243332/1/001145563.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4c3426653d836d2ebf2e2162f2c25af3
4cb571063a85924be475c2688cd79dd1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225062118850560