Comunicação e relacionamento com empregados: uma análise de peças de comunicação do Colégio Marista Rosário
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/181701 |
Resumo: | Tendo como base noções sobre relacionamento das organizações com seus públicos (FLEURY, 2013; FREITAS, 2009), sobre comunicação organizacional (BALDISSERA; 2008; 2010) e comunicação interna (KUNSCH, 2003; CURVELLO, 2002), este estudo tem o objetivo geral de verificar que noções de relacionamento com empregados emergem nas peças de comunicação organizacional do Colégio Marista Rosário com esse público. A fundamentação teórica, considera a noção de cultura conforme Geertz (1989), seguindo para a de cultura organizacional com base em Schein (2009), Fleury (2013) e Freitas (2006). Além disso, são abordados aspectos acerca das relações de trabalho à luz das reflexões de Fleury (2013) e Curvello (2002), e questões da subjetividade dos empregados em suas relações com a organização, ancoradas nos estudos de Freitas (2006), Chanlat (1996) e Dejours (1996). A fundamentação teórica trata, ainda, a respeito da humanização nos processos de comunicação organizacional, acionando as reflexões de Kunsch (2010), Curvello (2002) e Mumby (2010), bem como da ideia de pertencimento abordada por Guedes (2008). Como objeto empírico, elege-se peças de comunicação do Colégio Marista Rosário com seus empregados, as quais são analisadas tendo como base a técnica de análise e interpretação (GIL, 2008). Como principais resultados evidencia-se o empenho da Organização em buscar proximidade com seus empregados por meio do reforço dos valores integrantes da cultura organizacional nas peças de comunicação. Contudo, transparecem algumas contradições no que tange aos aspectos de humanização do ambiente organizacional. |
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Rickrot, Gabriela da SilvaBaldissera, RudimarSilva, Cássia Aparecida Lopes da2018-09-06T02:30:28Z2018http://hdl.handle.net/10183/181701001074251Tendo como base noções sobre relacionamento das organizações com seus públicos (FLEURY, 2013; FREITAS, 2009), sobre comunicação organizacional (BALDISSERA; 2008; 2010) e comunicação interna (KUNSCH, 2003; CURVELLO, 2002), este estudo tem o objetivo geral de verificar que noções de relacionamento com empregados emergem nas peças de comunicação organizacional do Colégio Marista Rosário com esse público. A fundamentação teórica, considera a noção de cultura conforme Geertz (1989), seguindo para a de cultura organizacional com base em Schein (2009), Fleury (2013) e Freitas (2006). Além disso, são abordados aspectos acerca das relações de trabalho à luz das reflexões de Fleury (2013) e Curvello (2002), e questões da subjetividade dos empregados em suas relações com a organização, ancoradas nos estudos de Freitas (2006), Chanlat (1996) e Dejours (1996). A fundamentação teórica trata, ainda, a respeito da humanização nos processos de comunicação organizacional, acionando as reflexões de Kunsch (2010), Curvello (2002) e Mumby (2010), bem como da ideia de pertencimento abordada por Guedes (2008). Como objeto empírico, elege-se peças de comunicação do Colégio Marista Rosário com seus empregados, as quais são analisadas tendo como base a técnica de análise e interpretação (GIL, 2008). Como principais resultados evidencia-se o empenho da Organização em buscar proximidade com seus empregados por meio do reforço dos valores integrantes da cultura organizacional nas peças de comunicação. Contudo, transparecem algumas contradições no que tange aos aspectos de humanização do ambiente organizacional.Based on the notions of organizational relationships with their publics (FLEURY, 2013, FREITAS, 2009), organizational communication (BALDISSERA, 2008, 2010) and internal communication (KUNSCH, 2003; CURVELLO, 2002) WE WILL VERIFY WHAT notions of relationship with employees emerge in the pieces of organizational communication of Colégio Marista Rosário with its public. The theoretical foundation, considers the notion of culture according to Geertz (1989), followed by the organizational culture based on Schein (2009), Fleury (2013) and Freitas (2006). In addition, aspects of labor relations in the light of the reflections of Fleury (2013) and Curvello (2002), and questions of the subjectivity of the employees in their relations with the organization, anchored in the studies of Freitas (2006), Chanlat ( 1996) and Dejours (1996). The theoretical basis is also about humanization in organizational communication processes, triggering the reflections of Kunsch (2010), Curvello (2002) and Mumby (2010), as well as the idea of belonging addressed by Guedes (2008). As an empirical object, communication pieces are chosen from the Colégio Marista Rosário and its employees, which are analyzed based on the technique of analysis and interpretation (GIL, 2008). The main results show the Organization's commitment to seek closeness to its employees through the reinforcement of the values integral to the organizational culture in the communication pieces. However, there are some contradictions regarding the humanization aspects of the organizational environment.application/pdfporComunicação organizacionalCultura organizacionalOrganizational CommunicationHumanizationRelationshipCommunication with EmployeesOrganizational CultureComunicação e relacionamento com empregados: uma análise de peças de comunicação do Colégio Marista Rosárioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2018Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001074251.pdfTexto completoapplication/pdf7033608http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181701/1/001074251.pdf55abf2b8949a42dd4aee7553873c0b01MD51TEXT001074251.pdf.txt001074251.pdf.txtExtracted Texttext/plain119143http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181701/2/001074251.pdf.txt978eec898db639eaf6c92af2ae70906eMD52THUMBNAIL001074251.pdf.jpg001074251.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1041http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181701/3/001074251.pdf.jpg22c4296721da4f7b45dfbe9c099dac4dMD5310183/1817012018-10-05 07:46:37.129oai:www.lume.ufrgs.br:10183/181701Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T10:46:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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Tendo como base noções sobre relacionamento das organizações com seus públicos (FLEURY, 2013; FREITAS, 2009), sobre comunicação organizacional (BALDISSERA; 2008; 2010) e comunicação interna (KUNSCH, 2003; CURVELLO, 2002), este estudo tem o objetivo geral de verificar que noções de relacionamento com empregados emergem nas peças de comunicação organizacional do Colégio Marista Rosário com esse público. A fundamentação teórica, considera a noção de cultura conforme Geertz (1989), seguindo para a de cultura organizacional com base em Schein (2009), Fleury (2013) e Freitas (2006). Além disso, são abordados aspectos acerca das relações de trabalho à luz das reflexões de Fleury (2013) e Curvello (2002), e questões da subjetividade dos empregados em suas relações com a organização, ancoradas nos estudos de Freitas (2006), Chanlat (1996) e Dejours (1996). A fundamentação teórica trata, ainda, a respeito da humanização nos processos de comunicação organizacional, acionando as reflexões de Kunsch (2010), Curvello (2002) e Mumby (2010), bem como da ideia de pertencimento abordada por Guedes (2008). Como objeto empírico, elege-se peças de comunicação do Colégio Marista Rosário com seus empregados, as quais são analisadas tendo como base a técnica de análise e interpretação (GIL, 2008). Como principais resultados evidencia-se o empenho da Organização em buscar proximidade com seus empregados por meio do reforço dos valores integrantes da cultura organizacional nas peças de comunicação. Contudo, transparecem algumas contradições no que tange aos aspectos de humanização do ambiente organizacional. |
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