Economia criativa e indústria de games no Brasil : uma análise dos instrumentos públicos de fomento ao setor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendonça, Cássio Gonçalves
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/193347
Resumo: As atividades pertencentes à economia criativa vêm ganhando cada vez mais espaço dentro das discussões sobre desenvolvimento econômico, seja por suas taxas de crescimento superior à de outras indústrias e serviços, seja pelo potencial de gerar externalidades positivas para a sociedade. Nesse contexto, a indústria de jogos digitais aparece em posição de destaque, dado seu caráter multidisciplinar e os novos modelos e oportunidades de negócios que surgiram recentemente, como fruto da distribuição digital e da democratização de ferramentas para os desenvolvedores independentes. O presente trabalho pretende entender como a indústria de jogos digitais se enquadra como atividade criativa, e de que maneira vem se estruturando ao longo dos últimos anos, tanto a nível mundial como nacional, com destaque ao efeito da tecnologia no surgimento de novas oportunidade e modelos de negócio que possam interessantes para o Brasil. Considerando que o papel do Estado vem crescendo nos países líderes desse setor, com uso frequente de políticas públicas de fomento aos desenvolvedores, é pertinente analisar como os profissionais de jogos digitais vem sendo tratados pelo Brasil, olhar que recai em algumas iniciativas recentes, mas principalmente na Lei Rouanet, principal mecanismo de incentivo à cultura no Brasil.
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