Docência compartilhada nos anos iniciais do Ensino Fundamental de 9 anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caussi, Jéssica Reck
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/88077
Resumo: O presente estudo busca explorar o conceito de docência compartilhada e, para tanto, investiga as experiências de alunos-estagiários da sétima etapa do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul junto a professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental de 9 anos de uma escola pública do município de Porto Alegre/ RS.O interesse por essa temática surgiu da experiência de estágio obrigatório do curso de Pedagogia da pesquisadora, realizado na perspectiva de docência compartilhada com a professora titular. A questão norteadora da pesquisa ficou elaborada da seguinte maneira: Que características da relação entre estagiários e professores titulares podem contribuir para a (re) configuração do conceito e das dimensões e complexidade da docência compartilhada? A partir dela foi possível realizar os objetivos deste estudo, dentre eles, conhecer as dimensões e a complexidade das relações entre estagiários e professores titulares e explorar, problematizar e ampliar o conceito de docência compartilhada. Esta tarefa foi realizada a partir de entrevistas e das análises das narrativas dos sujeitos pesquisados. A fundamentação teórica encontrada para o presente estudo teve por base, inicialmente, a docência compartilhada articulada às demandas da educação inclusiva. Ao longo da pesquisa, estendeu-se para a docência compartilhada entre dois ou mais educadores, tendo em vista a qualificação do trabalho de ambos e com os alunos, fora da perspectiva inclusiva, a partir das contribuições de LOPES; COSTA (2008), TRAVERSINI; RODRIGUES; FREITAS (2007), FERNANDES; TITTON (2008). Dentre as principais conclusões deste estudo temos que, para que se configure a docência compartilhada entre professores e estagiários, não é preciso que estes sujeitos estejam o tempo todo juntos coordenando o trabalho na sala de aula. Além disso, que a escuta e o planejamento elaborado a partir de diálogos e trocas entre eles, são de grande importância para o reconhecimento e caracterização da docência compartilhada.
id UFRGS-2_1d8f9eee10014af24fb39a816051814c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88077
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Caussi, Jéssica ReckJunqueira Filho, Gabriel de Andrade2014-03-01T01:54:35Z2013http://hdl.handle.net/10183/88077000912077O presente estudo busca explorar o conceito de docência compartilhada e, para tanto, investiga as experiências de alunos-estagiários da sétima etapa do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul junto a professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental de 9 anos de uma escola pública do município de Porto Alegre/ RS.O interesse por essa temática surgiu da experiência de estágio obrigatório do curso de Pedagogia da pesquisadora, realizado na perspectiva de docência compartilhada com a professora titular. A questão norteadora da pesquisa ficou elaborada da seguinte maneira: Que características da relação entre estagiários e professores titulares podem contribuir para a (re) configuração do conceito e das dimensões e complexidade da docência compartilhada? A partir dela foi possível realizar os objetivos deste estudo, dentre eles, conhecer as dimensões e a complexidade das relações entre estagiários e professores titulares e explorar, problematizar e ampliar o conceito de docência compartilhada. Esta tarefa foi realizada a partir de entrevistas e das análises das narrativas dos sujeitos pesquisados. A fundamentação teórica encontrada para o presente estudo teve por base, inicialmente, a docência compartilhada articulada às demandas da educação inclusiva. Ao longo da pesquisa, estendeu-se para a docência compartilhada entre dois ou mais educadores, tendo em vista a qualificação do trabalho de ambos e com os alunos, fora da perspectiva inclusiva, a partir das contribuições de LOPES; COSTA (2008), TRAVERSINI; RODRIGUES; FREITAS (2007), FERNANDES; TITTON (2008). Dentre as principais conclusões deste estudo temos que, para que se configure a docência compartilhada entre professores e estagiários, não é preciso que estes sujeitos estejam o tempo todo juntos coordenando o trabalho na sala de aula. Além disso, que a escuta e o planejamento elaborado a partir de diálogos e trocas entre eles, são de grande importância para o reconhecimento e caracterização da docência compartilhada.application/pdfporProfessorFormaçãoEnsino fundamentalDocência compartilhada nos anos iniciais do Ensino Fundamental de 9 anosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000912077.pdf000912077.pdfTexto completoapplication/pdf603270http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88077/1/000912077.pdf35c78496646374ad0e14deeebc1d80f0MD51TEXT000912077.pdf.txt000912077.pdf.txtExtracted Texttext/plain128978http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88077/2/000912077.pdf.txt3ac0634071dc828ad7471a9354cdba89MD52THUMBNAIL000912077.pdf.jpg000912077.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1154http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88077/3/000912077.pdf.jpg06642a94860fca79dd7a2aa84957fcaeMD5310183/880772018-10-18 08:12:29.145oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88077Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T11:12:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Docência compartilhada nos anos iniciais do Ensino Fundamental de 9 anos
title Docência compartilhada nos anos iniciais do Ensino Fundamental de 9 anos
spellingShingle Docência compartilhada nos anos iniciais do Ensino Fundamental de 9 anos
Caussi, Jéssica Reck
Professor
Formação
Ensino fundamental
title_short Docência compartilhada nos anos iniciais do Ensino Fundamental de 9 anos
title_full Docência compartilhada nos anos iniciais do Ensino Fundamental de 9 anos
title_fullStr Docência compartilhada nos anos iniciais do Ensino Fundamental de 9 anos
title_full_unstemmed Docência compartilhada nos anos iniciais do Ensino Fundamental de 9 anos
title_sort Docência compartilhada nos anos iniciais do Ensino Fundamental de 9 anos
author Caussi, Jéssica Reck
author_facet Caussi, Jéssica Reck
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Caussi, Jéssica Reck
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Junqueira Filho, Gabriel de Andrade
contributor_str_mv Junqueira Filho, Gabriel de Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Professor
Formação
Ensino fundamental
topic Professor
Formação
Ensino fundamental
description O presente estudo busca explorar o conceito de docência compartilhada e, para tanto, investiga as experiências de alunos-estagiários da sétima etapa do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul junto a professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental de 9 anos de uma escola pública do município de Porto Alegre/ RS.O interesse por essa temática surgiu da experiência de estágio obrigatório do curso de Pedagogia da pesquisadora, realizado na perspectiva de docência compartilhada com a professora titular. A questão norteadora da pesquisa ficou elaborada da seguinte maneira: Que características da relação entre estagiários e professores titulares podem contribuir para a (re) configuração do conceito e das dimensões e complexidade da docência compartilhada? A partir dela foi possível realizar os objetivos deste estudo, dentre eles, conhecer as dimensões e a complexidade das relações entre estagiários e professores titulares e explorar, problematizar e ampliar o conceito de docência compartilhada. Esta tarefa foi realizada a partir de entrevistas e das análises das narrativas dos sujeitos pesquisados. A fundamentação teórica encontrada para o presente estudo teve por base, inicialmente, a docência compartilhada articulada às demandas da educação inclusiva. Ao longo da pesquisa, estendeu-se para a docência compartilhada entre dois ou mais educadores, tendo em vista a qualificação do trabalho de ambos e com os alunos, fora da perspectiva inclusiva, a partir das contribuições de LOPES; COSTA (2008), TRAVERSINI; RODRIGUES; FREITAS (2007), FERNANDES; TITTON (2008). Dentre as principais conclusões deste estudo temos que, para que se configure a docência compartilhada entre professores e estagiários, não é preciso que estes sujeitos estejam o tempo todo juntos coordenando o trabalho na sala de aula. Além disso, que a escuta e o planejamento elaborado a partir de diálogos e trocas entre eles, são de grande importância para o reconhecimento e caracterização da docência compartilhada.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-03-01T01:54:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/88077
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000912077
url http://hdl.handle.net/10183/88077
identifier_str_mv 000912077
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88077/1/000912077.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88077/2/000912077.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88077/3/000912077.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 35c78496646374ad0e14deeebc1d80f0
3ac0634071dc828ad7471a9354cdba89
06642a94860fca79dd7a2aa84957fcae
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447121711595520