Conquer the artwork : a board game for teaching history of art

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Míria Santanna dos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Schmitt, Marcelo Augusto Rauh, Peres, André, Reategui, Eliseo Berni
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/237166
Resumo: Os jogos podem contribuir com o processo de aprendizagem em diferentes áreas do conhecimento. Este artigo descreve o desenvolvimento e utilização de um jogo de tabuleiro que aborda conteúdos sobre História da Arte, em um estudo quasi-experimental com alunos do primeiro ano do Ensino Médio de duas escolas da rede pública de ensino. O desempenho dos estudantes foi avaliado antes e após a intervenção, bem como sua motivação após a utilização do jogo. Foram coletados dados por meio de observação, gravação de áudio, registro de imagens e realização de entrevista com os professores participantes. Nos testes escritos os alunos que utilizaram o jogo tiveram desempenho equivalente ao do grupo controle, evidenciando níveis satisfatórios de motivação e bom nível de aceitação do jogo. O artigo discute tais resultados, trazendo para o debate não apenas o emprego dos jogos em contextos educacionais, mas também a maneira como são introduzidos em sala de aula. Embora o jogo de tabuleiro desenvolvido nesta pesquisa foque em conteúdos específicos sobre arte da cidade de Porto Alegre, o modelo de jogo pode ser personalizado por professores e estudantes e podem ser feitas versões adaptadas para outros conteúdos.
id UFRGS-2_1e25a925df785cf604a1273eafdaf75a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/237166
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Santos, Míria Santanna dosSchmitt, Marcelo Augusto RauhPeres, AndréReategui, Eliseo Berni2022-04-13T04:51:43Z20200102-4698http://hdl.handle.net/10183/237166001137895Os jogos podem contribuir com o processo de aprendizagem em diferentes áreas do conhecimento. Este artigo descreve o desenvolvimento e utilização de um jogo de tabuleiro que aborda conteúdos sobre História da Arte, em um estudo quasi-experimental com alunos do primeiro ano do Ensino Médio de duas escolas da rede pública de ensino. O desempenho dos estudantes foi avaliado antes e após a intervenção, bem como sua motivação após a utilização do jogo. Foram coletados dados por meio de observação, gravação de áudio, registro de imagens e realização de entrevista com os professores participantes. Nos testes escritos os alunos que utilizaram o jogo tiveram desempenho equivalente ao do grupo controle, evidenciando níveis satisfatórios de motivação e bom nível de aceitação do jogo. O artigo discute tais resultados, trazendo para o debate não apenas o emprego dos jogos em contextos educacionais, mas também a maneira como são introduzidos em sala de aula. Embora o jogo de tabuleiro desenvolvido nesta pesquisa foque em conteúdos específicos sobre arte da cidade de Porto Alegre, o modelo de jogo pode ser personalizado por professores e estudantes e podem ser feitas versões adaptadas para outros conteúdos.Games may contribute with the learning processes in different knowledge areas. This article describes the development and use of a board game that addresses history of art content, in a quasi-experimental studywith students of the 1st year of secondary education in two public schools. The students' performance was evaluated before and after the intervention, as well as their motivation after using the game. Observational data were collected, as well as photographs, audio recordings and interviews with the participating teachers. In the writing tests, the students who used the game had a performance equivalent to those of the control group, showing a satisfactory motivation level and adequate level of acceptance of the game. The article discusses these results, bringing to the debate not only the use of games in educational contexts, but also the way in which these games are introduced in the classroom. Although the board game developed in this research focuses on specific contents about art in the city of Porto Alegre, Brazil, the game model may be customized by teachers and students and be adapted to address other contents.Los juegos pueden contribuir al proceso de aprendizaje en distintas áreas del conocimiento. Este artículo describe el desarrollo y uso de un juego de mesa que aborda el contenido de la Historia del Arte en un estudio cuasiexperimental con estudiantes de primer año de secundaria de dos escuelas públicas. Se evaluó el rendimiento de los estudiantes antes y después de la intervención, así como su motivación después de usar el juego. Los datos fueron recolectados mediante observación, grabación de audio, grabación de imágenes y entrevistas con los maestros participantes. En las pruebas escritas, los estudiantes que usaron el juego tuvieron un rendimiento equivalente al del grupo de control, mostrando niveles satisfactorios de motivación y un buen nivel de aceptación del juego. El artículo analiza estos resultados, trayendo al debate no solo el uso de juegos en contextos educativos, sino también la forma en que se introducen en las clases. Aunque el juego de mesa desarrollado en esta investigación se centra en contenidos específicos sobre el arte en la ciudad de Porto Alegre, el modelo de juego puede ser personalizado por profesores y estudiantes y versiones adaptadas para otros contenidos se pueden hacer.application/pdfporEducação em revista (Belo Horizonte). Vol. 36 (2020), p. 1-15, e219027Jogo educativoEducação artísticaEducational gameMotivationArt-educationExperimental researchJuego educativoMotivaciónEducación artísticaInvestigación experimentalConquer the artwork : a board game for teaching history of artConquiste a obra : um jogo de tabuleiro para o ensino de história da arteConquista la obra : un juego de mesa para enseñar historia del arteinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001137895.pdf.txt001137895.pdf.txtExtracted Texttext/plain56593http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237166/2/001137895.pdf.txte59c4da280e6b78d59e68d22527ff604MD52ORIGINAL001137895.pdfTexto completoapplication/pdf615419http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237166/1/001137895.pdffba4c6f6e385fae5328f020a3038818aMD5110183/2371662022-04-20 04:52:58.059305oai:www.lume.ufrgs.br:10183/237166Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-04-20T07:52:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Conquer the artwork : a board game for teaching history of art
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv Conquiste a obra : um jogo de tabuleiro para o ensino de história da arte
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Conquista la obra : un juego de mesa para enseñar historia del arte
title Conquer the artwork : a board game for teaching history of art
spellingShingle Conquer the artwork : a board game for teaching history of art
Santos, Míria Santanna dos
Jogo educativo
Educação artística
Educational game
Motivation
Art-education
Experimental research
Juego educativo
Motivación
Educación artística
Investigación experimental
title_short Conquer the artwork : a board game for teaching history of art
title_full Conquer the artwork : a board game for teaching history of art
title_fullStr Conquer the artwork : a board game for teaching history of art
title_full_unstemmed Conquer the artwork : a board game for teaching history of art
title_sort Conquer the artwork : a board game for teaching history of art
author Santos, Míria Santanna dos
author_facet Santos, Míria Santanna dos
Schmitt, Marcelo Augusto Rauh
Peres, André
Reategui, Eliseo Berni
author_role author
author2 Schmitt, Marcelo Augusto Rauh
Peres, André
Reategui, Eliseo Berni
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Míria Santanna dos
Schmitt, Marcelo Augusto Rauh
Peres, André
Reategui, Eliseo Berni
dc.subject.por.fl_str_mv Jogo educativo
Educação artística
topic Jogo educativo
Educação artística
Educational game
Motivation
Art-education
Experimental research
Juego educativo
Motivación
Educación artística
Investigación experimental
dc.subject.eng.fl_str_mv Educational game
Motivation
Art-education
Experimental research
dc.subject.spa.fl_str_mv Juego educativo
Motivación
Educación artística
Investigación experimental
description Os jogos podem contribuir com o processo de aprendizagem em diferentes áreas do conhecimento. Este artigo descreve o desenvolvimento e utilização de um jogo de tabuleiro que aborda conteúdos sobre História da Arte, em um estudo quasi-experimental com alunos do primeiro ano do Ensino Médio de duas escolas da rede pública de ensino. O desempenho dos estudantes foi avaliado antes e após a intervenção, bem como sua motivação após a utilização do jogo. Foram coletados dados por meio de observação, gravação de áudio, registro de imagens e realização de entrevista com os professores participantes. Nos testes escritos os alunos que utilizaram o jogo tiveram desempenho equivalente ao do grupo controle, evidenciando níveis satisfatórios de motivação e bom nível de aceitação do jogo. O artigo discute tais resultados, trazendo para o debate não apenas o emprego dos jogos em contextos educacionais, mas também a maneira como são introduzidos em sala de aula. Embora o jogo de tabuleiro desenvolvido nesta pesquisa foque em conteúdos específicos sobre arte da cidade de Porto Alegre, o modelo de jogo pode ser personalizado por professores e estudantes e podem ser feitas versões adaptadas para outros conteúdos.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-13T04:51:43Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/237166
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0102-4698
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001137895
identifier_str_mv 0102-4698
001137895
url http://hdl.handle.net/10183/237166
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação em revista (Belo Horizonte). Vol. 36 (2020), p. 1-15, e219027
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237166/2/001137895.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237166/1/001137895.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e59c4da280e6b78d59e68d22527ff604
fba4c6f6e385fae5328f020a3038818a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225054014406656