Realidade aumentada para aprimoramento de laboratórios remotos : uma revisão sistemática da literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nicolete, Priscila Cadorin
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Herpich, Fabrício, Cristiano, Marta Adriana da Silva, Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/262925
Resumo: Os Laboratórios Remotos de Realidade Aumentada configuram-se pela união de duas tecnologias já conhecidas e utilizadas na educação a fim de criar novos arranjos de práticas laboratoriais. Nesse contexto, este trabalho apresenta um estudo de mapeamento sistemático, por meio de uma análise bibliométrica e descritiva, com objetivo de compreender como ocorre essa união, identificar as tendências atuais, bem como os desafios e possíveis áreas futuras de pesquisa.
id UFRGS-2_b3fb18f4d621e301f5b11ae83ff44919
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262925
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Nicolete, Priscila CadorinHerpich, FabrícioCristiano, Marta Adriana da SilvaTarouco, Liane Margarida Rockenbach2023-08-01T03:33:40Z20201679-1916http://hdl.handle.net/10183/262925001171487Os Laboratórios Remotos de Realidade Aumentada configuram-se pela união de duas tecnologias já conhecidas e utilizadas na educação a fim de criar novos arranjos de práticas laboratoriais. Nesse contexto, este trabalho apresenta um estudo de mapeamento sistemático, por meio de uma análise bibliométrica e descritiva, com objetivo de compreender como ocorre essa união, identificar as tendências atuais, bem como os desafios e possíveis áreas futuras de pesquisa.The Augmented Reality Remote Labs are configured by the combination of two technologies already known and used in education in order to create new arrangements of laboratory practices. In this context, this work presents a systematic mapping study, through a bibliometric and descriptive analysis, in order to understand how this union occurs, to identify current trends, as well as challenges and possible future areas of research.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 18, n. 2 (2020), p. 439-449Tecnologia educacionalRemoteLabsAugmented RealityEducational TechnologyRealidade aumentada para aprimoramento de laboratórios remotos : uma revisão sistemática da literaturaAugmented reality for the improvement of remote laboratories : a systematic literature reviewinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001171487.pdf.txt001171487.pdf.txtExtracted Texttext/plain0http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262925/2/001171487.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINAL001171487.pdfTexto completoapplication/pdf3674783http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262925/1/001171487.pdf8374351f9a33d891ae8fa74547ea9306MD5110183/2629252023-08-02 03:32:48.229918oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262925Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-02T06:32:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Realidade aumentada para aprimoramento de laboratórios remotos : uma revisão sistemática da literatura
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Augmented reality for the improvement of remote laboratories : a systematic literature review
title Realidade aumentada para aprimoramento de laboratórios remotos : uma revisão sistemática da literatura
spellingShingle Realidade aumentada para aprimoramento de laboratórios remotos : uma revisão sistemática da literatura
Nicolete, Priscila Cadorin
Tecnologia educacional
RemoteLabs
Augmented Reality
Educational Technology
title_short Realidade aumentada para aprimoramento de laboratórios remotos : uma revisão sistemática da literatura
title_full Realidade aumentada para aprimoramento de laboratórios remotos : uma revisão sistemática da literatura
title_fullStr Realidade aumentada para aprimoramento de laboratórios remotos : uma revisão sistemática da literatura
title_full_unstemmed Realidade aumentada para aprimoramento de laboratórios remotos : uma revisão sistemática da literatura
title_sort Realidade aumentada para aprimoramento de laboratórios remotos : uma revisão sistemática da literatura
author Nicolete, Priscila Cadorin
author_facet Nicolete, Priscila Cadorin
Herpich, Fabrício
Cristiano, Marta Adriana da Silva
Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
author_role author
author2 Herpich, Fabrício
Cristiano, Marta Adriana da Silva
Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nicolete, Priscila Cadorin
Herpich, Fabrício
Cristiano, Marta Adriana da Silva
Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia educacional
topic Tecnologia educacional
RemoteLabs
Augmented Reality
Educational Technology
dc.subject.eng.fl_str_mv RemoteLabs
Augmented Reality
Educational Technology
description Os Laboratórios Remotos de Realidade Aumentada configuram-se pela união de duas tecnologias já conhecidas e utilizadas na educação a fim de criar novos arranjos de práticas laboratoriais. Nesse contexto, este trabalho apresenta um estudo de mapeamento sistemático, por meio de uma análise bibliométrica e descritiva, com objetivo de compreender como ocorre essa união, identificar as tendências atuais, bem como os desafios e possíveis áreas futuras de pesquisa.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-08-01T03:33:40Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/262925
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-1916
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001171487
identifier_str_mv 1679-1916
001171487
url http://hdl.handle.net/10183/262925
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 18, n. 2 (2020), p. 439-449
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262925/2/001171487.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262925/1/001171487.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
8374351f9a33d891ae8fa74547ea9306
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225093764874240