Revisão de literatura sobre o uso da realidade aumentada no ensino de química
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/237106 |
Resumo: | Nos últimos anos a Realidade Aumentada (RA) tem atraído a atenção de pesquisadores de diversas áreas. Por sua especial capacidade de criar ambientes que facilitam a compreensão de conceitos abstratos, esta tecnologia tem sido amplamente utilizada no ensino de Química. Neste contexto, este trabalho apresenta uma revisão sistemática de literatura, buscando revelar as tendências científicas, o público-alvo e os principais tópicos em que essa tecnologia é aplicada. Foram revisados artigos publicados em periódicos e conferências internacionais no período de 2011 a 2020. Entre os principais resultados encontrados, está o constante aumento de estudos nos últimos três anos, o público-alvo sendo formado majoritariamente por estudantes do ensino superior, e estruturas moleculares como o principal tópico da Química em que a RA é utilizada. |
id |
UFRGS-2_1e5c6a1bc4997d16563a7da112ba8f32 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/237106 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Mazzuco, Alex Eder da RochaKrassmann, Aliane LoureiroBastiani, EdersonReategui, Eliseo Berni2022-04-13T04:50:59Z20211679-1916http://hdl.handle.net/10183/237106001137876Nos últimos anos a Realidade Aumentada (RA) tem atraído a atenção de pesquisadores de diversas áreas. Por sua especial capacidade de criar ambientes que facilitam a compreensão de conceitos abstratos, esta tecnologia tem sido amplamente utilizada no ensino de Química. Neste contexto, este trabalho apresenta uma revisão sistemática de literatura, buscando revelar as tendências científicas, o público-alvo e os principais tópicos em que essa tecnologia é aplicada. Foram revisados artigos publicados em periódicos e conferências internacionais no período de 2011 a 2020. Entre os principais resultados encontrados, está o constante aumento de estudos nos últimos três anos, o público-alvo sendo formado majoritariamente por estudantes do ensino superior, e estruturas moleculares como o principal tópico da Química em que a RA é utilizada.In recent years, Augmented Reality (AR) has attracted the attention of researchers from different areas. Due to its special ability to create environments that facilitate the understanding of abstract concepts, this technology has been widely used in the teaching of Chemistry. In this context, this work presents a systematic literature review, seeking to reveal scientific trends, the target audience and the main topics in which this technology is applied. Articles published in international journals and conferences from 2011 to 2020 were reviewed. Among the main results found, there is the constant increase in studies in the last three years, the target audience being formed mostly by higher education students, and molecular structures such as the main topic of Chemistry in which AR is used.application/pdfporRENOTE: Novas Tecnologias na Educação. Vol. 19, n. 2 (2021), p. 402-412Tecnologia educacionalQuímicaAugmented realityChemistry teachingEducational technologyRevisão de literatura sobre o uso da realidade aumentada no ensino de químicaLiterature review on the use of augmented reality in chemistry teaching info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001137876.pdf.txt001137876.pdf.txtExtracted Texttext/plain34413http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237106/2/001137876.pdf.txtb1fe6e2aa3dea5f7ab977a2a426af586MD52ORIGINAL001137876.pdfTexto completoapplication/pdf1747886http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237106/1/001137876.pdf97a6b8fe720c7c325a6b2f68fbc11b27MD5110183/2371062022-04-20 04:48:56.779345oai:www.lume.ufrgs.br:10183/237106Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-04-20T07:48:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Revisão de literatura sobre o uso da realidade aumentada no ensino de química |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Literature review on the use of augmented reality in chemistry teaching |
title |
Revisão de literatura sobre o uso da realidade aumentada no ensino de química |
spellingShingle |
Revisão de literatura sobre o uso da realidade aumentada no ensino de química Mazzuco, Alex Eder da Rocha Tecnologia educacional Química Augmented reality Chemistry teaching Educational technology |
title_short |
Revisão de literatura sobre o uso da realidade aumentada no ensino de química |
title_full |
Revisão de literatura sobre o uso da realidade aumentada no ensino de química |
title_fullStr |
Revisão de literatura sobre o uso da realidade aumentada no ensino de química |
title_full_unstemmed |
Revisão de literatura sobre o uso da realidade aumentada no ensino de química |
title_sort |
Revisão de literatura sobre o uso da realidade aumentada no ensino de química |
author |
Mazzuco, Alex Eder da Rocha |
author_facet |
Mazzuco, Alex Eder da Rocha Krassmann, Aliane Loureiro Bastiani, Ederson Reategui, Eliseo Berni |
author_role |
author |
author2 |
Krassmann, Aliane Loureiro Bastiani, Ederson Reategui, Eliseo Berni |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mazzuco, Alex Eder da Rocha Krassmann, Aliane Loureiro Bastiani, Ederson Reategui, Eliseo Berni |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia educacional Química |
topic |
Tecnologia educacional Química Augmented reality Chemistry teaching Educational technology |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Augmented reality Chemistry teaching Educational technology |
description |
Nos últimos anos a Realidade Aumentada (RA) tem atraído a atenção de pesquisadores de diversas áreas. Por sua especial capacidade de criar ambientes que facilitam a compreensão de conceitos abstratos, esta tecnologia tem sido amplamente utilizada no ensino de Química. Neste contexto, este trabalho apresenta uma revisão sistemática de literatura, buscando revelar as tendências científicas, o público-alvo e os principais tópicos em que essa tecnologia é aplicada. Foram revisados artigos publicados em periódicos e conferências internacionais no período de 2011 a 2020. Entre os principais resultados encontrados, está o constante aumento de estudos nos últimos três anos, o público-alvo sendo formado majoritariamente por estudantes do ensino superior, e estruturas moleculares como o principal tópico da Química em que a RA é utilizada. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-04-13T04:50:59Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/237106 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1679-1916 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001137876 |
identifier_str_mv |
1679-1916 001137876 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/237106 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
RENOTE: Novas Tecnologias na Educação. Vol. 19, n. 2 (2021), p. 402-412 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237106/2/001137876.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237106/1/001137876.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b1fe6e2aa3dea5f7ab977a2a426af586 97a6b8fe720c7c325a6b2f68fbc11b27 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225053916889088 |