Estratégias de mediação de leitura literária em voz alta : o papel do mediador na formação de leitores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rockenbach, Luiza Amaral
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/270389
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso se propõe a contribuir com os estudos referentes à formação de leitores, em especial ao mediador em grupos de leitura literária em voz alta. Buscou-se entender como as estratégias de mediação se diferenciam e se assemelham em grupos de leitura realizados em modalidade on-line e presencial, e de que maneira o mediador contribui nesses espaços para a formação de leitores. A pesquisa é de cunho qualitativo, caracterizando-se como uma pesquisa ação, envolvendo observação participante, com registros em diários de campo e realização de questionário, em sala de aula de Língua Portuguesa de duas turmas de segundo ano de uma escola pública federal de Porto Alegre. Os dados gerados foram cotejados com dados de pesquisa anterior, realizada em modalidade presencial (Netto; Rockenbach, 2022). A fundamentação teórica que subsidia este trabalho traz autores como Petit (2019), Riter (2009), De Maria (2016), Mota (2015), Bajour (2012), Zilberman (2012) e Milano (2020), que tratam sobre formação de leitores, mediação de leitura literária e leitura em voz alta. Os resultados dessa análise apontaram a identificação de sete estratégias de mediação em ambiente presencial, resultando em um maior número de estratégias em relação à mediação realizada em ambiente virtual. Além disso, destaca-se a estratégia termômetro da necessidade dos alunos, cuja ocorrência só é possível em ambiente presencial. Tais achados contribuem com a discussão sobre leitura literária na escola, na medida em que evidenciam uma categorização de práticas inerentes ao processo de mediação, dando-lhe materialidade, o que facilita a troca de experiências entre docentes que trabalham com leitura literária na escola.
id UFRGS-2_1d46d275afee62c1134ea2f7aa26f3a3
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/270389
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rockenbach, Luiza AmaralSchulz, LiaNetto, Daniela Favero2023-12-19T03:25:25Z2023http://hdl.handle.net/10183/270389001193071Este trabalho de conclusão de curso se propõe a contribuir com os estudos referentes à formação de leitores, em especial ao mediador em grupos de leitura literária em voz alta. Buscou-se entender como as estratégias de mediação se diferenciam e se assemelham em grupos de leitura realizados em modalidade on-line e presencial, e de que maneira o mediador contribui nesses espaços para a formação de leitores. A pesquisa é de cunho qualitativo, caracterizando-se como uma pesquisa ação, envolvendo observação participante, com registros em diários de campo e realização de questionário, em sala de aula de Língua Portuguesa de duas turmas de segundo ano de uma escola pública federal de Porto Alegre. Os dados gerados foram cotejados com dados de pesquisa anterior, realizada em modalidade presencial (Netto; Rockenbach, 2022). A fundamentação teórica que subsidia este trabalho traz autores como Petit (2019), Riter (2009), De Maria (2016), Mota (2015), Bajour (2012), Zilberman (2012) e Milano (2020), que tratam sobre formação de leitores, mediação de leitura literária e leitura em voz alta. Os resultados dessa análise apontaram a identificação de sete estratégias de mediação em ambiente presencial, resultando em um maior número de estratégias em relação à mediação realizada em ambiente virtual. Além disso, destaca-se a estratégia termômetro da necessidade dos alunos, cuja ocorrência só é possível em ambiente presencial. Tais achados contribuem com a discussão sobre leitura literária na escola, na medida em que evidenciam uma categorização de práticas inerentes ao processo de mediação, dando-lhe materialidade, o que facilita a troca de experiências entre docentes que trabalham com leitura literária na escola.This final paper aims to contribute to the research on readers' formation, particularly focusing on the role of mediators in literary read-aloud groups. The objective was to comprehend the differences and similarities in mediation strategies between online and in-person literary reading groups, as well as to explore how the mediator contributes to reader formation in these contexts. The research follows a qualitative approach, specifically an action research methodology, involving active observation, field diary writing, and questionnaire administration in Brazilian Portuguese Language classes of two second-year groups of a federal public school located in Porto Alegre. The generated data was collated with data from a previous research conducted in person (NETTO e ROCKENBACH, 2022). The theoretical framework that supports this work includes authors such as Petit (2019), Riter (2009), Maria (2016), Mota (2015), Bajour (2012), Zilberman (2012), and Milano (2022), who discuss readers’ formation, literary reading mediation, and aloud reading. The results of this analysis identified seven mediation strategies in an in-person environment, yielding a greater number of strategies compared to an online setting. Furthermore, it is important to highlight the Students’ Thermometer Strategy, which is only feasible in an in-person environment. These findings contribute to the discussion on literary reading at school by providing a categorization of practices inherent to the mediation process, making it more tangible and facilitating the exchange of experiences among educators engaged in literary reading within the educational setting.application/pdfporFormação de leitoresLeitura literáriaMediaçãoReader formationMediation strategiesThe mediator roleEstratégias de mediação de leitura literária em voz alta : o papel do mediador na formação de leitoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2023Letras: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001193071.pdf.txt001193071.pdf.txtExtracted Texttext/plain140067http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270389/2/001193071.pdf.txt4e9f4fe853867f69b4e0436dc5790df7MD52ORIGINAL001193071.pdfTexto completoapplication/pdf460667http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270389/1/001193071.pdf5ef021e17a6dda95a4e5bb7abf3aabe6MD5110183/2703892023-12-22 04:26:23.202991oai:www.lume.ufrgs.br:10183/270389Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-12-22T06:26:23Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estratégias de mediação de leitura literária em voz alta : o papel do mediador na formação de leitores
title Estratégias de mediação de leitura literária em voz alta : o papel do mediador na formação de leitores
spellingShingle Estratégias de mediação de leitura literária em voz alta : o papel do mediador na formação de leitores
Rockenbach, Luiza Amaral
Formação de leitores
Leitura literária
Mediação
Reader formation
Mediation strategies
The mediator role
title_short Estratégias de mediação de leitura literária em voz alta : o papel do mediador na formação de leitores
title_full Estratégias de mediação de leitura literária em voz alta : o papel do mediador na formação de leitores
title_fullStr Estratégias de mediação de leitura literária em voz alta : o papel do mediador na formação de leitores
title_full_unstemmed Estratégias de mediação de leitura literária em voz alta : o papel do mediador na formação de leitores
title_sort Estratégias de mediação de leitura literária em voz alta : o papel do mediador na formação de leitores
author Rockenbach, Luiza Amaral
author_facet Rockenbach, Luiza Amaral
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rockenbach, Luiza Amaral
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Schulz, Lia
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Netto, Daniela Favero
contributor_str_mv Schulz, Lia
Netto, Daniela Favero
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de leitores
Leitura literária
Mediação
topic Formação de leitores
Leitura literária
Mediação
Reader formation
Mediation strategies
The mediator role
dc.subject.eng.fl_str_mv Reader formation
Mediation strategies
The mediator role
description Este trabalho de conclusão de curso se propõe a contribuir com os estudos referentes à formação de leitores, em especial ao mediador em grupos de leitura literária em voz alta. Buscou-se entender como as estratégias de mediação se diferenciam e se assemelham em grupos de leitura realizados em modalidade on-line e presencial, e de que maneira o mediador contribui nesses espaços para a formação de leitores. A pesquisa é de cunho qualitativo, caracterizando-se como uma pesquisa ação, envolvendo observação participante, com registros em diários de campo e realização de questionário, em sala de aula de Língua Portuguesa de duas turmas de segundo ano de uma escola pública federal de Porto Alegre. Os dados gerados foram cotejados com dados de pesquisa anterior, realizada em modalidade presencial (Netto; Rockenbach, 2022). A fundamentação teórica que subsidia este trabalho traz autores como Petit (2019), Riter (2009), De Maria (2016), Mota (2015), Bajour (2012), Zilberman (2012) e Milano (2020), que tratam sobre formação de leitores, mediação de leitura literária e leitura em voz alta. Os resultados dessa análise apontaram a identificação de sete estratégias de mediação em ambiente presencial, resultando em um maior número de estratégias em relação à mediação realizada em ambiente virtual. Além disso, destaca-se a estratégia termômetro da necessidade dos alunos, cuja ocorrência só é possível em ambiente presencial. Tais achados contribuem com a discussão sobre leitura literária na escola, na medida em que evidenciam uma categorização de práticas inerentes ao processo de mediação, dando-lhe materialidade, o que facilita a troca de experiências entre docentes que trabalham com leitura literária na escola.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-19T03:25:25Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/270389
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001193071
url http://hdl.handle.net/10183/270389
identifier_str_mv 001193071
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270389/2/001193071.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270389/1/001193071.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4e9f4fe853867f69b4e0436dc5790df7
5ef021e17a6dda95a4e5bb7abf3aabe6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447355454914560