Análise sobre sistemas baseados em Learning Analytics (LA) para apoiar as ações pedagógicas em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) tipo Moodle
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/262979 |
Resumo: | O presente artigo é resultado da análise de sistemas baseados em Learning Analytics (LA) para apoiar as ações pedagógicass dos docentes em cursos que utilizam Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). Realizou-se estudo bibliográfico para determinar que tipo de software vem sendo proposto por pesquisadores para apoiar as atividades docentes em cursos a distância de graduação e pós-graduação. Pretende-se verificar os trabalhos realizados que forneçam subsídios diretamente para os professores a fim de que esses possam tomar decisões pedagógicas. Exclui-se aquisistemas de Learning Analytics (LA) que forneçam informações diretamente para os alunos e que apresentem características de predição automática. Ao final da análise constatou-se uma grande utilização de LA pelas instituições de ensino tendo como foco a entrega de informções para os tutores e docentes. |
id |
UFRGS-2_1d461b91341c99f526447dd479876674 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262979 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Anita Raquel daSchmitt, Marcelo Augusto RauhTarouco, Liane Margarida Rockenbach2023-08-01T03:34:30Z20191679-1916http://hdl.handle.net/10183/262979001171813O presente artigo é resultado da análise de sistemas baseados em Learning Analytics (LA) para apoiar as ações pedagógicass dos docentes em cursos que utilizam Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). Realizou-se estudo bibliográfico para determinar que tipo de software vem sendo proposto por pesquisadores para apoiar as atividades docentes em cursos a distância de graduação e pós-graduação. Pretende-se verificar os trabalhos realizados que forneçam subsídios diretamente para os professores a fim de que esses possam tomar decisões pedagógicas. Exclui-se aquisistemas de Learning Analytics (LA) que forneçam informações diretamente para os alunos e que apresentem características de predição automática. Ao final da análise constatou-se uma grande utilização de LA pelas instituições de ensino tendo como foco a entrega de informções para os tutores e docentes.This article is the result of the analysis of Learning Analytics (LA) based systems to support the pedagogical actions of teachers in courses that use Virtual Learning Environments (VLE). A bibliographic study was conducted to determine what type of software hasbeen proposed by researchers to support teaching activities in undergraduate and graduate distance learning courses. It is intended to verify the works that provide subsidies directly to teachers so that they can make pedagogical decisions. This excludes Learning Analytics (LA) systems that provide information directly to students and have automatic prediction characteristics. At the end of the analysis it was founda great use of AT by the Education Institutions focusing on the delivery of information to tutors and teachers.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 17, n.3 (2019), p. 234-243Tecnologia educacionalLaboratório virtualLearning AnalyticsTeacherAnálise sobre sistemas baseados em Learning Analytics (LA) para apoiar as ações pedagógicas em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) tipo MoodleAnalysis on systems based on Learning Analytics (LA) to support pedagogical actions in Virtual Learning Environments (VLE) Moodle type info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001171813.pdf.txt001171813.pdf.txtExtracted Texttext/plain0http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262979/2/001171813.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINAL001171813.pdfTexto completoapplication/pdf5115334http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262979/1/001171813.pdf6bb4d4da3567de4da5b089c4894b1b86MD5110183/2629792023-08-02 03:34:16.766415oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262979Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-02T06:34:16Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise sobre sistemas baseados em Learning Analytics (LA) para apoiar as ações pedagógicas em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) tipo Moodle |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Analysis on systems based on Learning Analytics (LA) to support pedagogical actions in Virtual Learning Environments (VLE) Moodle type |
title |
Análise sobre sistemas baseados em Learning Analytics (LA) para apoiar as ações pedagógicas em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) tipo Moodle |
spellingShingle |
Análise sobre sistemas baseados em Learning Analytics (LA) para apoiar as ações pedagógicas em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) tipo Moodle Silva, Anita Raquel da Tecnologia educacional Laboratório virtual Learning Analytics Teacher |
title_short |
Análise sobre sistemas baseados em Learning Analytics (LA) para apoiar as ações pedagógicas em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) tipo Moodle |
title_full |
Análise sobre sistemas baseados em Learning Analytics (LA) para apoiar as ações pedagógicas em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) tipo Moodle |
title_fullStr |
Análise sobre sistemas baseados em Learning Analytics (LA) para apoiar as ações pedagógicas em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) tipo Moodle |
title_full_unstemmed |
Análise sobre sistemas baseados em Learning Analytics (LA) para apoiar as ações pedagógicas em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) tipo Moodle |
title_sort |
Análise sobre sistemas baseados em Learning Analytics (LA) para apoiar as ações pedagógicas em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) tipo Moodle |
author |
Silva, Anita Raquel da |
author_facet |
Silva, Anita Raquel da Schmitt, Marcelo Augusto Rauh Tarouco, Liane Margarida Rockenbach |
author_role |
author |
author2 |
Schmitt, Marcelo Augusto Rauh Tarouco, Liane Margarida Rockenbach |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Anita Raquel da Schmitt, Marcelo Augusto Rauh Tarouco, Liane Margarida Rockenbach |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia educacional Laboratório virtual |
topic |
Tecnologia educacional Laboratório virtual Learning Analytics Teacher |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Learning Analytics Teacher |
description |
O presente artigo é resultado da análise de sistemas baseados em Learning Analytics (LA) para apoiar as ações pedagógicass dos docentes em cursos que utilizam Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). Realizou-se estudo bibliográfico para determinar que tipo de software vem sendo proposto por pesquisadores para apoiar as atividades docentes em cursos a distância de graduação e pós-graduação. Pretende-se verificar os trabalhos realizados que forneçam subsídios diretamente para os professores a fim de que esses possam tomar decisões pedagógicas. Exclui-se aquisistemas de Learning Analytics (LA) que forneçam informações diretamente para os alunos e que apresentem características de predição automática. Ao final da análise constatou-se uma grande utilização de LA pelas instituições de ensino tendo como foco a entrega de informções para os tutores e docentes. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-08-01T03:34:30Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/262979 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1679-1916 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001171813 |
identifier_str_mv |
1679-1916 001171813 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/262979 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 17, n.3 (2019), p. 234-243 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262979/2/001171813.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262979/1/001171813.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 6bb4d4da3567de4da5b089c4894b1b86 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447833795362816 |