Planejamento, organização e estruturação de webconferência: elemento mediador do processo de ensino-aprendizagem na educação a distância / Planning, organization and structuring of web conferencing: mediating element of the teaching-learning process in distance education
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2129 |
Resumo: | Pretende-se, a partir deste estudo, discutir o valor da interatividade através do ambiente virtual síncrono no contexto da Educação a Distância (EaD) por meio de um instrumento chamado webconferência. Ao lançar mão dessa ferramenta dialógica, utilizando um modelo comunicativo multimídia como ambiente e realizando encontros online mais participativos, o aprendizado torna-se mais fácil, e a assimilação do conteúdo proposto, mais efetiva. Este resumo expandido tem a intenção de analisar a utilização pedagógica em torno das possíveis aplicações da webconferência, um mecanismo de comunicação síncrona, o qual vem sendo cada vez mais utilizado na Educação a Distância brasileira. Será realizada uma abordagem sobre a possibilidade de inserção dessa tecnologia no contexto do desenvolvimento da comunicação em um curso a distância sobre Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P), na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Nesse curso, que será de curta duração (40h/a), pretende-se implantar a webconferência com o objetivo de trabalhar aspectos referentes à comunicação, afetividade, sequência didática, entre outros. Após a realização dessa experiência, será necessária a aplicação de questionários semiestruturados sobre "como os alunos avaliaram e quais as consequências observadas a partir do uso da webconferência na EaD". Os resultados obtidos nessa experiência serão sistematizados, identificando-se os entraves e destacando-se as contribuições mais relevantes que a webconferência traz para o aprendizado. Tentar-se-á mostrar, também, que, para o bom uso dessa ferramenta, é muito importante um eficiente planejamento pedagógico, assim como uma detalhada programação das atividades, a fim de se obter melhor organização e eficiência nas aulas. |
id |
VERACRUZ-0_1f5b075a740fc2b2e594f7af2df6f2b4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/2129 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Planejamento, organização e estruturação de webconferência: elemento mediador do processo de ensino-aprendizagem na educação a distância / Planning, organization and structuring of web conferencing: mediating element of the teaching-learning process in distance educationWebconferênciaMediaçãoEnsino-aprendizagemEducação a DistânciaInteratividade.Pretende-se, a partir deste estudo, discutir o valor da interatividade através do ambiente virtual síncrono no contexto da Educação a Distância (EaD) por meio de um instrumento chamado webconferência. Ao lançar mão dessa ferramenta dialógica, utilizando um modelo comunicativo multimídia como ambiente e realizando encontros online mais participativos, o aprendizado torna-se mais fácil, e a assimilação do conteúdo proposto, mais efetiva. Este resumo expandido tem a intenção de analisar a utilização pedagógica em torno das possíveis aplicações da webconferência, um mecanismo de comunicação síncrona, o qual vem sendo cada vez mais utilizado na Educação a Distância brasileira. Será realizada uma abordagem sobre a possibilidade de inserção dessa tecnologia no contexto do desenvolvimento da comunicação em um curso a distância sobre Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P), na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Nesse curso, que será de curta duração (40h/a), pretende-se implantar a webconferência com o objetivo de trabalhar aspectos referentes à comunicação, afetividade, sequência didática, entre outros. Após a realização dessa experiência, será necessária a aplicação de questionários semiestruturados sobre "como os alunos avaliaram e quais as consequências observadas a partir do uso da webconferência na EaD". Os resultados obtidos nessa experiência serão sistematizados, identificando-se os entraves e destacando-se as contribuições mais relevantes que a webconferência traz para o aprendizado. Tentar-se-á mostrar, também, que, para o bom uso dessa ferramenta, é muito importante um eficiente planejamento pedagógico, assim como uma detalhada programação das atividades, a fim de se obter melhor organização e eficiência nas aulas.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-08-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/212910.34117/bjdv5n7-013Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 7 (2019); 7725-7734Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 7 (2019); 7725-7734Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 7 (2019); 7725-77342525-876110.34117/bjdv5n7reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2129/2145Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Renato Luiz Vieira deAraújo, Graziany Santiago AmorimAlbuquerque, José de LimaArruda, Eduardo Nascimento deQuevedo, Andressa Pacífico Franco2020-05-22T22:28:42Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/2129Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:02:41.396322Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Planejamento, organização e estruturação de webconferência: elemento mediador do processo de ensino-aprendizagem na educação a distância / Planning, organization and structuring of web conferencing: mediating element of the teaching-learning process in distance education |
title |
Planejamento, organização e estruturação de webconferência: elemento mediador do processo de ensino-aprendizagem na educação a distância / Planning, organization and structuring of web conferencing: mediating element of the teaching-learning process in distance education |
spellingShingle |
Planejamento, organização e estruturação de webconferência: elemento mediador do processo de ensino-aprendizagem na educação a distância / Planning, organization and structuring of web conferencing: mediating element of the teaching-learning process in distance education Carvalho, Renato Luiz Vieira de Webconferência Mediação Ensino-aprendizagem Educação a Distância Interatividade. |
title_short |
Planejamento, organização e estruturação de webconferência: elemento mediador do processo de ensino-aprendizagem na educação a distância / Planning, organization and structuring of web conferencing: mediating element of the teaching-learning process in distance education |
title_full |
Planejamento, organização e estruturação de webconferência: elemento mediador do processo de ensino-aprendizagem na educação a distância / Planning, organization and structuring of web conferencing: mediating element of the teaching-learning process in distance education |
title_fullStr |
Planejamento, organização e estruturação de webconferência: elemento mediador do processo de ensino-aprendizagem na educação a distância / Planning, organization and structuring of web conferencing: mediating element of the teaching-learning process in distance education |
title_full_unstemmed |
Planejamento, organização e estruturação de webconferência: elemento mediador do processo de ensino-aprendizagem na educação a distância / Planning, organization and structuring of web conferencing: mediating element of the teaching-learning process in distance education |
title_sort |
Planejamento, organização e estruturação de webconferência: elemento mediador do processo de ensino-aprendizagem na educação a distância / Planning, organization and structuring of web conferencing: mediating element of the teaching-learning process in distance education |
author |
Carvalho, Renato Luiz Vieira de |
author_facet |
Carvalho, Renato Luiz Vieira de Araújo, Graziany Santiago Amorim Albuquerque, José de Lima Arruda, Eduardo Nascimento de Quevedo, Andressa Pacífico Franco |
author_role |
author |
author2 |
Araújo, Graziany Santiago Amorim Albuquerque, José de Lima Arruda, Eduardo Nascimento de Quevedo, Andressa Pacífico Franco |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Renato Luiz Vieira de Araújo, Graziany Santiago Amorim Albuquerque, José de Lima Arruda, Eduardo Nascimento de Quevedo, Andressa Pacífico Franco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Webconferência Mediação Ensino-aprendizagem Educação a Distância Interatividade. |
topic |
Webconferência Mediação Ensino-aprendizagem Educação a Distância Interatividade. |
description |
Pretende-se, a partir deste estudo, discutir o valor da interatividade através do ambiente virtual síncrono no contexto da Educação a Distância (EaD) por meio de um instrumento chamado webconferência. Ao lançar mão dessa ferramenta dialógica, utilizando um modelo comunicativo multimídia como ambiente e realizando encontros online mais participativos, o aprendizado torna-se mais fácil, e a assimilação do conteúdo proposto, mais efetiva. Este resumo expandido tem a intenção de analisar a utilização pedagógica em torno das possíveis aplicações da webconferência, um mecanismo de comunicação síncrona, o qual vem sendo cada vez mais utilizado na Educação a Distância brasileira. Será realizada uma abordagem sobre a possibilidade de inserção dessa tecnologia no contexto do desenvolvimento da comunicação em um curso a distância sobre Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P), na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Nesse curso, que será de curta duração (40h/a), pretende-se implantar a webconferência com o objetivo de trabalhar aspectos referentes à comunicação, afetividade, sequência didática, entre outros. Após a realização dessa experiência, será necessária a aplicação de questionários semiestruturados sobre "como os alunos avaliaram e quais as consequências observadas a partir do uso da webconferência na EaD". Os resultados obtidos nessa experiência serão sistematizados, identificando-se os entraves e destacando-se as contribuições mais relevantes que a webconferência traz para o aprendizado. Tentar-se-á mostrar, também, que, para o bom uso dessa ferramenta, é muito importante um eficiente planejamento pedagógico, assim como uma detalhada programação das atividades, a fim de se obter melhor organização e eficiência nas aulas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2129 10.34117/bjdv5n7-013 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2129 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv5n7-013 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2129/2145 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 7 (2019); 7725-7734 Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 7 (2019); 7725-7734 Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 7 (2019); 7725-7734 2525-8761 10.34117/bjdv5n7 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645419215847424 |