Comunicação e relacionamento com empregados: uma análise de peças de comunicação do Colégio Marista Rosário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rickrot, Gabriela da Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/181701
Resumo: Tendo como base noções sobre relacionamento das organizações com seus públicos (FLEURY, 2013; FREITAS, 2009), sobre comunicação organizacional (BALDISSERA; 2008; 2010) e comunicação interna (KUNSCH, 2003; CURVELLO, 2002), este estudo tem o objetivo geral de verificar que noções de relacionamento com empregados emergem nas peças de comunicação organizacional do Colégio Marista Rosário com esse público. A fundamentação teórica, considera a noção de cultura conforme Geertz (1989), seguindo para a de cultura organizacional com base em Schein (2009), Fleury (2013) e Freitas (2006). Além disso, são abordados aspectos acerca das relações de trabalho à luz das reflexões de Fleury (2013) e Curvello (2002), e questões da subjetividade dos empregados em suas relações com a organização, ancoradas nos estudos de Freitas (2006), Chanlat (1996) e Dejours (1996). A fundamentação teórica trata, ainda, a respeito da humanização nos processos de comunicação organizacional, acionando as reflexões de Kunsch (2010), Curvello (2002) e Mumby (2010), bem como da ideia de pertencimento abordada por Guedes (2008). Como objeto empírico, elege-se peças de comunicação do Colégio Marista Rosário com seus empregados, as quais são analisadas tendo como base a técnica de análise e interpretação (GIL, 2008). Como principais resultados evidencia-se o empenho da Organização em buscar proximidade com seus empregados por meio do reforço dos valores integrantes da cultura organizacional nas peças de comunicação. Contudo, transparecem algumas contradições no que tange aos aspectos de humanização do ambiente organizacional.
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