Aprendizagem ativa colaborativa em ambiente de webconferência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Raquel Salcedo
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Tarouco, Liane Margarida Rockenbach, Silva, Patrícia Fernanda da, Roesler, Valter
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/230889
Resumo: Devido à pandemia da COVID-19, o ano escolar de 2020 tem se caracterizado pelo ensino remoto online, ocorrendo em ambientes virtuais de aprendizagem e/ou em ambientes de webconferência. Considerando este cenário, o objetivo do presente trabalho é apresentar estratégias para que aulas síncronas remotas em ambientes de webconferência possam ser manejadas de modo a incentivar maior engajamento dos estudantes, na perspectiva de uma concepção de aprendizagem ativa colaborativa. As estratégias foram elaboradas a partir da análise de dados gerados pela coleta de depoimentos, aplicação de questionários com professores da educação básica e do ensino superior e registro em diário de campo do uso de três ambientes de webconferência em uma disciplina de pós-graduação, no corrente ano de pandemia. Discute-se o que muda quando não se pode educar presencialmente, com o uso de plataformas de webconferências e suas funcionalidades, bem como de diferentes ferramentas digitais que podem auxiliar o professor a estimular a participação dos alunos durante as aulas. Como resultado, são apresentadas quatro modalidades de estratégias para gestão de aulas remotas online focadas na participação a Ɵ va e colaborativa dos estudantes, as quais podem ser aproveitadas por docentes de diferentes níveis de ensino e áreas do conhecimento.
id UFRGS-2_1d8f48ca96753c6d4cfe59335ff52e09
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230889
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Gomes, Raquel SalcedoTarouco, Liane Margarida RockenbachSilva, Patrícia Fernanda daRoesler, Valter2021-10-19T04:23:03Z20212176-171Xhttp://hdl.handle.net/10183/230889001130331Devido à pandemia da COVID-19, o ano escolar de 2020 tem se caracterizado pelo ensino remoto online, ocorrendo em ambientes virtuais de aprendizagem e/ou em ambientes de webconferência. Considerando este cenário, o objetivo do presente trabalho é apresentar estratégias para que aulas síncronas remotas em ambientes de webconferência possam ser manejadas de modo a incentivar maior engajamento dos estudantes, na perspectiva de uma concepção de aprendizagem ativa colaborativa. As estratégias foram elaboradas a partir da análise de dados gerados pela coleta de depoimentos, aplicação de questionários com professores da educação básica e do ensino superior e registro em diário de campo do uso de três ambientes de webconferência em uma disciplina de pós-graduação, no corrente ano de pandemia. Discute-se o que muda quando não se pode educar presencialmente, com o uso de plataformas de webconferências e suas funcionalidades, bem como de diferentes ferramentas digitais que podem auxiliar o professor a estimular a participação dos alunos durante as aulas. Como resultado, são apresentadas quatro modalidades de estratégias para gestão de aulas remotas online focadas na participação a Ɵ va e colaborativa dos estudantes, as quais podem ser aproveitadas por docentes de diferentes níveis de ensino e áreas do conhecimento.Resulting from the COVID-19 pandemic, the 2020 school year has been defi ned by remote online teaching, taking place in learning management systems and/or in webconference services. Considering this scenario, the aim of this paper is to present teaching strategies for remote synchronous classes in webconference systems so that they are managed in order to encourage greater student engagement, in the perspective of active collaborative learning. The strategies were developed based on the analysis of data generated by the collection of testimonies, the application of questionnaires with teachers of basic education and higher education and the adoption of a class log of the use of three webconference pla ƞ orms in a postgraduate course, in the current pandemic year. We discuss what changes when it is not possible to teach presentially, but with the use of web conferencing platforms and their funci onalities, as well as of diff erent digital tools that can help the teacher stimulate student participation during the lessons. As a result, four types of teaching strategies are presented for the management of remote online classes focused on acti ve collaborative student learning, which can be used by teachers of different educational levels and areas of knowledge.Debido a la pandemia de COVID-19, el año escolar 2020 se ha caracterizado por la enseñanza en línea a distancia, que se produce en entornos de aprendizaje virtual y/o en entornos de conferencia web. Teniendo en cuenta este escenario, el objetivo de este trabajo es presentar estrategias para que las clases remotas sincrónicas en entornos de webconferencia puedan ser gestionadas para fomentar un mayor compromiso de los estudiantes, en la perspectiva de una concepción de aprendizaje activo colaborativo. Las estrategias fueron elaboradas a partir del análisis de los datos generados por la recolección de testimonios, la aplicación de cuestionarios con profesores de educación básica y superior y el registro en el diario de campo del uso de tres ambientes de webconferencia en un curso de posgrado, en el presente año pandémico. Se discute lo que cambia cuando no es posible educar cara a cara, con el uso de plataformas de conferencia web y sus funcionalidades, así como diferentes herramientas digitales que pueden ayudar al profesor a estimular la participación de los estudiantes durante las clases. Como resultado, se presentan cuatro modalidades de estrategias para la gestión de clases remotas en línea centradas en la participación activa y colaborativa de los alumnos, que pueden ser utilizadas por profesores de diferentes niveles educativos y áreas de conocimiento.application/pdfporRevista EDaPECI. São Cristóvão, SE. Vol. 21, n. 2 (mai./ago. 2021), p. 18-31.WebconferênciaAprendizagem ativaAprendizagem colaborativaEstratégias de ensino-aprendizagemActive collaborative learningCollaborative online toolsRemote teachingTeaching strategiesWebconference systemsAprendizaje colaborativo activoEnseñanza a distanciaEntornos de conferencia webEstrategias de enseñanzaHerramientas de colaboración en líneaAprendizagem ativa colaborativa em ambiente de webconferênciaActive collaborative learning in a web conferencing environment Aprendizaje colaborativo activo en un entorno de conferencia web info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001130331.pdf.txt001130331.pdf.txtExtracted Texttext/plain53441http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230889/2/001130331.pdf.txt203c1c48df85ee851c693e7602fbb82aMD52ORIGINAL001130331.pdfTexto completoapplication/pdf288663http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230889/1/001130331.pdf9d42b01a7bf126f4e997429cc75cde36MD5110183/2308892022-12-24 06:04:40.462236oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230889Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-12-24T08:04:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aprendizagem ativa colaborativa em ambiente de webconferência
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Active collaborative learning in a web conferencing environment
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Aprendizaje colaborativo activo en un entorno de conferencia web
title Aprendizagem ativa colaborativa em ambiente de webconferência
spellingShingle Aprendizagem ativa colaborativa em ambiente de webconferência
Gomes, Raquel Salcedo
Webconferência
Aprendizagem ativa
Aprendizagem colaborativa
Estratégias de ensino-aprendizagem
Active collaborative learning
Collaborative online tools
Remote teaching
Teaching strategies
Webconference systems
Aprendizaje colaborativo activo
Enseñanza a distancia
Entornos de conferencia web
Estrategias de enseñanza
Herramientas de colaboración en línea
title_short Aprendizagem ativa colaborativa em ambiente de webconferência
title_full Aprendizagem ativa colaborativa em ambiente de webconferência
title_fullStr Aprendizagem ativa colaborativa em ambiente de webconferência
title_full_unstemmed Aprendizagem ativa colaborativa em ambiente de webconferência
title_sort Aprendizagem ativa colaborativa em ambiente de webconferência
author Gomes, Raquel Salcedo
author_facet Gomes, Raquel Salcedo
Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
Silva, Patrícia Fernanda da
Roesler, Valter
author_role author
author2 Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
Silva, Patrícia Fernanda da
Roesler, Valter
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Raquel Salcedo
Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
Silva, Patrícia Fernanda da
Roesler, Valter
dc.subject.por.fl_str_mv Webconferência
Aprendizagem ativa
Aprendizagem colaborativa
Estratégias de ensino-aprendizagem
topic Webconferência
Aprendizagem ativa
Aprendizagem colaborativa
Estratégias de ensino-aprendizagem
Active collaborative learning
Collaborative online tools
Remote teaching
Teaching strategies
Webconference systems
Aprendizaje colaborativo activo
Enseñanza a distancia
Entornos de conferencia web
Estrategias de enseñanza
Herramientas de colaboración en línea
dc.subject.eng.fl_str_mv Active collaborative learning
Collaborative online tools
Remote teaching
Teaching strategies
Webconference systems
dc.subject.spa.fl_str_mv Aprendizaje colaborativo activo
Enseñanza a distancia
Entornos de conferencia web
Estrategias de enseñanza
Herramientas de colaboración en línea
description Devido à pandemia da COVID-19, o ano escolar de 2020 tem se caracterizado pelo ensino remoto online, ocorrendo em ambientes virtuais de aprendizagem e/ou em ambientes de webconferência. Considerando este cenário, o objetivo do presente trabalho é apresentar estratégias para que aulas síncronas remotas em ambientes de webconferência possam ser manejadas de modo a incentivar maior engajamento dos estudantes, na perspectiva de uma concepção de aprendizagem ativa colaborativa. As estratégias foram elaboradas a partir da análise de dados gerados pela coleta de depoimentos, aplicação de questionários com professores da educação básica e do ensino superior e registro em diário de campo do uso de três ambientes de webconferência em uma disciplina de pós-graduação, no corrente ano de pandemia. Discute-se o que muda quando não se pode educar presencialmente, com o uso de plataformas de webconferências e suas funcionalidades, bem como de diferentes ferramentas digitais que podem auxiliar o professor a estimular a participação dos alunos durante as aulas. Como resultado, são apresentadas quatro modalidades de estratégias para gestão de aulas remotas online focadas na participação a Ɵ va e colaborativa dos estudantes, as quais podem ser aproveitadas por docentes de diferentes níveis de ensino e áreas do conhecimento.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-10-19T04:23:03Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/230889
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2176-171X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001130331
identifier_str_mv 2176-171X
001130331
url http://hdl.handle.net/10183/230889
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista EDaPECI. São Cristóvão, SE. Vol. 21, n. 2 (mai./ago. 2021), p. 18-31.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230889/2/001130331.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230889/1/001130331.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 203c1c48df85ee851c693e7602fbb82a
9d42b01a7bf126f4e997429cc75cde36
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225039369994240