Planejamento, organização e estruturação de webconferência: elemento mediador do processo de ensino-aprendizagem na educação a distância / Planning, organization and structuring of web conferencing: mediating element of the teaching-learning process in distance education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Renato Luiz Vieira de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Araújo, Graziany Santiago Amorim, Albuquerque, José de Lima, Arruda, Eduardo Nascimento de, Quevedo, Andressa Pacífico Franco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2129
Resumo: Pretende-se, a partir deste estudo, discutir o valor da interatividade através do ambiente virtual síncrono no contexto da Educação a Distância (EaD) por meio de um instrumento chamado webconferência. Ao lançar mão dessa ferramenta dialógica, utilizando um modelo comunicativo multimídia como ambiente e realizando encontros online mais participativos, o aprendizado torna-se mais fácil, e a assimilação do conteúdo proposto, mais efetiva. Este resumo expandido tem a intenção de analisar a utilização pedagógica em torno das possíveis aplicações da webconferência, um mecanismo de comunicação síncrona, o qual vem sendo cada vez mais utilizado na Educação a Distância brasileira. Será realizada uma abordagem sobre a possibilidade de inserção dessa tecnologia no contexto do desenvolvimento da comunicação em um curso a distância sobre Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P), na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Nesse curso, que será de curta duração (40h/a), pretende-se implantar a webconferência com o objetivo de trabalhar aspectos referentes à comunicação, afetividade, sequência didática, entre outros. Após a realização dessa experiência, será necessária a aplicação de questionários semiestruturados sobre "como os alunos avaliaram e quais as consequências observadas a partir do uso da webconferência na EaD". Os resultados obtidos nessa experiência serão sistematizados, identificando-se os entraves e destacando-se as contribuições mais relevantes que a webconferência traz para o aprendizado. Tentar-se-á mostrar, também, que, para o bom uso dessa ferramenta, é muito importante um eficiente planejamento pedagógico, assim como uma detalhada programação das atividades, a fim de se obter melhor organização e eficiência nas aulas.
id VERACRUZ-0_1f5b075a740fc2b2e594f7af2df6f2b4
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/2129
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Planejamento, organização e estruturação de webconferência: elemento mediador do processo de ensino-aprendizagem na educação a distância / Planning, organization and structuring of web conferencing: mediating element of the teaching-learning process in distance educationWebconferênciaMediaçãoEnsino-aprendizagemEducação a DistânciaInteratividade.Pretende-se, a partir deste estudo, discutir o valor da interatividade através do ambiente virtual síncrono no contexto da Educação a Distância (EaD) por meio de um instrumento chamado webconferência. Ao lançar mão dessa ferramenta dialógica, utilizando um modelo comunicativo multimídia como ambiente e realizando encontros online mais participativos, o aprendizado torna-se mais fácil, e a assimilação do conteúdo proposto, mais efetiva. Este resumo expandido tem a intenção de analisar a utilização pedagógica em torno das possíveis aplicações da webconferência, um mecanismo de comunicação síncrona, o qual vem sendo cada vez mais utilizado na Educação a Distância brasileira. Será realizada uma abordagem sobre a possibilidade de inserção dessa tecnologia no contexto do desenvolvimento da comunicação em um curso a distância sobre Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P), na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Nesse curso, que será de curta duração (40h/a), pretende-se implantar a webconferência com o objetivo de trabalhar aspectos referentes à comunicação, afetividade, sequência didática, entre outros. Após a realização dessa experiência, será necessária a aplicação de questionários semiestruturados sobre "como os alunos avaliaram e quais as consequências observadas a partir do uso da webconferência na EaD". Os resultados obtidos nessa experiência serão sistematizados, identificando-se os entraves e destacando-se as contribuições mais relevantes que a webconferência traz para o aprendizado. Tentar-se-á mostrar, também, que, para o bom uso dessa ferramenta, é muito importante um eficiente planejamento pedagógico, assim como uma detalhada programação das atividades, a fim de se obter melhor organização e eficiência nas aulas.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-08-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/212910.34117/bjdv5n7-013Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 7 (2019); 7725-7734Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 7 (2019); 7725-7734Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 7 (2019); 7725-77342525-876110.34117/bjdv5n7reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2129/2145Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Renato Luiz Vieira deAraújo, Graziany Santiago AmorimAlbuquerque, José de LimaArruda, Eduardo Nascimento deQuevedo, Andressa Pacífico Franco2020-05-22T22:28:42Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/2129Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:02:41.396322Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Planejamento, organização e estruturação de webconferência: elemento mediador do processo de ensino-aprendizagem na educação a distância / Planning, organization and structuring of web conferencing: mediating element of the teaching-learning process in distance education
title Planejamento, organização e estruturação de webconferência: elemento mediador do processo de ensino-aprendizagem na educação a distância / Planning, organization and structuring of web conferencing: mediating element of the teaching-learning process in distance education
spellingShingle Planejamento, organização e estruturação de webconferência: elemento mediador do processo de ensino-aprendizagem na educação a distância / Planning, organization and structuring of web conferencing: mediating element of the teaching-learning process in distance education
Carvalho, Renato Luiz Vieira de
Webconferência
Mediação
Ensino-aprendizagem
Educação a Distância
Interatividade.
title_short Planejamento, organização e estruturação de webconferência: elemento mediador do processo de ensino-aprendizagem na educação a distância / Planning, organization and structuring of web conferencing: mediating element of the teaching-learning process in distance education
title_full Planejamento, organização e estruturação de webconferência: elemento mediador do processo de ensino-aprendizagem na educação a distância / Planning, organization and structuring of web conferencing: mediating element of the teaching-learning process in distance education
title_fullStr Planejamento, organização e estruturação de webconferência: elemento mediador do processo de ensino-aprendizagem na educação a distância / Planning, organization and structuring of web conferencing: mediating element of the teaching-learning process in distance education
title_full_unstemmed Planejamento, organização e estruturação de webconferência: elemento mediador do processo de ensino-aprendizagem na educação a distância / Planning, organization and structuring of web conferencing: mediating element of the teaching-learning process in distance education
title_sort Planejamento, organização e estruturação de webconferência: elemento mediador do processo de ensino-aprendizagem na educação a distância / Planning, organization and structuring of web conferencing: mediating element of the teaching-learning process in distance education
author Carvalho, Renato Luiz Vieira de
author_facet Carvalho, Renato Luiz Vieira de
Araújo, Graziany Santiago Amorim
Albuquerque, José de Lima
Arruda, Eduardo Nascimento de
Quevedo, Andressa Pacífico Franco
author_role author
author2 Araújo, Graziany Santiago Amorim
Albuquerque, José de Lima
Arruda, Eduardo Nascimento de
Quevedo, Andressa Pacífico Franco
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Renato Luiz Vieira de
Araújo, Graziany Santiago Amorim
Albuquerque, José de Lima
Arruda, Eduardo Nascimento de
Quevedo, Andressa Pacífico Franco
dc.subject.por.fl_str_mv Webconferência
Mediação
Ensino-aprendizagem
Educação a Distância
Interatividade.
topic Webconferência
Mediação
Ensino-aprendizagem
Educação a Distância
Interatividade.
description Pretende-se, a partir deste estudo, discutir o valor da interatividade através do ambiente virtual síncrono no contexto da Educação a Distância (EaD) por meio de um instrumento chamado webconferência. Ao lançar mão dessa ferramenta dialógica, utilizando um modelo comunicativo multimídia como ambiente e realizando encontros online mais participativos, o aprendizado torna-se mais fácil, e a assimilação do conteúdo proposto, mais efetiva. Este resumo expandido tem a intenção de analisar a utilização pedagógica em torno das possíveis aplicações da webconferência, um mecanismo de comunicação síncrona, o qual vem sendo cada vez mais utilizado na Educação a Distância brasileira. Será realizada uma abordagem sobre a possibilidade de inserção dessa tecnologia no contexto do desenvolvimento da comunicação em um curso a distância sobre Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P), na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Nesse curso, que será de curta duração (40h/a), pretende-se implantar a webconferência com o objetivo de trabalhar aspectos referentes à comunicação, afetividade, sequência didática, entre outros. Após a realização dessa experiência, será necessária a aplicação de questionários semiestruturados sobre "como os alunos avaliaram e quais as consequências observadas a partir do uso da webconferência na EaD". Os resultados obtidos nessa experiência serão sistematizados, identificando-se os entraves e destacando-se as contribuições mais relevantes que a webconferência traz para o aprendizado. Tentar-se-á mostrar, também, que, para o bom uso dessa ferramenta, é muito importante um eficiente planejamento pedagógico, assim como uma detalhada programação das atividades, a fim de se obter melhor organização e eficiência nas aulas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2129
10.34117/bjdv5n7-013
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2129
identifier_str_mv 10.34117/bjdv5n7-013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2129/2145
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 7 (2019); 7725-7734
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 7 (2019); 7725-7734
Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 7 (2019); 7725-7734
2525-8761
10.34117/bjdv5n7
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645419215847424