Alfabetização científica na educação infantil : estado da arte de publicações atuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pastorio, Lia Heberlê de Almeida
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Nicoletti, Elenize Rangel, Robaina, Jose Vicente Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/243418
Resumo: Este artigo resulta da pesquisa de doutorado em desenvolvimento sobre propostas interdisciplinares para a Educação Infantil (EI) voltadas à promoção da Alfabetização Científica (AC). O objetivo é apresentar o mapeamento de trabalhos produzido sobre os temas, utilizando diferentes descritores e períodos, com consulta ao repositório de trabalhos da Capes, denominado de Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) (2000–2018), aos artigos publicados na revista Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências (Revista Ensaio) (2015–2019) e trabalhos em quatro edições do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) (2011–2017). A pesquisa de abordagem bibliográfica selecionou 23 trabalhos, sendo três na BDTD, um na Revista Ensaio e 19 nos anais do ENPEC, evidenciando que as áreas pesquisadas são incipientes nas bases de dados, mas trazem contribuições significativas para a promoção da AC.
id UFRGS-2_1dde88975addc5fe3f6c6131977fa2c7
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/243418
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pastorio, Lia Heberlê de AlmeidaNicoletti, Elenize RangelRobaina, Jose Vicente Lima2022-07-21T04:57:18Z20212238-8079http://hdl.handle.net/10183/243418001145780Este artigo resulta da pesquisa de doutorado em desenvolvimento sobre propostas interdisciplinares para a Educação Infantil (EI) voltadas à promoção da Alfabetização Científica (AC). O objetivo é apresentar o mapeamento de trabalhos produzido sobre os temas, utilizando diferentes descritores e períodos, com consulta ao repositório de trabalhos da Capes, denominado de Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) (2000–2018), aos artigos publicados na revista Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências (Revista Ensaio) (2015–2019) e trabalhos em quatro edições do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) (2011–2017). A pesquisa de abordagem bibliográfica selecionou 23 trabalhos, sendo três na BDTD, um na Revista Ensaio e 19 nos anais do ENPEC, evidenciando que as áreas pesquisadas são incipientes nas bases de dados, mas trazem contribuições significativas para a promoção da AC.This article is the result of a doctoral research under development on interdisciplinary proposals for Early Childhood Education (ECE) aimed at promoting Scientific Literacy (SL). The objective is to present the mapping of works produced on the themes, using different descriptors and periods, consulting the Capes Directory of Open Access Repositories, called the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) (2000–2018), articles published in the periodical Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências (Revista Ensaio) (2015–2019) and presentations in four editions of the National Research Meeting in Education in Sciences (ENPEC) (2011–2017). The research of bibliographic approach selected 23 papers, three of them are from BDTD , one is from Revista Ensaio, and nineteen are from ENPEC studies, showing that the researched areas are incipient in the databases, however they present significant contributions to the promotion of SL.application/pdfporTear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia. Canoas, Revista do Mestrado Profissional em Informática na Educação (MPIE) do IFRS Campus Porto Alegre e do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências da UFRGS, 2020. Vol. 10, n.2 (2021), p. 1-21Alfabetização científicaCiências naturaisEducação infantilScientific literacyEarly childhood educationState of the artAlfabetização científica na educação infantil : estado da arte de publicações atuaisScientific literacy in early childhood education : state of the art of current publicationsinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001145780.pdf.txt001145780.pdf.txtExtracted Texttext/plain66956http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243418/2/001145780.pdf.txtade7b07dbf6d94985f4cc1ee9344e51cMD52ORIGINAL001145780.pdfTexto completoapplication/pdf377692http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243418/1/001145780.pdf6a6b1eabf4c59ccb77d0ac22bcaf621fMD5110183/2434182022-07-22 04:54:52.305327oai:www.lume.ufrgs.br:10183/243418Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-07-22T07:54:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Alfabetização científica na educação infantil : estado da arte de publicações atuais
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Scientific literacy in early childhood education : state of the art of current publications
title Alfabetização científica na educação infantil : estado da arte de publicações atuais
spellingShingle Alfabetização científica na educação infantil : estado da arte de publicações atuais
Pastorio, Lia Heberlê de Almeida
Alfabetização científica
Ciências naturais
Educação infantil
Scientific literacy
Early childhood education
State of the art
title_short Alfabetização científica na educação infantil : estado da arte de publicações atuais
title_full Alfabetização científica na educação infantil : estado da arte de publicações atuais
title_fullStr Alfabetização científica na educação infantil : estado da arte de publicações atuais
title_full_unstemmed Alfabetização científica na educação infantil : estado da arte de publicações atuais
title_sort Alfabetização científica na educação infantil : estado da arte de publicações atuais
author Pastorio, Lia Heberlê de Almeida
author_facet Pastorio, Lia Heberlê de Almeida
Nicoletti, Elenize Rangel
Robaina, Jose Vicente Lima
author_role author
author2 Nicoletti, Elenize Rangel
Robaina, Jose Vicente Lima
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pastorio, Lia Heberlê de Almeida
Nicoletti, Elenize Rangel
Robaina, Jose Vicente Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização científica
Ciências naturais
Educação infantil
topic Alfabetização científica
Ciências naturais
Educação infantil
Scientific literacy
Early childhood education
State of the art
dc.subject.eng.fl_str_mv Scientific literacy
Early childhood education
State of the art
description Este artigo resulta da pesquisa de doutorado em desenvolvimento sobre propostas interdisciplinares para a Educação Infantil (EI) voltadas à promoção da Alfabetização Científica (AC). O objetivo é apresentar o mapeamento de trabalhos produzido sobre os temas, utilizando diferentes descritores e períodos, com consulta ao repositório de trabalhos da Capes, denominado de Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) (2000–2018), aos artigos publicados na revista Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências (Revista Ensaio) (2015–2019) e trabalhos em quatro edições do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) (2011–2017). A pesquisa de abordagem bibliográfica selecionou 23 trabalhos, sendo três na BDTD, um na Revista Ensaio e 19 nos anais do ENPEC, evidenciando que as áreas pesquisadas são incipientes nas bases de dados, mas trazem contribuições significativas para a promoção da AC.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-21T04:57:18Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/243418
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2238-8079
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001145780
identifier_str_mv 2238-8079
001145780
url http://hdl.handle.net/10183/243418
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia. Canoas, Revista do Mestrado Profissional em Informática na Educação (MPIE) do IFRS Campus Porto Alegre e do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências da UFRGS, 2020. Vol. 10, n.2 (2021), p. 1-21
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243418/2/001145780.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243418/1/001145780.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ade7b07dbf6d94985f4cc1ee9344e51c
6a6b1eabf4c59ccb77d0ac22bcaf621f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225062171279360