Realidade aumentada para aprimoramento de laboratórios remotos : uma revisão sistemática da literatura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/262925 |
Resumo: | Os Laboratórios Remotos de Realidade Aumentada configuram-se pela união de duas tecnologias já conhecidas e utilizadas na educação a fim de criar novos arranjos de práticas laboratoriais. Nesse contexto, este trabalho apresenta um estudo de mapeamento sistemático, por meio de uma análise bibliométrica e descritiva, com objetivo de compreender como ocorre essa união, identificar as tendências atuais, bem como os desafios e possíveis áreas futuras de pesquisa. |
id |
UFRGS-2_b3fb18f4d621e301f5b11ae83ff44919 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262925 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Nicolete, Priscila CadorinHerpich, FabrícioCristiano, Marta Adriana da SilvaTarouco, Liane Margarida Rockenbach2023-08-01T03:33:40Z20201679-1916http://hdl.handle.net/10183/262925001171487Os Laboratórios Remotos de Realidade Aumentada configuram-se pela união de duas tecnologias já conhecidas e utilizadas na educação a fim de criar novos arranjos de práticas laboratoriais. Nesse contexto, este trabalho apresenta um estudo de mapeamento sistemático, por meio de uma análise bibliométrica e descritiva, com objetivo de compreender como ocorre essa união, identificar as tendências atuais, bem como os desafios e possíveis áreas futuras de pesquisa.The Augmented Reality Remote Labs are configured by the combination of two technologies already known and used in education in order to create new arrangements of laboratory practices. In this context, this work presents a systematic mapping study, through a bibliometric and descriptive analysis, in order to understand how this union occurs, to identify current trends, as well as challenges and possible future areas of research.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 18, n. 2 (2020), p. 439-449Tecnologia educacionalRemoteLabsAugmented RealityEducational TechnologyRealidade aumentada para aprimoramento de laboratórios remotos : uma revisão sistemática da literaturaAugmented reality for the improvement of remote laboratories : a systematic literature reviewinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001171487.pdf.txt001171487.pdf.txtExtracted Texttext/plain0http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262925/2/001171487.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINAL001171487.pdfTexto completoapplication/pdf3674783http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262925/1/001171487.pdf8374351f9a33d891ae8fa74547ea9306MD5110183/2629252023-08-02 03:32:48.229918oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262925Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-02T06:32:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Realidade aumentada para aprimoramento de laboratórios remotos : uma revisão sistemática da literatura |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Augmented reality for the improvement of remote laboratories : a systematic literature review |
title |
Realidade aumentada para aprimoramento de laboratórios remotos : uma revisão sistemática da literatura |
spellingShingle |
Realidade aumentada para aprimoramento de laboratórios remotos : uma revisão sistemática da literatura Nicolete, Priscila Cadorin Tecnologia educacional RemoteLabs Augmented Reality Educational Technology |
title_short |
Realidade aumentada para aprimoramento de laboratórios remotos : uma revisão sistemática da literatura |
title_full |
Realidade aumentada para aprimoramento de laboratórios remotos : uma revisão sistemática da literatura |
title_fullStr |
Realidade aumentada para aprimoramento de laboratórios remotos : uma revisão sistemática da literatura |
title_full_unstemmed |
Realidade aumentada para aprimoramento de laboratórios remotos : uma revisão sistemática da literatura |
title_sort |
Realidade aumentada para aprimoramento de laboratórios remotos : uma revisão sistemática da literatura |
author |
Nicolete, Priscila Cadorin |
author_facet |
Nicolete, Priscila Cadorin Herpich, Fabrício Cristiano, Marta Adriana da Silva Tarouco, Liane Margarida Rockenbach |
author_role |
author |
author2 |
Herpich, Fabrício Cristiano, Marta Adriana da Silva Tarouco, Liane Margarida Rockenbach |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nicolete, Priscila Cadorin Herpich, Fabrício Cristiano, Marta Adriana da Silva Tarouco, Liane Margarida Rockenbach |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia educacional |
topic |
Tecnologia educacional RemoteLabs Augmented Reality Educational Technology |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
RemoteLabs Augmented Reality Educational Technology |
description |
Os Laboratórios Remotos de Realidade Aumentada configuram-se pela união de duas tecnologias já conhecidas e utilizadas na educação a fim de criar novos arranjos de práticas laboratoriais. Nesse contexto, este trabalho apresenta um estudo de mapeamento sistemático, por meio de uma análise bibliométrica e descritiva, com objetivo de compreender como ocorre essa união, identificar as tendências atuais, bem como os desafios e possíveis áreas futuras de pesquisa. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-08-01T03:33:40Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/262925 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1679-1916 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001171487 |
identifier_str_mv |
1679-1916 001171487 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/262925 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 18, n. 2 (2020), p. 439-449 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262925/2/001171487.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262925/1/001171487.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 8374351f9a33d891ae8fa74547ea9306 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225093764874240 |