Marca empregadora em disputa : a comunicação da Nestlé frente aos relatos de seus empregados e ex-empregados no site Glassdoor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Victor Vicente Vianna
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/274209
Resumo: Tendo como base noções sobre marca empregadora e proposta de valor a partir de Clavery (2020) e Mascarenhas e Mansi (2020), dos atributos de construção de marca empregadora de Lievens e Slaughter (2016) e dos estudos sobre a humanização da comunicação nas organizações a partir de Curvello (2010), esse estudo tem como objetivo geral “tensionar a comunicação organizacional da Nestlé para construção da sua marca empregadora em relação aos sentidos expostos em relatos de empregados e ex-empregados na plataforma GlassDoor”. Assim, para darmos conta do viés do tensionamento, articulamos teorias a partir da definição de comunicação integrada de Kunsch (2003), abordando as estratégias discursivas das organizações de acordo com Perotto (2007) e entendendo as disputas de sentido estabelecidas entre organização público com base em Baldissera (2008). Como objetos empíricos, submetidos à análise de conteúdo temática por frequência (Bardin, 1977), temos: 1) a comunicação que a Nestlé Brasil veicula de si no seu site, na seção carreiras; e 2) os depoimentos de empregados e ex-empregados a respeito das suas experiências com a organização, publicados anonimamente na plataforma GlassDoor, no primeiro semestre de 2023. Como principais resultados, destacamos: a) significativas diferenças entre aquilo que a organização diz de si e aquilo que os referidos públicos realmente percebem no âmbito da dimensão do experiencial; e b) necessidade de alinhar aquilo que a organização diz de si (que realmente seja o que diz ser) e as expectativas dos públicos, na medida do que é viável e ético.
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