Análise sobre sistemas baseados em Learning Analytics (LA) para apoiar as ações pedagógicas em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) tipo Moodle

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Anita Raquel da
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Schmitt, Marcelo Augusto Rauh, Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/262979
Resumo: O presente artigo é resultado da análise de sistemas baseados em Learning Analytics (LA) para apoiar as ações pedagógicass dos docentes em cursos que utilizam Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). Realizou-se estudo bibliográfico para determinar que tipo de software vem sendo proposto por pesquisadores para apoiar as atividades docentes em cursos a distância de graduação e pós-graduação. Pretende-se verificar os trabalhos realizados que forneçam subsídios diretamente para os professores a fim de que esses possam tomar decisões pedagógicas. Exclui-se aquisistemas de Learning Analytics (LA) que forneçam informações diretamente para os alunos e que apresentem características de predição automática. Ao final da análise constatou-se uma grande utilização de LA pelas instituições de ensino tendo como foco a entrega de informções para os tutores e docentes.
id UFRGS-2_1d461b91341c99f526447dd479876674
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262979
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Anita Raquel daSchmitt, Marcelo Augusto RauhTarouco, Liane Margarida Rockenbach2023-08-01T03:34:30Z20191679-1916http://hdl.handle.net/10183/262979001171813O presente artigo é resultado da análise de sistemas baseados em Learning Analytics (LA) para apoiar as ações pedagógicass dos docentes em cursos que utilizam Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). Realizou-se estudo bibliográfico para determinar que tipo de software vem sendo proposto por pesquisadores para apoiar as atividades docentes em cursos a distância de graduação e pós-graduação. Pretende-se verificar os trabalhos realizados que forneçam subsídios diretamente para os professores a fim de que esses possam tomar decisões pedagógicas. Exclui-se aquisistemas de Learning Analytics (LA) que forneçam informações diretamente para os alunos e que apresentem características de predição automática. Ao final da análise constatou-se uma grande utilização de LA pelas instituições de ensino tendo como foco a entrega de informções para os tutores e docentes.This article is the result of the analysis of Learning Analytics (LA) based systems to support the pedagogical actions of teachers in courses that use Virtual Learning Environments (VLE). A bibliographic study was conducted to determine what type of software hasbeen proposed by researchers to support teaching activities in undergraduate and graduate distance learning courses. It is intended to verify the works that provide subsidies directly to teachers so that they can make pedagogical decisions. This excludes Learning Analytics (LA) systems that provide information directly to students and have automatic prediction characteristics. At the end of the analysis it was founda great use of AT by the Education Institutions focusing on the delivery of information to tutors and teachers.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 17, n.3 (2019), p. 234-243Tecnologia educacionalLaboratório virtualLearning AnalyticsTeacherAnálise sobre sistemas baseados em Learning Analytics (LA) para apoiar as ações pedagógicas em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) tipo MoodleAnalysis on systems based on Learning Analytics (LA) to support pedagogical actions in Virtual Learning Environments (VLE) Moodle type info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001171813.pdf.txt001171813.pdf.txtExtracted Texttext/plain0http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262979/2/001171813.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINAL001171813.pdfTexto completoapplication/pdf5115334http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262979/1/001171813.pdf6bb4d4da3567de4da5b089c4894b1b86MD5110183/2629792023-08-02 03:34:16.766415oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262979Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-02T06:34:16Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise sobre sistemas baseados em Learning Analytics (LA) para apoiar as ações pedagógicas em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) tipo Moodle
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Analysis on systems based on Learning Analytics (LA) to support pedagogical actions in Virtual Learning Environments (VLE) Moodle type
title Análise sobre sistemas baseados em Learning Analytics (LA) para apoiar as ações pedagógicas em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) tipo Moodle
spellingShingle Análise sobre sistemas baseados em Learning Analytics (LA) para apoiar as ações pedagógicas em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) tipo Moodle
Silva, Anita Raquel da
Tecnologia educacional
Laboratório virtual
Learning Analytics
Teacher
title_short Análise sobre sistemas baseados em Learning Analytics (LA) para apoiar as ações pedagógicas em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) tipo Moodle
title_full Análise sobre sistemas baseados em Learning Analytics (LA) para apoiar as ações pedagógicas em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) tipo Moodle
title_fullStr Análise sobre sistemas baseados em Learning Analytics (LA) para apoiar as ações pedagógicas em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) tipo Moodle
title_full_unstemmed Análise sobre sistemas baseados em Learning Analytics (LA) para apoiar as ações pedagógicas em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) tipo Moodle
title_sort Análise sobre sistemas baseados em Learning Analytics (LA) para apoiar as ações pedagógicas em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) tipo Moodle
author Silva, Anita Raquel da
author_facet Silva, Anita Raquel da
Schmitt, Marcelo Augusto Rauh
Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
author_role author
author2 Schmitt, Marcelo Augusto Rauh
Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Anita Raquel da
Schmitt, Marcelo Augusto Rauh
Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia educacional
Laboratório virtual
topic Tecnologia educacional
Laboratório virtual
Learning Analytics
Teacher
dc.subject.eng.fl_str_mv Learning Analytics
Teacher
description O presente artigo é resultado da análise de sistemas baseados em Learning Analytics (LA) para apoiar as ações pedagógicass dos docentes em cursos que utilizam Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). Realizou-se estudo bibliográfico para determinar que tipo de software vem sendo proposto por pesquisadores para apoiar as atividades docentes em cursos a distância de graduação e pós-graduação. Pretende-se verificar os trabalhos realizados que forneçam subsídios diretamente para os professores a fim de que esses possam tomar decisões pedagógicas. Exclui-se aquisistemas de Learning Analytics (LA) que forneçam informações diretamente para os alunos e que apresentem características de predição automática. Ao final da análise constatou-se uma grande utilização de LA pelas instituições de ensino tendo como foco a entrega de informções para os tutores e docentes.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-08-01T03:34:30Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/262979
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-1916
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001171813
identifier_str_mv 1679-1916
001171813
url http://hdl.handle.net/10183/262979
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 17, n.3 (2019), p. 234-243
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262979/2/001171813.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262979/1/001171813.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
6bb4d4da3567de4da5b089c4894b1b86
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225093858197504