Alfabetização científica na educação infantil : estado da arte de publicações atuais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/243418 |
Resumo: | Este artigo resulta da pesquisa de doutorado em desenvolvimento sobre propostas interdisciplinares para a Educação Infantil (EI) voltadas à promoção da Alfabetização Científica (AC). O objetivo é apresentar o mapeamento de trabalhos produzido sobre os temas, utilizando diferentes descritores e períodos, com consulta ao repositório de trabalhos da Capes, denominado de Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) (2000–2018), aos artigos publicados na revista Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências (Revista Ensaio) (2015–2019) e trabalhos em quatro edições do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) (2011–2017). A pesquisa de abordagem bibliográfica selecionou 23 trabalhos, sendo três na BDTD, um na Revista Ensaio e 19 nos anais do ENPEC, evidenciando que as áreas pesquisadas são incipientes nas bases de dados, mas trazem contribuições significativas para a promoção da AC. |
id |
UFRGS-2_1dde88975addc5fe3f6c6131977fa2c7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/243418 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Pastorio, Lia Heberlê de AlmeidaNicoletti, Elenize RangelRobaina, Jose Vicente Lima2022-07-21T04:57:18Z20212238-8079http://hdl.handle.net/10183/243418001145780Este artigo resulta da pesquisa de doutorado em desenvolvimento sobre propostas interdisciplinares para a Educação Infantil (EI) voltadas à promoção da Alfabetização Científica (AC). O objetivo é apresentar o mapeamento de trabalhos produzido sobre os temas, utilizando diferentes descritores e períodos, com consulta ao repositório de trabalhos da Capes, denominado de Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) (2000–2018), aos artigos publicados na revista Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências (Revista Ensaio) (2015–2019) e trabalhos em quatro edições do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) (2011–2017). A pesquisa de abordagem bibliográfica selecionou 23 trabalhos, sendo três na BDTD, um na Revista Ensaio e 19 nos anais do ENPEC, evidenciando que as áreas pesquisadas são incipientes nas bases de dados, mas trazem contribuições significativas para a promoção da AC.This article is the result of a doctoral research under development on interdisciplinary proposals for Early Childhood Education (ECE) aimed at promoting Scientific Literacy (SL). The objective is to present the mapping of works produced on the themes, using different descriptors and periods, consulting the Capes Directory of Open Access Repositories, called the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) (2000–2018), articles published in the periodical Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências (Revista Ensaio) (2015–2019) and presentations in four editions of the National Research Meeting in Education in Sciences (ENPEC) (2011–2017). The research of bibliographic approach selected 23 papers, three of them are from BDTD , one is from Revista Ensaio, and nineteen are from ENPEC studies, showing that the researched areas are incipient in the databases, however they present significant contributions to the promotion of SL.application/pdfporTear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia. Canoas, Revista do Mestrado Profissional em Informática na Educação (MPIE) do IFRS Campus Porto Alegre e do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências da UFRGS, 2020. Vol. 10, n.2 (2021), p. 1-21Alfabetização científicaCiências naturaisEducação infantilScientific literacyEarly childhood educationState of the artAlfabetização científica na educação infantil : estado da arte de publicações atuaisScientific literacy in early childhood education : state of the art of current publicationsinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001145780.pdf.txt001145780.pdf.txtExtracted Texttext/plain66956http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243418/2/001145780.pdf.txtade7b07dbf6d94985f4cc1ee9344e51cMD52ORIGINAL001145780.pdfTexto completoapplication/pdf377692http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243418/1/001145780.pdf6a6b1eabf4c59ccb77d0ac22bcaf621fMD5110183/2434182022-07-22 04:54:52.305327oai:www.lume.ufrgs.br:10183/243418Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-07-22T07:54:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Alfabetização científica na educação infantil : estado da arte de publicações atuais |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Scientific literacy in early childhood education : state of the art of current publications |
title |
Alfabetização científica na educação infantil : estado da arte de publicações atuais |
spellingShingle |
Alfabetização científica na educação infantil : estado da arte de publicações atuais Pastorio, Lia Heberlê de Almeida Alfabetização científica Ciências naturais Educação infantil Scientific literacy Early childhood education State of the art |
title_short |
Alfabetização científica na educação infantil : estado da arte de publicações atuais |
title_full |
Alfabetização científica na educação infantil : estado da arte de publicações atuais |
title_fullStr |
Alfabetização científica na educação infantil : estado da arte de publicações atuais |
title_full_unstemmed |
Alfabetização científica na educação infantil : estado da arte de publicações atuais |
title_sort |
Alfabetização científica na educação infantil : estado da arte de publicações atuais |
author |
Pastorio, Lia Heberlê de Almeida |
author_facet |
Pastorio, Lia Heberlê de Almeida Nicoletti, Elenize Rangel Robaina, Jose Vicente Lima |
author_role |
author |
author2 |
Nicoletti, Elenize Rangel Robaina, Jose Vicente Lima |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pastorio, Lia Heberlê de Almeida Nicoletti, Elenize Rangel Robaina, Jose Vicente Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização científica Ciências naturais Educação infantil |
topic |
Alfabetização científica Ciências naturais Educação infantil Scientific literacy Early childhood education State of the art |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Scientific literacy Early childhood education State of the art |
description |
Este artigo resulta da pesquisa de doutorado em desenvolvimento sobre propostas interdisciplinares para a Educação Infantil (EI) voltadas à promoção da Alfabetização Científica (AC). O objetivo é apresentar o mapeamento de trabalhos produzido sobre os temas, utilizando diferentes descritores e períodos, com consulta ao repositório de trabalhos da Capes, denominado de Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) (2000–2018), aos artigos publicados na revista Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências (Revista Ensaio) (2015–2019) e trabalhos em quatro edições do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) (2011–2017). A pesquisa de abordagem bibliográfica selecionou 23 trabalhos, sendo três na BDTD, um na Revista Ensaio e 19 nos anais do ENPEC, evidenciando que as áreas pesquisadas são incipientes nas bases de dados, mas trazem contribuições significativas para a promoção da AC. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-07-21T04:57:18Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/243418 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2238-8079 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001145780 |
identifier_str_mv |
2238-8079 001145780 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/243418 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia. Canoas, Revista do Mestrado Profissional em Informática na Educação (MPIE) do IFRS Campus Porto Alegre e do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências da UFRGS, 2020. Vol. 10, n.2 (2021), p. 1-21 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243418/2/001145780.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243418/1/001145780.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ade7b07dbf6d94985f4cc1ee9344e51c 6a6b1eabf4c59ccb77d0ac22bcaf621f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225062171279360 |