Uma revisão da literatura sobre trabalhos com mapas conceituais no ensino de ciência do pré-escolar às séries iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendonça, Conceição Aparecida Soares
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Moreira, Marco Antonio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/141154
Resumo: Este trabalho apresenta uma revisão de literatura sobre estudos com mapas conceituais, na área de Ensino de Ciências, com alunos do Pré-escolar até as séries iniciais do Ensino Fundamental. O foco da revisão é o estado da arte nessa área, ou seja, como estão sendo conduzidas essas investigações, quais os avanços das pesquisas, bem como o referencial teórico que deu origem ao uso dos mapas conceituais. Este artigo descreve aplicações dos mapas conceituais no ensino de Ciências Naturais, publicadas em diversas fontes reconhecidas, disponibilizando aos educadores do primeiro segmento da educação básica informações importantes sobre o uso dessa ferramenta. Apresenta como proposta a utilização dos mapas conceituais embasada na Teoria da Aprendizagem Significativa, sugerindo que os mesmos sejam introduzidos desde a educação infantil até a educação básica, contribuindo para ajudar o aluno a caminhar em direção à aprendizagem significativa, por serem considerados instrumentos eficazes para o trabalho em sala de aula, uma vez que assumem a teoria como referencial teórico. Foram analisados 61 documentos onde os autores relatam suas experiências sobre o uso do mapa conceitual.
id UFRGS-2_1f083e50631ca19899f7ab0a0c569e62
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141154
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Mendonça, Conceição Aparecida SoaresMoreira, Marco Antonio2016-05-14T02:08:41Z20122176-9230http://hdl.handle.net/10183/141154000990838Este trabalho apresenta uma revisão de literatura sobre estudos com mapas conceituais, na área de Ensino de Ciências, com alunos do Pré-escolar até as séries iniciais do Ensino Fundamental. O foco da revisão é o estado da arte nessa área, ou seja, como estão sendo conduzidas essas investigações, quais os avanços das pesquisas, bem como o referencial teórico que deu origem ao uso dos mapas conceituais. Este artigo descreve aplicações dos mapas conceituais no ensino de Ciências Naturais, publicadas em diversas fontes reconhecidas, disponibilizando aos educadores do primeiro segmento da educação básica informações importantes sobre o uso dessa ferramenta. Apresenta como proposta a utilização dos mapas conceituais embasada na Teoria da Aprendizagem Significativa, sugerindo que os mesmos sejam introduzidos desde a educação infantil até a educação básica, contribuindo para ajudar o aluno a caminhar em direção à aprendizagem significativa, por serem considerados instrumentos eficazes para o trabalho em sala de aula, uma vez que assumem a teoria como referencial teórico. Foram analisados 61 documentos onde os autores relatam suas experiências sobre o uso do mapa conceitual.This paper presents a review of the literature on studies with concept maps, in the area of science education, with students from kindergarten to the early grades of elementary school. The review focus is the state of the art in this area, that is, how are being carried out such studies, which advances have been made, and the theoretical framework that led to the use of concept maps. This paper describes the application of concept maps in the teaching of Natural Sciences, published in several recognized sources, making available to educators of the first segment of basic education important information about the use of this tool. It presents, as a proposal, the use of concept maps grounded in Meaningful Learning Theory suggesting that they could be introduced from early childhood to primary education contributing to help students to move towards meaningful learning, since it is an effective classroom tool, which takes this theory as the theoretical framework. Sixty one papers where the authors report their experience on the use of concept maps were analysed.application/pdfporRevista Práxis. Volta Redonda. Vol. 4, no. 7 (jan. 2012), p. 11-35Ensino de ciênciasMapa conceitualConcept mapsScience teachingPreschoolElementary schoolUma revisão da literatura sobre trabalhos com mapas conceituais no ensino de ciência do pré-escolar às séries iniciais do ensino fundamentalA review of the literature on studies with concept maps in science education from preschool to early grades of elementary school Estrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000990838.pdf000990838.pdfTexto completoapplication/pdf602822http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141154/1/000990838.pdf3ad76ee6844f15cfccd85c1fee8b2ae5MD51TEXT000990838.pdf.txt000990838.pdf.txtExtracted Texttext/plain121941http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141154/2/000990838.pdf.txtcd220c0b6ca62818f03cb4edf72b5da4MD52THUMBNAIL000990838.pdf.jpg000990838.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1574http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141154/3/000990838.pdf.jpg06c4785c8d0407d1105310e1ac5fbeebMD5310183/1411542018-10-25 09:52:12.372oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141154Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:52:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma revisão da literatura sobre trabalhos com mapas conceituais no ensino de ciência do pré-escolar às séries iniciais do ensino fundamental
dc.title.alternative.en.fl_str_mv A review of the literature on studies with concept maps in science education from preschool to early grades of elementary school
title Uma revisão da literatura sobre trabalhos com mapas conceituais no ensino de ciência do pré-escolar às séries iniciais do ensino fundamental
spellingShingle Uma revisão da literatura sobre trabalhos com mapas conceituais no ensino de ciência do pré-escolar às séries iniciais do ensino fundamental
Mendonça, Conceição Aparecida Soares
Ensino de ciências
Mapa conceitual
Concept maps
Science teaching
Preschool
Elementary school
title_short Uma revisão da literatura sobre trabalhos com mapas conceituais no ensino de ciência do pré-escolar às séries iniciais do ensino fundamental
title_full Uma revisão da literatura sobre trabalhos com mapas conceituais no ensino de ciência do pré-escolar às séries iniciais do ensino fundamental
title_fullStr Uma revisão da literatura sobre trabalhos com mapas conceituais no ensino de ciência do pré-escolar às séries iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed Uma revisão da literatura sobre trabalhos com mapas conceituais no ensino de ciência do pré-escolar às séries iniciais do ensino fundamental
title_sort Uma revisão da literatura sobre trabalhos com mapas conceituais no ensino de ciência do pré-escolar às séries iniciais do ensino fundamental
author Mendonça, Conceição Aparecida Soares
author_facet Mendonça, Conceição Aparecida Soares
Moreira, Marco Antonio
author_role author
author2 Moreira, Marco Antonio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendonça, Conceição Aparecida Soares
Moreira, Marco Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de ciências
Mapa conceitual
topic Ensino de ciências
Mapa conceitual
Concept maps
Science teaching
Preschool
Elementary school
dc.subject.eng.fl_str_mv Concept maps
Science teaching
Preschool
Elementary school
description Este trabalho apresenta uma revisão de literatura sobre estudos com mapas conceituais, na área de Ensino de Ciências, com alunos do Pré-escolar até as séries iniciais do Ensino Fundamental. O foco da revisão é o estado da arte nessa área, ou seja, como estão sendo conduzidas essas investigações, quais os avanços das pesquisas, bem como o referencial teórico que deu origem ao uso dos mapas conceituais. Este artigo descreve aplicações dos mapas conceituais no ensino de Ciências Naturais, publicadas em diversas fontes reconhecidas, disponibilizando aos educadores do primeiro segmento da educação básica informações importantes sobre o uso dessa ferramenta. Apresenta como proposta a utilização dos mapas conceituais embasada na Teoria da Aprendizagem Significativa, sugerindo que os mesmos sejam introduzidos desde a educação infantil até a educação básica, contribuindo para ajudar o aluno a caminhar em direção à aprendizagem significativa, por serem considerados instrumentos eficazes para o trabalho em sala de aula, uma vez que assumem a teoria como referencial teórico. Foram analisados 61 documentos onde os autores relatam suas experiências sobre o uso do mapa conceitual.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-05-14T02:08:41Z
dc.type.driver.fl_str_mv Estrangeiro
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/141154
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2176-9230
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000990838
identifier_str_mv 2176-9230
000990838
url http://hdl.handle.net/10183/141154
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Práxis. Volta Redonda. Vol. 4, no. 7 (jan. 2012), p. 11-35
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141154/1/000990838.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141154/2/000990838.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141154/3/000990838.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3ad76ee6844f15cfccd85c1fee8b2ae5
cd220c0b6ca62818f03cb4edf72b5da4
06c4785c8d0407d1105310e1ac5fbeeb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224900087644160