Uso corporativo das redes sociais digitais : o twitter do Banrisul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gil, Daniela
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/54330
Resumo: Neste estudo, procura-se demonstrar como as mídias sociais digitais, em especial o Twitter, podem ser utilizadas como pilar estratégico de negócios, quando aproximam as empresas de seus públicos. Ao identificar os benefícios das ferramentas online, as mídias sociais virtuais apresentam-se como uma plataforma de interação, que as empresas podem utilizar não somente como um canal de publicidade e propaganda, mas, principalmente, como forma de aproximação e relacionamento com seus diversos públicos. O objetivo geral do trabalho pretendeu analisar as possibilidades do uso corporativo das redes sociais digitais como um meio de relacionamento das organizações com seus diversos públicos. A metodologia empregada foi o estudo de caso, com monitoramento de redes, através de pesquisa realizada no mês de fevereiro de 2012 sobre as publicações no perfil @Banrisul, e análise de conteúdo. A partir deste trabalho foi possível constatar que a instituição procura se apropriar corretamente do uso da ferramenta, e que esta ainda pode agregar muito mais à sua comunicação corporativa. Foi possível verificar também que o Twitter pode ser uma eficiente ferramenta para criar e fortalecer relacionamentos.
id UFRGS-2_1d7e16f706bad46fdd1c2268fb17fe19
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/54330
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Gil, DanielaCarvalho, Helenice2012-08-22T01:39:11Z2012http://hdl.handle.net/10183/54330000855566Neste estudo, procura-se demonstrar como as mídias sociais digitais, em especial o Twitter, podem ser utilizadas como pilar estratégico de negócios, quando aproximam as empresas de seus públicos. Ao identificar os benefícios das ferramentas online, as mídias sociais virtuais apresentam-se como uma plataforma de interação, que as empresas podem utilizar não somente como um canal de publicidade e propaganda, mas, principalmente, como forma de aproximação e relacionamento com seus diversos públicos. O objetivo geral do trabalho pretendeu analisar as possibilidades do uso corporativo das redes sociais digitais como um meio de relacionamento das organizações com seus diversos públicos. A metodologia empregada foi o estudo de caso, com monitoramento de redes, através de pesquisa realizada no mês de fevereiro de 2012 sobre as publicações no perfil @Banrisul, e análise de conteúdo. A partir deste trabalho foi possível constatar que a instituição procura se apropriar corretamente do uso da ferramenta, e que esta ainda pode agregar muito mais à sua comunicação corporativa. Foi possível verificar também que o Twitter pode ser uma eficiente ferramenta para criar e fortalecer relacionamentos.application/pdfporComunicação corporativaTwitter (Site)Banco do Estado do Rio Grande do Sul.Uso corporativo das redes sociais digitais : o twitter do Banrisulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2012Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000855566.pdf.txt000855566.pdf.txtExtracted Texttext/plain155520http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/54330/2/000855566.pdf.txtaa64fa8268374c1164aa876683d2c7b1MD52ORIGINAL000855566.pdf000855566.pdfTexto completoapplication/pdf1582964http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/54330/1/000855566.pdf6d2e4dc2ab2b94effa9553462d9f07d6MD51THUMBNAIL000855566.pdf.jpg000855566.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1041http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/54330/3/000855566.pdf.jpg8d613cf7567528d1c8aa41447b2db292MD5310183/543302018-10-15 08:15:35.897oai:www.lume.ufrgs.br:10183/54330Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T11:15:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uso corporativo das redes sociais digitais : o twitter do Banrisul
title Uso corporativo das redes sociais digitais : o twitter do Banrisul
spellingShingle Uso corporativo das redes sociais digitais : o twitter do Banrisul
Gil, Daniela
Comunicação corporativa
Twitter (Site)
Banco do Estado do Rio Grande do Sul.
title_short Uso corporativo das redes sociais digitais : o twitter do Banrisul
title_full Uso corporativo das redes sociais digitais : o twitter do Banrisul
title_fullStr Uso corporativo das redes sociais digitais : o twitter do Banrisul
title_full_unstemmed Uso corporativo das redes sociais digitais : o twitter do Banrisul
title_sort Uso corporativo das redes sociais digitais : o twitter do Banrisul
author Gil, Daniela
author_facet Gil, Daniela
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gil, Daniela
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carvalho, Helenice
contributor_str_mv Carvalho, Helenice
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação corporativa
Twitter (Site)
Banco do Estado do Rio Grande do Sul.
topic Comunicação corporativa
Twitter (Site)
Banco do Estado do Rio Grande do Sul.
description Neste estudo, procura-se demonstrar como as mídias sociais digitais, em especial o Twitter, podem ser utilizadas como pilar estratégico de negócios, quando aproximam as empresas de seus públicos. Ao identificar os benefícios das ferramentas online, as mídias sociais virtuais apresentam-se como uma plataforma de interação, que as empresas podem utilizar não somente como um canal de publicidade e propaganda, mas, principalmente, como forma de aproximação e relacionamento com seus diversos públicos. O objetivo geral do trabalho pretendeu analisar as possibilidades do uso corporativo das redes sociais digitais como um meio de relacionamento das organizações com seus diversos públicos. A metodologia empregada foi o estudo de caso, com monitoramento de redes, através de pesquisa realizada no mês de fevereiro de 2012 sobre as publicações no perfil @Banrisul, e análise de conteúdo. A partir deste trabalho foi possível constatar que a instituição procura se apropriar corretamente do uso da ferramenta, e que esta ainda pode agregar muito mais à sua comunicação corporativa. Foi possível verificar também que o Twitter pode ser uma eficiente ferramenta para criar e fortalecer relacionamentos.
publishDate 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-08-22T01:39:11Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/54330
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000855566
url http://hdl.handle.net/10183/54330
identifier_str_mv 000855566
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/54330/2/000855566.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/54330/1/000855566.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/54330/3/000855566.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv aa64fa8268374c1164aa876683d2c7b1
6d2e4dc2ab2b94effa9553462d9f07d6
8d613cf7567528d1c8aa41447b2db292
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798486752025903104