Uma revisão da literatura sobre trabalhos com mapas conceituais no ensino de ciência do pré-escolar às séries iniciais do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/141154 |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma revisão de literatura sobre estudos com mapas conceituais, na área de Ensino de Ciências, com alunos do Pré-escolar até as séries iniciais do Ensino Fundamental. O foco da revisão é o estado da arte nessa área, ou seja, como estão sendo conduzidas essas investigações, quais os avanços das pesquisas, bem como o referencial teórico que deu origem ao uso dos mapas conceituais. Este artigo descreve aplicações dos mapas conceituais no ensino de Ciências Naturais, publicadas em diversas fontes reconhecidas, disponibilizando aos educadores do primeiro segmento da educação básica informações importantes sobre o uso dessa ferramenta. Apresenta como proposta a utilização dos mapas conceituais embasada na Teoria da Aprendizagem Significativa, sugerindo que os mesmos sejam introduzidos desde a educação infantil até a educação básica, contribuindo para ajudar o aluno a caminhar em direção à aprendizagem significativa, por serem considerados instrumentos eficazes para o trabalho em sala de aula, uma vez que assumem a teoria como referencial teórico. Foram analisados 61 documentos onde os autores relatam suas experiências sobre o uso do mapa conceitual. |
id |
UFRGS-2_1f083e50631ca19899f7ab0a0c569e62 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141154 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Mendonça, Conceição Aparecida SoaresMoreira, Marco Antonio2016-05-14T02:08:41Z20122176-9230http://hdl.handle.net/10183/141154000990838Este trabalho apresenta uma revisão de literatura sobre estudos com mapas conceituais, na área de Ensino de Ciências, com alunos do Pré-escolar até as séries iniciais do Ensino Fundamental. O foco da revisão é o estado da arte nessa área, ou seja, como estão sendo conduzidas essas investigações, quais os avanços das pesquisas, bem como o referencial teórico que deu origem ao uso dos mapas conceituais. Este artigo descreve aplicações dos mapas conceituais no ensino de Ciências Naturais, publicadas em diversas fontes reconhecidas, disponibilizando aos educadores do primeiro segmento da educação básica informações importantes sobre o uso dessa ferramenta. Apresenta como proposta a utilização dos mapas conceituais embasada na Teoria da Aprendizagem Significativa, sugerindo que os mesmos sejam introduzidos desde a educação infantil até a educação básica, contribuindo para ajudar o aluno a caminhar em direção à aprendizagem significativa, por serem considerados instrumentos eficazes para o trabalho em sala de aula, uma vez que assumem a teoria como referencial teórico. Foram analisados 61 documentos onde os autores relatam suas experiências sobre o uso do mapa conceitual.This paper presents a review of the literature on studies with concept maps, in the area of science education, with students from kindergarten to the early grades of elementary school. The review focus is the state of the art in this area, that is, how are being carried out such studies, which advances have been made, and the theoretical framework that led to the use of concept maps. This paper describes the application of concept maps in the teaching of Natural Sciences, published in several recognized sources, making available to educators of the first segment of basic education important information about the use of this tool. It presents, as a proposal, the use of concept maps grounded in Meaningful Learning Theory suggesting that they could be introduced from early childhood to primary education contributing to help students to move towards meaningful learning, since it is an effective classroom tool, which takes this theory as the theoretical framework. Sixty one papers where the authors report their experience on the use of concept maps were analysed.application/pdfporRevista Práxis. Volta Redonda. Vol. 4, no. 7 (jan. 2012), p. 11-35Ensino de ciênciasMapa conceitualConcept mapsScience teachingPreschoolElementary schoolUma revisão da literatura sobre trabalhos com mapas conceituais no ensino de ciência do pré-escolar às séries iniciais do ensino fundamentalA review of the literature on studies with concept maps in science education from preschool to early grades of elementary school Estrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000990838.pdf000990838.pdfTexto completoapplication/pdf602822http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141154/1/000990838.pdf3ad76ee6844f15cfccd85c1fee8b2ae5MD51TEXT000990838.pdf.txt000990838.pdf.txtExtracted Texttext/plain121941http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141154/2/000990838.pdf.txtcd220c0b6ca62818f03cb4edf72b5da4MD52THUMBNAIL000990838.pdf.jpg000990838.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1574http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141154/3/000990838.pdf.jpg06c4785c8d0407d1105310e1ac5fbeebMD5310183/1411542018-10-25 09:52:12.372oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141154Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:52:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uma revisão da literatura sobre trabalhos com mapas conceituais no ensino de ciência do pré-escolar às séries iniciais do ensino fundamental |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
A review of the literature on studies with concept maps in science education from preschool to early grades of elementary school |
title |
Uma revisão da literatura sobre trabalhos com mapas conceituais no ensino de ciência do pré-escolar às séries iniciais do ensino fundamental |
spellingShingle |
Uma revisão da literatura sobre trabalhos com mapas conceituais no ensino de ciência do pré-escolar às séries iniciais do ensino fundamental Mendonça, Conceição Aparecida Soares Ensino de ciências Mapa conceitual Concept maps Science teaching Preschool Elementary school |
title_short |
Uma revisão da literatura sobre trabalhos com mapas conceituais no ensino de ciência do pré-escolar às séries iniciais do ensino fundamental |
title_full |
Uma revisão da literatura sobre trabalhos com mapas conceituais no ensino de ciência do pré-escolar às séries iniciais do ensino fundamental |
title_fullStr |
Uma revisão da literatura sobre trabalhos com mapas conceituais no ensino de ciência do pré-escolar às séries iniciais do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Uma revisão da literatura sobre trabalhos com mapas conceituais no ensino de ciência do pré-escolar às séries iniciais do ensino fundamental |
title_sort |
Uma revisão da literatura sobre trabalhos com mapas conceituais no ensino de ciência do pré-escolar às séries iniciais do ensino fundamental |
author |
Mendonça, Conceição Aparecida Soares |
author_facet |
Mendonça, Conceição Aparecida Soares Moreira, Marco Antonio |
author_role |
author |
author2 |
Moreira, Marco Antonio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendonça, Conceição Aparecida Soares Moreira, Marco Antonio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de ciências Mapa conceitual |
topic |
Ensino de ciências Mapa conceitual Concept maps Science teaching Preschool Elementary school |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Concept maps Science teaching Preschool Elementary school |
description |
Este trabalho apresenta uma revisão de literatura sobre estudos com mapas conceituais, na área de Ensino de Ciências, com alunos do Pré-escolar até as séries iniciais do Ensino Fundamental. O foco da revisão é o estado da arte nessa área, ou seja, como estão sendo conduzidas essas investigações, quais os avanços das pesquisas, bem como o referencial teórico que deu origem ao uso dos mapas conceituais. Este artigo descreve aplicações dos mapas conceituais no ensino de Ciências Naturais, publicadas em diversas fontes reconhecidas, disponibilizando aos educadores do primeiro segmento da educação básica informações importantes sobre o uso dessa ferramenta. Apresenta como proposta a utilização dos mapas conceituais embasada na Teoria da Aprendizagem Significativa, sugerindo que os mesmos sejam introduzidos desde a educação infantil até a educação básica, contribuindo para ajudar o aluno a caminhar em direção à aprendizagem significativa, por serem considerados instrumentos eficazes para o trabalho em sala de aula, uma vez que assumem a teoria como referencial teórico. Foram analisados 61 documentos onde os autores relatam suas experiências sobre o uso do mapa conceitual. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-05-14T02:08:41Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Estrangeiro info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/141154 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2176-9230 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000990838 |
identifier_str_mv |
2176-9230 000990838 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/141154 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista Práxis. Volta Redonda. Vol. 4, no. 7 (jan. 2012), p. 11-35 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141154/1/000990838.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141154/2/000990838.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141154/3/000990838.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3ad76ee6844f15cfccd85c1fee8b2ae5 cd220c0b6ca62818f03cb4edf72b5da4 06c4785c8d0407d1105310e1ac5fbeeb |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224900087644160 |