Aprendendo de forma diferenciada sobre os elementos químicos que integram as substâncias do nosso cotidiano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Lizzie de Fátima Pimentel
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/257052
Resumo: Esta investigação foi de natureza qualitativa e se desenvolveu por meio da pesquisa-ação, utilizando uma sequência didática (SD) como forma de investigar possibilidades diferenciadas de ensinar conteúdos de química relacionados à tabela periódica e os seus elementos químicos. O objetivo geral da pesquisa foi analisar como propostas diferenciadas de trabalho podem qualificar as aprendizagens de um grupo de estudantes do 9º ano do EF. Participaram da investigação 25 alunos das turmas pertencentes ao 9º ano do EF de uma escola pública de Porto Alegre - RS. A motivação que gerou a investigação foi a observação no cotidiano da sala de aula das dificuldades apresentadas por parte dos estudantes, no aprendizado referente à tabela periódica. A proposta levou os alunos a análise e o reconhecimento dos elementos químicos que integram a tabela periódica, por meio de suas características próprias, tendo como base a elaboração de quadros temáticos que representassem os elementos químicos de forma original e sua aplicabilidade no cotidiano. Os resultados da pesquisa revelaram que a maioria dos alunos considerou que, por meio de propostas educativas que envolvam pesquisa e a elaboração de imagens, houve mais facilidade para a compreensão do significado dos elementos químicos e sua aplicação no cotidiano. Desta forma, evidencia-se a necessidade cada vez maior de se pensar o ensino de Ciências mais conectado com o interesse e com a realidade vivida pelos estudantes.
id UFRGS-2_1d15d4135a36986de9af6217ee378904
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257052
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ferreira, Lizzie de Fátima PimentelGarcia, Rosane NunesOliveira, Ana Paula Santellano de2023-04-13T03:26:35Z2021http://hdl.handle.net/10183/257052001165219Esta investigação foi de natureza qualitativa e se desenvolveu por meio da pesquisa-ação, utilizando uma sequência didática (SD) como forma de investigar possibilidades diferenciadas de ensinar conteúdos de química relacionados à tabela periódica e os seus elementos químicos. O objetivo geral da pesquisa foi analisar como propostas diferenciadas de trabalho podem qualificar as aprendizagens de um grupo de estudantes do 9º ano do EF. Participaram da investigação 25 alunos das turmas pertencentes ao 9º ano do EF de uma escola pública de Porto Alegre - RS. A motivação que gerou a investigação foi a observação no cotidiano da sala de aula das dificuldades apresentadas por parte dos estudantes, no aprendizado referente à tabela periódica. A proposta levou os alunos a análise e o reconhecimento dos elementos químicos que integram a tabela periódica, por meio de suas características próprias, tendo como base a elaboração de quadros temáticos que representassem os elementos químicos de forma original e sua aplicabilidade no cotidiano. Os resultados da pesquisa revelaram que a maioria dos alunos considerou que, por meio de propostas educativas que envolvam pesquisa e a elaboração de imagens, houve mais facilidade para a compreensão do significado dos elementos químicos e sua aplicação no cotidiano. Desta forma, evidencia-se a necessidade cada vez maior de se pensar o ensino de Ciências mais conectado com o interesse e com a realidade vivida pelos estudantes.The motivation that generated the investigation was the observation in the daily classroom of the difficulties presented by the students in the learning regarding the periodic table in the 9th grade of elementary school. The general objective of the research is to analyse how differentiated work proposals on the chemical elements of the periodic table can qualify the learning of a group of 9th grade students. The proposal leads the students to analyse and recognize the chemical elements that integrate the periodic table, through its own characteristics, based on the elaboration of thematic frameworks that represent the chemical elements and their applicability in daily life. The methodology for research will involve research by students, verifying where certain chemical elements apply and later creating images that will compose a new way of seeing the periodic table, through its application. The survey results revealed that most students considered that, through educational proposals involving research and the elaboration of images, it was easier to understand the meaning of chemical elements and their application in daily life. Thus, there is an increasing need to think about science teaching more connected with the interest and reality experienced by students.application/pdfporElementos quimicosEnsino de ciênciasScience TeachingChemical elementsPeriodic tableApplication of chemical elementsAprendendo de forma diferenciada sobre os elementos químicos que integram as substâncias do nosso cotidianoLearning differently about the chemical elements that integrate the substances of our daily life info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePorto Alegre, BR-RS2021especializaçãoCurso de Especialização em Ensino de Ciências “Ciência é 10!”info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001165219.pdf.txt001165219.pdf.txtExtracted Texttext/plain66664http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257052/2/001165219.pdf.txt6dd55172285c126f1d055889cb8b8297MD52ORIGINAL001165219.pdfTexto completoapplication/pdf818425http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257052/1/001165219.pdfee5ea3dee0f876735f01c87187529b0dMD5110183/2570522023-08-03 03:34:05.27642oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257052Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-03T06:34:05Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aprendendo de forma diferenciada sobre os elementos químicos que integram as substâncias do nosso cotidiano
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Learning differently about the chemical elements that integrate the substances of our daily life
title Aprendendo de forma diferenciada sobre os elementos químicos que integram as substâncias do nosso cotidiano
spellingShingle Aprendendo de forma diferenciada sobre os elementos químicos que integram as substâncias do nosso cotidiano
Ferreira, Lizzie de Fátima Pimentel
Elementos quimicos
Ensino de ciências
Science Teaching
Chemical elements
Periodic table
Application of chemical elements
title_short Aprendendo de forma diferenciada sobre os elementos químicos que integram as substâncias do nosso cotidiano
title_full Aprendendo de forma diferenciada sobre os elementos químicos que integram as substâncias do nosso cotidiano
title_fullStr Aprendendo de forma diferenciada sobre os elementos químicos que integram as substâncias do nosso cotidiano
title_full_unstemmed Aprendendo de forma diferenciada sobre os elementos químicos que integram as substâncias do nosso cotidiano
title_sort Aprendendo de forma diferenciada sobre os elementos químicos que integram as substâncias do nosso cotidiano
author Ferreira, Lizzie de Fátima Pimentel
author_facet Ferreira, Lizzie de Fátima Pimentel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Lizzie de Fátima Pimentel
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Garcia, Rosane Nunes
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Oliveira, Ana Paula Santellano de
contributor_str_mv Garcia, Rosane Nunes
Oliveira, Ana Paula Santellano de
dc.subject.por.fl_str_mv Elementos quimicos
Ensino de ciências
topic Elementos quimicos
Ensino de ciências
Science Teaching
Chemical elements
Periodic table
Application of chemical elements
dc.subject.eng.fl_str_mv Science Teaching
Chemical elements
Periodic table
Application of chemical elements
description Esta investigação foi de natureza qualitativa e se desenvolveu por meio da pesquisa-ação, utilizando uma sequência didática (SD) como forma de investigar possibilidades diferenciadas de ensinar conteúdos de química relacionados à tabela periódica e os seus elementos químicos. O objetivo geral da pesquisa foi analisar como propostas diferenciadas de trabalho podem qualificar as aprendizagens de um grupo de estudantes do 9º ano do EF. Participaram da investigação 25 alunos das turmas pertencentes ao 9º ano do EF de uma escola pública de Porto Alegre - RS. A motivação que gerou a investigação foi a observação no cotidiano da sala de aula das dificuldades apresentadas por parte dos estudantes, no aprendizado referente à tabela periódica. A proposta levou os alunos a análise e o reconhecimento dos elementos químicos que integram a tabela periódica, por meio de suas características próprias, tendo como base a elaboração de quadros temáticos que representassem os elementos químicos de forma original e sua aplicabilidade no cotidiano. Os resultados da pesquisa revelaram que a maioria dos alunos considerou que, por meio de propostas educativas que envolvam pesquisa e a elaboração de imagens, houve mais facilidade para a compreensão do significado dos elementos químicos e sua aplicação no cotidiano. Desta forma, evidencia-se a necessidade cada vez maior de se pensar o ensino de Ciências mais conectado com o interesse e com a realidade vivida pelos estudantes.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-04-13T03:26:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/257052
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001165219
url http://hdl.handle.net/10183/257052
identifier_str_mv 001165219
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257052/2/001165219.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257052/1/001165219.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6dd55172285c126f1d055889cb8b8297
ee5ea3dee0f876735f01c87187529b0d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224657609687040