Docência compartilhada nos anos iniciais do Ensino Fundamental de 9 anos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/88077 |
Resumo: | O presente estudo busca explorar o conceito de docência compartilhada e, para tanto, investiga as experiências de alunos-estagiários da sétima etapa do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul junto a professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental de 9 anos de uma escola pública do município de Porto Alegre/ RS.O interesse por essa temática surgiu da experiência de estágio obrigatório do curso de Pedagogia da pesquisadora, realizado na perspectiva de docência compartilhada com a professora titular. A questão norteadora da pesquisa ficou elaborada da seguinte maneira: Que características da relação entre estagiários e professores titulares podem contribuir para a (re) configuração do conceito e das dimensões e complexidade da docência compartilhada? A partir dela foi possível realizar os objetivos deste estudo, dentre eles, conhecer as dimensões e a complexidade das relações entre estagiários e professores titulares e explorar, problematizar e ampliar o conceito de docência compartilhada. Esta tarefa foi realizada a partir de entrevistas e das análises das narrativas dos sujeitos pesquisados. A fundamentação teórica encontrada para o presente estudo teve por base, inicialmente, a docência compartilhada articulada às demandas da educação inclusiva. Ao longo da pesquisa, estendeu-se para a docência compartilhada entre dois ou mais educadores, tendo em vista a qualificação do trabalho de ambos e com os alunos, fora da perspectiva inclusiva, a partir das contribuições de LOPES; COSTA (2008), TRAVERSINI; RODRIGUES; FREITAS (2007), FERNANDES; TITTON (2008). Dentre as principais conclusões deste estudo temos que, para que se configure a docência compartilhada entre professores e estagiários, não é preciso que estes sujeitos estejam o tempo todo juntos coordenando o trabalho na sala de aula. Além disso, que a escuta e o planejamento elaborado a partir de diálogos e trocas entre eles, são de grande importância para o reconhecimento e caracterização da docência compartilhada. |
id |
UFRGS-2_1d8f9eee10014af24fb39a816051814c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88077 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Caussi, Jéssica ReckJunqueira Filho, Gabriel de Andrade2014-03-01T01:54:35Z2013http://hdl.handle.net/10183/88077000912077O presente estudo busca explorar o conceito de docência compartilhada e, para tanto, investiga as experiências de alunos-estagiários da sétima etapa do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul junto a professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental de 9 anos de uma escola pública do município de Porto Alegre/ RS.O interesse por essa temática surgiu da experiência de estágio obrigatório do curso de Pedagogia da pesquisadora, realizado na perspectiva de docência compartilhada com a professora titular. A questão norteadora da pesquisa ficou elaborada da seguinte maneira: Que características da relação entre estagiários e professores titulares podem contribuir para a (re) configuração do conceito e das dimensões e complexidade da docência compartilhada? A partir dela foi possível realizar os objetivos deste estudo, dentre eles, conhecer as dimensões e a complexidade das relações entre estagiários e professores titulares e explorar, problematizar e ampliar o conceito de docência compartilhada. Esta tarefa foi realizada a partir de entrevistas e das análises das narrativas dos sujeitos pesquisados. A fundamentação teórica encontrada para o presente estudo teve por base, inicialmente, a docência compartilhada articulada às demandas da educação inclusiva. Ao longo da pesquisa, estendeu-se para a docência compartilhada entre dois ou mais educadores, tendo em vista a qualificação do trabalho de ambos e com os alunos, fora da perspectiva inclusiva, a partir das contribuições de LOPES; COSTA (2008), TRAVERSINI; RODRIGUES; FREITAS (2007), FERNANDES; TITTON (2008). Dentre as principais conclusões deste estudo temos que, para que se configure a docência compartilhada entre professores e estagiários, não é preciso que estes sujeitos estejam o tempo todo juntos coordenando o trabalho na sala de aula. Além disso, que a escuta e o planejamento elaborado a partir de diálogos e trocas entre eles, são de grande importância para o reconhecimento e caracterização da docência compartilhada.application/pdfporProfessorFormaçãoEnsino fundamentalDocência compartilhada nos anos iniciais do Ensino Fundamental de 9 anosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000912077.pdf000912077.pdfTexto completoapplication/pdf603270http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88077/1/000912077.pdf35c78496646374ad0e14deeebc1d80f0MD51TEXT000912077.pdf.txt000912077.pdf.txtExtracted Texttext/plain128978http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88077/2/000912077.pdf.txt3ac0634071dc828ad7471a9354cdba89MD52THUMBNAIL000912077.pdf.jpg000912077.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1154http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88077/3/000912077.pdf.jpg06642a94860fca79dd7a2aa84957fcaeMD5310183/880772018-10-18 08:12:29.145oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88077Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T11:12:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Docência compartilhada nos anos iniciais do Ensino Fundamental de 9 anos |
title |
Docência compartilhada nos anos iniciais do Ensino Fundamental de 9 anos |
spellingShingle |
Docência compartilhada nos anos iniciais do Ensino Fundamental de 9 anos Caussi, Jéssica Reck Professor Formação Ensino fundamental |
title_short |
Docência compartilhada nos anos iniciais do Ensino Fundamental de 9 anos |
title_full |
Docência compartilhada nos anos iniciais do Ensino Fundamental de 9 anos |
title_fullStr |
Docência compartilhada nos anos iniciais do Ensino Fundamental de 9 anos |
title_full_unstemmed |
Docência compartilhada nos anos iniciais do Ensino Fundamental de 9 anos |
title_sort |
Docência compartilhada nos anos iniciais do Ensino Fundamental de 9 anos |
author |
Caussi, Jéssica Reck |
author_facet |
Caussi, Jéssica Reck |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Caussi, Jéssica Reck |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Junqueira Filho, Gabriel de Andrade |
contributor_str_mv |
Junqueira Filho, Gabriel de Andrade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professor Formação Ensino fundamental |
topic |
Professor Formação Ensino fundamental |
description |
O presente estudo busca explorar o conceito de docência compartilhada e, para tanto, investiga as experiências de alunos-estagiários da sétima etapa do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul junto a professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental de 9 anos de uma escola pública do município de Porto Alegre/ RS.O interesse por essa temática surgiu da experiência de estágio obrigatório do curso de Pedagogia da pesquisadora, realizado na perspectiva de docência compartilhada com a professora titular. A questão norteadora da pesquisa ficou elaborada da seguinte maneira: Que características da relação entre estagiários e professores titulares podem contribuir para a (re) configuração do conceito e das dimensões e complexidade da docência compartilhada? A partir dela foi possível realizar os objetivos deste estudo, dentre eles, conhecer as dimensões e a complexidade das relações entre estagiários e professores titulares e explorar, problematizar e ampliar o conceito de docência compartilhada. Esta tarefa foi realizada a partir de entrevistas e das análises das narrativas dos sujeitos pesquisados. A fundamentação teórica encontrada para o presente estudo teve por base, inicialmente, a docência compartilhada articulada às demandas da educação inclusiva. Ao longo da pesquisa, estendeu-se para a docência compartilhada entre dois ou mais educadores, tendo em vista a qualificação do trabalho de ambos e com os alunos, fora da perspectiva inclusiva, a partir das contribuições de LOPES; COSTA (2008), TRAVERSINI; RODRIGUES; FREITAS (2007), FERNANDES; TITTON (2008). Dentre as principais conclusões deste estudo temos que, para que se configure a docência compartilhada entre professores e estagiários, não é preciso que estes sujeitos estejam o tempo todo juntos coordenando o trabalho na sala de aula. Além disso, que a escuta e o planejamento elaborado a partir de diálogos e trocas entre eles, são de grande importância para o reconhecimento e caracterização da docência compartilhada. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-03-01T01:54:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/88077 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000912077 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/88077 |
identifier_str_mv |
000912077 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88077/1/000912077.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88077/2/000912077.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88077/3/000912077.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
35c78496646374ad0e14deeebc1d80f0 3ac0634071dc828ad7471a9354cdba89 06642a94860fca79dd7a2aa84957fcae |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447121711595520 |