Revisão de literatura sobre o uso da realidade aumentada no ensino de química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mazzuco, Alex Eder da Rocha
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Krassmann, Aliane Loureiro, Bastiani, Ederson, Reategui, Eliseo Berni
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/237106
Resumo: Nos últimos anos a Realidade Aumentada (RA) tem atraído a atenção de pesquisadores de diversas áreas. Por sua especial capacidade de criar ambientes que facilitam a compreensão de conceitos abstratos, esta tecnologia tem sido amplamente utilizada no ensino de Química. Neste contexto, este trabalho apresenta uma revisão sistemática de literatura, buscando revelar as tendências científicas, o público-alvo e os principais tópicos em que essa tecnologia é aplicada. Foram revisados artigos publicados em periódicos e conferências internacionais no período de 2011 a 2020. Entre os principais resultados encontrados, está o constante aumento de estudos nos últimos três anos, o público-alvo sendo formado majoritariamente por estudantes do ensino superior, e estruturas moleculares como o principal tópico da Química em que a RA é utilizada.
id UFRGS-2_1e5c6a1bc4997d16563a7da112ba8f32
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/237106
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Mazzuco, Alex Eder da RochaKrassmann, Aliane LoureiroBastiani, EdersonReategui, Eliseo Berni2022-04-13T04:50:59Z20211679-1916http://hdl.handle.net/10183/237106001137876Nos últimos anos a Realidade Aumentada (RA) tem atraído a atenção de pesquisadores de diversas áreas. Por sua especial capacidade de criar ambientes que facilitam a compreensão de conceitos abstratos, esta tecnologia tem sido amplamente utilizada no ensino de Química. Neste contexto, este trabalho apresenta uma revisão sistemática de literatura, buscando revelar as tendências científicas, o público-alvo e os principais tópicos em que essa tecnologia é aplicada. Foram revisados artigos publicados em periódicos e conferências internacionais no período de 2011 a 2020. Entre os principais resultados encontrados, está o constante aumento de estudos nos últimos três anos, o público-alvo sendo formado majoritariamente por estudantes do ensino superior, e estruturas moleculares como o principal tópico da Química em que a RA é utilizada.In recent years, Augmented Reality (AR) has attracted the attention of researchers from different areas. Due to its special ability to create environments that facilitate the understanding of abstract concepts, this technology has been widely used in the teaching of Chemistry. In this context, this work presents a systematic literature review, seeking to reveal scientific trends, the target audience and the main topics in which this technology is applied. Articles published in international journals and conferences from 2011 to 2020 were reviewed. Among the main results found, there is the constant increase in studies in the last three years, the target audience being formed mostly by higher education students, and molecular structures such as the main topic of Chemistry in which AR is used.application/pdfporRENOTE: Novas Tecnologias na Educação. Vol. 19, n. 2 (2021), p. 402-412Tecnologia educacionalQuímicaAugmented realityChemistry teachingEducational technologyRevisão de literatura sobre o uso da realidade aumentada no ensino de químicaLiterature review on the use of augmented reality in chemistry teaching info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001137876.pdf.txt001137876.pdf.txtExtracted Texttext/plain34413http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237106/2/001137876.pdf.txtb1fe6e2aa3dea5f7ab977a2a426af586MD52ORIGINAL001137876.pdfTexto completoapplication/pdf1747886http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237106/1/001137876.pdf97a6b8fe720c7c325a6b2f68fbc11b27MD5110183/2371062022-04-20 04:48:56.779345oai:www.lume.ufrgs.br:10183/237106Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-04-20T07:48:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Revisão de literatura sobre o uso da realidade aumentada no ensino de química
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Literature review on the use of augmented reality in chemistry teaching
title Revisão de literatura sobre o uso da realidade aumentada no ensino de química
spellingShingle Revisão de literatura sobre o uso da realidade aumentada no ensino de química
Mazzuco, Alex Eder da Rocha
Tecnologia educacional
Química
Augmented reality
Chemistry teaching
Educational technology
title_short Revisão de literatura sobre o uso da realidade aumentada no ensino de química
title_full Revisão de literatura sobre o uso da realidade aumentada no ensino de química
title_fullStr Revisão de literatura sobre o uso da realidade aumentada no ensino de química
title_full_unstemmed Revisão de literatura sobre o uso da realidade aumentada no ensino de química
title_sort Revisão de literatura sobre o uso da realidade aumentada no ensino de química
author Mazzuco, Alex Eder da Rocha
author_facet Mazzuco, Alex Eder da Rocha
Krassmann, Aliane Loureiro
Bastiani, Ederson
Reategui, Eliseo Berni
author_role author
author2 Krassmann, Aliane Loureiro
Bastiani, Ederson
Reategui, Eliseo Berni
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mazzuco, Alex Eder da Rocha
Krassmann, Aliane Loureiro
Bastiani, Ederson
Reategui, Eliseo Berni
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia educacional
Química
topic Tecnologia educacional
Química
Augmented reality
Chemistry teaching
Educational technology
dc.subject.eng.fl_str_mv Augmented reality
Chemistry teaching
Educational technology
description Nos últimos anos a Realidade Aumentada (RA) tem atraído a atenção de pesquisadores de diversas áreas. Por sua especial capacidade de criar ambientes que facilitam a compreensão de conceitos abstratos, esta tecnologia tem sido amplamente utilizada no ensino de Química. Neste contexto, este trabalho apresenta uma revisão sistemática de literatura, buscando revelar as tendências científicas, o público-alvo e os principais tópicos em que essa tecnologia é aplicada. Foram revisados artigos publicados em periódicos e conferências internacionais no período de 2011 a 2020. Entre os principais resultados encontrados, está o constante aumento de estudos nos últimos três anos, o público-alvo sendo formado majoritariamente por estudantes do ensino superior, e estruturas moleculares como o principal tópico da Química em que a RA é utilizada.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-13T04:50:59Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/237106
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-1916
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001137876
identifier_str_mv 1679-1916
001137876
url http://hdl.handle.net/10183/237106
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv RENOTE: Novas Tecnologias na Educação. Vol. 19, n. 2 (2021), p. 402-412
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237106/2/001137876.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237106/1/001137876.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b1fe6e2aa3dea5f7ab977a2a426af586
97a6b8fe720c7c325a6b2f68fbc11b27
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225053916889088